Falar sobre as curiosidades da Capadócia nos leva, imediatamente, a pensar em balões sobrevoando uma paisagem montanhosa, seca e cheia de cavernas, não é mesmo?

A verdade é que voar de balão pela Capadócia é quase obrigatório para quem visita à região. Afinal, ninguém quer perder esse espetáculo, não é mesmo? 

Bom, eu já vou começar este guia de curiosidades sobre a região, compartilhando uma opinião polêmica: achei o passeio de balão super valorizado.

No reels abaixo, eu compartilho mais detalhes sobre porque a minha opinião sobre o voo de balão, mas de maneira geral, acredito que existem outros lugares tão bonitos quanto, com uma experiência similar, e muito mais barato. 

Mas, isso não significa que eu não recomende uma viagem pela Capadócia, ok? 

Ao contrário, eu recomendo muito e voltaria, mas a relação entre expectativa e realidade, precisa ser considerada!

Mas, vamos seguir, porque este artigo é sobre curiosidades sobre a Capadócia e não sobre os balões! rs

Curiosidades da Capadócia: sua história surpreendente

Um dos elementos que mais chamou a minha atenção durante a nossa viagem, foi o fato de a Capadócia abrigar mais de 100 cidades subterrâneas, nas quais as pessoas realmente viviam. E, sim, é possível visitar algumas delas. Fiz o passeio e foi muito legal, mas conto mais sobre elas no artigo que preparei sobre meus dias na cidade. Você pode acessar clicando em Roteiro na Capadócia 4 Dias [completo]: muito além dos balões”. 

O artigo é muito completo, mas se você quer um guia com um passo a passo, dia a dia, para visitar a Capadócia, recomendo fortemente que compre o meu guia TRANSFORME SUA VIAGEM À CAPADÓCIA EM UM MOMENTO MÁGICO”. 

Nele você encontrará:

  • um roteiro do que fazer dividido por dia de viagem;
  • mapas com indicações de locais;
  • contatos de guias que vão te ajudar com a comunicação e com os passeios mais incríveis da sua vida;
  • a história e as lendas de cada local que visitei;
  • uma lista de lugares que fui e que não fui para personalizar a sua viagem;
  • minhas análises super sinceras de cada atração e muito mais!

Além disso, no guia, compartilho os links para hotéis e hospedagens em que ficamos, restaurantes e muito mais! 

Você só precisa abrir o material e seguir nossas sugestões diárias. Inclusive é possível usar o guia pelo celular, o que facilitará ainda mais o dia a dia da viagem.

Ah! Não posso esquecer de dizer que ao comprar o guia com roteiro de 4 dias pela Capadócia você tem acesso a um grupo de apoio no Telegram, para tornar a sua viagem ainda mais fácil e incrível!

Cultura e história milenar

Capadócia, significa “terra dos cavalos” e, ao contrário do que muita gente acha, não é uma cidade, mas uma região com área de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados.

Sua história tem milhares de anos, sendo que alguns refúgios subterrâneos possuem mais de 3.000 anos!

Mas, acredite ou não, a história do local começa antes disso: afinal, existem vestígios de que a região já era habitada por humanos desde o Paleolítico, tendo sido lar da tribo Hatti entre 2.500 e 2.000 aC (antes de Cristo!) 😱

Alguns registros mostram que o próprio nome Capadócia é muito antigo, e vem sendo usado desde o final do século VI a.C.

Patrimônio Mundial da Humanidade

O Parque Nacional de Göreme é uma das mais famosas áreas da região. Aliás, uma curiosidade sobre a Capadócia é o fato de que é sobre Goreme que os balões, geralmente, sobrevoam.

Aqui também é o local que apresenta a maior concentração de construções religiosas.

O parque foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1985.

Mas, uma das informações que achei mais incrível sobre o local é o significado e origem. Afinal, Göreme, nome dado pelos cristãos, significa “você não pode ver aqui”, e o batismo aconteceu porque este foi o lugar onde os religiosos cristãos se esconderam durante a invasão árabe.

