Um roteiro de 6 dias em Bariloche … no VERÃO! Sim, essa é a ideia deste artigo para você que está começando a planejar as suas férias, mas quer sair da mesmice dos roteiros prontos!
Mas, antes de te sugerir um roteiro como este, é claro que eu precisava fazer o roteiro para ver se realmente valia a pena. E foi exatamente isso que fiz! Se valeu a pena? MUITO!!!
É só assistir ao reels abaixo e continuar lendo nosso guia para entender tudo o que fizemos na região, durante a temporada mais quente do ano, e replicar esse roteiro de 6 dias em Bariloche!
Roteiro de 6 dias em Bariloche: guia dia a dia
Um roteiro de 6 dias em Bariloche inclui:
- Cerro Otto (Piedras Blancas)
- Bunker em Villa Tacul
- Tour – Curiosidades sobre Bariloche
- Rota dos 7 lagos
- Bahía Manzano
- Mirador Lago Nahuel Huapi
- Inalco (suposta casa de Hitler em Bariloche)
- Lago Espejo
- Villa La Angostura
- Circuito Chico
- Centro cívico
- Colonia Suiza | Colônia Suíça
- Punto Panorámico
- Cerro Campanário
- Cervejaria Patagonia
- Tour – Presença nazista em Bariloche
- Tour – Caiaque no Lago Nahuel Huapi
- Passeio de lancha
- Ilha Huemul (Ilha nazista)
- Tour – Pubcrawl
Quer mais detalhes sobre seu roteiro de 6 dias em Bariloche? Acesse nosso guia completo “Descubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum”, por R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98*, e tenha acesso a:
- Lista de lugares que fui e outros locais que não visitei, mas que podem te interessar;
- História e curiosidades de cada monumento, para que você tenha uma base de conhecimento legal, que torne sua viagem ainda mais rica;
- Avaliações sinceras sobre o que achei de cada local e o que de fato vale a pena visitar (e o que é pega turista);
- Dica de agência de turismo confiável, segura que oferece os melhores tours;
- Mapas para otimizar cada um dos seus dias;
- Lista de restaurantes (e indicações dos meus lugares preferidos);
- Sugestões de experiências;
- Preço, valor do ingresso, horários de funcionamento, endereços de cada local;
- Roteiro de 8 dias em Bariloche SUPER DETALHADO para você aproveitar o melhor da Argentina: do clássico ao fora do comum e mais.
O material é super completo e você ainda passa a fazer parte de um grupo exclusivo no Telegram para tirar dúvidas comigo, antes da viagem.
No vídeo abaixo eu explico tudo o que você vai encontrar no guia e como ele funciona! Vale a pena assistir e tirar suas dúvidas sobre o material.
Dia 1: Explorando as alturas e os mistérios de Bariloche
Cerro Otto (Piedras Blancas)
O Cerro Otto é o local ideal para iniciar um roteiro de 6 dias em Bariloche, porque, além de ser um endereço clássico para quem visita a região, também permite que você tenha uma visão de Bariloche, do alto.
Comece subindo o teleférico para chegar aos 1.405 metros de altitude com facilidade e aproveitar ao máximo a famosa confeitaria giratória, a única do país, que gira 360°, para que você tenha uma visão especial da cidade.
Como iniciamos este artigo falando, visitamos a cidade no verão, logo, não tinha neve, mas no inverno, o Cerro Otto é uma das paradas mais famosas da Bariloche, porque garante a diversão na neve, seja para esquiadores ou não, incluindo opções de práticas de esportes como snowboard, esqui e até esquibunda.
Outras atrações do Cerro Otto incluem:
- Deck Panorâmico
- Galeria de Arte do Cerro Otto
- Otto House Music e Lojas de Fotografia
Bunker em Villa Tacul
O bunker de Villa Tacul fica dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, mas, atualmente, o que resta no local são apenas ruínas do que supostamente teria sido um local de refugio.
O fascínio por este local reside principalmente nas lendas e histórias que o cercam. Entre as teorias mais populares, destaca-se a de que o bunker teria sido construído para abrigar figuras proeminentes do regime nazista que buscaram refúgio na Argentina após a Segunda Guerra Mundial.
Algumas teorias afirmam que o próprio Adolf Hitler teria fugido da Alemanha no pós-guerra, conseguindo abrigo na Argentina, mais especificamente no bunker da Villa Tacul.
