Bem-vindo! Este roteiro de 4 dias em Bariloche foi cuidadosamente criado a partir da minha experiência com a cidade, que foi incrível! 

Antes de embarcar, em 2024, fiz muitas pesquisas, na internet, com amigos, em vídeos, filmes e livros. 

Com isso, tomei uma decisão polêmica: viajar para Bariloche no verão!

E foi SENSACIONAL! 

Pude aproveitar muitos lugares que ficam fechados no inverno e conheço mais sobre a história da cidade e da patagônia. Foi, realmente, incrível. 

É essa experiência que venho compartilhar com você, com um roteiro de 4 dias em Bariloche, que divide dia a dia o que fazer para aproveitar ao máximo, a sua estada por aqui. 

Mas, antes, dê uma olhadinha geral em como foram os meus dias no verão da Argentina!

Roteiro de 4 dias em Bariloche: guia dia a dia

Um roteiro de 4 dias em Bariloche inclui:

  1. Rota dos 7 lagos
  2. Bahía Manzano
  3. Mirador Lago Nahuel Huapi
  4. Inalco (suposta casa de Hitler em Bariloche)
  5. Lago Espejo
  6. Villa La Angostura
  7. Circuito Chico
  8. Centro cívico
  9. Colonia Suiza | Colônia Suíça
  10. Punto Panorámico
  11. Cerro Campanário
  12. Cervejaria Patagonia
  13. Tour – Presença nazista em Bariloche
  14. Tour – Caiaque no Lago Nahuel Huapi
  15. Passeio de lancha
  16. Ilha Huemul (Ilha nazista)
  17. Tour nas cervejarias

Quer mais detalhes sobre seu roteiro de 4 dias em Bariloche? Acesse nosso guia completo Descubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum”, por R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98*, e tenha acesso a:

  • Lista de lugares que fui e outros locais que não visitei, mas que podem te interessar;
  • História e curiosidades de cada monumento, para que você tenha uma base de conhecimento legal, que torne sua viagem ainda mais rica;
  • Avaliações sinceras sobre o que achei de cada local e o que de fato vale a pena visitar (e o que é pega turista);
  • Dica de agência de turismo confiável, segura que oferece os melhores tours;
  • Mapas para otimizar cada um dos seus dias;
  • Lista de restaurantes (e indicações dos meus lugares preferidos);
  • Sugestões de experiências;
  • Preço, valor do ingresso, horários de funcionamento, endereços de cada local;
  • Roteiro de 8 dias em Bariloche SUPER DETALHADO para você aproveitar o melhor da Argentina: do clássico ao fora do comum e mais. 

O material é super completo e você ainda passa a fazer parte de um grupo exclusivo no Telegram para tirar dúvidas comigo, antes da viagem. 

No vídeo abaixo eu explico tudo o que você vai encontrar no guia e como ele funciona! Vale a pena assistir e tirar suas dúvidas sobre o material.

Roteiro de 4 dias em Bariloche: Dia 1

Rota dos 7 lagos

Um dos passeios mais famosos de Bariloche, e que pode ser melhor aproveitado no verão, é a Rota dos 7 Lagos que, como você pode imaginar, inclui a visita a sete lagos:

  1. Lago Chico
  2. Espejo Grande
  3. Correntoso
  4. Escondido
  5. Falkner
  6. Villarino
  7. Machónico

Além dos lagos oficiais, no caminho, você verá outros, totalizando 11!

E, sim, fica um pouco repetitivo ao longo do dia, por isso, indico que você faça como nós: visite dois ou três lagos

Muita gente, por exemplo, coloca como item obrigatório dessa experiência o Lago Correntoso e a Ponte do Lago Correntoso. Então, fica a sugestão!

A melhor forma de fazer esse trajeto, na minha opinião, é alugar um carro e fazer o caminho por conta própria. Pode ficar tranquilo que está tudo muito bem sinalizado

Também existem passeios com agências de turismo, mas você acaba dependendo do ritmo de grupo, o que pode limitar a sua experiência. 

Outra opção é contratar um tour privado, foi o que fizemos, porque precisávamos gravar vídeos para o nosso canal no Youtube, então não seria possível dirigir e gravar. Contudo, essa alternativa é a mais cara!

