Apesar da teórica rivalidade entre Argentina e Brasil, o país hermano é um dos mais visitados por brasileiros. A proximidade, o custo da viagem e a beleza do país vizinho são alguns dos motivos. Além disso, quanto mais curiosidades sobre a Argentina você conhece, maior a vontade de visitar o país.

Por exemplo, conhecer mais sobre a história do Caminito me fez gostar mais desse ponto turístico tão famoso em Buenos Aires (mesmo sem ainda entender todo o hype que ele recebe ahahahah).

Entretanto, este não é um guia sobre Buenos Aires, mas uma lista de curiosidades sobre a Argentina que vão te ajudar a conhecer mais sobre o país, suas possibilidades de viagem, sua cultura e história. 

Com isso, a sua vontade de viajar aumenta e o seu conhecimento sobre o nosso vizinho também! Vamos nessa!

30 curiosidades sobre a Argentina: sua cultura, história e diversas regiões

Na lista de 30 curiosidades sobre a Argentina estão:

  1. Brasileiros não precisam de visto nem passaporte
  2. Capital mais visitada da América Latina
  3. Lendas sobre o nome “Argentina”
  4. A independência do Argentina foi antes da do Brasil
  5. O Papa é argentino
  6. Tango é Patrimônio da UNESCO
  7. Primeiro país a legalizar o casamento gay na América do Sul 
  8. Lar do ponto mais alto do Hemisfério Sul
  9. O país tem um dinossauro batizado em sua homenagem
  10. Maior população judaica da América Latina
  11. O país comemora o Dia do Mate
  12. Visite o famoso Glaciar Perito Moreno 
  13. O “fim do mundo” fica aqui
  14. Maior colônia continental de pinguins
  15. O país também tem seu próprio Cristo Redentor
  16. A primeira estação de trem da América Latina é da Argentina
  17. Faça uma viagem no trem para as nuvens
  18.  Uma das carnes bovinas mais admiradas no mundo
  19. Mais vacas que pessoas
  20. Um país apaixonado por futebol
  21. Mas, o esporte nacional não é o futebol
  22. A Argentina já ganhou dois Oscar de melhor filme internacional
  23. Terra de 5 ganhadores do Prêmio Nobel
  24. 8º maior país do mundo
  25. Pioneirismo na educação pública
  26. O Carnaval também é argentino
  27. O país do Malbec
  28. Gastronomia de primeira 
  29. Rota 40 cruza o país de ponta a ponta
  30. Divisão das Cachoeiras do Iguaçu com o Brasil

Continue lendo e entenda detalhes de cada uma.

1. Brasileiros não precisam de visto nem passaporte

Brasileiros não precisam de visto nem de passaporte para entrar na Argentina, apenas sua identidade ou um documento oficial com foto é necessário. Isso porque ambos os países fazem parte do Mercosul.

2. Capital mais visitada da América Latina

Buenos Aires é a capital mais visitada da América Latina. Não, não é o Rio de Janeiro, Salvador ou nenhuma outra cidade por aqui.

Buenos Aires é a capital mais visitada da América Latina devido à sua rica mistura de cultura, história, gastronomia e vida noturna vibrante.

A cidade oferece uma experiência única, combinando arquitetura europeia, bairros históricos como San Telmo e La Boca, e atrações icônicas como o Teatro Colón e a Casa Rosada.

Além disso, Buenos Aires é o berço do tango, o que a torna um destino cultural imperdível.

Entretanto, existe um elemento que causa muitas dúvidas em quem deseja conhecer o país como um todo: o câmbio! Afinal, qual das alternativas é a melhor? No vídeo abaxio, te explico e você nunca mais vai esquecer!

3. Lendas sobre o nome “Argentina”

O nome Argentina vem do Latim “argentum”, que significa prata. Mas, o que isso tem a ver com o país?

Bom, na época em que foi “batizada”, havia uma lenda na Espanha, sobre uma montanha de prata na região em que fica o país. 

4. A independência do Argentina foi antes da do Brasil

Incluindo algumas curiosidades sobre a Argentina, no que diz respeito à história do nosso vizinho, chegamos a sua independência da Espanha. 

O território argentino foi encontrado pelos espanhóis em 1516 e sua independência aconteceu em 1816, através da Revolução de Maio e da derrubada do vice-rei espanhol.