Nenhuma dessas histórias foi confirmada, e a versão oficial, até hoje sustentada, é a de que Hitler suicidou na Alemanha, ao final da guerra.
Entretanto, alguns elementos parecem alimentar essas teorias, por exemplo, a própria arquitetura do local, que aparenta ter sido projetada como um posto de observação, com vista para uma das praias do lago, reforçando as suspeitas sobre seu suposto uso secreto.
Se você é fã de história e gosta de locais cheios de mistério, este é um endereço que pode estar em seu roteiro de 6 dias em Bariloche.
Leia também: Curiosidades sobre Bariloche: 25 fatos sobre a história, tradições e atrações da queridinha dos brasileiros
Praia Villa Tacul
A Praia Villa Tacul é uma das joias escondidas de Bariloche, e fica bem às margens do Lago Nahuel Huapi, a aproximadamente 29 km do centro da cidade, no famoso Circuito Chico.
A praia é tranquila, e ideal para fugir das áreas mais movimentadas de Bariloche e desfrutar de um contato mais íntimo com a natureza patagônica.
Eu achei este lugar sensacional, especialmente, porque não tem muita gente e é de uma beleza fora do comum.
Tour – Curiosidades sobre Bariloche
Fiz um walking tour por Bariloche para conhecer mais sobre a história da região. Super indico este tipo de passeio, não só aqui, mas em qualquer lugar do mundo, porque ele te permite ter uma visão geral sobre o local em que você está, a partir da visão e das informações de guiar experientes e que conhecem a região.
Sem dúvida, recomendo incluir este formato de tour para um roteiro de 6 dias em Bariloche porque te ajuda a conhecer a cidade de uma forma leve e dinâmica.
Quer encontrar os melhores passeios para o seu roteiro de 6 dias em Bariloche, com segurança e sem esforço? Acesse o GetYourGuide e facilite a contratação de passeios, transfers e mais. A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.
Dia 2: Rota dos 7 Lagos e arredores
Rota dos 7 lagos
A Rota dos 7 Lagos é outro circuito famoso em Bariloche, e pode ser feito de diversas formas, incluindo carro ou transporte público. A minha sugestão é que você alugue um carro para ter mais liberdade.
O trajeto é bem sinalizado e é um trecho da Rota 40, que corta a Argentina de Norte a Sul.
Além dos lagos oficiais, que são sete, você poderá ver outros, totalizando 11, além de apreciar uma vegetação exuberante, diversas espécies de animais, e uma paisagem super especial.
Também poderá conhecer as cidades pequenas da região, como a Villa La Angostura e San Martín de los Andes (ponto final do trajeto).
Como a rota é grande, em um roteiro de 6 dias em Bariloche, a minha indicação é que você faça de dois a três lagos, como nós. Apesar de cada lago ter suas peculiaridades, você vai ver mais do mesmo.
Muita gente, por exemplo, coloca como item obrigatório dessa experiência o Lago Correntoso e a Ponte do Lago Correntoso. Então, fica a dica!
Mas, se quiser conhecer todos, os oficiais são:
- Lago Chico
- Espejo Grande.
- Correntoso;
- Escondido;
- Falkner;
- Villarino;
- Machónico
Bahía Manzano
A Bahía Manzano também está nas margens do Lago Nahuel Huapi, há cerca de 80 quilômetros ao norte de San Carlos de Bariloche, e recebeu este nome por causa das maçãs que eram cultivadas no local. “Manzano” é um termo derivado de manzanas, ou maçãs.
O grande diferencial do local é a estrutura hoteleira, que oferece conforto e a possibilidade de relaxar na beira do lago, sem grandes preocupações.
Os hotéis e resorts oferecem todo o suporte que você precisa para atividades ao ar livre como caiaque, stand-up paddle, pesca, vela, mergulho, trilhas e trekking.
Entre as opções de hospedagem mais conhecidas, o Manzano Resort oferece uma ampla variedade de serviços e comodidades.
Contudo, não é necessário se hospedar na região para conhecer a baía.
Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em hotéis pelo mundo todo, incluindo Bariloche! Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.
Mirador do Lago Nahuel Huapi
O mirador é um local em meio a uma trilha usada para que você possa ter uma vista espetacular do Lago Nahuel Huapi, que possui 557 km² de área, localizados 700 metros acima do nível do mar, e é o maior e principal lago de Bariloche e da Patagônia Norte.
