El Calafate é uma charmosa cidade localizada na região da Patagônia Argentina e a porta de entrada para o impressionante Parque Nacional Los Glaciares, onde fica o mundialmente conhecido glaciar Perito Moreno. Entretanto, essa é apenas uma das curiosidades sobre El Calafate. 

Afinal, com sua paisagem de tirar o fôlego, a cidade oferece aos visitantes uma experiência única de proximidade com a natureza selvagem e gelada dos Andes e da Patagônia Argentina.

Desde a origem do seu nome até fenômenos naturais como a “ruptura” do glaciar, a cidade tem uma história rica e detalhes surpreendentes que cativam todos que a visitam.

Então, se você quer conhecer mais sobre a região, ou se está com viagem marcada para um dos lugares mais impressionantes da América do Sul, não pode perder as 17 curiosidades sobre El Calafate que listei abaixo. 

Com elas, você vai tornar a sua viagem para te ajudar a se preparar para a sua viagem e torná-la ainda mais completa e especial. 

17 curiosidades sobre El Calafate para conhecer antes de embarcar rumo à Patagônia Argentina

Na lista de curiosidades sobre El Calafate estão:

  1. Capital dos Glaciares
  2. Parque Nacional Los Glaciares
  3. Terceira maior massa de gelo do mundo
  4. Cordilheira dos Andes e Patagônia
  5. O lar do Perito Moreno
  6. “Descoberta’ do glaciar
  7. Origem do nome Perito Moreno
  8. Desprendimentos de gelo
  9. Origem do nome El Calafate
  10. Pequena população
  11. Dezenas de atividades ao ar livre
  12. Glaciarium
  13. O maior lago da Argentina
  14. Últimas décadas de crescimento
  15. Aeroporto internacional
  16. Fiesta Nacional del Lago
  17. Culinária patagônia

Capital dos Glaciares

Iniciando a nossa lista de curiosidades sobre El Calafate não podemos deixar de citar o fato de a cidade ser conhecida como a “Capital dos Glaciares”, por sua proximidade ao famoso Parque Nacional Los Glaciares, que abriga o Glaciar Perito Moreno e muitos outros. 

Por aqui, você encontra hotéis, restaurantes, agências de turismo e uma infraestrutura completa para explorar a região. 

Para encontrar o hotel ideal para a sua viagem à El Calafate experimente o Booking e compare as opções de hospedagens. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981, e cobre uma área de aproximadamente 600.000 hectares por onde se estendem os glaciares Marconi, Viedma, Moyano, Uppsala, Agassiz, Bolado, Onelli, Peineta, Spegazzini, Mayo, Ameghino, Perito Moreno e Frias, todos pertencentes à bacia do Atlântico.

Entre essas geleiras, três se destacam como as mais conhecidas: Perito Moreno, Glaciar Upsala e Glaciar Spegazzini.

Há também vários outros glaciares com características diferentes, mas igualmente marcantes. 

O Spegazzini, por exemplo, tem uma parede de desprendimento que varia entre 80 e 130 metros de altura, sendo assim a maior do parque. 

Já o Glaciar Upsala não fica muito atrás, já que é considerado o terceiro maior da América do Sul.

Seja para comprar ingressos para atrações como uma visita ao Perito Moreno ou viver experiências como degustação de pratos e vinhos, show de tango, visitas a vinícolas e muito mais, use o Get Your Guide! O aplicativo é gratuito e oferece dezenas de experiências por toda a Argentina, com segurança e tranquilidade. Confira agora mesmo!

Leia também: 30 curiosidades sobre a Argentina para fugir do óbvio ao montar seu roteiro

Terceira maior massa de gelo do mundo

A região de gelo do sul da Patagônia, onde fica El Calafate, é a terceira maior massa de gelo do mundo.

Cordilheira dos Andes e Patagônia

Além de fazer parte da Patagônia Argentina, El Calafate faz parte da Cordilheira dos Andes, com paisagens esculpidas ao longo de milhões de anos por glaciares e erosões.

Vai fazer uma viagem que combina diversas cidades? Então, minha dica é que você use a Omio para encontrar as passagens mais baratas de avião, trem, ônibus e carro. Use a ferramenta também para gerenciar seus tickets em um único lugar.

O lar do Perito Moreno

A principal atração de El Calafate é o Glaciar Perito Moreno, uma das maiores e mais acessíveis geleiras do mundo, com uma idade de aproximadamente 18 mil anos!!!

O Glaciar Perito Moreno conta com impressionantes 5 km de largura, contudo, uma das curiosidades sobre El Calafate está no fato de ser apenas uma das 48 geleiras no campo de gelo da Patagônia.