Tudo isso aconteceu quatro anos antes da independência do Brasil (1822).

5. O Papa é argentino

É provável que você saiba disso, não é mesmo? Afinal, independente de religião, se você vive neste planeta, é provável que saiba quem é o Papa Francisco.

O líder da igreja católica morou toda a sua vida no país sulamericano e foi escolhido pelos cardeais para substituir o Papa Bento XVI, que abdicou do trono. 

Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa história, a minha dica é que assista ao filme “Dois Papas”, que, inclusive, concorreu ao Oscar. 

6. Tango é Patrimônio da UNESCO

O tango foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009, e é um dos gêneros musicais e estilos de dança mais emblemáticos da Argentina e do Uruguai. 

Originado nos subúrbios de Buenos Aires e Montevidéu no final do século XIX, o tango é um reflexo da mistura cultural dessas cidades portuárias, que eram pontos de encontro de imigrantes europeus, africanos, indígenas e mestiços.

E, ai, não sabia que o Uruguai também é o país do tango? Então conheça mais sobre essa e outras curiosidades sobre este nosso outro vizinho, emCuriosidades do Uruguai: guia para ler antes de embarcar para Montevidéu!”. 

Vai fazer uma viagem combinada entre Argentina e Uruguai? Então, minha dica é que você use a Omio para encontrar as passagens mais baratas de avião, trem, ônibus e carro. Use a ferramenta também para gerenciar seus tickets em um único lugar.

7. Primeiro país a legalizar o casamento homoafetivo na América do Sul 

A Argentina foi o primeiro país a legalizar o casamento gay na América do Sul e um dos primeiros países do mundo a conceder direito ao voto às mulheres, em 1947.

8. Lar do ponto mais alto do Hemisfério Sul

Na Argentina encontramos o ponto mais alto do Hemisfério Sul, o Monte Aconcágua com 6.962 metros, e o ponto mais baixo, a Laguna del Carbón, com -105 metros abaixo do nível do mar, na província de Santa Cruz.

9. O país tem um dinossauro batizado em sua homenagem

O maior fóssil de dinossauro já encontrado até hoje entre os países da América Latina é o Argentinossauro, com cerca de 35 metros e pesando 80 toneladas.

10. Maior população judaica da América Latina

A Argentina foi o país da América Latina que mais recebeu judeus fugindo da perseguição nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Até hoje, o país tem a maior população judaica da América Latina, com cerca de 250 mil judeus.

11. O país comemora o Dia do Mate

O mate é uma bebida típica do sul do Brasil, mas também dos nossos vizinhos. Inclusive, uma das maiores curiosidades sobre a Argentina é que o país instituiu o Dia do Mate, para homenagear a bebida: 30 de novembro!

Ao passear pelas ruas do país, você encontrará pessoas andando com garrafas térmicas para garantir acesso à bebida durante todo o dia.

12. Visite o famoso Glaciar Perito Moreno 

Seguindo a natureza argentina, é impossível não falar da Patagônia, que inclui o Parque Nacional Los Glaciares, lar do famoso Glaciar Perito Moreno.

O Glaciar Perito Moreno é uma das mais impressionantes e acessíveis geleiras do mundo, localizado no Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia Argentina. 

Com uma extensão de 250 km² e uma altura que pode chegar a 70 metros acima da superfície do Lago Argentino, ele se destaca por sua constante atividade: o avanço e o rompimento cíclico, um espetáculo natural fascinante para os visitantes.

Seja para comprar ingressos para atrações como uma visita ao Perito Moreno ou viver experiências como degustação de pratos e vinhos, show de tango , visitas a vinícolas e muito mais, use o Get Your Guide! O aplicativo é gratuito e oferece dezenas de experiências por toda a Argentina, com segurança e tranquilidade. Confira agora mesmo!

13. O “fim do mundo” fica aqui

Quando o assunto são as Curiosidades sobre a Argentina, o “fim do mundo” refere-se à cidade de Ushuaia, a capital da província da Terra do Fogo

Localizada no extremo sul do continente, é a cidade mais austral do planeta, cercada pelas montanhas dos Andes e banhada pelas águas geladas do Canal de Beagle. 

Ushuaia oferece uma paisagem única, com florestas, montanhas nevadas, e fiordes, atraindo aventureiros e turistas que buscam explorar a região inóspita e selvagem da Patagônia. 

