Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu é um dos destinos mais fascinantes da América do Sul. Conhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu e por sua rica biodiversidade, a cidade atrai turistas de todas as partes do mundo em busca de natureza, aventura e cultura. Abaixo, confira 30 curiosidades sobre Foz do Iguaçu e entenda porque esta região é tão procurada por turistas de todo o mundo. 

30 curiosidades sobre Foz do Iguaçu 

Conheça 30 curiosidades sobre Foz do Iguaçu:

  1. A Tríplice Fronteira única do Brasil
  2. As maiores cataratas do mundo
  3. Milhões de visitantes todos os anos
  4. Primeiros habitantes exploravam a erva-mate
  5. 80% das cataratas são argentinas
  6. Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo
  7. Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Mundial da Humanidade
  8. Maior remanescente de Mata Atlântica da região sul
  9. A lenda de Naipi e Tarobá: o romance proibido
  10. Uma máquina de arco-íris natural
  11. Visita internacional de celebridades
  12. Ecoturismo e aventura
  13. Maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia
  14. O maior Museu de Cera da América Latina
  15. Comunidade árabe e a Mesquita Islâmica
  16.  Feirinha da JK
  17. Pontes conectando fronteiras
  18.  Cataratas Day
  19. Cuidado com a biodiversidade e espécies ameaçadas
  20.  Show Latino-Americano no Guinness World Records
  21. Único parque do mundo dedicado à preservação das espécies da Mata Atlântica
  22. Origem do nome “Foz do Iguaçu”
  23. A Garganta do Diabo
  24.  5º destino mais buscado da América do Sul
  25. Passeios noturnos nas Cataratas
  26. Cidade multicultural
  27. As Cataratas já foram cenário de filmes e séries
  28. Helicóptero e voo panorâmico
  29.  Templo Budista Chen Tien
  30. Clima subtropical com alta umidade

Continue lendo e entenda detalhes sobre cada uma das curiosidades sobre Foz do Iguaçu. Todas elas vão tornar a sua viagem ainda mais especial. 

1. A Tríplice Fronteira única do Brasil

Foz do Iguaçu é a única cidade brasileira que compõe a Tríplice Fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. Esse ponto especial é marcado pelo Marco das Três Fronteiras, onde se encontram obeliscos de cada país.

O local é um verdadeiro símbolo de integração cultural e permite que você veja os três países e o encontro dos rios Paraná e Iguaçu.

Leia também: Tudo sobre o Pristine Camps em El Calafate: NÃO viaje sem ler! A sua viagem à Patagônia Argentina começa aqui!

2. As maiores cataratas do mundo

As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água ao longo de 2,7 km. A altura das quedas varia, com algumas atingindo até 82 metros.

Comparativamente, as Cataratas do Niágara têm uma vazão maior e se destacam em largura, mas consistem em apenas três quedas d’água.

 Já as Cataratas de Vitória, na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, são mais altas, com aproximadamente 128 metros, e mais largas, com 1,7 km de extensão, mas apresentam uma vazão menor que Iguaçu.

3. Milhões de visitantes todos os anos

As Cataratas em Foz do Iguaçu são uma das mais belas paisagens do Brasil. Estima-se que o ponto turístico receba uma média de 1,6 milhão de pessoas por ano. 

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens em Foz do Iguaçu. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

4. Primeiros habitantes exploravam a erva-mate

Os primeiros habitantes da história de Foz do Iguaçu chegaram em 1881 e foram o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel González, seguidos pelos irmãos Goycochéa, que chegaram para explorar a erva-mate. 

Em 1889, a criação de uma colônia militar na fronteira deu início à ocupação populacional, elevando o número de habitantes para 324.

No início do século XX, Foz já contava com cerca de 2 mil habitantes e uma estrutura básica, incluindo estação telegráfica, hospedagem, mercearias, um quartel militar rústico, engenhos de açúcar e atividades agrícolas. Hoje, a cidade tem cerca de 260 mil moradores.

5. 80% das cataratas são argentinas

Aproximadamente 80% das cataratas estão no lado argentino, mas as vistas panorâmicas mais impressionantes são do lado brasileiro. 

6. Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo

De fato, as Cataratas são as maiores em extensão do mundo e foram eleitas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em 2011, reforçando seu status como um dos maiores tesouros naturais do planeta.

7. Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Mundial da Humanidade

O Parque Nacional do Iguaçu, tanto do lado brasileiro quanto argentino, é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO

No lado brasileiro, o parque foi criado em 1939 e possui mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e 400 mil hectares de florestas ainda primitivas. 

O parque é a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

8. Maior remanescente de Mata Atlântica da região sul

Com 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, o Parque Nacional do Iguaçu ainda é o maior remanescente de Mata Atlântica da região sul do Brasil, abrigando uma biodiversidade excepcional e algumas das espécies mais ameaçadas de extinção, entre elas a onça-pintada e o harpia.

