Buenos Aires, a vibrante capital da Argentina, é uma cidade vibrante e rica em história e cultura. Uma das cidades mais visitadas por brasileiros do mundo, é inegável o nosso interesse pela capital desse país vizinho, que tem tantas semelhanças com a gente. Por isso, conhecer as curiosidades sobre Buenos Aires, é um passo para comprar uma passagem e fazer as malas!

Entre essas semelhanças, talvez você não saiba, mas a Argentina também enfrentou uma ditadura militar, contada em muitos filmes, sendo o mais recente, “1985”, que concorreu ao Oscar 2022. 

Sem dúvida, se você quer saber mais sobre a história da cidade e do país como um todo, essa é uma excelente opção de filme, e conta a história do primeiro julgamento de um tribunal civil contra militares. Ao final, cinco militares foram condenados.

Para entender um pouco sobre a razão do filme ter como nome um ano “1985”, assista a reels abaixo.

Mas, agora, vamos seguir com as curiosidades sobre Buenos Aires, conhecida por sua arquitetura deslumbrante, bairros boêmios e uma gastronomia forte.

25 curiosidades sobre Buenos Aires para conhecer antes em embarcar

Algumas das principais curiosidades sobre Buenos Aires são:

  1. Queridinha dos brasileiros
  2. Berço do tango
  3. Quem nasce em Buenos Aires é portenho.
  4. A moeda local é o Peso Argentino 
  5. Uma cidade com bairros cheios de personalidade
  6. A “Paris da América do Sul”.
  7. Labirinto escondido por 155 anos
  8. Endereço da avenida mais larga do mundo
  9. Aqui o Papa já trabalhou em boate
  10. Uma cidade de leitores
  11. Livraria de 239 anos
  12. O autor do Pequeno Príncipe já morou aqui
  13. Prédio dedicado à Divina Comédia
  14. Estátua da Mafalda é um clássico
  15. Uma gastronomia de primeira
  16. Casa Mínima
  17. Dois edifícios formam a Casa Rosada
  18. Obelisco com CEP próprio
  19. Cassino flutuante
  20. O primeiro metrô da América Latina foi construído aqui
  21. A cidade com maior número de estádios do mundo
  22. Até cemitério é ponto turístico
  23. Um dos maiores jardins japoneses do mundo 
  24. Casa de muitos e muitos pets
  25. Encontre um chalé sobre um edifício

Continue lendo e entenda detalhes de cada uma dessas curiosidades sobre Buenos Aires.

Use o Booking para encontrar as melhores opções de hospedagens em Buenos Aires. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades. Faça sua reserva com a máxima economia e segurança!

1. Queridinha dos brasileiros

Esse é um dos destinos preferidos dos brasileiros, recebendo cerca de 500 mil turistas do Brasil por ano. 

Existem muitas razões para isso, como a proximidade e os custos mais acessíveis. Entretanto, as razões vão muito além, afinal, Buenos Aires oferece uma ampla riqueza  cultural. 

A capital argentina combina a elegância da arquitetura neoclássica e art déco com bairros boêmios e vibrantes como San Telmo e Palermo.

Os brasileiros são atraídos pela oportunidade de explorar a história da cidade, com suas avenidas largas como a 9 de Julio, e por visitar ícones culturais como o Teatro Cólon, além de vivenciar o autêntico tango argentino

2. Berço do tango

Buenos Aires é considerada o berço do tango, um gênero musical que é parte da identidade da cidade (e patrimônio da UNESCO).

Inclusive, não é preciso ir a uma casa de shows para ver apresentações. O bairro de San Telmo, por exemplo, é particularmente famoso por suas apresentações de tango nas ruas, principalmente na Praça Dorrego e seus arredores.

San Telmo é o endereço da feira de rua mais famosa da Argentina, que se estende por 9 quarteirões. Você encontra produtos de antiguidades a lembrancinhas da sua viagem, além de comida, bebida e atrações culturais.  

O tango nasceu no final do século XIX nas áreas marginalizadas da cidade, como os bairros de San Telmo e La Boca, onde imigrantes europeus, afrodescendentes e trabalhadores locais se misturavam em cortiços e bares. 

Por falar em La Boca, você sabe porque o Caminito, um dos pontos turísticos da cidade é tão famoso? Bora entender mais detalhes!

Mas, voltando ao tango, com o tempo, ele deixou de ser apenas uma expressão de um grupo específico e passou a representar a alma de Buenos Aires.

A cidade oferece inúmeras casas de tango, como o famoso Café Tortoni e o El Viejo Almacén. 