Saindo de Bariloche até San Martín de los Andes, onde a rota dos 7 lagos acaba, são cerca de 3 horas de estrada. Entretanto, você pode gastar muito mais tempo parando para admirar os lagos e mirantes da estrada. 

Bahía Manzano

Bahía Manzano é uma área localizada próxima a Villa La Angostura e faz parte do famoso Lago Nahuel Huapi. O ponto alto aqui é a paisagem, que é linda. Uma combinação de águas cristalinas, florestas e montanhas.

A ideia aqui é relaxar e curtir os hotéis, além disso, é possível praticar atividades como caiaque e outros esportes aquáticos.

Já no inverno, a Bahía Manzano é muito usada como suporte e hospedagem para quem visita o Cerro Bayo, uma estação de esqui popular em Villa La Angostura. 

Inclusive o local oferece suas próprias opções de esportes de neve aos hóspedes.

Uma das alternativas mais interessantes para quem vai se hospedar por aqui é o Manzano Resort, porque realmente é muito bonito e você pode aproveitar para relaxar e curtir a infraestrutura do hotel.

Contudo, não é necessário se hospedar na região para conhecer a baía. 

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em hotéis pelo mundo todo, incluindo Bariloche! Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

Mirador do Lago Nahuel Huapi

O mirador é um local em meio a uma trilha, que permite que você tenha uma visão privilegiada do Lago Nahuel Huapi, o maior e principal lago de Bariloche e da Patagônia Norte.

Além de lindo, a história do lago é cercada de lendas, entre elas, a que ele seja o lar de uma gigante criatura chamada Nahuelito, bem no estilo Monstro do Lago Ness da América Latina! o/

Sem dúvidas, o mirante oferece uma bela vista, como você pode ver pela foto abaixo, mas não acredito que o deslocamento vale a pena se você quiser apenas a foto. 

A dica é vir com mais calma para apreciar a paisagem, relaxar, tomar um café ou mate, ficar de boa no local ou até fazer algumas das trilhas. Aí, sim, este é um lugar que você deve inserir em seu roteiro de 4 dias em Bariloche.

Roteiro de 4 dias em Bariloche

Estância Inalco

Ao longo do meu roteiro de 8 dias em Bariloche (sim, fiquei oito dias por aqui), dediquei parte deles à história da relação da região com o final da Segunda Guerra Mundial, especialmente, nas histórias relacionadas à vinda de nazistas de alta patente para cá. 

Entre os pontos que visitei, e que são famosos sobre o tema, está a Estância Inalco, que  fica na Villa La Angostura, às margens do Lago Nahuel Huapi.

A Estância Inalco tem sido objeto de diversas teorias conspiratórias e lendas urbanas, e alguns relatos sugerem que Adolf Hitler e Eva Braun teriam fugido da Alemanha e se refugiado na propriedade após a guerra

Inclusive, existem pessoas que disseram ter trabalhado na casa para Eva, no passado.

Nada disso nunca foi confirmado, mas ainda assim a propriedade começou a chamar a atenção como um local de interesse histórico e especulações interessantes.

Parte dessas “lendas” são relatadas no documentário “Grey Wolf: The Escape of Adolf Hitler”, que sugere que Hitler e Eva Braun teriam fugido da Alemanha e se escondido na Estância Inalco. É interessante assistir, mas novamente, nenhuma dessas teorias foram comprovadas.

Atualmente, o local é um espaço privado e existem placas informando ser proibido entrar. Logo, a visita só vale a pena se você se interessa muito pelo contexto histórico.

No guia Descubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum”, ofereço algumas alternativas às sugestões apresentadas neste roteiro de 4 dias em Bariloche, assim, você aproveita a facilidade do guia completo, com a opção de personalizá-lo, conforme suas atrações preferidas.
Roteiro de 4 dias em Bariloche

Lago Espejo

O Lago Espejo é um dos lagos mais lindos da famosa Rota dos Sete Lagos. Localizado entre Villa La Angostura e San Martín de los Andes, sendo parte do Parque Nacional Nahuel Huapi, possui uma área de 44 km² e estende-se quase até a fronteira com o Chile.

