Tem só três dias na capital do Uruguai e não sabe por onde começar a sua visita e nem o que fazer? Então, você chegou ao lugar certo. Organizei um roteiro de 3 dias em Montevidéu, para que você possa aproveitar ao máximo a sua experiência por aqui.

Ficou curioso? Então, continue lendo e conheça o roteiro de 3 dias em Montevidéu!

Ah, e se você está pensando em passar mais dias em Montevidéu, mas não tem certeza se vale a pena, conto um pouco da minha experiência, no reel abaixo.

Roteiro de 3 dias em Montevidéu: o que fazer? 

A seguir, conheça os locais que você pode incluir em um roteiro de 3 dias em Montevidéu: 

  1. Puerta de la Ciudadela
  2. Praça Independência
  3. Palacio Salvo
  4. Museu Torres García
  5. Museo Andes 1972
  6. Museo Gurvich
  7. Teatro Solís
  8. Escaramuza Libros
  9. Constitution Plaza ou Plaza de la Constitución
  10. Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz
  11. Cabildo de Montevidéu
  12. Plaza Zabala
  13. Palacio Taranco
  14. Mercado del Puerto
  15. Mercado Ferrando
  16. Jardín Botánico de Montevideo
  17. Parque del Prado
  18. El Rosedal

Organizei esse roteiro de 3 dias em Montevidéu pensando na facilidade de deslocamento e nos lugares que mais gostei de conhecer.

Além disso, inclui endereços que não estão entre as minhas experiências preferidas, mas que estão muito perto de lugares importantes, então, não custa nada ir e conhecer. Mas, nada é obrigatório, ok? 

Inclusive, eu compartilho um pouco da minha experiência em cada um dos lugares, então você vai entender o que senti ao conhecer e o que mais recomendo.

A ideia deste guia com roteiro de 3 dias em Montevidéu é facilitar a sua vida quando estiver na cidade, especialmente para que você aproveite a vibe da capital.

Agora, eu criei um material completasso que reúne tudo o que eu fiz durante meus dias na cidade, incluindo avaliações sinceras, alternativas de locais que não consegui visitar, mas que podem te interessar e dicas gerais para a sua viagem, como hotéis, restaurantes, mapas de cada dia para facilitar o deslocamento e muito mais. 

Acesse o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU, em que compartilho:

  • o que fazer dia a dia na cidade, em um roteiro para 4 dias;
  • mapas para cada um dos dias de sua viagem;
  • lista das hospedagens em que fiquei e o que achei de cada uma;
  • lista de restaurantes que visitei;
  • história e curiosidades sobre cada local. Não vou colocar somente o nome e algumas fotos. Você vai ter uma verdadeira aula sobre cada lugar.
  • roteiro separado do que fazer por dia
  • dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc.
  • minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que eu visitei e vivi, indicando o que realmente vale a pena e o que não vale!

Tudo isso, e acesso a um grupo do Telegram, para suporte à sua viagem, por R$99,99 ou 12 x R$9,98!

Eu tenho certeza que você não vai se arrepender de comprar o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU e fugir de lugares pega-turistas, aproveitando ao máximo seu tempo aqui, apenas com o que vale realmente a pena!

Feito o convite, seguimos para nosso roteiro de 3 dias em Montevidéu. 

Primeiro dia em Montevidéu

  • Puerta de la Ciudadela
  • Praça Independência
  • Palacio Salvo
  • Museu Torres García
  • Museo Andes 1972
  • Museo Gurvich
  • Teatro Solís
  • Escaramuza Libros | Experiência Gastronômica 

Ainda não escolheu sua hospedagem em Montevidéu? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer sua reserva com segurança. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela é uma das atrações mais famosas do centro histórico de Montevidéu. 

No coração da Praça Independência, ela foi construída pelos espanhóis em 1741 como parte da fortaleza militar, que cercava parte da cidade, que na época era murada.

A estrutura foi projetada para proteger a cidade contra invasões. No entanto, em 1877, os muros ao redor da cidade, incluindo a porta de entrada, foram demolidos para permitir sua expansão da capital.

Décadas mais tarde, em 1959, a Puerta foi reconstruída e, em 2009, restaurada para trazar novamente sua aparência original. 

Hoje, a estrutura é um símbolo de transição entre a moderna Praça Independência e o bairro histórico Ciudad Vieja, o primeiro núcleo urbano de Montevidéu, por onde você vai caminhar muito em seu roteiro de 3 dias em Montevidéu.