Leia também: Curiosidades sobre Bariloche: 25 fatos sobre a história, tradições e atrações da queridinha dos brasileiros

“Descoberta’ do glaciar

Em 1879, o Glaciar Perito Moreno foi avistado pela primeira vez pelo capitão inglês da Marinha chilena Juan Tomás Rogers, dando-lhe o nome do Diretor do Gabinete Hidrográfico da Marinha do Chile “Francisco Gormaz”, por patrocinar a expedição.

Origem do nome Perito Moreno

Em 1899, o nome foi alterado para homenagear Francisco Moreno, conhecido como “Perito Moreno”, um importante explorador, cientista e geógrafo argentino do século XIX e início do século XX.

Desprendimentos de gelo

O espetáculo natural da “ruptura” do Glaciar Perito Moreno, quando partes da geleira caem no lago, ocorre de tempos em tempos e pode ser visto com facilidade pelos turistas. 

Essas quedas não são devido ao aquecimento global, mas a outros fenômenos de movimentação e contato da água com a geleira.

Inclusive, mesmo com o desprendimento do gelo, fenômeno famoso da região, inclusive facilmente observado por turistas, o Glaciar Perito Moreno é uma das poucas geleiras no mundo que está em constante avanço, ao contrário da maioria que está recuando devido às mudanças climáticas.

O Glaciar Perito Moreno às vezes forma pontes de gelo sobre o Lago Argentino, que eventualmente também desabam em um fenômeno impressionante.

Origem do nome El Calafate

El Calafate recebeu este nome de um arbusto típico da região, o calafate, cujos frutos são pequenos, semelhantes a mirtilos, e dizem que quem os come sempre voltará à Patagônia.

Contudo, antes de chamar El Calafate, os índios aonikenks, os primeiros habitantes da região, chamavam a cidade de Kehek Aike, que em sua língua nativa significava “Paradeiro que é depósito de bens e artefatos humanos”.

O nome El Calafate surgiu apenas no século XX, em referência ao arbusto calafate-da-patagônia, uma planta comum na área, amplamente utilizada na produção de licores.

Leia também: 25 curiosidades sobre Buenos Aires para conhecer antes de viajar

Pequena população 

Apesar de sua fama internacional, El Calafate tem uma população relativamente pequena, com cerca de 20.000 habitantes.

Dezenas de atividades ao ar livre

Mesmo com temperaturas baixas e tempo seco, El Calafate é conhecida por oferecer atividades ao ar livre como trekking, passeios de barco e observação da vida selvagem.

Glaciarium

O Glaciarium é um museu dedicado aos glaciares, sendo uma das principais atrações culturais da cidade, oferecendo exposições interativas sobre a formação e a importância dessas formações de gelo.

O maior lago da Argentina

A cidade está localizada às margens do Lago Argentino, o maior lago da Argentina, com águas de um azul impressionante devido ao degelo das montanhas.

Últimas décadas de crescimento

Até a década de 1990, El Calafate era um vilarejo isolado, mas sua popularidade como destino turístico cresceu exponencialmente nas últimas décadas.

Quer internet boa na Argentina? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e oferece uma qualidade absurda. Recomendo demais a Airalo! Clique aqui para ter o seu chip virtual. Basta escolher o país, a quantidade de internet e fazer o pagamento.

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Aeroporto internacional

El Calafate possui um aeroporto internacional que facilita o acesso a turistas de todas as partes do mundo, impulsionando ainda mais o turismo na região.

Fiesta Nacional del Lago

A cidade celebra a Fiesta Nacional del Lago, um festival anual com música, danças e competições esportivas em homenagem ao Lago Argentino.

Há apenas 8 km de El Calafate, você pode visitar o Punta Walichu, um sítio arqueológico localizado às margens do Lago Argentino, conhecido pelas pinturas rupestres encontradas lá, feitas pelos povos Tehuelche entre 3.000 e 4.000 anos atrás

Durante a visita, é possível ver as antigas expressões artísticas Tehuelche, que incluem figuras humanas, pegadas de animais e mãos pintadas em positivo e negativo, em pequenos paredões e grutas de arenito

Culinária patagônia

Chegando ao fim das curiosidades sobre El Calafate, é impossível não citar a gastronomia local.

Afinal, uma das formas de conhecer a culinária patagônica é visitando as diversas estâncias da região que, geralmente, são mantidas por famílias tradicionais da região.

Vou aproveitar que este é o assunto para indicar um vídeo do nosso canal, em outro país da América do Sul: Peru!

Quando estive em Cusco, visitei mais de 20 restaurantes e fiz a minha lista dos 5 melhores. Para conferir, você só precisa dar play!

Se você é um fã da América do Sul e quer conhecer mais cidades por aqui, te convido a conhecer um guia completo para uma viagem perfeita, por duas regiões pelas quais me apaixonei:

Em breve lançaremos um guia completo por El Calafate e a Patagônia Argentina!

No vídeo abaixo, explico como funciona o guia. Em breve teremos um especial para incluir as curiosidades sobre a Argentina e nosso roteiro completo.