O apelido “fim do mundo” se dá justamente por sua localização remota, sendo o último ponto urbano antes da Antártica.

A região é um ponto de partida para expedições ao continente antártico, tornando-se um destino cobiçado por viajantes de todo o mundo. 

Além disso, Ushuaia conta com atrações naturais espetaculares, como o Parque Nacional da Terra do Fogo, trilhas, lagos, e a famosa Estação de Esqui Cerro Castor, a mais austral do mundo. 

Passeios de barco pelo Canal de Beagle revelam uma fauna abundante, com leões-marinhos e pinguins, e os visitantes ainda podem percorrer a mítica Ferrovia do Fim do Mundo, construída no início do século XX. 

14. Maior colônia continental de pinguins

A Argentina abriga a maior colônia continental de pinguins do mundo, na Península Valdés, conhecida como a Ilha dos Pinguins, um dos destinos mais encantadores da Patagônia argentina. 

Situada no Canal de Beagle, próximo à cidade de Ushuaia, essa ilha é lar de milhares de pinguins-de-magalhães e alguns pinguins-reis que escolhem o local para se reproduzir e criar seus filhotes. 

Durante os meses de outubro a abril, a ilha se transforma em um verdadeiro santuário, onde os visitantes podem observar de perto essas aves curiosas e sociáveis, em seu habitat natural. 

A visita à Ilha dos Pinguins é geralmente feita por meio de excursões em barcos que partem de Ushuaia, passando por paisagens de tirar o fôlego, como montanhas nevadas e águas cristalinas. 

Quer internet boa na Argentina? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e oferece uma qualidade absurda. Recomendo demais a Airalo! Clique aqui para ter o seu chip virtual. Basta escolher o país, a quantidade de internet e fazer o pagamento.

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

15. O país também tem seu próprio Cristo Redentor

A cidade de San Juan abriga uma estátua do Cristo Redentor, semelhante à do Rio de Janeiro, Brasil.

Situada nas montanhas dos Andes, ela simboliza paz e união, foi inaugurada em 1904 na passagem fronteiriça entre a Argentina e o Chile, conhecida como Paso de Uspallata.

O monumento, erguido a mais de 4.000 metros de altitude, representa um marco da reconciliação entre os dois países, celebrando a amizade e o compromisso com a resolução pacífica de conflitos. 

16. A primeira estação de trem da América Latina é na Argentina

O metrô de Buenos Aires tem seis linhas, mas o trajeto que hoje é conhecido como linha A foi o primeiro metrô da América Latina. 

Inaugurada em 1857, a estação fazia parte da linha “Ferrocarril Oeste”, que conectava a cidade de Buenos Aires à localidade de La Floresta, cobrindo uma distância de 10 quilômetros. 

O trem, chamado “La Porteña”, era movido a vapor e marcou o início da expansão ferroviária no continente. 

17. Faça uma viagem no trem para as nuvens

O Tren a las Nubes (Trem para as Nuvens) é uma viagem ferroviária que sobe até a Cordilheira dos Andes.

Situado na província de Salta, no noroeste da Argentina, ele atravessa a Cordilheira dos Andes, subindo a altitudes de até 4.200 metros acima do nível do mar. 

A jornada completa tem cerca de 217 km e passa por paisagens deslumbrantes, incluindo montanhas, desertos, vales, e atravessa 29 pontes, 21 túneis e 13 viadutos.

O ponto mais famoso do percurso é o Viaduto La Polvorilla, uma impressionante estrutura que se estende por quase 224 metros de comprimento e alcança 64 metros de altura. 

Inaugurado em 1948, o trem foi inicialmente projetado para conectar áreas remotas de Salta e facilitar o transporte de minerais.

Hoje, o “Tren a las Nubes” é uma atração turística que oferece uma experiência única de explorar a beleza natural da região e a rica cultura andina.

18. Uma das carnes bovinas mais admiradas no mundo

Entrando no assunto gastronomia, a carne bovina argentina é uma das mais apreciadas do mundo. 

Segundo especialistas, uma das razões para a qualidade do corte é a cultura das pastagens e dos gaúchos dos pampas, que criam gado desde muito antigamente.

19. Mais vacas que pessoas

Por falar em carne bovina, a Argentina é um dos 5 países do mundo (junto com Uruguai, Brasil, Nova Zelândia e Austrália), que tem mais vacas do que pessoas!