Montevidéu é uma cidade que praticamente convida você a passar pela Puerta de la Ciudadela, especialmente ao explorar o centro histórico. Não tem como não notar sua presença.

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Praça Independência

A Praça Independência é um dos lugares mais movimentados da cidade, especialmente para turistas que desejam conhecer o centro da cidade. 

A praça abriga outros pontos de interesse, como o Palácio Salvo, um dos edifícios mais imponentes de Montevidéu, e o monumento ao General José Gervasio Artigas, considerado herói nacional e líder da independência uruguaia.

Além disso, estão o Palácio Estévez, atual Museu da Casa do Governo, que oferece um panorama da história política do país. 

Dica: Aproveite a visita ao Palácio Salvo e suba até o topo para uma vista panorâmica espetacular da praça e da cidade!

Palacio Salvo

O icônico Palácio Salvo foi construído pela família italiana Salvo e foi o edifício mais alto da América do Sul de 1928 até 1935.

O palácio possui uma arquitetura repleta de simbolismos, com elementos que remetem à maçonaria e à alquimia, por isso, é bem interessante fazer uma visita guiada pelo palácio. 

O local também abriga o Museu do Tango, uma homenagem ao compositor uruguaio Gerardo Matos Rodríguez, cuja famosa composição, “La Cumparsita”, foi apresentada pela primeira vez no antigo teatro La Giralda, que ficava onde hoje é o palácio. 

Vale a pena destacar ainda que o tango não é só argentino, ao contrário ele é um Patrimônio Cultural Uruguaio pela UNESCO.

A visita guiada ao palácio é cheia de histórias, inclusive algumas de terror! E a vista do topo é simplesmente incrível.

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Museu Torres García

Localizado no bairro Ciudad Vieja, o Museu Torres García celebra a vida e a obra do renomado artista uruguaio Joaquín Torres-García, um dos pioneiros da arte moderna na América Latina. 

Inaugurado em 1955, o museu exibe réplicas e livros sobre suas obras, muitas das quais foram perdidas em um incêndio no Rio de Janeiro, um evento que quase resultou em uma crise diplomática entre Brasil e Uruguai

Além das obras, a arquitetura do prédio também chama atenção e o acervo conta a história do artista que deixou um legado único no movimento artístico da época.

Se você aprecia arte, é uma parada muito interessante para o seu roteiro de 3 dias em Montevidéu. Se não, vale apreciar a arquitetura do edifício por fora, que fica perto de outras atrações.

Leia também: 30 Curiosidades sobre Montevidéu: manual para quem vai visitar a capital

Museo Andes 1972

O Museo Andes 1972 é um dos lugares mais impactantes para visitar em Montevidéu, contando a comovente história do acidente aéreo ocorrido nos Andes em 1972

O voo transportava 45 pessoas, das quais apenas 16 sobreviveram após 72 dias de provações extremas, incluindo temperaturas de até -30°C e a necessidade de travessias a pé em busca de ajuda. 

Este episódio inspirou o filme “Sociedade da Neve”, que foi recentemente indicado ao Oscar. 

No museu, objetos pessoais, partes do avião, fotos e vídeos ajudam a recontar essa impressionante história de sobrevivência e coragem.

Importante: Para entrar no museu, é necessário pagamento em dinheiro, pois cartões de crédito não são aceitos.

Museo Gurvich

O Museu Gurvich oferece uma imersão na obra de José Gurvich, um dos mais importantes artistas uruguaios do século XX. De origem lituana e com influências judaicas, Gurvich foi discípulo de Torres-García e teve passagens por Paris, incorporando elementos da arte moderna e popular em suas obras. 

O museu, inaugurado em 1996, conta com mais de 400 peças entre pinturas, esculturas e documentos pessoais do artista, além de exposições temporárias e oficinas para todas as idades. 

É uma parada interessante tanto para quem ama arte quanto para aqueles que desejam aprender mais sobre a cultura uruguaia.

Se não tiver muito interesse em arte, aprecie a arquitetura do prédio, que é encantador e fica próximo a outras atrações.

Teatro Solís

O Teatro Solís, inaugurado em 1856, é um dos teatros mais tradicionais da América Latina e o principal espaço para apresentações culturais no Uruguai

Além de espetáculos, você pode participar de uma visita guiada para conhecer sua arquitetura, muitas vezes comparada a grandes teatros europeus, como o Teatro Alla Scala, em Milão.

