É hora de descobrir o que fazer na Geórgia e embarcar nessa viagem fora do comum, que vai te surpreender e levar a lugares incríveis!

Explorar a Geórgia é embarcar em uma viagem surpreendente por um país que reúne história milenar, paisagens de tirar o fôlego e uma cultura vibrante. 

Localizada entre a Europa e a Ásia, a Geórgia encanta desde suas cidades históricas, como Tbilisi e Kutaisi, até as aldeias nas montanhas do Cáucaso e as vinícolas de Kakheti. 

O destino oferece atrações para todos os gostos: 

  • fortalezas medievais;
  • igrejas ortodoxas imponentes;
  • cavernas misteriosas;
  • parques naturais;
  • tradição vinícola reconhecida mundialmente e mais!

Seja explorando o centro histórico de Tbilisi, admirando a vista da Igreja da Trindade de Gergeti, caminhando por trilhas nas montanhas, relaxando em águas termais ou degustando vinhos ancestrais, cada experiência revela um pouco mais da hospitalidade e da riqueza cultural georgiana. 

O que fazer na Geórgia? Lugares e experiências sensacionais!

Na lista do que fazer na Geórgia, você encontra: 

  1. Tbilisi
  2. Kakheti
  3. Chubini Winery & Cabins
  4. Shumi Winery
  5. Orgo
  6. Wine Yard N1
  7. Agrida Winery
  8. Temi Winery
  9. Tsinandali Estate (Hotel da rede Radisson)
  10. Sanavardo Estate
  11. Kazbegi ou Stepantsminda
  12. Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti
  13. Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, Goudari
  14. Forte Ananuri
  15. Mirante do Lago Zhinvali
  16. Gori
  17. Museu Josef Stalin
  18. Kutaisi
  19. Cidade Termal de Tskaltubo
  20. Legends SPA Tskaltubo
  21. Parque Natural Prometheus
  22. Spring 6
  23. Sanatorium Metallurgist
  24. Sanatorium Medea

Distribuídos pelo país, os lugares acima estão espalhados pelas seguintes regiões:

  • Kakheti
  • Kazbegi ou Stepantsminda
  • Gori
  • Kutaisi e regiões próximas
  • Tbilisi

Como a capital do país é uma das áreas mais visitadas, criamos um guia exclusivo, que você encontra em: O que fazer em Tbilisi? 33 lugares para um roteiro como você nunca viu!”

Já para mergulhar nas tradições do interior do país, continue lendo e aprenda tudo sobre o que fazer na Geórgia, a seguir.

Melhores passeios da Geórgia: só os melhores para o seu roteiro

Entre os melhores passeios da Geórgia estão: 

  • Tbilisi
  • Kakheti
  • Kazbegi ou Stepantsminda
  • Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti
  • Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, Goudari
  • Mirante do Lago Zhinvali
  • Museu Josef Stalin
  • Kutaisi
  • Cidade Termal de Tskaltubo
  • Sanatorium Metallurgist
  • Sanatorium Medea

Fiz essa seleção para te ajudar a organizar o seu roteiro de uma forma mais estratégica. Já com as indicações mais TOP sobre o país. 

Cheguei a essa lista depois de passar 10 dias viajando pelo país e mais 5 dias por Tbilisi, e espero te ajudar a criar uma experiência fora do comum, com a sua cara!

Quer visitar a Geórgia de uma maneira ainda mais especial e fora do comum? Então conheça “Expedição pela Geórgia: 8 dias explorando um país surreal entre a Europa e a Ásia [SET 2025]”

Abaixo, apresento cada um dos melhores passeios na Geórgia, mas não para por aí! Ainda neste guia, você terá acesso às melhores experiências no país, como visitas as melhores vinícolas e banhos termais. Curtiu? Então, fica com a gente!

Tbilisi

Tbilisi, a capital da Geórgia, é uma cidade vibrante que mistura história antiga e modernidade. Suas ruas de pedra no centro histórico (Old Town) abrigam igrejas antigas como a Metekhi, a charmosa Torre do Relógio de Rezo Gabriadze e a Basílica Anchiskhati, a mais antiga da cidade. 

