Montar um roteiro de 4 dias em El Calafate inclui muito planejamento, organização e, claro, a difícil escolha entre várias atividades que você pode fazer nessa região da Patagônia Argentina.

Em 2024, fiz minha viagem para El Calafate e me apaixonei. Meu roteiro foi de 6 dias, mas eu enxuguei aqui e ali e consegui montar uma sugestão que funciona muito bem para quem vai ficar apenas 4 dias e compartilhei detalhes abaixo! 

Ah, antes, quero te convidar para assistir ao vídeo com todas as experiências que vivemos em El Calafate e o que achamos de cada uma delas! Demos uma nota de 0 a 10 e destacamos o que foi mais SURREAL na nossa opinião!

Mas n[os não temos só um vídeo em El Calafate, mas sim DOIS! Cada um com um tipo de experiência bem diferente do outro.

No vídeo abaixo, você vai me ver cair do cavalo, aprender a fazer mate com um gaúcho, tomar café em uma praia privada e acordar de frente para o Perito Moreno. Isso e muito mais, você encontra no vídeo a seguir!

Para entender em detalhes porque essa hospedagem é tão especial, leia também nosso artigo;Tudo sobre o Pristine Camps em El Calafate: NÃO viaje sem ler! A sua viagem à Patagônia Argentina começa aqui!”. 

Roteiro de 4 dias em El Calafate: o que fazer dia a dia

Um roteiro de 4 dias em El Calafate inclui: 

  1. Passeio de Barco pelo Perito Moreno
  2. Visita às passarelas do Perito Moreno
  3. Passeio de caiaque no Lago Argentino
  4. Mini Trekking no Perito Moreno
  5. Glaciarium
  6. Bar de Gelo
  7. Visita ao centro de El Calafate

Essas foram atrações que visitei e que acredito serem ideias para um roteiro de 4 dias em El Calafate, que inclui atividades tradicionais e algumas experiências fora do comum, para tornar a sua viagem única e ainda mais especial. 

Entretanto, você também pode editar este roteiro e torná-lo ainda mais personalizável, e para encontrar as melhores opções para isso, te convido a conhecer o guia “DESCUBRA A MAGIA DE EL CALAFATE”. Nele, reuni TUDO sobre minha viagem, e por R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98* você terá acesso a:

  • Lista de lugares que fui e outros locais que não visitei, mas que podem te interessar;
  • História e curiosidades de cada monumento, para que você tenha uma base de conhecimento legal, que torne sua viagem ainda mais rica;
  • Avaliações sinceras sobre o que achei de cada local e o que de fato vale a pena visitar (e o que é pega turista);
  • Dica de agência de turismo confiável, segura que oferece os melhores tours;
  • Mapas para otimizar cada um dos seus dias;
  • Lista de restaurantes (e indicações dos meus lugares preferidos);
  • Sugestões de experiências;
  • Preço, valor do ingresso, horários de funcionamento, endereços de cada local;
  • Roteiro completo de 6 dias em El Calafate para você aproveitar o melhor da Patagônia Argentina: do clássico ao fora do comum e mais. 

O material é super completo e você ainda passa a fazer parte de um grupo exclusivo no Telegram para tirar dúvidas comigo, antes da viagem. 

Mas, agora, vamos ao nosso roteiro de 4 dias em El Calafate, com uma sugestão de como dividir as atrações, dia a dia.

Dia 1 em El Calafate

Passeio de Barco pelo Perito Moreno

Uma das formas mais incríveis de admirar o Perito Moreno é fazer um passeio de barco que, geralmente, dura cerca de 1 hora. Para embarcar, você precisa acessar o  Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 para proteção da região. 

Sem dúvida, a geleira mais conhecida do parque é o Perito Moreno, e essa fama faz jus à impressionante muralha que se ergue na nossa frente! 

Roteiro de 4 dias em El Calafate

O glaciar, com mais de 18 mil anos, provavelmente surgiu ainda durante a última Era do Gelo da Terra! É surreal pensar que você está diante de algo que está a tanto tempo aqui na Terra. 