O Lago Nahuel Huapi era originalmente ocupado pelos índios Mapuche, e segundo a lenda da tribo, no lago existe uma gigante criatura chamada Nahuelito, bem no estilo Monstro do Lago Ness.
Inalco
A Estância Inalco é mais um dos lugares de Bariloche que tem relação com a Segunda Guerra Mundial.
Como você verá ao longo deste roteiro de 6 dias em Bariloche, existem diversos locais aqui que têm alguma relação com esse momento da história.
Isso acontece porque muitos alemães fugiram para a Argentina com o fim da Segunda Guerra, levantando diversas teorias.
No caso da Estância Inalco, existem rumores de que ela teria servido como esconderijo para Hitler, que teria fugido da Alemanha, ao contrário da história oficial, que indica que o líde nazista tenha cometido suicídio.
Essas teorias nunca foram comprovadas, mas foram amplamente divulgadas em livros e documentários, entre eles, “Grey Wolf: The Escape of Adolf Hitler”, que sugere que Hitler e sua esposa, Eva Braun, teriam fugido da Alemanha e se escondido na Estância Inalco.
Atualmente, o local é um espaço privado e existem placas informando ser proibido entrar no local. Conseguimos observar apenas pelo lado de fora.
A visita só vale a pena se você se interessa muito pelo contexto histórico, caso contrário, não perca tempo parando aqui!
No guia “Descubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum”, ofereço algumas alternativas às sugestões apresentadas neste roteiro de 6 dias em Bariloche, assim, você aproveita a facilidade do guia completo, com a opção de personalizá-lo, conforme suas atrações preferidas. |
Lago Espejo
É um dos lagos da Rota dos 7 Lagos mais visitados no verão pela temperatura de suas águas, que é mais quente que os demais, e também por oferecer uma infraestrutura com churrasqueira e um tipo de loja de conveniência, dando suporte à sua viagem.
O nome “Lago Espejo” faz referência às suas águas cristalinas e à citação feita por Enrique Wolff, um dos engenheiros que participou de uma das expedições para investigar a área fronteiriça da Argentina com o Chile, ao narrar sua visita ao lago, o descreveu “como um espelho”.
É possível acessar o lago e sua praia por uma trilha de 200 m ou curtir o visual do alto dos mirantes que cercam o local. A vista é linda, como você pode ver na imagem abaixo.
Villa La Angostura
O trajeto de Bariloche até Villa la Angostura é de apenas 1h10 e pode ser realizado de carro ou em ônibus que saem diariamente da rodoviária de Bariloche.
A cidadezinha é super charmosa e tem a vibe de cidades de serra, localizada nas margens do Lago Nahuel Huapi, no sopé da Cordilheira dos Andes.
Você pode curtir seu tempo por aqui, passeando pela cidade, ou visitando pontos turísticos importantes como o Cerro Bayo.
Outras atrações incluem passeios de barco, caminhadas e trilhas, ciclismo, pesca e esqui (no inverno).
Nas proximidades, você encontrará o Parque Nacional Los Arrayanes e o Lago Nahuel Huapi, que também podem ser visitados por você.
Dia 3: O clássico Circuito Chico
Circuito Chico
O Circuito Chico é um dos passeios mais tradicionais de Bariloche. É um percurso panorâmico de aproximadamente 65 km que apresenta as deslumbrantes paisagens da região da Patagônia, percorrendo as margens sul do Lago Nahuel Huapi, seguindo principalmente a Avenida Exequiel Bustillo e a Ruta Provincial 77.
Existem diferentes paradas ao longo do percurso, então, anota aí as paradas mais clássicas para incluir em seu roteiro de 6 dias em Bariloche:
- Cerro Campanário,
- Punto Panoramico,
- Capela San Eduardo,
- Hotel Llao Llao,
- Fábrica Rosa Mosqueta.
Centro cívico
O Centro Cívico fica na Rua Mitre, a primeira rua pavimentada da cidade, e atualmente funciona como um centro turístico super charmoso e aconchegante de Bariloche.
Inaugurado em 17 de março de 1940, e declarado Monumento Histórico Nacional em 1987, o local foi construído sob influência das regiões montanhosas da Europa, inclusive, o edifício principal é construído em estilo arquitetônico clássico dos alpes.