9. A lenda de Naipi e Tarobá: o romance proibido

As Cataratas do Iguaçu possuem uma lenda romântica e trágica de origem indígena. Segundo o conto dos índios caingangues, Naipi e Tarobá eram dois jovens apaixonados separados pelo deus-serpente Mboi, que, furioso, criou as Cataratas para impedir que o casal ficasse junto. 

Dizem que as quedas representam o amor eterno entre Naipi e Tarobá, trazendo um toque de misticismo a essa maravilha natural.

10. Uma máquina de arco-íris natural

As Cataratas são famosas por criar um espetáculo de arco-íris, que se forma a qualquer hora do dia, devido à combinação da luz solar e das partículas de água suspensas no ar, por conta das quedas.

Esse fenômeno pode ser observado de vários pontos do parque, proporcionando um show visual que encanta os visitantes e é um dos momentos mais aguardados nas trilhas e passarelas próximas às quedas.

11. Visita internacional de celebridades

A beleza das Cataratas do Iguaçu já atraiu inúmeras celebridades do mundo ao Brasil.

Entre os visitantes famosos estão Lady Di (sim, a princesa Diana já estava aqui), um dos maiores tenistas do mundo, Roger Federer, Tony Hawk, Neil Patrick Harris e Jackie Chan e muitos outros.

12. Ecoturismo e aventura

Foz do Iguaçu é um paraíso para o ecoturismo. Uma das atividades mais procuradas é o passeio de barco conhecido como Macuco Safari, que leva os turistas até próximo das quedas d’água para sentir a força e a névoa das águas.

Além disso, o parque oferece trilhas em meio à mata para observar a flora e a fauna local, incluindo pássaros coloridos, como os guarda-rios.

13. Maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma das maiores do mundo e já ocupou o posto de maior em estrutura até ser superada pela Usina de Três Gargantas, na China. 

No entanto, Itaipu ainda é considerada a maior do mundo em produção de energia limpa e renovável, e já gerou mais de 3,5 bilhões de MWh.

A usina oferece um passeio que conta a história da construção e funcionamento da hidrelétrica, atraindo milhares de visitantes.

Compre seus ingressos ou encontre seu passeio em Foz do Iguaçu no aplicativo do GetYourGuide. Você só precisa fazer uma busca usando o nome da cidade e o app vai gerar uma lista de atividades, guias e agências que vão te oferecer os melhores serviços. É possível contatar pelo app e aproveitar opções de cancelamento flexível.

14. O maior Museu de Cera da América Latina

Para quem curte uma experiência curiosa e divertida, o Museu de Cera Dreamland é o maior da América Latina. Com mais de 100 figuras de cera, o museu traz réplicas de personagens famosos de filmes, celebridades, figuras históricas e até mesmo super-heróis.

15. Comunidade árabe e a Mesquita Islâmica

Foz do Iguaçu possui a segunda maior comunidade árabe do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. 

A cidade abriga a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, uma das maiores da América Latina, inspirada na Mesquita Al Aqsa, em Jerusalém. 

16. Feirinha da JK

A Feirinha da JK é um mercado ao ar livre que permite aos visitantes experimentar a gastronomia local, comprar produtos artesanais e conhecer parte das tradições da região. 

É um ponto popular para quem deseja levar uma lembrancinha da região e provar pratos locais que fazem parte da culinária fronteiriça.

17. Pontes conectando fronteiras

Foz do Iguaçu conta com três grandes pontes que ligam o Brasil aos países vizinhos. A Ponte da Amizade conecta o Brasil ao Paraguai, enquanto a Ponte da Fraternidade liga o Brasil à Argentina. 

Recentemente, a Ponte da Integração foi inaugurada para facilitar o transporte de cargas entre Brasil e Paraguai. 

Além de pontos turísticos e de passagem de pedestres, essas pontes são fundamentais para o comércio da região.

18. Cataratas Day

Uma das curiosidades sobre Foz do Iguaçu que eu nem imaginava é o Cataratas Day!

Desde que as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo em 11 de novembro de 2011, todo ano, no dia 11 de novembro, é comemorado o Cataratas Day

A data celebra a importância desse patrimônio natural e a importância de sua preservação!

19. Cuidado com a biodiversidade e espécies ameaçadas

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos principais santuários de biodiversidade do Brasil, abrigando diversas espécies ameaçadas, como a onça-pintada, a harpia e várias espécies de aves, répteis e plantas endêmicas. 

Esse refúgio natural é essencial para a preservação das espécies da Mata Atlântica e faz parte de um corredor verde que conecta diferentes áreas de preservação da América do Sul.

O Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, integram o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, devido à diversidade biológica e extensão.

