Você poderia passar semanas em Istambul e ainda teria coisas para ver e conhecer. Entretanto, minha recomendação é que fique 6 dias por aqui. Foi isso o que fiz, e achei ótimo. Contudo, se você não tem este tempo, não se preocupe, criamos um roteiro de 3 dias em Istambul, para você curtir a cidade!

Em apenas três dias, é possível explorar alguns dos marcos mais icônicos da cidade, vivenciar sua vibrante vida urbana e navegar pelas águas que conectam dois continentes. 

Neste roteiro de 3 dias em Istambul, você vai conhecer a Mesquita Azul e a impressionante Santa Sofia até as charmosas ruas dos bairros de Balat, Cihangir, Bebek e Arnavutköy

Também incluímos passeios imperdíveis como o Palácio Topkapi, um relaxante passeio de canoa pelo Bósforo e as movimentadas Praça e Rua Taksim, culminando na experiência no lendário Grande Bazar

Curtiu? Então bora conhecer mais sobre os detalhes do nosso roteiro!

Roteiro de 3 dias em Istambul: lugares mais famosos da cidade

Um roteiro de 3 dias em Istambul inclui:

  1. Mesquita Azul
  2. Santa Sofia
  3. Hipódromo de Constantinopla
  4. Cisterna Basílica
  5. Bairro Balat
  6. Mesquita de Ortaköy
  7. Ponte do Bósforo
  8. Bairro de Bebek
  9. Bairro de Arnavutköy
  10. Passeio de Canoa pelo Bósforo
  11. Palácio Topkapi
  12. Parque Gülhane
  13. Bairro Cihangir
  14. Praça e Rua Taksim
  15. Grande Bazar

Com isso, você vai ter uma visão geral da cidade, conhecer seus pontos mais famosos e ainda visitar um pouco do lado europeu e asiático da cidade. 

E se você tiver menos tempo ainda, confira nossos artigos: 

A seguir, vamos detalhar cada um dos locais que indicamos para um roteiro de 3 dias em Istambul, mas antes, vou compartilhar outra dica com você: dois mini documentários sobre meus dias na cidade. Neles você conhece mais sobre a história de cada local e ainda acompanha meus dias por lá. É só dar play nos vídeos abaixo. 

Sobre o lado asiático, você conhece mais, a seguir.

Não sabe onde se hospedar? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer sua reserva com segurança e agilidade. 

Dia 1

  • Mesquita Azul
  • Santa Sofia
  • Hipódromo de Constantinopla
  • Cisterna Basílica
  • Bairro Balat
 

Mesquita Azul

A Mesquita Azul, ou Sultanahmet Camii (como é chamada localmente), é uma das obras-primas arquitetônicas de Istambul e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Construída entre 1609 e 1616, a mesquita é famosa por seus azulejos azuis que adornam seu interior, o que lhe rendeu o nome popular. Mas, fique atento, porque do lado de fora, ela não é azul! rs

Com capacidade para mais de 10.000 pessoas, a Mesquita Azul tem mais de 400 anos, contudo, sua construção ocorreu sob muita polêmica, devido ao seu número de minaretes: seis.

Isso fes com que ela tivesse o mesmo número de minaretes de Meca, o que gerou grande repercussão, até que mais um minarete fosse construído na mesquita mais sagrada do islamismo. É por isso que, hoje, Meca tem sete minaretes.

Santa Sofia

Santa Sofia (Hagia Sophia) é um dos monumentos mais emblemáticos de Istambul, com uma história que remonta ao século VI. Originalmente construída como uma catedral cristã, Santa Sofia foi a maior catedral do mundo por quase mil anos. Inclusive, entre 1.204 e 1.261, Santa Sofia foi a igreja do Papa.