Mas, a cereja do bolo é o plano de fundo: a paisagem do Lago Nahuel Huapi, que é incrível!
Aqui você encontra também várias das principais lojas e restaurantes da cidade e uma arquitetura super bonita.
Colonia Suiza | Colônia Suíça
A Colonia Suiza fica a uma distância de apenas 25 km do centro de Bariloche, e foi o primeiro assentamento europeu da região.
Seu nome, “Colonia Suiza” ou “Colônia Suíça” é devido à influência da imigração do país na região, e você pode sentir essa influência em todos os detalhes, desde a arquitetura até a cultura da região.
As tradições chilenas também estão muito presentes, especialmente na gastronomia. Aqui, por exemplo, é possível experimentar o curanto, um prato tradicional preparado no chão de terra com plantas e pedras, introduzido na região pelo Chile à região por Emílio Goye, um dos primeiros habitantes da Colonia Suiza.
Durante meu roteiro de 8 dias em Bariloche pude viver a experiência do Curanto, e foi absurdo! Super recomendo!
Mas, atenção que o Curanto só tem quarta e domingo, e começa super cedo: 9h.
Punto Panorámico
O Punto Panorâmico é um mirante com um restaurante onde você pode almoçar, jantar ou tomar café apreciando uma paisagem panorâmica dos lagos e dos picos nevados de Bariloche.
O mirante oferece uma vista com 180 graus do lago Nahuel Huapi e você pode passear livremente pelo local para encontrar os melhores pontos de observação.
O acesso ao mirante é gratuito, e você só paga se consumir algo no restaurante.
Cerro Campanário
A visita do Cerro Campanário é uma das paisagens mais bonitas dos quase 30 países que visitei!
É absolutamente fenomenal, por isso, minha sugestão é que você venha com tempo para caminhar, apreciar a vista e fazer mini trilhas.
De lá é possível ter uma vista especial de vários locais famosos da região, como os lagos Nahuel Huapi e Moreno, a península San Pedro, a ilha Victoria e muito mais.
Na base do cerro você pode usar o teleférico que vai te levar até o topo dos 1050 metros de altitude. O trajeto é de 640 metros e é percorrido em 7 minutos.
O teleférico também pode ser usado para descer, mas se preferir, faça uma trilha pelo bosque (são cerca de 30 minutos de caminhada).
No topo há uma confeitaria e um Jardim Botânico com diversas espécies de plantas que pode ser visitado na primavera e no verão.
Cervejaria Patagonia
Talvez você não saiba, mas Bariloche tem uma tradição cervejeira forte, com muitas cervejarias produtoras locais e algumas filiais de outras cidades.
Em 2016, a Cervejaria Patagônia, originalmente de Buenos Aires, inaugurou uma microcervejaria em Bariloche, em frente ao Lago Moreno.
Aqui é possível ter acesso a edições especiais das cervejas da marca e viver algumas experiências divertidas, como o tour pela fábrica.
Para ser sincero, a Patagônia não entrou na minha lista de cervejarias preferidas em Bariloche, mas a paisagem é bonita, então, pode valer a pena.
Dia 4
Tour – Presença nazista em Bariloche
Ao longo deste roteiro de 6 dias em Bariloche, você pode ver meu interesse sobre história, não é mesmo, e acredite, tem mais!
Contratei este passeio pelo Get Your Guide e super recomendo, caso goste de história e tenha interesse em conhecer mais sobre a relação dessa região da Argentina com a Segunda Guerra Mundial.
Pode parecer estranho à primeira vista um tour sobre a presença nazista em Bariloche, mas fato é que antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial, o país, especialmente esta região, recebeu vários alemães nazistas, alguns do alto escalão de Hitler.
Tour – Caiaque no Lago Nahuel Huapi
Pra mim, os passeios de caiaque são uma forma incrível de se conectar ainda mais com a natureza e apreciar as paisagens por um outro ângulo. E os lagos de Bariloche são fantásticos e uns dos mais lindos que já vi na vida.
Poder passear pelo principal deles e contemplar a natureza por esse ângulo diferente é mágico.
Mais uma vez, fechei o passeio no Get Your Guide, então fica a dica para você também buscar as suas experiências no aplicativo!
Recentemente, fiz um passeio de caiaque em El Calafate e em Istambul, quando naveguei no Bósforo, durante o pôr do sol! Foi simplesmente surreal!