20. Show Latino-Americano no Guinness World Records

A Rafain Churrascaria Show oferece uma experiência cultural única, combinando gastronomia e apresentações culturais de diferentes países da América Latina é uma celebração da diversidade da região.

Essas apresentações são tão grandiosas que nos anos de 2016, 2017 e 2018, o show entrou para o Guinness World Records por apresentar o maior número de danças nacionais em um jantar com show! 

21. Único parque do mundo dedicado à preservação das espécies da Mata Atlântica

O Parque das Aves é o único parque do mundo dedicado à preservação das espécies da Mata Atlântica

Com mais de 1.400 aves de 150 espécies diferentes, o parque desempenha um papel importante na luta contra a extinção e abriga outros animais, como jacarés, iguanas, borboletas e serpentes. 

Se você gosta do contato com a natureza, este é um endereço que pode entrar no seu roteiro pela região.

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.

22. Origem do nome “Foz do Iguaçu”

Entre as curiosidades sobre Foz do Iguaçu está o surgimento do nome da cidade.

Foz do Iguaçu é uma referência direta à localização onde o rio Iguaçu encontra o rio Paraná

Em tupi-guarani, “Iguaçu” significa “água grande” e “foz” indica o encontro das águas, sendo um nome altamente descritivo sobre a geografia da região em que está Foz do Iguaçu. 

23. A Garganta do Diabo

A Garganta do Diabo é a queda mais famosa das Cataratas do Iguaçu, sendo também a mais alta. Ela fica do lado argentino, mas é possível ver do lado brasileiro.

O local fica na divisa do Parque Nacional do Iguaçu Argentino e do Parque Nacional do Iguaçu brasileiro. 

Não muito longe das plataformas de observação fica a estação “Garganta” do Trem Ecológico da Floresta Tropical.

Com uma forma em “U” e 82 metros de altura, ela recebe o maior volume de água.

24. 5º destino mais buscado da América do Sul

O prêmio foi dado no Travellers’ Choice, da plataforma TripAdvisor, e é concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do site em um período de 12 meses. Dos 8 milhões de perfis, menos de 1% alcança esse marco!

Foz do Iguaçu perdeu apenas para Cusco, no Peru; Rio de Janeiro; Gramado; e Cartagena (Colômbia). 

25. Passeios noturnos nas Cataratas

Em ocasiões especiais, é possível fazer passeios noturnos pelas Cataratas do Iguaçu. Durante a lua cheia, o parque oferece visitas noturnas que permitem contemplar o fenômeno raro dos arco-íris de lua, um espetáculo causado pela luz da lua que se reflete na água das cataratas, criando um efeito semelhante a um arco-íris.

26. Cidade multicultural

Talvez você não pense nessa região como multicultural, mas uma das curiosidades sobre Foz do Iguaçu é que, sim, ela é conhecida por sua diversidade cultural. 

Além da significativa comunidade árabe, a cidade abriga imigrantes de várias outras nacionalidades, como chineses, japoneses, libaneses e argentinos.

Essa mistura de culturas é visível na gastronomia, nas tradições locais e até mesmo na arquitetura.

27. As Cataratas já foram cenário de filmes e séries

A beleza das Cataratas do Iguaçu já serviu de cenário para diversos filmes e séries, como o filme de James Bond, 007 Contra Octopussy, de 1983. 

As cataratas também aparecem no filme Missão Impossível II, estrelado por Tom Cruise. No filme, o agente Ethan Hunt precisa desarmar uma bomba nuclear escondida em um cofre submerso no fundo das Cataratas.

28. Helicóptero e voo panorâmico

Para quem deseja ter uma visão privilegiada das cataratas e de toda a área do parque, há passeios de helicóptero que oferecem um tour aéreo da região. 

O voo panorâmico proporciona uma perspectiva única, revelando a vastidão do parque e a magnitude das cataratas do alto.

29. Templo Budista Chen Tien

Outro ponto de destaque em Foz do Iguaçu é o Templo Budista Chen Tien, fundado em 1996 pela comunidade chinesa local. 

O templo é um espaço de paz e tranquilidade e abriga mais de 120 estátuas de Buda, incluindo uma de 7 metros de altura, sendo um dos maiores centros de prática do budismo na América Latina.

30. Clima subtropical com alta umidade

A região de Foz do Iguaçu possui um clima subtropical caracterizado por alta umidade e temperaturas médias entre 15 °C e 30 °C ao longo do ano.

As estações são bem definidas, e a melhor época para visitar as cataratas depende do tipo de experiência desejada, com mais água no verão e menos no inverno.

Com essas 30 curiosidades sobre Foz do Iguaçu você tem um material completo para aprofundar sua experiência na região e torná-la ainda mais rica. 

Afinal, você vai ver muito mais que a beleza natural de Foz do Iguaçu e das Cataratas do Iguaçu, mas também a riqueza cultural, ambiental e histórica do destino.