E por falar em Patrimônio Mundial da Humanidade, os Sítios Rupestres da Capadócia também se tornaram parte da lista da UNESCO.

Vale a pena lembrar que a Capadócia é também conhecida pelos hotéis cavernas. Nos hospedamos em um deles e só de assistir ao reels abaixo você conseguirá dizer se gostamos ou não da experiência! rs

Cidades subterrâneas

Como citei rapidamente, além das paisagens incríveis, a Capadócia é conhecida pelas mais de 100 cidades subterrâneas. Entretanto, apenas 36 delas estão abertas à visitação e muitas continuam escondidas sob o solo.

Entre as opções para visitação está a mais profunda cidade, Derinkuyu, que fica a 85 metros abaixo do solo.

A cidade debaixo da terra possui 11 andares e podia ser habitada por cerca de 10.000 pessoas! o/ 

Segundo especialistas, esses assentamentos subterrâneos foram possíveis graças à flexibilidade do solo.

curiosidades da capadócia
Curiosidades da Capadócia: Cidade subterrânea de Kaymakli

As famosas Chaminés de Fadas

As conhecidas Chaminés de Fadas surgiram a partir da erosão provocada por ventos, rios, chuvas e neve, formando colunas rochosas de origem vulcânica com formato cônico.

Existem chaminés que alcançam mais de 40 metros de altura!

Por falar em números que assustam: estima-se que a estrutura das Chaminés de Fadas tenham começado a ser formadas de 3 a 4 MILHÕES de anos, a partir de uma série de erupções vulcânicas.

Produção de vinho

A Capadócia é uma forte região produtora de vinho, e não é de hoje, não! Algumas vinícolas subterrâneas têm mais de 7 mil anos! 

É possível visitá-las e também conhecer outras mais atuais e que ficam em cima do solo! rs

Religião

“Jorge vem de lá da Capadócia…”, já ouviu essa música? Pois é, a região é o local em que São Jorge, padre e guerreiro canonizado viveu, por isso, o local também recebe muitos devotos.

Em Göreme, é possível visitar uma igreja cujo afresco representa São Jorge matando com uma lança uma serpente (ou dragão).

E por falar em religião, a Capadócia também é famosa por seus antigos sítios cristãos, abrigando muitas igrejas e mosteiros esculpidos em rochas, construídos, principalmente, nos períodos bizantino e pós-bizantino. 

Vale lembrar que o Império Bizantino teve duração de quase 11 séculos (V e XV) e foi derrotado, em 1453, pela invasão dos povos turco-otomanos.

Com uma história milenar, a Capadócia já foi habitada por diversos povos, em diferentes momentos da história, entre eles hititas, persas, romanos, bizantinos e otomanos.

Todas essas referências podem ser notadas na arquitetura e até na arte rupestre das cidades subterrâneas.

E é essa “mistura” que faz da região um lugar incrível (e não apenas os balões). 

Para ser sincero, se você vai à Capadócia, fica a dica para conhecer mais da Turquia, especialmente, Istambul

Visitamos a cidade duas vezes em 2023, e nos apaixonamos, de verdade!

Para compartilhar a nossa experiência por lá e principalmente te contar sobre a única cidade do mundo dividida em dois continentes, fica a dica dos dois documentários que gravamos por lá. 

No segundo episódio você conhece mais sobre a parte asiática da cidade, e acredite, você vai se encantar. 

Com essas curiosidades sobre a Capadócia, esperamos ter te convencido de que uma viagem para a Turquia é uma ótima ideia e uma experiência que pode ser fora do comum (mesmo em um local tão famoso). 

Então, é hora de fazer as malas e comprar as passagens. Antes, aproveite o nosso guia COMPLETO com ROTEIRO DE 4 DIAS PELA CAPADÓCIA. O valor? R$ 99,99 ou em 12 x de R$ 9,98*!

Incrível, não é mesmo?

Então, não perca tempo, compre o guia e tenha toda a sua viagem planejada, dia a dia, na palma da mão.