Mas, voltando ao passeio, ao embarcar você vai navegar no Lago Argentino e poderá ver de perto as paredes de gelo que chegam a até 70 metros de altura.

Os guias seguem explicando sobre a geleira, sua formação, o movimento dos glaciares, a história do Perito Moreno e curiosidades sobre o Parque Nacional Los Glaciares.

Além disso, é possível ver o desmoronamento de grandes blocos de gelo. Vale a pena dizer que esse desmoronamento em específico não é causado pelo aquecimento global, mas pelo movimento e contato de gelo e água. É um fenômeno normal na natureza. 

O passeio pode ser combinado com outras atividades, como a visita às passarelas panorâmicas da Península de Magallanes.

Visita às passarelas do Perito Moreno

É quase impossível montar um roteiro de 4 dias em El Calafate e não incluir essa atração!

Visitar as passarelas do Perito Moreno é uma das experiências mais icônicas e imperdíveis para quem explora a Patagônia Argentina.

As passarelas oferecem uma vista espetacular do glaciar. Inclusive, a partir delas é possível ver o fenômeno natural do calving, que é o nome dado quando grandes blocos de gelo se desprendem da geleira e caem no Lago Argentino, produzindo um som estrondoso e criando ondas no lago.

As passarelas são seguras e estão divididas em vários níveis e circuitos, totalizando aproximadamente 5 km de caminhos, incluindo rampas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e cinco mirantes principais, localizados em diferentes alturas e distâncias, para que você tenha experiências diferentes ao observar o glaciar. 

A visita às passarelas do Perito Moreno pode ser feita em poucas horas ou durar um dia inteiro, dependendo do interesse e do ritmo de cada um.

O ideal é reservar pelo menos 2 a 3 horas para explorar os diferentes níveis e pontos de observação e, claro, tirar fotos.

Fique atento! Dependendo do passeio de barco que você contratar, você terá acesso às passarelas.

Leia também: Roteiro de 5 dias em El Calafate: tudo o que você precisa AQUI!

Dia 2 em El Calafate

Mini Trekking no Perito Moreno

Caminhar sobre o Perito Moreno: essa é a proposta do mini trekking!

O passeio começa no Parque Nacional (que é o ponto de encontro para quase todos os passeios feitos por aqui).

Lá, os guias vão equipar seus sapatos com crampons, que são tipos de garras, que aumentam a segurança sobre o gelo e permitem que você caminhe na geleira. 

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Entretanto, é fundamental que você vá com um sapato próprio para trekking, ok? Isso não é disponibilizado pelos guias. Além disso, é proibido o uso de botas de borracha, botas de esqui ou salto alto.

Antes de começarmos a caminhada, recebemos as instruções de segurança e de como caminhar sobre o gelo com segurança. Além disso, durante todo o trajeto, você terá companhia de guias.

Mesmo com todos os cuidados necessários, o Mini Trekking é uma atividade segura mesmo para iniciantes, com rotas cuidadosamente planejadas pelos guias para evitar áreas de risco ou desmoronamento de gelo. Por isso, você pode incluí-la tranquilamente em seu roteiro de 4 dias em El Calafate.

Dicas sobre o vestuário

São recomendadas roupas confortáveis e quentes, jaqueta impermeável ou corta-vento, calçados esportivos com amarração ou botas de trekking. Use também óculos de sol, protetor solar, luvas, boné para sol ou gorro para o frio.

Uma das formas mais fáceis de contratar seus passeios e experiências em El Calafate é usando o aplicativo do GetYourGuide. Usando o app você tem acesso a diversas experiências, pode escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de viagem e fazer o pagamento com segurança.

A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.

Dia 3 em El Calafate

Caiaque no Lago Argentino

O passeio de caiaque é a forma mais íntima e próxima de apreciar o glaciar, por isso, se você puder, eu recomendo fortemente que viva essa emoção. 

Somos eu a Anna (minha esposa) em um caiaque e o guia em outro. Além disso, tinha outro guia em uma lancha acompanhando o passeio e pronto para qualquer emergência. Mas, a verdade, é que foi tudo super tranquilo.