Isso sem contar que a cidade recebe eventos como o Campeonato Mundial de Tango e o Festival Internacional de Tango de Buenos Aires.

No app do Get Your Guide você encontra as melhores experiências em Buenos Aires e em toda a Argentina, incluindo shows de tango, ingressos para museus, visitas à vinicolas e mais. Acesse, faça a sua pesquisa e contrate as suas experiências favoritas

3. Quem nasce em Buenos Aires é portenho

Quem nasce em Buenos Aires é chamado de “portenho”, mas por quê?

O termo vem da palavra “porto”, referindo-se à importância histórica e econômica do porto da cidade. 

Isso pode ser uma surpresa para muita gente que não sabia que Buenos Aires se desenvolveu como uma cidade portuária estratégica durante a colonização espanhola, sendo a principal porta de entrada e saída para o comércio no Rio da Prata

Esse vínculo com o porto foi tão forte que os habitantes da cidade ficaram conhecidos como “porteños”, o que significa, literalmente, pessoas ligadas ao porto.

4. A moeda local é o Peso Argentino 

Entre as curiosidades sobre Buenos Aires é fundamental para qualquer viajante saber que a moeda local é o Peso Argentino. Atualmente, um peso argentino equivale a 0,18 centavos de Real. 

Uma das coisas que mais confundem turistas que visitam a Argentina é escolher a melhor opção de câmbio, pensando nisso, criei um vídeo que te explica certinho as alternativas e como fazer a sua escolha. Tudo de forma bem simples. Vale a pena assistir.

5. Uma cidade com bairros cheios de personalidade

Uma das maiores curiosidades sobre Buenos Aires é a personalidade de cada bairro. 

Entre os mais conhecidos está o La Boca, um bairro portuário com muita história, onde muitos imigrantes viviam, e também local onde fica o famoso estádio La Bombonera, sede do Boca Juniors, um dos clubes de futebol mais populares da Argentina.

Inclusive, você sabe porque as cores do Boca Juniors são azul e amarelo? Então, confira a explicação!

Além do La Boca, outros bairros também são muito famosos, como o San Telmo, Puerto Madero, Palermo e Villa Real são lugares muito conhecidos.

Enquanto Palermo é um bairro gigantesco, sendo o maior de Buenos Aires, e cobrindo uma extensão de 15,9 quilômetros quadrados, com uma população que ultrapassa os 225 mil habitantes. 

O bairro de Vila Real se destaca como o menor em território, abrangendo apenas 1,2 quilômetros quadrados.

Seguindo a temática de bairros em Buenos Aires, Puerto Madero faz uma homenagem às mulheres, com todas as suas ruas possuindo nome de importantes mulheres argentinas.

Curiosidade sobre Buenos Aires bônus: em nenhum dos 48 bairros de Buenos Aires há mais homens que mulheres.

6. A “Paris da América do Sul”.

É comum ouvir que Buenos Aires é a Paris da América do Sul, devido ao estilo da cidade, devido sua arquitetura e influência de imigrantes europeus.

Inclusive, uma das curiosidades sobre Buenos Aires é o fato da cidade ter o dedo do arquiteto Gustave Eiffel, responsável pelo projeto da Torre Eiffel em Paris. O arquiteto também projetou um prédio na capital argentina, o Club Museum, localizado em San Telmo, na Calle Peru 535.

Quer internet boa em Buenos Aires? Conheça o chip virtual da Airalo, com o melhor custo-benfício, mais pratico, rápido e uma qualdiade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

7. Labirinto escondido por 155 anos

El Zanjón de Granados é um dos sítios históricos mais fascinantes de Buenos Aires, localizado no bairro de San Telmo. 

Trata-se de um complexo arqueológico e arquitetônico descoberto em 1985, mas construído em 1830! Ou seja, ele só foi encontrado mais de 150 anos após a sua construção. 

O local funciona como um conjunto de túneis, canais de drenagem e galerias, por isso, é chamado também de labirintos subterrâneos e é uma das grandes curiosidades sobre Buenos Aries. 

Segundo estudiosas, os túneis datam do século XVIII e foram construídos para desviar as águas do arroio Granados, um dos muitos córregos que existiam na área. 

El Zanjón era parte da infraestrutura que ajudava a controlar as inundações em Buenos Aires, antes que a cidade tivesse um sistema de esgoto moderno.

8. Endereço da avenida mais larga do mundo

Buenos Aires é dona da avenida mais larga do mundo, a 9 de Julho, com incríveis 140 metros de largura. A avenida é o endereço do obelisco, um dos pontos turísticos mais importantes da capital. 

