Para começar este guia de curiosidades gerais sobre Bariloche, quero começar com uma informação chocante: Bariloche não funciona só no inverno e, mais do que isso, ela pode ser tão boa no verão, quanto no inverno. Eu posso provar, e você só precisa assistir ao reels abaixo para entender!

Na minha última visita à cidade, escolhi o verão para visitar a cidade. Fiz minhas malas e embarquei em pleno janeiro, e 9 entre 10 pessoas me falaram que a cidade não era boa no verão e que só prestava no inverno. “No verão não tem nada pra fazer lá”! Meu Deus, como ouvi essa frase! rs

Eu não estou falando que se você for no verão, você vai preferir. Essa questão de gostar mais da visita em uma estação ou em outra é algo 100% pessoal.

Mas, fato é que existem dezenas de coisas para fazer na cidade no verão, e eu super recomendo a experiência.

Curiosidades sobre Bariloche
Curiosidades sobre Bariloche: passeio d ebarco em pleno janeiro!

Apaixonados pela América do Sul? Conheça os guias completos para uma viagem perfeita, por duas regiões do continente que eu recomendo demais! Em breve o guia da Argentina estará pronto também!

Neste conteúdo eu resolvi reunir outras curiosidades sobre Bariloche. Continue lendo e confira!

Curiosidades sobre Bariloche: 25 fatos sobre a história, atrações e mais!

Algumas das principais curiosidades sobre Bariloche são:

  1. Nome completo e origem
  2. Resquícios da Idade da Pedra
  3. Participação do Chile na formação da região
  4. Localização
  5. Capital Nacional do Destino Turístico
  6. Exibição de Bariloche nas salas de cinema
  7. Bariloche tornou-se a Suíça argentina
  8. Destino amado pelos brasileiros
  9. Participação em novela brasileira
  10. Estação de esqui mais famosa da América do Sul
  11. Sede do Festival Nacional da Neve
  12. Turismo também no verão 
  13. Infraestrutura de ponta para o turismo
  14. Região de belos lagos
  15. Atividades ao livre
  16. Área do Cerro Otto
  17. Vida noturna agitada
  18. Capital Nacional do Chocolate na Argentina
  19. Gastronomia em alta
  20. População multiplica com turistas
  21. Visitas ilustres internacionais
  22. O lago Nahuel Huapi também tem seu monstro
  23. Clima
  24. Atrações culturais
  25. Relação com o Perito Moreno

1. ‌Nome completo e origem

Você sabia que o nome completo da cidade é San Carlos de Bariloche? Pois é, eu também, não. 

Mas, afinal, qual a origem do termo? 

Bariloche tem origem na palavra indígena mapuche “vuriloche”, que significa “pessoas do outro lado da montanha”.

Sobre a outra parte do nome “San Carlo”, está relacionada a um dos primeiros colonizadores dos arredores da cidade. 

Na época, eles se comunicavam por carta e um dos colonizadores escreveu ao principal comerciante da outra margem do lago Nahuel Huapi, Don Carlos Wiederhold. Entretanto, quando colocou o destinatário no envelope, pôs o nome de “San Carlos” – e não “Don Carlos” – por engano.

Em algumas fontes, vemos referência a esse erro como uma “piada”, em que o comerciante que errou o nome estava dizendo que Don Carlos era, na verdade, um “santo”. 

Contudo, não se sabe bem em que momento as palavras “San Carlos” e “Vuriloche” se juntaram e deram origem ao nome de San Carlos de Bariloche.

2. Localização

A cidade está localizada na patagônia Argentina, no Parque Nacional Nahuel Huapi, no sopé da Cordilheira dos Andes.

O Parque Nacional Nahuel Huapi cobre quase 2 milhões de acres (mais de 8 mil m²) e é o mais antigo da Argentina.

A cidade fica a 1.680 km de distância de Buenos Aires, distância similar à que existe entre São Paulo e Fortaleza.

Por isso, a forma mais confortável de chegar à Bariloche, partindo da capital, é por avião. Inclusive existem linhas de voo direto.

E se você quiser fazer essa dobradinha Buenos Aires/Bariloche, vale a pena conhecer mais sobre a capital também, no guia “25 curiosidades sobre Buenos Aires para conhecer antes de viajar”. 

Sem dúvida, essa é uma viagem muito legal, que vai deixar memórias inesquecíveis. Então, aproveite para conhecer mais 1985, um ano marcante para a história da Argentina, no vídeo abaixo. 