A fachada do teatro e seu interior são impressionantes, e para quem aprecia um pouco de história, o passeio guiado proporciona detalhes interessantes sobre sua construção e o impacto cultural que teve ao longo dos anos.

Para uma experiência completa, assista a um espetáculo. Vale também conferir a programação no site para garantir seu ingresso com antecedência.

Leia também: Roteiro de 2 dias em Montevidéu: o guia mais completo que você vai encontrar!

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Escaramuza Libros | Experiência Gastronômica 

A Escaramuza Libros é uma charmosa combinação de livraria e café que proporciona uma pausa especial durante o roteiro. 

Com um ambiente decorado com plantas e detalhes aconchegantes, é ideal para relaxar enquanto aprecia um bom livro e uma refeição deliciosa. As opções do menu variam ao longo do dia, com destaque para os pratos da tarde. 

Os preços são um pouco acima da média de Montevidéu, mas a experiência vale a pena para quem busca um espaço diferente e acolhedor.

Dica: Recomendo visitá-la à tarde, quando o cardápio é mais interessante, e curtir a atmosfera do local.

Segundo dia em Montevidéu

  • Constitution Plaza ou Plaza de la Constitución
  • Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz
  • Cabildo de Montevidéu
  • Plaza Zabala
  • Palacio Taranco
  • Mercado del Puerto
  • Mercado Ferrando

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.

Constitution Plaza ou Plaza de la Constitución

Ao passar pela Puerta de la Ciudadela e caminhar por alguns minutos pela Ciudad Vieja, você chega ao coração histórico de Montevidéu: a Plaza de la Constitución, também conhecida como Praça Matriz. Esta é a praça mais antiga da cidade e um marco durante o período colonial espanhol, sendo palco de celebrações civis e militares e até de corridas de touros.

Com a independência e o crescimento da cidade, outras praças foram ganhando destaque, mas foi na Plaza de la Constitución que, em julho de 1830, aconteceu o juramento da primeira Constituição da República Oriental do Uruguai.

No centro da praça você vai ver uma fonte de mármore inaugurada em 18 de julho de 1871, que simboliza o início dos serviços de água potável em Montevidéu.

Além de seu valor histórico, a praça é rodeada por importantes pontos turísticos, como o Cabildo de Montevidéu e a Igreja Matriz, atual Catedral Metropolitana.

Aos sábados, a praça se transforma em uma charmosa feira de antiguidades

A praça é muito simples, uma praça comum na verdade, exceto pela história, é claro.  Mas, a verdade é que você vai passar por ela para ver outros pontos importantes do centro histórico, então, ela naturalmente vai fazer parte do seu roteiro de 3 dias em Montevidéu.

Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz

A Catedral Metropolitana de Montevidéu, situada na Plaza de la Constitución, tem origens que remontam ao ano de 1720, quando uma simples capela católica foi erguida no local.

Só em 1804, após mais de uma década em construção, a atual catedral foi inaugurada com o nome de Igreja da Imaculada Conceição. Em 1897, ela recebeu o título de catedral do Papa Leão XIII, tornando-se um dos principais templos católicos do Uruguai.

O edifício de estilo neoclássico é facilmente reconhecível por suas torres gêmeas e pelo detalhe dos sinos e esculturas na fachada

No interior, os destaques ficam para o altar folheado a ouro, a nave central e diversas obras de arte de renomados artistas uruguaios, como José Luis Zorrilla de Sant Martín e Juan Manuel Blanes. Além disso, é possível ver uma imagem de Nossa Senhora dos Trinta e Três, padroeira do Uruguai.

A catedral carrega um importante simbolismo histórico, pois foi palco do juramento da Constituição e da bênção da bandeira uruguaia

Outro fato histórico marcante é o assassinato do presidente Juan Idiarte Borda em 1905

No local, também estão sepultadas figuras importantes da história do Uruguai, como Fructuoso Rivera, o primeiro presidente, e Juan Antonio Lavalleja, herói da Revolução dos Oito Anos.

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Cabildo de Montevidéu

O Cabildo de Montevidéu é um dos edifícios históricos mais emblemáticos da cidade. Construído em 1812, serviu como sede administrativa durante o período colonial e continuou como importante centro político após a independência.

No Cabildo, foi discutida e sancionada a primeira Constituição do país em 1829, e o primeiro presidente, Fructuoso Rivera, fez seu juramento ali, uma tradição que seria seguida em todas as eleições, pelos próximos 90 anos.