9. Obelisco com CEP próprio

E já que citamos o obelisco, você sabia que, mesmo estando no centro da Praça da República, ele possui seu próprio endereço e CEP? Pois é! Anota aí!

Endereço: Av. 9 de Julio s/n, C1043 Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina

10. Aqui o Papa já trabalhou em boate

Acredite ou não, uma boate em Buenos Aires já foi local de trabalho de uma ilustre personalidade argentina: Jorge Mario Bergogliom, mais conhecido como Papa Francisco. o/

11. Uma cidade de leitores

É a cidade com maior número de bibliotecas por habitantes do mundo! 

Em 2014, o World Cities Culture Forum comprovou que a cidade tinha 25 livrarias para cada 10 mil habitantes, com uma proporção de uma livraria para cada 250 habitantes na região central.

Buenos Aires também tem 26 bibliotecas públicas, que contam com 317.583 exemplares!

12. Livraria de 239 anos

Seguindo as curiosidades sobre Buenos Aires em relação à sua ligação com a literatura, não é possível esquecer de citar a possui uma livraria que está em funcionamento desde 1785, a Librería de Ávila.

Ela é a livraria mais antiga da cidade e uma das mais antigas do mundo, com 237 anos e em pleno funcionamento. 

Endereço da Librería de Ávila: Adolfo Alsina 500, C1087AAF Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina

13. O autor do Pequeno Príncipe já morou aqui

Antoine de Saint Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, morou em Buenos Aires, no edifício da Galeria Guemes, na Florida nº165, edifício este que foi o primeiro arranha-céu da cidade.

Atualmente, é um dos edifícios mais famosos da capital. 

14. Prédio dedicado à Divina Comédia

Buenos Aires possui um edifício inspirado na obra Divina Comédia, de Dante Alighieri: o  Palácio Barolo que começou a ser construído em 1919. 

Seus idealizadores o construíram como forma de homenagem, possuindo uma torre de 22 andares (mesma quantidade de estrofes dos versos do livro).

O edifício é dividido em três partes, Inferno, Purgatório e Céu e com 100 metros de altura (o mesmo número de cantos que a obra possui).

15. Estátua da Mafalda é um clássico

A Estátua da Mafalda, localizada no tradicional bairro de San Telmo, é uma homenagem à icônica personagem criada pelo cartunista argentino Quino, que nasceu em Buenos Aires. 

Inaugurada em 2009, a estátua de Mafalda sentada em um banco na esquina das ruas Chile e Defensa rapidamente se tornou um ponto turístico bombado. rs

16. Uma gastronomia de primeira

A gastronomia de Buenos Aires é uma rica fusão de influências europeias, especialmente espanholas e italianas, com ingredientes e tradições locais. 

A carne é o protagonista indiscutível da culinária portenha, com as parrillas, que funcionam como um tipo de churrasco, sendo um dos elementos mais tradicionais.

A capital é também conhecida por suas empanadas, pastéis recheados com carne, frango ou queijo, e pelas massas e pizzas de influência italiana, que são parte integrante da mesa argentina.

Aqui estão alguns dos pratos mais típicos de Buenos Aires:

  • Asado: Churrasco argentino, com diversos cortes de carne grelhada, como bife de chorizo, costela e morcilla.
  • Empanadas: Pastéis recheados, geralmente com carne, frango ou queijo, assados ou fritos.
  • Milanesa: Filé empanado, normalmente servido com batatas fritas ou purê de batata.
  • Provoleta: Queijo provolone grelhado, servido como entrada nas parrillas.
  • Choripán: Sanduíche de linguiça grelhada (chorizo), acompanhado de chimichurri.

Para a sobremesa deixe espaço para o doce de leite e alfajores.

Seu roteiro vai ter muitas paradas e trocas de transporte? Conheça o Omio e encontre as passagens mais baratas de avião, trem, ônibus e carro. Use a ferramenta também para gerenciar seus tickets em um único lugar.

17. Visite a Casa Mínima

A menor e mais estreita residência de Buenos Aires possui apenas 2,5 metros de largura e 13 de profundidade. Possui uma fachada simples e é conhecida como Casa Mínima.

 Isso mesmo que você leu, 2,5m de largura.

Ela ocupa um espaço extremamente estreito entre dois edifícios maiores (com tamanho normal, mas que perto dela parecem gigantescos! rs).

Existem algumas histórias curiosas por trás da Casa Mínima.

A primeira delas diz que o edifício foi construído no final do século XIX, quando os impostos eram calculados conforme a largura das frentes dos edifícios. Ou seja, quanto mais estreita a casa fosse, menos imposto pagaria.