20. Um país apaixonado por futebol

Assim como o brasileiro, o argentino é apaixonado por futebol. Já o seu maior ídolo é Diego Maradona, que liderou a conquista da Copa do Mundo de 1986, marcando, nas quartas-de-final, o Gol do Século ou “O gol mais bonito da história das Copas do Mundo”. 

O prêmio foi dado pela FIFA e o gol foi eleito por uma votação na internet durante a Copa do Mundo de 2002. 

O gol de Maradona foi eleito com 18.062 votos, já o gol de Pelé ficou em terceiro lugar com 9.880 votos.

A disputa, Maradona e Pelé é lendária, tanto que em 2000, a FIFA decidiu homenagear ambos, concedendo o título de “Jogador do Século” a Diego Maradona e a Pelé! Sim, aos dois!

Mas, as curiosidades sobre a Argentina e o futebol não param por aí, afinal, estamos falando da terra natal de Lionel Messi, argentino eleito melhor jogador do mundo 8 vezes!

Inclusive, a Argentina já foi campeã de três Copas do Mundo de Futebol, em 1978, 1986 e 2022.

21. Mas, o esporte nacional não é o futebol

Se você acha que o futebol é o esporte nacional oficial da Argentina, está enganado! Na verdade, o esporte nacional se chama “el pato”, uma mistura de polo com basquete! rs 

Alguns políticos já tentaram mudar para o futebol, mas, O “EL PATO” foi mantido, por ser uma criação argentina.

Mas, sim, o futebol é o esporte preferido dos argentinos!

22. A Argentina já ganhou dois Oscar de melhor filme internacional

O país já ganhou dois Oscar de melhor filme internacional, pelos longas “A História Oficial”, em 1986, e “O Segredo dos Seus Olhos”, em 2010

Em 2022, o país concorreu com “Argentina, 1985”, que, assim como seus dois antecessores, tem como tema central a ditadura militar que aconteceu entre 1976 a 1983.

O filme conta a história do primeiro julgamento de um tribunal civil contra militares. Ao final, cinco militares foram condenados.

Além do filme, que é uma ótima opção para quem gosta de história (lembrando que não é um documentário!), em Buenos Aires você encontra um museu dedicado à ditadura e ao ano de 1985. 

O Museu Sítio da Memória, em Buenos Aires — instalado na Esma, onde funcionava o mais violento centro de tortura da ditadura militar argentina, se tornou Patrimônio Mundial da Unesco.

Eu visitei o local em minha última ida à Argentina e foi realmente chocante. Compartilho um pouco do que vivi, no reel abaixo.

23. Terra de 5 ganhadores do Prêmio Nobel

Além de Oscar, o país tem cinco argentinos que  já foram agraciados com o Prêmio Nobel:

  • Saavedra Lamas: Prêmio Nobel da Paz – o primeiro latino-americano a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. O prêmio foi dado por sua atuação como mediador das negociações que culminaram com o tratado que pôs fim à Guerra do Chaco (1932-1935), entre Bolívia e Paraguai.
  • Adolfo Pérez Esquivel: Prêmio Nobel da Paz (1980). Recebeu o prêmio por ter liderado a fundação do Servicio Paz y Justicia en América Latina (SERPAJ-AL), em Medelín na Colômbia. A organização se dedicava a a defender os Direitos Humanos no continente e a difundir a Não-Violência Ativa como instrumento de transformação da realidade
  • Luis Frederico Leloir: Prêmio Nobel de Química (1970). pela descoberta e estudo dos nucleótidos de açúcar, que ajudam o corpo a transformar determinados açúcares em energia.
  • César Milstein: Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1984), junto com Georges J. F. Köhler por suas pesquisas sobre anticorpos monoclonais.
  • Bernardo Alberto Houssay: Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1947). Foi agraciado pela descoberta do papel dos hormônios hipofisários na regulação da quantidade de açúcar no sangue (glicose) em animais.

24. 8º maior país do mundo

A Argentina é o oitavo maior país do mundo em extensão territorial, com paisagens variadas, desde os glaciares da Patagônia até as florestas subtropicais do norte.

25. Pioneirismo na educação pública

A Argentina foi um dos primeiros países da América Latina a implementar o ensino público, gratuito e obrigatório no final do século XIX.

26. O Carnaval também é argentino

Pois é, tem carnaval na Argentina também! 