A Ponte da Paz conecta o Parque Rike à cidade velha e se ilumina à noite, criando um visual impressionante. 

Outro ponto importante da cidade é a Fortaleza de Narikala, acessível por teleférico, de onde se tem uma vista panorâmica de Tbilisi e da estátua Mother of Georgia. 

Os tradicionais banhos de enxofre (Abanotubani) também são uma experiência única e relaxante, que vai elevar a qualidade do seu roteiro do que fazer na Geórgia.

Leia também: Roteiro por Tbilisi: 36 lugares para visitar em 5 dias na capital

Kakheti

Começando a nos embrenhar pelo interior do país, Kakheti é a principal região vinícola da Geórgia, famosa por seus vinhos produzidos há mais de 8.000 anos!

A cidade de Telavi é o coração da região, cercada por vinhedos e belas paisagens. 

Além de degustar vinhos, é possível participar de aulas de culinária georgiana e conhecer a hospitalidade típica do interior do país.

Nós aproveitamos demais todas as vinícolas da região (ainda neste artigo indicamos algumas delas), e vivemos momentos muito especiais com os moradores da região, afinal, o vinho e a gastronomia proporcionam momentos de integração, como se todos fossemos uma grande família!

Kazbegi (Stepantsminda)

Seguindo viagem, chegamos à Kazbegi, também chamada de Stepantsminda, uma vila com cerca de 4 mil moradores, nos arredores do Monte Kazbek, famosa por suas paisagens montanhosas e trilhas. 

A principal atração é a Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti, localizada no alto de uma colina com vista para o vale e as montanhas do Cáucaso. 

O acesso pode ser feito por trilha ou carro 4×4, e a vista é considerada uma das mais belas da Geórgia. E para chegar até lá, você vai passar pela famosa Rodovia Militar da Geórgia. Inclusive, a Estrada Militar da Geórgia é, atualmente, a única ligação terrestre da Geórgia com a Rússia.

Kazbegi está localizada no extremo norte da Geórgia, a cerca de 12 km da fronteira russa e a 155 km de Tbilisi. Por isso, para viajar a partir da capital, você vai levar, em média, de 3 a 4 horas.

O que fazer na Geórgia

Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti

Este ícone da Geórgia está situado a 2.170 metros de altitude, com o Monte Kazbek ao fundo. 

A igreja do século XIV é símbolo do país e oferece um cenário impressionante, especialmente ao amanhecer ou entardecer, quando a luz destaca suas formas contra as montanhas.

Algumas histórias sobre o local afirmam que, antigamente, sempre que a Geórgia era atacada por um inimigo, o tesouro da região era guardado aqui para preservá-lo, uma vez que o caminho que levava até o templo era extremamente difícil. Hoje, há uma estrada ligando a cidade à igreja, tornando o trajeto muito mais fácil.

Durante os anos da Idade Média, a Cruz de St. Nino, elemento muito sagrado para os cristão da Geórgia, ficou escondida em Gergeti, embora hoje esteja na Igreja Sioni de Tbilisi.

O que fazer na Geórgia

Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, Gudauri

Na estrada militar georgiana, entre Tbilisi e Kazbegi, está o Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, em Gudauri. Construído em 1983, o monumento celebra a amizade entre os dois países e oferece uma vista panorâmica espetacular das montanhas ao redor. Gudauri também é famosa por sua estação de esqui no inverno.

Se você reparar, verá que o painel é dividido ao meio, à esquerda estão cenas da história da Geórgia e à direita, cenas da Rússia.

No centro do desenho estão uma mãe e uma criança, cuja formação étnica-cultural propositalmente não pode ser determinada.

Contudo, atualmente, o monumento construído no período soviético causa controvérsias devido ao cenário atual da relação política entre os dois países, que estão em paz, mas já não tem, exatamente, uma grande amizade.

O que fazer na Geórgia

Mirante do Lago Zhinvali

O Lago Zhinvali é um lago artificial de águas azul-turquesa, cercado por montanhas. O mirante, localizado próximo à Fortaleza de Ananuri, é parada obrigatória para fotos durante o trajeto entre Tbilisi e Kazbegi. O local é conhecido por sua beleza natural e tranquilidade e uma excelente opção do que fazer na Geórgia, afinal, você já estará seguindo pela estrada.