Desde 1958, o Cabildo é um museu que guarda o arquivo histórico da cidade. Seu acervo inclui pinturas, gravuras, móveis e outros itens que ilustram o cotidiano de Montevidéu ao longo dos séculos, e você pode visitá-lo para conhecer mais sobre a história da cidade e ver sua evolução ao longo do tempo.

Além de sua importância histórica, o local funciona como um polo cultural com exposições e apresentações musicais.

Plaza Zabala

A Plaza Zabala, localizada na Ciudad Vieja, homenageia Bruno Mauricio de Zabala, fundador de Montevidéu.

Inaugurada em 1890, conta com uma estátua imponente de Zabala, criada pelo escultor espanhol Lorenzo Coullaut Valera. 

Sua disposição oblíqua contrasta com as ruas retas do centro histórico, conferindo um charme único ao local.

Projetada pelo arquiteto e paisagista francês Eduardo André, a praça segue o estilo parisiense da Belle Époque. 

Com grades e portões de ferro que cercam o espaço e ausência de trânsito intenso, a Plaza Zabala oferece um ambiente tranquilo, ideal para relaxar e apreciar a beleza arquitetônica da Ciudad Vieja.

Confesso que gostei mais da Praça Zabala do que da Praça da Constituição, então fica a dica para caso você queira parar um pouco e recuperar suas energias!

Palacio Taranco

Em frente à Plaza Zabala, o Palácio Taranco é um edifício declarado Monumento Histórico Nacional em 1975, e abriga o Museu de Artes Decorativas. 

O palácio foi construído em 1910 para a família Taranco por arquitetos franceses que também projetaram o Petit Palais em Paris, trazendo referências da arquitetura renascentista e barroca.

O museu possui um acervo com esculturas, pinturas, porcelanas e uma coleção de arqueologia clássica.

Visitar é como estar em um cenário de filme histórico, cheio de luxo e os detalhes arquitetônicos, bem no estilo Maria Antonieta. rs

Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é um espaço super famoso na cidade e funciona como um espaço para você provar as comidas da gastronomia uruguaia. 

O mercado é repleto de restaurantes e você pode provar os cortes de carne típicos, como bife de vacio, ancho e ojo de bife, além da parrillada, um churrasco tradicional do país.

Para acompanhar, existem muitos tipos de drinks locais, como o Medio y Medio e o Clericot.

Este não foi o meu mercado favorito em Montevidéu. Os preços não são atrativos. Mas, mesmo não ocupando o primeiro lugar em minha preferência, o local faz parte de uma área histórica da cidade e fica perto do Mercado de los Artesanos, então se você tem interesse nesse tipo de visita, pode combinar a visita.

Mercado Ferrando

Agora, sim, chegamos no meu mercado favorito e que indico fortemente que você inclua em seu roteiro de 3 dias em Montevidéu. 

Eu adoro explorar esse tipo de atração turística, especialmente em lugares bem organizados, com uma bela ambientação e, claro, comida de qualidade.

Dentre os quatro mercados que visitei — Puerto, Agrícola, Williman e Ferrando — o Mercado Ferrando se destacou como meu favorito.

Ele reúne diversas opções gastronômicas, uma mini livraria, e um espaço para comprar temperos e vinhos. A comida é deliciosa e os preços são justos!

No Mercado Ferrando, você encontra uma ampla variedade de restaurantes e bares que oferecem de tudo: saladas, tacos, sorvetes, churros, comida italiana, hambúrgueres artesanais, cervejas especiais, parrillada e muito mais! 

Entre as delícias típicas do Uruguai que você pode experimentar estão o chivito (sanduíche com carne, queijo, presunto, alface, tomate e maionese), empanadas (pastéis recheados com carne, frango ou queijo), o asado (churrasco uruguaio) e o mate (bebida tradicional de erva-mate).

O mercado também conta com um espaço ao ar livre, repleto de árvores, proporcionando um agradável contato com a natureza, e recebe eventos com música e exposições.

Ou seja, a atmosfera é muito legal, e é uma super dica para a sua viagem a Montevidéu.

Terceiro dia em Montevidéu

  • Jardín Botánico de Montevideo
  • Parque del Prado
  • El Rosedal

Jardín Botánico de Montevideo e Museu Botânico

Com entrada gratuita, o Jardim Botânico de Montevidéu oferece uma experiência tranquila e educativa, sendo um excelente refúgio do movimento da cidade. Inaugurado em 1902, ou seja, com mais de 120 anos, é o único jardim botânico do Uruguai, abrigando uma rica diversidade de plantas do mundo inteiro. 