Além disso, é uma maneira fora do comum de visitar a região, permitindo observar os detalhes das fendas e das cores que variam do branco ao azul profundo.

O passeio acontece dentro do Parque Nacional, no Lago Argentino, que fica abaixo da geleira.

As águas do lago são super tranquilas e o passeio é indicado para todo mundo, mesmo para quem não tem experiência. 

O único ponto a observar é que é necessário remar por cerca de uma hora e meia, então tem que ter um certo preparo nos braços! rs Outra informação relevante é que a idade mínima é geralmente de 12 anos.

Em relação às roupas e equipamentos, todos estão inclusos no pacote de passeio que fechamos, no seu caso, vale a pena conferir com a agência que contratar para fazer o passeio para não ter surpresas. 

Se você quer conhecer mais sobre El Calafate antes de embarcar nesta aventura, acesse nosso artigo especial: 17 Curiosidades sobre El Calafate: leia antes de embarcar rumo à capital dos Glaciares.

Dia 4 em El Calafate

Glaciarium + Bar de Gelo

No último dia do roteiro de 4 dias em El Calafate, vamos ver a parte teórica de tudo o que vimos pessoalmente!

O Glaciarium é um museu das geleiras, e seu objetivo é resumir profissionais e estudiosos que dedicam suas vidas ao tema, além de educar os visitantes sobre as características das geleiras, sua formação, dinâmica e o impacto das mudanças climáticas sobre elas.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

A exposição permanente aborda a importância dos glaciares para o equilíbrio climático global e o impacto das mudanças climáticas sobre eles, além de reunir fotografias, maquetes, peças e informações sobre as geleiras.

Além disso, o local tem um cinema 3D, em que são exibidos documentários sobre os glaciares e a paisagem da Patagônia, salas temáticas, focadas em diferentes aspectos dos glaciares e da geologia da região e uma área de simulação de fenda glaciar.

Resumindo, o local é gigante, mega completo, interativo e conta muito bem a história não só dos glaciares, mas do Perito Moreno, de El Calafate etc.

Se você não curte museus e nem bar de gelo, não vai perder nada se não vier.

Já se você gosta de história, curiosidades e quer entender melhor tudo que visitou ou vai visitar em Calafate, o museu é algo excepcional.

Bar de Gelo

Ainda dentro do Glaciarium, tem o Bar de Gelo que é um bar feito de gelo! rs

Todo o ambiente é mantido a uma temperatura de -10°C, e você pode beber drinks e bebidas típicas da região.

Ao entrar eles te oferecem um casaco para que você fique mais confortável.

E o bar de gelo pode ser um excelente complemento para beber um calafate e cumprir a profecia de quem bebe ou come calafate volta a cidade!

Quer internet boa na Argentina? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.

Compre o eSIMs for international travel – Airalo

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Centro de El calafate

Durante o seu roteiro de 4 dias em El Calafate, é provável que você passe algumas vezes pelo centro de El Calafate e até se hospede por lá. 

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em hotéis pelo mundo todo, incluindo El Calafate! Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

De maneira geral, o centrinho tem a cara de uma cidade de montanha, com ruas charmosas, restaurantes interessantes, bares e agências de turismo.

Super pequeno e aconchegante, vai ainda encontrar lojas de artesanato, produtos típicos como lã de ovelha, mate e chocolates artesanais. 

Além disso, restaurantes que servem pratos patagônicos, como cordeiro assado e trutas. Na parte da noite, bares e cervejarias artesanais são ótimas opções para relaxar. 

Em nossos dias por aqui, visitamos alguns restaurantes e bares, e falamos sobre eles no guia Descubra a Magia de El Calafate – do clássico ao fora do comum”.

Este é um material completo, em que você vai encontrar TUDO o que precisa. Com um único material você vai viver a viagem dos seus sonhos, por apenas , por apenas R$99 ou 12x R$9,98”. 

No vídeo abaixo eu explico tudo o que você vai encontrar no guia e como ele funciona! Vale a pena assistir e tirar suas dúvidas sobre o material.

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.