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em Bariloche, em Buenos Aires ou qualquer outra cidade da Argentina. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades. Comece a sua pesquisa, aqui

#DicaBônus Você não precisa ir para a Buenos Aires para chegar à Bariloche. Também é possível usar o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, que recebe voos domésticos e internacionais.

O deslocamento entre o aeroporto e o centro da cidade demora cerca de 20 minutos de carro. Caso prefira um transfer, contrate com a Get Your Guide.

3. Resquícios da Idade da Pedra

A história de Bariloche remonta à Idade da Pedra, o período Neolítico, quando os primeiros seres humanos chegaram ao lago Nahuel Huapi.

Segundo registros históricos, as primeiras pessoas a morar lá foram Mapuche, e as primeiras excursões de pessoas estrangeiras que chegaram ao local, foram de missionários do Chile.

4. Participação do Chile na formação da região

Entre as curiosidades sobre Bariloche está sua ligação com o Chile. O governador do Chile (então, sob domínio espanhol), em 1552, enviou à região um inquisidor para investigar o que havia nas terras a leste dos Andes, mas de alguma forma ele acabou viajando para o sul, chegando perto do lago Nahuel Huapi. Depois disso, outros jesuítas e líderes também chegaram até o local.

Já em 1881, a campanha militar argentina chegou à região, mas quem ali se instalou foram imigrantes que desenvolveram uma vigorosa atividade comercial com o Chile.

Pouco depois, o tratado de fronteira entre Chile e Argentina entrou em vigor e tornou a região de Nahuel Huapi parte da Argentina.

Tudo isso fez com que Bariloche fosse fundada oficialmente em 1902.

5. Capital Nacional do Destino Turístico

Em 2012, a cidade foi reconhecida como a ‘Capital Nacional do Destino Turístico’ pela Lei 26.802.

Para que isso acontecesse, e esse título fosse dado à cidade, muito investimento foi feito. 

Um dos grandes impulsos do desenvolvimento da região para o turismo aconteceu em 1934, quando o primeiro trem chegou a Bariloche.

Com o aumento da movimentação de pessoas, um plano de zonas protegidas, como parques, para preservar as belezas naturais foi criado e até hoje garante a proteção do local. 

6. Exibição de Bariloche nas salas de cinema

Após a chegada do trem, era necessário divulgar a região, e um vídeo sobre a cidade era passado nos cinemas, apresentando Bariloche como destino turístico

Esse tal vídeo é exatamente o que você encontra a seguir. O arquivo histórico do país guarda o material filmado no final da década de 1960.

7. Bariloche tornou-se a Suíça argentina

Outro fator que impulsionou o crescimento de Bariloche como área desejada pelos turistas, foram as duas grandes guerras do século XX, e suas consequentes crises financeiras.

A Europa estava devastada e a aristocracia argentina precisava de outro destino para suas férias.

Graças à geografia montanhosa de Bariloche, foi possível investir na criação de uma estação de esqui, hotéis e chalés de arquitetura suíça e trazer o clima dos Alpes para a Argentina.

Nessa época, começou a chegar o turismo de elite vindo de Buenos Aires, já que Bariloche passou a ser considerada a Suíça argentina.

8. Destino amado pelos brasileiros

A cidade é o segundo destino mais procurado por brasileiros que vão à Argentina, atrás apenas, claro, de Buenos Aires. E se você é um desses apaixonados pela capital de nossos hermanos, vai curtir conhecer algumas curiosidades sobre um de seus pontos turísticos mais famosos: o Caminito. É só dar o play!

Mas, voltando às curiosidades sobre Bariloche, há décadas o Brasil é um dos países que mais envia turistas para a cidade, que até recebeu o apelido de “Brasiloche” por conta disso.

Entre as razões para essa paixão, está a proximidade geográfica e os preços mais convidativos do que destinos de inverno europeus, por exemplo.

Ah, e antes de continuar, lembre-se de tirar as suas dúvidas sobre o temido câmbio argentino! Muita gente tem dúvidas sobre qual é a melhor opção, então criei um vídeo curto e prático explicando.

9. Participação em novela brasileira

O interesse dos brasileiros também foi impulsionado por uma novela, acredite!

Bariloche ganhou ainda mais notoriedade graças a novela “Pai Herói”, de 1979.

O casal protagonista viajou para a cidade argentina e isso colaborou muito com a sua divulgação.