O layout do parque foi pensado para exibir espécies organizadas conforme a origem geográfica das sementes, proporcionando uma imersão nas diferentes regiões botânicas do planeta.Logo na entrada você encontra um mapa que detalha essas áreas.

Dentro do jardim, o Museu Botânico inclui uma biblioteca especializada em botânica e jardinagem, além de funcionar como um centro de estudos e divulgação científica acessível a todos. 

Para os amantes da natureza, a visita oferece ainda aulas de yoga e outras atividades anunciadas no site do Jardim. 

Após visitar o jardim, você poderá levar para casa algumas sementes das espécies cultivadas ali, levando consigo um pedacinho de Montevidéu e do mundo.

Parque del Prado

O Parque del Prado, fundado em 1873, é uma das maiores áreas verdes de Montevidéu, situado no bairro que leva o mesmo nome. 

Sendo o maior dos principais parques públicos da cidade, oferece espaços variados, como campos abertos, um lago e até passeios de barco.

Além de áreas para relaxar, o parque conta com monumentos, estátuas e fontes que possuem valor histórico e cultural, sendo um lugar ideal para apreciar e fotografar a paisagem. 

Dentro do parque você ainda pode conhecer o Hotel Prado e como fica ao lado do El Rosedal e super perto do Jardim Botânico eu acho que vale a visita. No dia que fui, o Museo Juan Manuel Blanes estava fechado, então não posso dizer se vale a pena ou não, mas como é perto, vale considerar a visita se você gostar da proposta do museu.

El Rosedal

Localizado no coração do Parque del Prado, o Rosedal é um jardim de rosas, com mais de 12 mil roseiras de 300 espécies e cores

Organizado em setores, cada qual destacando diferentes variedades de rosas, o jardim é meticulosamente cuidado, proporcionando uma experiência visual única, especialmente na primavera (de setembro a dezembro), quando as flores estão em plena floração.

Inaugurado em 1912, o Rosedal é um dos maiores jardins desse tipo na América Latina e um destino romântico e inspirador para aqueles que desejam apreciar a beleza das flores e a tranquilidade do Parque del Prado.

Mercado Agrícola

Dos 4 grandes mercados de Montevidéu (Ferrando, Del Puerto e Williman), esse é o mais completo em diversidade de lojas, incluindo lojas de roupa, eletrônicos, casas de câmbio, padaria até lojas de temperos e vinhos. Já a praça de alimentação é mais de fast-food.

Sugestão: Se você estiver com tempo de sobra, talvez valha a pena conhecer pela experiência, mas se estiver com o tempo contado não recomendo tanto.

Sobre o deslocamento durante esses dias por aqui, eu fiz grande parte do trajeto a pé, e quando precisei me deslocar por distâncias maiores, usei o Uber.

Inclusive, uma dica importante, é que você tenha uma boa internet em Montevidéu, para que possa usar tanto o tradutor, como outros apps, entre eles Maps, Uber, Instagram, WhatsApp, por exemplo.

E para isso, o melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e tem uma qualidade absurda! 

Com o chip virtual, você não precisa lidar com roaming caro nem sair atrás de um cartão SIM físico. 

Recomendo demais a Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o país, a quantidade de internet e fazer o pagamento.

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Antes de encerrar, quer saber o que eu mais gostei no Uruguai? Então, assista ao reel abaixo!

Agora, sim, este é o nosso roteiro de 3 dias em Montevidéu e espero ter te ajudado a organizar a sua viagem para essa cidade, que é sensacional!

Mas, não esqueça de acessar o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU. Além de usar o material para organizar o que fazer em Montevidéu a cada dia, facilitando o planejamento da viagem, você pode acessar o guia usando o seu celular, durante seus dias no Uruguai, para tirar dúvidas e aproveitar melhor a cidade. Lembre-se que o guia oferece:

  • mapas;
  • dicas de hospedagem;
  • sugestões (e opiniões) sobre restaurantes;
  • história e curiosidades sobre cada local;
  • roteiro separado do que fazer por dia;
  • dicas de passagem aérea, milhas etc.
  • minha opinião real e 100% transparente.

Tudo isso, e acesso a um grupo do Telegram, para suporte à sua viagem, por R$ 99,99 ou 12 x R$9,98! Vale a pena conhecer e entender o que é esse material, assistindo ao vídeo abaixo!