Todavia, após a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453, foi convertida em mesquita e, em 1935, tornou-se um museu. Já em 2020, o local voltou a ser um espaço de culto muçulmano

Construída no século VI, entre 532 e 537 d.C., a mesquita tem quase 1.500 anos de história! o/

Uma curiosidade é que as imagens cristãs, que fazem parte do interior do templo, ficaram proibidas e, hoje em dia, estão cobertas por cortinas. Ao fazer sua visita, repare neste “detalhe”, ok? Agora, você já sabe porque esses “lençóis” estão ali. 

Se você quer ter acesso a mais curiosidades, histórias, valores dos ingressos, horário de abertura, como chegar, e muito mais sobre cada um dos lugares que visitamos em Istambul, compre o nosso guia “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL”. Nele, reuni TUDO sobre minha viagem a Istambul, e por R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98* você encontra:

  • Avaliações sinceras sobre o que achei de cada local e o que de fato vale a pena visitar (e o que é pega turista)
  • Mapas para otimizar cada um dos seus dias
  • Lista de restaurantes (e indicações dos meus lugares preferidos)
  • Sugestões de experiências
  • Preço, valor do ingresso, horários de funcionamento, endereços de cada local
  • Roteiro completo de 6 dias para você aproveitar o melhor de Istambul: do clássico ao fora do comum e mais. 

Hipódromo de Constantinopla

O Hipódromo de Constantinopla, agora conhecido como Hipódromo de Sultanahmet, foi o centro da vida social e esportiva da antiga Constantinopla. 

Construído no século IV, o hipódromo tinha capacidade para mais de 100.000 espectadores e era famoso por suas corridas de bigas e outros eventos esportivos.

Hoje, o local é uma praça pública que abriga alguns monumentos importantes, como o Obelisco de Teodósio, que data do século XV a.C., e a Coluna Serpentina, que é um símbolo da antiga Grécia. 

Construído em 203 d. C, atualmente, o hipódromo tem mais de 1.820 anos de história.

Cisterna Basílica

A Cisterna Basílica (Yerebatan Sarnıcı) é do século VI, construída entre os anos de 527 e 565 d.C.,  e inaugurada pelo imperador Justiniano, com o objetivo de armazenar água potável para a cidade. 

Com mais de 1600 anos, se mantém de pé e com suas impressionantes 336 colunas de mármore, com mais de 9 metros de altura.

O lugar chama atenção até hoje, e é possível visitá-la, por meio de passarelas elevadas sobre a água.

Se calcula que o local poderia armazenar cerca de 100.000 metros cúbicos de água.

Quer internet boa na Turquia? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.

Compre eSIMs for international travel – Airalo

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Bairro Balat

Conhecido por suas ruas de paralelepípedos e casas coloridas, Balat se formou como lar de muitas comunidades minoritárias, como judeus e ortodoxos gregos. Ainda hoje, possui uma atmosfera vibrante e multicultural.

Aqui você vai conhecer várias lojas de antiguidades, cafés acolhedores e galerias de arte que povoam o bairro. 

Além disso, a região é rica em história, com várias igrejas e sinagogas que refletem seu passado, e presente, multicultural. 

Inclusive, essa mistura de religiões, comum em Istambul, gera muitas dúvidas sobre a segurança da cidade. E, aí, será que Istambul é segura? Entenda mais detalhes sobre isso, no reel abaixo. 

Dia 2

Seguimos nosso roteiro de 3 dias em Istambul, conhecendo:

  • Mesquita de Ortaköy
  • Ponte do Bósforo
  • Bairro de Arnavutköy
  • Bairro de Bebek
  • Passeio de Canoa pelo Bósforo

Mesquita de Ortaköy

A Mesquita de Ortaköy, Mesquita do Príncipe, Büyük Mecidiye Camii ou Grande Mesquita Imperial, fica logo à margem do Estreito do Bósforo, próximo à Ponte do Bósforo.

Era aqui que os sultões rezavam quando estavam hospedados no Palácio de Beilerbei, que funcionava como a residência imperial de verão, que por sua vez ficava na outra margem do Bósforo. Na época, os sultões chegavam até o templo usando caiaques.