Seu leito é alimentado por riachos de água do derretimento das montanhas presentes nas áreas ao redor, e, ao mesmo tempo, suas margens alternam praias de areia vulcânica e áreas rochosas íngremes.

Suas águas são calmas e cristalinas e, em dias sem vento, as águas refletem perfeitamente as montanhas e o céu.

> O lago é dividido em duas partes: Lago Espejo Grande e Lago Espejo Chico.

Roteiro de 4 dias em Bariloche

Villa La Angostura

A cidadezinha é super charmosa e tem a vibe de cidade de serra, localizada nas margens do Lago Nahuel Huapi, no sopé da Cordilheira dos Andes.

Conhecida como o “Jardim da Patagônia”, foi fundada oficialmente em 1932, com os primeiros colonos de origem alemã

A cidade é conhecida por sua arquitetura, com construções em pedra e madeira que seguem um estilo clássico dos alpes, e essa característica é tão marcante que levou a criação de um decreto local, determinando que todas as edificações devem ser feitas com esses materiais e não podem ser altas, preservando assim o charme característico da região.

Bem próximo à vila estão outras atrações que você pode incluir em seu roteiro de 4 dias em Bariloche:

  • Parque Nacional Nahuel Huapi
  • Bosque de Arrayanes
  • Cerro Bayo

Vale ainda dizer que o centro da cidade abriga diversos restaurantes, chocolaterias e lojas de artesanato local, bem como atividades diversas, entre elas:

  • Pesca esportiva nos lagos da região
  • Ciclismo e mountain bike
  • Passeios de barco pelo Lago Nahuel Huapi
  • Caminhadas e trekking em diversas trilhas

O trajeto de Bariloche até Villa la Angostura é de apenas 1h10 e pode ser realizado de carro ou em ônibus que saem diariamente da rodoviária de Bariloche. Entretanto, para mim vale a pena mesclar até a hospedagem de alguns dias em Bariloche e alguns dias aqui.

Roteiro de 4 dias em Bariloche

Roteiro de 4 dias em Bariloche: Dia 2

Circuito Chico

O Circuito Chico é um caminho litorâneo, que acompanha as margens do Lago Nahuel Huapi, ideal para ver as incríveis paisagens da região patagônica.

Junto com a Rota dos 7 Lagos, este é um dos passeios mais tradicionais da região, logo, é difícil não incluí-lo em um roteiro de 4 dias em Bariloche.

Mais uma vez, é possível alugar um carro e fazer o trajeto, ao mesmo tempo em que  existem várias excursões em grupo, oferecidas pelas agências de viagem.

Quer encontrar os melhores passeios para o seu roteiro de 8 dias em Bariloche, com segurança e sem esforço? Acesse o GetYourGuide e facilite a contratação de passeios, transfers e mais. A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.

Ao longo do circuito existem paradas em locais estratégicos, entre eles:

  • Playa Bonita
  • Cerro Campanário
  • Punto Panorámico
  • Hotel Llao Llao
  • Capela San Eduardo

Todo o caminho pode ser realizado em cerca de 4 horas, mas esse tempo varia de acordo com o tempo gasto em cada atração do circuito. 

Centro cívico

O Centro Cívico de Bariloche fica no final da Rua Mitre, a principal via comercial da cidade. 

Inaugurado em 1940, é um conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Ernesto de Estrada e declarado Monumento Histórico Nacional em 1987.

Todo o centro cívico foi construído com madeira e pedra extraída do Monte Carbón, com a uma arquitetura de influência européia.

Seu ponto alto, entretanto, está na vista deslumbrante para o Lago Nahuel Huapi.

Essa parte do centro de Bariloche é super charmosa e aconchegante. Aqui você também encontra as principais lojas e restaurantes da cidade.

Roteiro de 4 dias em Bariloche

Colonia Suiza | Colônia Suíça

A Colonia Suiza, ou Colônia Suíça, fica a aproximadamente 25 km de Bariloche, e foi fundada no final do século XIX por imigrantes suíços, que inicialmente se instalaram no Chile e posteriormente migraram para a região de Bariloche. 

Com isso, esta pequena vila preserva muito da cultura e tradições do país europeu, mas integra também tradições chilenas.