Os proprietários teriam aproveitado a regra para construir uma casa estreita e alta! rs

18. Dois edifícios formam a Casa Rosada

A Casa Rosada, sede do governo da Argentina, foi originalmente formada pela fusão de dois edifícios diferentes

No final do século XIX, o Palácio dos Correios e o Forte de Buenos Aires foram unificados em uma única construção. 

O presidente argentino Domingo Faustino Sarmiento foi o responsável por essa transformação, além de ter ordenado a pintura rosada característica do edifício.

Entre as teorias sobre a cor escolhida, a mais aceita indica que o tom de rosa simboliza a união entre os partidos políticos da época: o vermelho dos federais e o branco dos unitários.

Dessa forma, a Casa Rosada se tornou um dos edifícios mais emblemáticos da Argentina.

19. É possível testar a sorte (ou azar) no Cassino flutuante

A cidade possui um cassino flutuante, que fica em um luxuoso navio atracado em Puerto Madero, que recebe este mesmo nome: Cassino Puerto Madero.

20. O primeiro metrô da América Latina foi construído aqui

O primeiro metrô da América Latina está em Buenos Aires, mais especificamente a sua linha A. Inaugurado em 1 de dezembro de 1913.

21. A cidade com maior número de estádios do mundo

A paixão dos argentinos por futebol está marcada também em Buenos Aires, que ostenta o título de cidade com maior número de estádios de futebol do mundo, com 18 no total.

22. Até cemitério é ponto turístico

Um ponto turístico um tanto quanto diferente, e uma das grandes curiosidades sobre Buenos Aires, é o famoso Cemitério da Recoleta. Um lugar repleto de túmulos grandiosos e local de descanso de diversas personalidades famosas, incluindo Eva Perón.

O Cemitério da Recoleta foi inaugurado em 1822, foi projetado pelo arquiteto francês Prosper Catelin, o cemitério é conhecido por sua impressionante arquitetura, com túmulos e mausoléus elaborados, muitos deles construídos em estilos neoclássico, gótico e art déco

23. Um dos maiores jardins japoneses do mundo 

Um dos maiores jardins japoneses fora do Japão fica em Buenos Aires. Construído no Parque Três de Fevereiro, no Bairro de Palermo no ano de 1967.

Foi construído para a visita do então imperador do Japão, Akihito e sua esposa Michiko, que estiveram na cidade no mesmo ano da inauguração do espaço.

A intenção da visita era estreitar os laços entre o Japão e a Argentina, e o mesmo objetivo esteve ligado à construção desse espaço.

Em 1977, o jardim foi redesenhado sob a direção do engenheiro paisagista Yasuo Inomata.

O local tem muitas referências da cultura japonesa que estão em nosso imaginário, como pontes vermelhas, lagos, muitas espécies de plantas e mais.

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Preencha o formulário online e, em até 3 minutos, a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não. Além disso, vai te ajudar em todo o processo.

24. Casa de muitos e muitos pets

Se você gosta de animais de estimação, vai ficar feliz em saber que Buenos Aires é uma das cidades com maior número de pets por pessoa do mundo.

25. Encontre um chalé sobre um edifício

Para encerrar a nossa lista de curiosidades sobre Buenos Aires, aí vai mais uma dica para quem pretende visitar a cidade. 

A capital abriga uma inesperada e curiosa construção que chama a atenção de moradores e turistas: um chalé localizado no topo de um edifício

Conhecido como “El Chalet”, a casa foi construída no início do século XX no telhado de um edifício de seis andares na Avenida Rivadavia, uma das mais movimentadas da cidade.

O chalé foi erguido pelo proprietário do prédio, Rafael Díaz, um imigrante espanhol que desejava criar um refúgio no centro urbano de Buenos Aires.

Com sua estrutura de madeira e telhado inclinado, típico das casas de montanha, o chalé contrasta com a paisagem urbana ao seu redor. 

E, aí, curtiu conhecer essas curiosidades sobre Buenos Aires? Sem dúvidas estamos falando de uma das cidades mais badaladas da América do Sul e, por que não, do mundo!

Espero ter despertado em você aquela vontade irresistível de comprar uma passagem e viajar! 

Conte comigo para te ajudar! Aproveite nosso artigo, “30 curiosidades sobre a Argentina para fugir do óbvio ao montar seu roteiro”. E se você, assim como eu, é um fã da América do Sul e quer conhecer mais cidades por aqui, te convido a conhecer um guia completo para uma viagem perfeita, por duas regiões pelas quais me apaixonei:

No vídeo abaixo, explico como funciona o guia. Em breve teremos um especial para incluir as curiosidades sobre Buenos Aires e nosso roteiro completo.