Durante a visita você vai poder ver escritos com a caligrafia islâmica executados pelo próprio sultão Abdulmecid.

Ponte do Bósforo

Bom, você já sabe que uma das curiosidades de Istambul é que ela é uma cidade dividida em dois continentes. Logo, a Ponte do Bósforo é uma das ligações entre as duas partes da cidade, sendo a mais conhecida entre as quatro pontes que ligam as costas europeia e asiática, conectando o mar Negro ao mar de Mármara

A Ponte do Bósforo é um dos símbolos mais icônicos de Istambul e uma impressionante obra de engenharia.

Inaugurada em 1973, era uma das maiores pontes suspensas do mundo, estendendo-se por 1.510 metros sobre o estreito que separa os dois continentes. 

A vista da ponte é espetacular, especialmente ao anoitecer, quando é iluminada por uma série de luzes coloridas.

De carro, geralmente, você leva de 5 a 15 minutos para cruzá-la. Já caminhando, o trajeto pode levar entre 30 minutos e 1 hora.

No reel abaixo, conto mais detalhes sobre o lado asiático da cidade. Vale a pena conferir e até adaptar seu roteiro de 3 dias em Istambul com algum dos endereços que você queira conhecer. 

Bairro de Arnavutköy

O Bairro de Arnavutköy é uma das áreas mais charmosas e menos exploradas de Istambul, conhecida por suas casas de madeira bem preservadas e atmosfera tranquila. 

Localizado à beira do Bósforo, o bairro é um lugar ideal para passeios relaxantes, longe da agitação dos pontos turísticos mais movimentados.

As ruas de Arnavutköy são repletas de cafés aconchegantes e restaurantes à beira-mar, onde os visitantes podem saborear frutos do mar frescos e outras delícias turcas. 

Além disso, o bairro oferece uma vista magnífica do Bósforo e da Ponte do Bósforo

Arnavutköy abriga uma famosa rua comercial, conhecida como Çarşı Street, repleta de lojas, butiques e galerias de arte que exibem produtos locais, artesanato e obras de artistas turcos.

Para conhecer a minha lista de bairros preferidos para caminhar e conhecer em Istambul, assista ao vídeo a seguir.

Bairro de Bebek

O Bairro de Bebek é uma das áreas mais elegantes e sofisticadas de Istambul, famosa por seus restaurantes chiques, cafés à beira-mar e lojas de grife. Localizado na costa do Bósforo, Bebek é um ponto de encontro popular entre os locais e turistas que desejam desfrutar de um ambiente relaxante e sofisticado.

Há também um animado calçadão que recebe muitos estrangeiros e moradores.

Um passeio por aqui pode render uma paradinha para um beber café turco e comer um alguns dos doces mais famosos da Turquia.

Passeio de Canoa pelo Bósforo

Chegamos a uma das experiências que eu mais achei incrível de toda a viagem por Istambul! Curtir um rolê de canoa, pelo Bósforo, no pôr do sol! 

A vista é impressionante e ficará para sempre na sua memória! Pude remar entre dois continentes, admirar marcos históricos, enquanto apreciava a beleza natural do estreito do Bósforo.

Uma das formas de fazer experiências fora do comum em Istambul é conferindo as opções do Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e oferece dezenas de experiências. É só acessar, pesquisar e reservar a sua!

Dia 3

No terceiro dia por Istambul, a minha sugestão é que você reúna:

  • Palácio Topkapi
  • Parque Gülhane
  • Bairro Cihangir
  • Praça e Rua Taksim
  • Grande Bazar

Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi é um dos maiores símbolos do poder e riqueza do Império Otomano. 

Construído em 1459, logo após a conquista de Constantinopla por Maomé II, o palácio serviu como residência oficial dos sultões otomanos por mais de 400 anos e foi também o centro administrativo do império. 