A  Colonia Suiza oferece diversas atrações para os visitantes, entre elas:

  1. Arquitetura Alpina: As construções mantêm o estilo característico das regiões montanhosas da Europa.
  2. Museu Histórico La Montaña: Oferece uma visão fascinante da história da colônia e dos primeiros colonos.
  3. Capela San Eduardo: Uma charmosa igreja de madeira que serve como marco histórico.
  4. Feira de Artesanato: Realizada às quartas e domingos, é um passeio imperdível com barracas de produtos locais.

Já a culinária é um dos principais atrativos da Colonia Suiza, com um destaque especial para o Curanto, um prato tradicional em que os ingredientes são cozidos no chão de terra com plantas e pedras.

É um show à parte você estar no local e acompanhar o processo desde o começo, quando eles vão montando tudo, até horas depois quando a comida está pronta.

Enquanto isso você pode caminhar, comprar alguns artesanatos, aproveitar a natureza e depois se deliciar com uma das melhores comidas da região.

Atenção que o Curanto só tem dia de quarta e domingo e começa super cedo: 9h.

Punto Panorámico

O Punto Panorâmico é um mirante com um restaurante onde você pode almoçar, jantar ou tomar café apreciando uma paisagem panorâmica, em 180 graus, dos lagos e dos picos nevados de Bariloche. O acesso é gratuito e você só paga se consumir algo no restaurante. 

O Punto Panorâmico fica muito perto da Colônia Suíça, logo, acho que vale demais passar aqui também. 

Cerro Campanário 

O Cerro Campanário oferece uma das paisagens mais bonitas, não só de Bariloche, como dos quase 30 países que visitei! <3

Localizado a aproximadamente 17 km do Centro Cívico de Bariloche, na Avenida Ezequiel Bustillo, e também faz parte do Circuito Chico.

Em uma altitude de 1.050 metros acima do nível do mar, é possível acessá-lo por teleférico ou por uma trilha a pé (com duração de 30 minutos). Com o teleférico a duração é de apenas 7 minutos, e você terá uma vista de tirar o fôlego. 

Do topo do Cerro Campanário, você poderá ver:

  • Lagos Nahuel Huapi e Moreno
  • Lagoa El Trébol
  • Península San Pedro
  • Ilha Victoria
  • Cerros Otto, López, Goye, Bellavista, Catedral e Capilla
  • Hotel Llao Llao
  • Colônia Suíça

dois mirantes no topo que permitem uma vista completa da região, além de uma confeitaria com uma das vistas mais incríveis do mundo!

Além disso, durante o verão e a primavera, é possível visitar o Jardim Botânico.

Cervejaria Patagonia

Bariloche tem uma grande tradição cervejeira e o tour por aqui inclui a Cervejaria Patagônia, que nasceu em Buenos Aires, mas em 2016 chegou à região. 

Localizada no quilômetro 24,7 da Ruta 77, no famoso Circuito Chico, tem uma vista panorâmica dos lagos Moreno e Nahuel Huapi, além de um ambiente rústico e um beer garden muito aconchegante.

Entretanto, ela não está entre as minhas opções favoritas da cidade, mas por ser uma das mais famosas na região, inclui no seu roteiro de 4 dias em Bariloche. 

Para conhecer as minhas cervejas preferidas, você vai precisar chegar ao último dia deste roteiro! Então, bora lá!

Roteiro de 4 dias em Bariloche

Roteiro de 4 dias em Bariloche: Dia 3

Tour – Presença nazista em Bariloche

Como eu disse logo no início deste roteiro de 4 dias em Bariloche, eu cheguei aqui muito interessado em conhecer mais sobre a relação entre Bariloche e o final da Segunda Guerra Mundial. 

Por isso, contratei um passeio temático pelo Get Your Guide, e super recomendo, caso você goste de história.

Caminhamos por lugares e ouvimos muitas histórias sobre a vinda de comandantes do exército alemão por aqui e foi realmente interessante. 

Para se preparar para a viagem, e entender mais o contexto histórico, indico que leia o livro, “Nazi Bariloche: Historic sites related to Nacional Socialism”. 

Também vale ressaltar que Bariloche tem forte influência alemã e outras nacionalidades européias e isso não quer dizer que todos eram nazistas ou que concordavam com o regime.