Enquanto os vídeos em El Calafate e em Bariloche não são publicados, te convido a conhecer mais sobre o meu roteiro em Istambul, assistindo ao vídeo abaixo.
Dia 5: Navegação e mistérios
Passeio de lancha
O nosso passeio de lancha pelo Lago Nahuel Huapi teve como objetivo principal chegar à Ilha Huemul, que também fez parte da nossa caçada histórica sobre sobre informações daa relação do nazismo com Bariloche.
Por isso, passamos pouco tempo fazendo o passeio de lancha tradicional, contudo, existem vários passeios de lancha em que o piloto te leva a pontos panorâmicos para ver as belas paisagens de Bariloche e até tomar banho de lago.
Independente do tipo de tour que você deseja fazer, vale a pena incluir a lancha em seu roteiro de 6 dias em Bariloche.
Quer internet boa na Argentina? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos.
Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.
Buy eSIMs for international travel – Airalo
Ilha Huemul (Ilha nazista)
A Ilha Huemul foi batizada assim em homenagem ao chefe mapuche Güemul, cuja tribo habitava a região.
Atualmente, o local abriga os restos de um laboratório secreto de fusão nuclear, que que cientistas nazistas trabalhavam e ainda é possível encontrar entre as árvores, ruínas do seu passado.
Diferente das histórias sobre o bunker e a estância, aqui existem registros do trabalho dos cientistas.
Em 1949, o então presidente Juan Perón convidou Ronald Richter, um cientista austríaco famoso por desenvolver um acelerador de partículas para os nazistas, para ir à Argentina trabalhar em energia de fusão.
Richter recebeu milhões de pesos e a estrutura da Ilha Huemul, para prosseguir seu trabalho.
Contudo, o trabalho revelou-se fraudulento e o projeto foi encerrado em 1952. Três anos depois, Perón foi deposto e Richter foi preso por fraude.
O complexo científico foi abandonado e, atualmente, a ilha parece cenário de Lost ou The Last of Us.
Tour – Pubcrawl
Como disse acima, a cidade tem uma ampla tradição cervejeira, então, uma das dicas para um roteiro de 6 dias em Bariloche é conhecer algumas delas. Neste tour, passamos por três cervejarias da região: Berlina, Gilbert e Patagônia.
Em cada uma delas, você visita os locais de produção das cervejas, escuta curiosidades sobre o processo de fabricação e a história das cervejarias.
Não dá para esquecer da parte da degustação, que é incrível para quem gosta de cerveja.
Além das três cervejarias, ao longo dos meus dias na cidade visitei outras, especialmente na hora do almoço ou jantar, você pode fazer o mesmo para personalizar o seu roteiro de 6 dias em Bariloche.
As minhas cervejarias preferidas por lá foram:
- Wesley
- Gilbert
- Blest
- Berlina
- Manush
- Patagônia
Para conhecer os melhores restaurantes e as melhores cervejarias e bares de Bariloche, bem como encontrar alternativas de passeios e visitas na cidade, acesse o guia completo “Descubra a Magia de Bariloche – do clássico ao fora do comum”, com um roteiro de 8 dias em Bariloche. Este é um material completo, em que você vai encontrar TUDO o que precisa para fazer a sua viagem, sem se preocupar. Com um único material você encontra um guia de hotéis, restaurantes, passeios, agências, e ainda foge de locais “pega turista”! Tudo por apenas, por apenas R$99 ou 12x R$9,98”. |
Dia 6
Escalada Cerro Ventana
Fechando nosso roteiro de 6 dias em Bariloche, a dica aqui é para quem gosta de aventura e de atividade ao ar livre: uma escalada no Cerro Ventana.
A boa notícia é que o local é MUITO fácil de escalar, ideal para pessoas de qualquer idade, sem experiência e com algum preparo físico.
Os instrutores oferecem todo o suporte, levam todos os equipamentos e cuidam para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
E a vista do topo da escalada é algo fenomenal. E não sei explicar, mas ter essa vista após escalar é mais emocionante do que a vista do Cerro Campanário que peguei um teleférico. Acho que é o sentimento de recompensa!
Espero que você tenha curtido as nossas sugestões para o seu roteiro de 6 dias em Bariloche e que você abra a sua cabeça em relação à data de viagem para a cidade. Como você viu, existe muito mais que neve para ver por aqui!
Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.