Como disse na abertura deste guia, Bariloche é a segunda cidade mais visitada por brasileiros na Argentina, estando apenas atrás de Buenos Aires.

10. Estação de esqui mais famosa da América do Sul

No Cerro Catedral, a 2.405 metros do nível do mar, está a mais famosa estação de esqui de Bariloche, com uma infraestrutura completa, sendo o centro de esqui mais desenvolvido da América do Sul.

São mais de 120 quilômetros de pistas esquiáveis e uma infraestrutura moderna, ou seja, é o paraíso para quem curte esportes de neve. 

A estação está situada a cerca de 20 km do centro de Bariloche, e de lá é possível ver o Lago Nahuel Huapi e os Andes, com uma vista muito top.

Além das atividades de esqui, Cerro Catedral oferece restaurantes, lojas de aluguel de equipamentos, escolas de esqui e opções de hospedagem ao redor. 

11. Sede do Festival Nacional da Neve

Bariloche também é sede do Festival Nacional da Neve, que acontece anualmente durante o inverno, geralmente, em agosto. O festival inclui eventos esportivos, culturais e artísticos.

12. Turismo também no verão 

Eu abri este artigo de curiosidades sobre Bariloche falando sobre a opção de viajar para Bariloche no verão e não poderia deixar de reforçar isso, aqui.

Curiosidades sobre Bariloche: passeio e atividades nos lagos durante o verão

A cidade pode ser visitada durante todo o ano, oferecendo uma lista de atrações como escaladas, passeios de barco, caiaque, trilhas pelas montanhas, cavalgadas e outras atividades ideais para quando não há neve.

Quer internet boa em Buenos Aires? Conheça o chip virtual da Airalo, com o melhor custo-benefício, mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Clique e use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

13. Infraestrutura de ponta para o turismo

Entre 1935 e 1940, inúmeras melhorias na infraestrutura urbana foram concluídas para dar à área um caráter arquitetônico único na região, estimulando o aumento do turismo.

De lá para cá, os investimentos, e o retorno dele, se mantiveram, e a região montou uma estrutura que oferece diferentes opções para se hospedar

Existem alternativas variadas, desde hotéis de nível internacional, até hospedarias, chalés, hostels, campings e albergues de montanha.

Inclusive, uma das opções mais sofisticadas e emblemáticas da cidade, o Hotel Llao Llao, foi criado pelo mesmo arquiteto do Banco Nacional de Buenos Aires e era o dono do lugar.

Lembre-se de fazer sua reserva com segurança usando o Booking. Compare os preços dos hotéis e faça uma escolha mais inteligente.

14. Região de belos lagos 

Os lagos Nahuel e Moreno são uma das marcas registradas de Bariloche, e neles é possível realizar atividades de barco, como pesca recreativa, especialmente, no verão!

Curiosidades sobre Bariloche
Curiosidades sobre Bariloche: além de passeios de barco nos lagos, faça trilhas para ter uma vista única

15. Atividades ao livre

As atividades ao ar livre também podem ser realizadas durante o inverno, e não incluem apenas esquiar. 

Existem outras atividades como andar a cavalo, andar de trenó, fazer caminhadas, passear de teleférico ou praticar tirolesa.

Mais atividades de aventura podem ser encontradas no Centro de Esqui Nórdico ou Piedras Blancas.

Use o Get Your Guide para contrastar uma das experiências que você deseja viver em Bariloche. O aplicativo é gratuito e oferece dezenas atividades, desde as mais tradicionais até as opções fora do comum.

16. Área do Cerro Otto

O Cerro Otto está a 1.405 metros acima do nível do mar, já o Cerro Tronador, com 3.554 metros, é o mais alto dos arredores de Bariloche, com um total de sete geleiras.

17. Vida noturna agitada

A cidade também é famosa pelas baladas, bares e pubs disponíveis para os turistas. Além disso, possui diversas cervejarias artesanais e está começando a se tornar um polo delas na Argentina. Se você curte, pode conhecer algumas delas. 

18. Capital Nacional do Chocolate na Argentina

Em 2015, Bariloche ganhou o emblema de ‘Capital Nacional do Chocolate na Argentina’, inclusive, uma das curiosidades sobre Bariloche está no fato de que durante a Páscoa há um Festival do Chocolate, na cidade.

Bariloche tem uma grande produção de chocolate artesanal, com inúmeras lojas oferecendo o produto.