Tour – Caiaque no Lago Nahuel Huapi

Eu gosto muito de passeios de caiaque e acho que são uma excelente forma de entrar em contato com a natureza e ter uma visão da cidade, de um ângulo completamente diferente. 

E os lagos de Bariloche são fantásticos e uns dos mais lindos que já vi na vida, o que uniu o útil ao agradável!

Mais uma vez, fechei o passeio no Get Your Guide, então fica a dica para você também buscar as suas experiências no aplicativo! 

Prova do meu amor por passeios de caiaque, é a constante presença deste tipo de passeio em minhas viagens. Abaixo, você vê um reels em que estou no meio do Bósforo, em Istambul, curtindo o pôr do sol em um caiaque!

Roteiro de 4 dias em Bariloche: Dia 4

Passeio de lancha

Fechamos o último dia do nosso roteiro de 4 dias em Bariloche com um passeio de lancha pelo Lago Nahuel Huapi.

Nosso foco era chegar à Ilha Huemul, por isso, passamos pouco tempo fazendo o passeio de lancha tradicional. Contudo, você pode contratar passeios para conhecer outras ilhas, mergulhar e curtir as águas do lago, de uma maneira super especial. 

Sem dúvidas, independente do tipo de tour que você deseja fazer, vale a pena incluir a lancha em seu roteiro de 4 dias em Bariloche.

Quer internet boa na Argentina? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. 

Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.

Buy eSIMs for international travel – Airalo

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Ilha Huemul (Ilha nazista)

A Ilha Huemul é uma das ilhas localizadas no Lago Nahuel Huapi, e foi palco do chamado “Projeto Huemul”, em que o governo argentino de Juan Perón convidou Ronald Richter, um cientista austríaco famoso por desenvolver um acelerador de partículas para os nazistas, para ir à Argentina trabalhar em energia de fusão. Richter recebeu milhões de pesos e a estrutura da Ilha Huemul, para prosseguir seu trabalho que se revelou fraudulento e o projeto foi encerrado em 1952.

Mais uma vez, a dica aqui vale para caso você goste de história, política e curiosidades “secretas” dos lugares que visita.

O ambiente é pesado e você chega a se sentir um pouco mal com mensagens e destruição que vai encontrando ao longo da ilha.

Roteiro de 4 dias em Bariloche
Se você não curte esse tipo de passeio, não se preocupe, porque existem dezenas de alternativas que você pode incluir e substituir em seu roteiro de 4 dias em Bariloche. E é claro que eu te ajudo!

No guiaDescubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum”, você encontra não apenas os passeios que eu fiz durante meus dias aqui, mas opções que não visitei, mas que são super famosas e bem avaliadas na região. 
Assim, você pode usar minhas informações e o planejamento que já está pronto, ao mesmo tempo que personaliza todo o seu roteiro
Tudo por apenas, por apenas R$99 ou 12x R$9,98”. 

Tour – Pubcrawl

Para encerrar um roteiro de 4 dias em Bariloche, que tal uma cervejinha?

Para fazer uma visita às cervejarias da cidade, constratomo um tour, mas você pode fazer o mesmo roteiro sem agência. 

Uma dica, neste caso, é entrar em contato com as cervejarias antes, para saber de elas permitem que você visite as áreas de produção, por exemplo, ou se possuem algum tipo de tour próprio. 

No passeio que eu fiz, visitamos  três cervejarias: Berlina, Gilbert e Patagônia.

Em cada uma delas, visitei os locais de produção das cervejas, escutei curiosidades sobre o processo de fabricação e a história das cervejarias, além, é claro, de degustar cervejas deliciosas! 

Além dessas três cervejarias, ao longo dos meus dias na cidade visitei outras, especialmente na hora do almoço ou jantar.

As minhas cervejarias preferidas por lá foram:

  1. Wesley
  2. Gilbert
  3. Blest
  4. Berlina
  5. Manush
  6. Patagônia

Encerramos então nosso roteiro de 4 dias em Bariloche com chave de ouro e espero que você já esteja com as malas prontas para embarcar nessa viagem!

Conheça nosso No guiaDescubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum” e tenha acesso a um planejamento de viagem pronto por apenas R$99 ou 12x R$9,98. 

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.