Museu Josef Stalin

Localizado em Gori, cidade natal de Stalin, o museu apresenta a trajetória do líder soviético com objetos pessoais, documentos e fotos. 

Se você gosta de história e quer entender mais detalhes sobre o período sovirátio do país, tem tudo para gostar dessa sugestão do que fazer na Georgia.

Inaugurado em 1957, o complexo do museu inclui uma casa memorial, a carruagem de Stalin e um edifício de dois andares, onde são feitas exposições. Em frente ao edifício está situada a estátua de Stalin, do escultor Silovan Kakabadze.

Kutaisi

Kutaisi é a segunda maior cidade da Geórgia e um importante centro histórico. 

Próxima a cavernas e cânions, a cidade é ponto de partida para explorar atrações naturais como a Caverna de Prometeu e o Cânion de Okatse.

Seu centro histórico tem igrejas antigas e mercados tradicionais, que merecem um pouco do seu tempo.

Cidade Termal de Tskaltubo

Tskaltubo, próxima a Kutaisi, é famosa por suas águas termais medicinais, muito procuradas durante a era soviética. 

Lar das famosas “Águas da Imortalidade”, Tskaltubo já foi um dos destinos mais procurados por líderes da URSS. Hoje, é um tipo de complexo de casas de tratamento semiabandonadas e casas de banho desgastadas pelo tempo.

As 25 clínicas, hotéis e casas de banho vazias dão um aspecto de cenário de filme de terror, ao mesmo tempo que possuem uma beleza estranha. 

A cidade abriga diversos sanatórios, muitos deles abandonados, que atraem turistas interessados em história e arquitetura soviética.

Sanatorium Metallurgist e Sanatorium Medea

Continuando na rota dos sanatórios históricos de Tskaltubo, o Sanatorium Metallurgist e o Sanatorium Medea são dois dos mais históricos. 

Ambos são exemplos da grandiosidade arquitetônica da época soviética e, apesar do abandono, impressionam pelo tamanho e detalhes. 

Muitos visitantes exploram esses prédios em busca de fotos e da atmosfera única que eles proporcionam.

Seguindo nossas sugestões do que fazer na Geórgia, vamos para a lista de experiências para viver no país. 

Melhores experiências para fazer na Geórgia

Agora, chegamos a lista de melhores experiências para fazer na Geórgia:

  • Chubini Winery & Cabins
  • Shumi Winery
  • Orgo
  • Tsinandali Estate (Hotel da rede Radisson)
  • Sanavardo Estate
  • Legends SPA Tskaltubo
  • Spring 6

Chubini Winery & Cabins

Localizada em Kvareli, na região vinícola de Kakheti, a Chubini Winery & Cabins oferece uma experiência autêntica de hospedagem em meio aos vinhedos.

É possível se hospedar lá ou apenas aproveitar um dia em uma das atrações oferecidas pelo local, como a visitação pela vinícola e degustação de vinhos.

A vinícola familiar produz o vinho no qvevri georgiano, que é feito a partir de um processo milenar, super tradicional e autêntico.

Nos hospedamos por 3 dias na Chubini e funcionou demais. O local é super simples, basicamente são chalés com cama, mini varanda e banheiro, mas para o nosso propósito, que era passar o dia fora e usar o local só para dormir, deu bom demais. Além disso, a Lika, dona do local, foi muito gentil com a gente e deu toda atenção necessária.

Shumi Winery

A Shumi Winery é uma das principais produtoras de vinhos de alta qualidade da Geórgia, localizada em Tsinandali, centro histórico do vinho no país.

Além de vinhedos próprios em microzonas, a Shumi mantém um museu do vinho com artefatos de até 6.000 anos e uma coleção de cerca de 900 variedades de uvas, incluindo 400 autóctones georgianas.

A vinícola oferece experiências completas, desde visitas guiadas e degustações até participação em colheitas e eventos culturais. 

Além disso, seus vinhos, especialmente os produzidos em qvevri, são premiados internacionalmente.