19. Gastronomia em alta

Na gastronomia local, você vai encontrar muitos queijos e carnes fumadas, além de carne de animais de caça, massas, assados, vinhos, trutas, chocolate e curanto, um prazo feito com mariscos, carnes, batatas, legumes e outros ingredientes preparados e aquecidos em um buraco no chão.

Conhecer alguns restaurantes por lá também é uma ótima pedida para completar sua viagem!

20. População multiplica com turistas

Atualmente, a cidade tem uma população de cerca de 150.000 habitantes, que multiplica com a chegada dos estrangeiros, afinal, a região recebe cerca de 200 mil turistas na alta temporada.

21. Visitas ilustres internacionais

É claro que muitas pessoas ilustres de todo o mundo já visitaram a cidade, entre elas, em 2016, o então presidente norte-americano Barack Obama visitou Bariloche durante uma passagem à Argentina, como parte de seu roteiro pela América Latina.

Seu roteiro vai ter muitas paradas e trocas de transporte? Conheça o Omio e encontre as passagens mais baratas de avião, trem, ônibus e carro. Use a ferramenta também para gerenciar seus tickets em um único lugar.

22. O lago Nahuel Huapi também tem seu monstro

A região também tem suas lendas e histórias, em especial a do monstro do lago Nahuel Huapi. Ela é semelhante a do Lago Ness, na Escócia, mas aqui o monstro se chama “Nahuelito”. 

Segundo a história, no lago vive uma criatura desconhecida que alguns acreditam ser um “plesiossauro”, um animal da era dos dinossauros. “El Nahuelito” teria nascido como uma lenda dos povos nativos, transmitida oralmente pelos Mapuches e Tehuelches, as tribos da Patagônia.

Na década de 1920, a história do Nahuelito ficou tão famosa que foram organizadas expedições científicas com especialistas nacionais e internacionais para verificar a existência de tal criatura. Embora essa confirmação nunca tenha acontecido.

23. Clima

Seguindo as curiosidades sobre Bariloche, vale a pena dizer que a cidade possui uma baixa frequência das tempestades e ouvir trovões é uma raridade.

Segundo especialistas, as condições meteorológicas não dão a energia necessária para o desenvolvimento de tempestades.

24. Atrações culturais

Se você está montando o seu roteiro por Bariloche, algumas das atrações culturais que podem chamar a sua atenção incluem:

  • Museu da Patagônia;
  • Galeria de Arte;
  • Museu do Chocolate;
  • Museu Geológico Rosendo Pascual;
  • Museu Paleontológico;
  • Museu dos Antigos Colonos e teatros.

25. Relação com o Perito Moreno

O famoso Dr. Francisco P. Moreno, perito argentino em topografia, percorreu exaustivamente a região de Bariloche, e em suas descrições ele destacou que Bariloche reunia o conjunto mais interessante de belezas naturais que ele tinha observado, até então, na Patagônia.

Mas, quem é esse? Talvez você não tenha juntado o nome à pessoa, mas esse é o homem homenageado no famoso glaciar Perito Moreno, localizado ainda mais ao sul da Argentina.

O especialista se associou a comunidades indígenas, interveio nas disputas pelas demarcações e, como agradecimento, ganhou terras. 

Em um gesto histórico, doou estas terras em 1903 para a criação do primeiro parque nacional da Argentina.

Também foi um dos personagens importantes na promoção da atividade turística em Bariloche.

Em 1919, Moreno morreu aos 67 anos e, até hoje, seus restos mortais descansam na ilha Centinela, no lago Nahuel Huapi, a poucos metros da costa de Bariloche.

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Preencha o formulário online e, em até 3 minutos, a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não. Além disso, vai te ajudar em todo o processo.

Com essas curiosidades sobre Bariloche você está pronto para encarar a aventura de conhecer uma das cidades mais queridinhas da América do Sul. 

Conte comigo para te ajudar em todos os momentos da organização da sua viagem! Aproveite nosso artigo, “30 curiosidades sobre a Argentina para fugir do óbvio ao montar seu roteiro”. E se você, assim como eu, é um fã da América do Sul e quer conhecer mais cidades por aqui, te convido a conhecer um guia completo para uma viagem perfeita, por duas regiões pelas quais me apaixonei:

No vídeo abaixo, explico como funciona o guia. Em breve teremos um especial para incluir as curiosidades sobre Bariloche e nosso roteiro completo por lá!