Hoje, o Palácio Topkapi é um museu impressionante que abriga algumas das relíquias mais valiosas do mundo.

Uma das áreas mais visitadas é o Tesouro Imperial, onde estão guardados objetos preciosos como o famoso diamante de 88 quilates e o punhal Topkapi, conhecido como a arma mais cara do mundo. 

Outro destaque é o Harém, o local onde viviam as esposas, concubinas e filhos dos sultões

Você também vai poder explorar o Museu Arqueológico, localizado no interior do complexo, e admirar a vista panorâmica do Bósforo dos terraços do palácio. 

Parque Gülhane

O Parque Gülhane é uma das áreas verdes mais antigas de Istambul. Originalmente, fazia parte dos jardins privados do Palácio Topkapi, onde os sultões otomanos desfrutavam de momentos de lazer. 

Em 1912, o parque foi aberto ao público, transformando-se em um refúgio de tranquilidade em meio ao agitado centro da cidade.

Bairro Cihangir

Conhecido por sua atmosfera boêmia e vibrante, o Bairro de Cihangir é um dos lugares mais descolados de Istambul. 

Em 2012, o jornal britânico The Guardian classificou Cihangir como um dos cinco melhores lugares do mundo para se viver. E não é difícil entender o porquê.

O bairro é um verdadeiro centro cultural, repleto de galerias de arte, cafés, bares e restaurantes que refletem a criatividade e o espírito jovem da cidade.

Praça e Rua Taksim

Praça Taksim é o coração da Istambul moderna, sendo um dos pontos mais movimentados e importantes da cidade. 

Localizada no lado europeu, a praça é conhecida por ser o palco de grandes celebrações, eventos públicos e manifestações políticas. 

No centro da praça está o Monumento da Independência, que homenageia Kemal Atatürk, o fundador da República da Turquia.

Já a Rua Taksim (Istiklal Caddesi) é uma das principais áreas comerciais e culturais de Istambul. 

A rua para pedestres se estende por quase 1,5 km e está repleta de lojas, galerias de arte, cinemas, restaurantes e cafés. 

É também famosa por seu tradicional bonde vermelho, que transporta moradores e turistas ao longo de toda a rua.

Grande Bazar

Chegamos a um dos lugares mais amados da cidade e que não poderia ficar de fora de um roteiro de 3 dias em Istambul: o Grand Bazar. 

Com mais de 500 anos de história, o bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. 

Sua construção começou em 1461, durante o reinado de Maomé II, o Conquistador, e ao longo dos séculos, o mercado cresceu até ocupar mais de 60 ruas, abrigando cerca de 4.000 lojas.

O Grande Bazar é um paraíso para quem gosta de compras e busca produtos típicos turcos, como tapetes, cerâmicas, especiarias, joias, tecidos, perfumes e mais.

Além das lojas,  no bazar você encontra cafés, restaurantes e até casas de banho turco (hamams). 

Não dá pra esquecer que, atualmente, mais de 30.000 pessoas trabalham no mercado e cerca de 300.000 a 500.000 turistas e moradores visitam o local por ano!

Mas, vou ser sincero, uma das minhas experiências favoritas foi do lado de fora do bazar, mais expediente no seu telhado!

Quer conhecer mais detalhes da cidade e organizar sua viagem sem dor de cabeça, com dicas sobre os melhores hotéis, restaurantes, locais para visitar, onde comprar ingresso e mais? Por R$ 99 (ou 12x R$R$ 9,98 * no cartão) compra o seu guia COMPLETO “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” e torne a sua viagem única, exclusiva e diferente de tudo o que você está acostumado a ver por aí! Nele você encontra:

  • mapas otimizados;
  • opinião sincera de quem já visitou a cidade duas vezes;
  • histórias;
  • dicas;
  • curiosidades;
  • informações sobre restaurantes e hotéis, e mais!

DICA BÔNUS! Se você tiver ou se já teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos, a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.