Em 2020, Shumi foi o vencedor na categoria “A melhor localização para turismo regional e gastronômico” pelo Prêmio Nacional de Turismo BEM-VINDO À GEÓRGIA, considerado o ‘Oscar’ da indústria turística e hoteleira do país. Em 2021, Shumi foi o vencedor na categoria THE BEST WINE TOURISM AWARD no mesmo prêmio nacional.

Orgo (Teleda)

Entre as atividades da nossa lista do que fazer na Geórgia, outra vinícola se destaca!  Especializada na tradição de 8.000 anos do vinho em qvevri, seu diferencial está no uso exclusivo de uvas provenientes de vinhas com pelo menos 50 anos, algo raro na Geórgia. 

O resultado são vinhos elegantes e complexos, que combinam técnicas ancestrais com um toque contemporâneo.

A visita à Orgo é indicada para quem busca compreender a essência do vinho georgiano feito a partir de vinhas antigas.

Tsinandali Estate (Radisson Collection Hotel)

O Tsinandali Estate, além de ser um marco histórico da família Chavchavadze, abriga o sofisticado Radisson Collection Hotel. O local harmoniza o luxo moderno com o charme do passado, oferecendo 124 quartos, restaurantes de culinária georgiana e europeia, bares, spa, piscinas panorâmicas, trilhas, quadras esportivas e um anfiteatro ao ar livre para eventos culturais. 

O hotel está integrado ao antigo complexo vinícola e museu, proporcionando experiências que vão da degustação de vinhos a concertos e festivais de música clássica.

O hotel fica a aproximadamente 92 km do aeroporto de carro. A viagem levará cerca de 1 hora e 45 minutos. Aqui você terá toda a estrutura magnífica da rede Radisson. É um local espetacular de bonito, em que você pode fazer dezenas de atividades e viver múltiplas experiências. Além disso, você pode se hospedar por lá.

Sanavardo Estate

O Sanavardo Estate é um luxuoso rancho enoturístico próximo a Telavi, em meio a 93 hectares de natureza exuberante. Fundado em terras históricas, o local oferece experiências exclusivas de enoturismo, incluindo passeios pelos vinhedos, degustação, atividades rurais e eventos personalizados. 

É ideal para quem busca imersão na cultura do vinho georgiano com conforto e sofisticação.

Uma curiosidade sobre a produção de vinhos do local é que todos os rótulos da bebida apresentam imagens de animais ou pássaros da flora local. Mas não para por aí! Afinal, a vinícola também produz vinhos de laranja, muito populares na região e na Geórgia em geral.

A primeira Medalha de Ouro para um vinho durante a Era Soviética foi concedida a um Saperavi produzido especificamente aqui.

Legends SPA Tskaltubo

O Legends Tskaltubo Spa Resort é o único hotel all inclusive da Geórgia, e fica em meio a jardins e magnólias na cidade termal de Tskaltubo

O resort oferece centro de bem-estar com tratamentos médicos e terapêuticos baseados nas águas minerais locais, além de piscinas, entretenimento, gastronomia completa, atividades esportivas e trilhas. 

É uma escolha perfeita do que fazer na Geórgia, especialmente, para quem busca relaxamento e cuidados de saúde em um ambiente natural e histórico.

Spring 6 (Tskaltubo)

O Spring No. 6 é um dos mais tradicionais centros termais de Tskaltubo, famoso desde a era soviética.

Suas águas naturalmente ricas em radônio e carbono, a cerca de 33-35°C, são usadas em tratamentos prescritos por médicos para problemas de coluna, circulação, pressão alta e até controle de peso. 

Aqui, você pode tomar banhos minerais, fazer massagens, hidroterapia e programas personalizados de vários dias.

Ao visitar a Spring 6 fizemos um tratamento com água termal, lama e também relaxamos na banheira de hidromassagem. Foi algo mágico. Super recomendo!

Agora que você já sabe o que fazer na Geórgia, é hora de organizar essa viagem, não é mesmo? Nós temos uma dica final especial: a Expedição pela Geórgia. Serão 8 dias explorando este país com guias locais, tradutores em português e as melhores companhias!