E ele é especialmente animado em Gualeguaychú, uma cidade famosa por sediar um dos maiores e mais coloridos carnavais da Argentina, conhecido por seus desfiles com carros alegóricos e fantasias elaboradas. Te lembra alguma outra festa? rs

27. O país do Malbec

Listar as curiosidades sobre a Argentina e não citar os vinhos é quase uma heresia!

A Argentina é um dos maiores produtores de vinho do mundo, sendo Mendoza a principal região vinícola, famosa especialmente pela produção do vinho Malbec.

Se você está planejando uma viagem ao país, e gosta de vinhos, um passeio pelas vinícolas da região pode ser uma boa ideia. 

Eu fiz um passeio pelas vinícolas de um outro país: a Geórgia! Pois é, talvez você nem saiba que entre as curiosidades sobre a Geórgia está o fato do país ter uma das maiores tradições da bebida no mundo! 

E já que estamos falando da experiência de beber vinho em outros países, eu não poderia deixar de citar o dia em que me deliciei com a bebida, em uma caverna na Capadócia, na Turquia

Para conhecer essa e outras experiências fora do comum que vivem na cidade dos balões (e que tem muito mais a oferecer do que eles), te convido a assistir nosso vídeo sobre a cidade, abaixo. Eu tenho certeza que você vai se surpreender.

Leia também: Roteiro na Capadócia 4 Dias [completo]: muito além dos balões

28. Gastronomia de primeira 

Além do famoso churrasco, a Argentina é conhecida por suas empanadas, choripan, locro (um guisado tradicional) e o doce de leite, usado em várias sobremesas.

Existe uma infinidade de restaurantes que você pode conhecer em uma viagem pela Argentina, seja dentro ou fora de Buenos Aires. 

Vou aproveitar que este é o assunto para indicar outro vídeo do nosso canal, mas dessa vez em um país da América do Sul: Peru!

Quando estive em Cusco, visitei mais de 20 restaurantes e fiz a minha lista dos 5 melhores. Para conferir, você só precisa dar play!

29. Rota 40 cruza o país de ponta a ponta

 Uma das estradas mais longas do mundo, atravessa o país de norte a sul, paralela à Cordilheira dos Andes, passando por paisagens incríveis.

A Rota 40, ou Ruta Nacional 40, é uma das estradas mais icônicas da Argentina e uma das mais longas do país. Com seus aproximadamente 5.194 km, ela se estende ao longo da Cordilheira dos Andes, e conecta a cidade de La Quiaca, na fronteira com a Bolívia, até a cidade de Cabo Vírgenes, no sul da Patagônia.

Essa rota atravessa uma diversidade de paisagens impressionantes, incluindo desertos áridos, vales férteis, montanhas imponentes e campos de gelo. 

Entre os pontos notáveis ao longo da Rota 40 estão o Parque Nacional Los Glaciares, com o Glaciar Perito Moreno, e a região vinícola de Mendoza, conhecida por seus vinhos de alta qualidade.

30. Divisão das Cachoeiras do Iguaçu com o Brasil

Situadas na fronteira com o Brasil, as Cataratas do Iguaçu é uma das atrações turísticas mais impressionantes dos dois países.

O sistema de cataratas se estende por aproximadamente 2,7 quilômetros, e o fluxo d’água é distribuído por várias quedas e saltos.

Do lado argentino, as cataratas estão localizadas dentro do Parque Nacional Iguazú, que cobre uma área de cerca de 67.000 hectares e é um Patrimônio Mundial da UNESCO. 

O parque oferece uma variedade de trilhas e passarelas que permitem aos visitantes uma visão panorâmica e íntima das cataratas. 

Destaca-se o Circuito Inferior e o Circuito Superior, além da famosa Garganta do Diabo, a mais imponente de todas as quedas.

E, agora, pronto para arrumar as malas e embarcar para uma aventura cercada de curiosidades sobre a Argentina!

Na minha opinião, quando conhecemos a história e as curiosidades de um país, a viagem fica ainda mais rica e cada endereço é mais especial.

Se você é um fã da América do Sul e quer conhecer mais cidades por aqui, te convido a conhecer um guia completo para uma viagem perfeita, por duas regiões pelas quais me apaixonei:

No vídeo abaixo, explico como funciona o guia. Em breve teremos um especial para incluir as curiosidades sobre a Argentina e nosso roteiro completo.