Depois da minha viagem ao Cazaquistão, o país se tornou um dos meus lugares favoritos no mundo e eu acredito que o mesmo acontecerá com você quando chegar aqui e começar a conhecer as belezas que este país tem para te oferecer. Mas antes de arrumar as malas, é importante que você conheça as curiosidades do Cazaquistão e entenda mais sobre esse lugar ainda tão inexplorado. 

Curiosidades do Cazaquistão para conhecer antes de embarcar nesta viagem

Vamos começar a apresentar as curiosidades do Cazaquistão com o básico: a localização do Cazaquistão! Afinal, é muito comum que as pessoas não tenham ideia de onde fica o país. 

Aliás, se você está começando a montar o seu roteiro pelo Cazaquistão, vai se deparar com perguntas como: onde fica? O que você vai fazer lá? É seguro?

Então, da próxima vez que você ouvir esse tipo de pergunta, te aconselho a mostrar o vídeo abaixo. Com ele, você não precisará dizer nada e é provável que arrume mais um parceiro (a) de viagem! rs

E se tudo o que você quer agora é começar a planejar a sua viagem para o Cazaquistão, comece pesquisando sua hospedagem, usando o Booking. Com ele você compara dezenas de acomodações, seus preços e serviços, escolhe a que for melhor para você e faz o pagamento com segurança!

O vídeo faz parte do meu canal no YouTube em que compartilho as minhas viagens fora do comum. 

Como você vai ver, ele foge do modelo de vlog e conta muito mais detalhes sobre a cultura e a história dos lugares por onde passamos. 

A minha intenção é compartilhar com você a experiência de visitar cada um dos lugares, com uma visão real e experiências de verdade. 

Mas se você quer um roteiro passo a passo, dia a dia, para visitar o Cazaquistão, recomendo fortemente que compre o meu guiaTRANSFORME SUA VIAGEM AO CAZAQUISTÃO EM UM MOMENTO MÁGICO. Nele você encontrará:

  • um roteiro do que fazer dividido por dia de viagem;
  • mapas com indicações de locais;
  • contatos de guias que vão te ajudar com a comunicação e com os passeios mais incríveis da sua vida;
  • a história e as lendas de cada local que visitei;
  • uma lista de lugares que fui e que não fui para personalizar a sua viagem;
  • minhas análises super sinceras de cada atração e muito mais!

Além disso, no guia, compartilho os links para hotéis e hospedagens em que ficamos. Sim, você só precisa abrir o material e seguir o passo a passo que indicamos para ter uma viagem tranquila e inesquecível.

Ah! Não posso esquecer de dizer que ao comprar o guia com roteiro de 9 dias pelo Cazaquistão você tem acesso a um grupo de apoio no Telegram, para tornar a sua viagem ainda mais fácil e incrível!

Localização e informações geográficas

Voltando às curiosidades do Cazaquistão, vamos falar sobre a localização do país que fica na Ásia Central e faz fronteira com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

Estamos falando de um país com grande extensão territorial, sendo o maior país do mundo sem litoral, com 2.724.900 km². Isso coloca ele na 9ª posição geral entre os maiores países do mundo! 

Contudo, o país é banhado pelo Mar Caspio, que não alcança o oceano, porque é cercado por terra. 

Almaty é a maior cidade do Cazaquistão e foi a capital do país até 1997, ano no qual a capital do país passou a ser Astana, uma cidade bastante moderna e futurista. 

O desenvolvimento da capital continua e os planos para a cidade são ambiciosos, incluindo uma estação de ski artificial que vai do telhado até o piso de um prédio.

Contudo, Almaty ainda é o polo central para os turistas que chegam ao país, e está localizada no sudeste do Cazaquistão. 

Quer encontrar os melhores preços de passagens de avião, trem, ônibus e carro? O Omio é uma ferramenta gratuita que te monstra a comparação dos valores e ainda permite a gestão de todos os seus tickets, em um único lugar.

A cidade fica na base das montanhas Tian Shan, um paraíso natural do local, que oferece uma vista deslumbrante das montanhas do Cáucaso, cobertas de neve, proporcionando um cenário natural espetacular.

Outro local natural incrível do país, e fica bem na fronteira com a China, é o Uzunbulak Canyon se estende por cerca de 150 km ao longo do rio Charyn, ao norte da cordilheira de Tien Shan, com profundidades entre 150 e 300 metros. Essa é mais uma prova da beleza natural do Cazaquistão.

O nascimento do Cazaquistão

O nome “Cazaquistão” deriva do termo turco “kazakh”, que significa “livre” ou “independente”, e refere-se ao povo cazaque, seu maior grupo étnico.

Inclusive, o país abriga uma das maiores diversidades de etnias do mundo, sendo 131 representadas na região.

Sua história é muito rica, com registros arqueológicos que datam da Idade da Pedra!

Além disso, a região do Cáucaso tem uma importância singular na história do mundo, uma vez que a área do atual do país fazia parte do Império Persa e da Horda Dourada dos mongóis antes de ser incorporada à Rússia no século XIX.

Cultura (e gastronomia) cazaque

É impossível falar sobre as curiosidades do Cazaquistão e não dedicar um tempo para a cultura do país.

É claro que a religião está muito atrelada a muitos costumes. Nesse aspecto, 70% da população pratica o islamismo e 26% é cristão.

Além disso, um dos aspectos culturais mais marcantes do país é a sua paixão por andar a cavalo. É comum encontrar fontes que dizem que os cazaques foram a primeira etnia a domesticar os cavalos.

Essa é uma realidade, inclusive na gastronomia, o que pode chocar um pouco, nós que somos brasileiros.

Afinal, a carne de cavalo é uma grande parte da cozinha cazaquistanesa, que também inclui carne de carneiro e outros produtos de origem animal, bem como em pães e massas.

Vale a pena destacar que uma das refeições mais populares daqui é o beshbarmak, que consiste em carne cozida em um caldo com macarrão e batatas.

Quer ver um pouco da minha experiência com a gastronomia do Cazaquistão? Então confere o reels abaixo e me diz nos comentários se você experimentaria essas iguarias! rs

Curiosidades do Cazaquistão e a cultura nômade

O Cazaquistão tem uma longa tradição nômade que remonta séculos atrás

Os nômades cazaques eram conhecidos por sua habilidade em criar gado, incluindo cavalos, ovelhas e camelos, e por sua capacidade de se moverem em busca de pastagens durante as diferentes estações do ano.

Até hoje essa cultura é muito forte por lá e nós tivemos a chance de dormir em um yurt. Não sabe o que é isso? Eu explico!

As yurts são tendas tradicionais dos nômades cazaques. Essas estruturas portáteis são feitas de uma estrutura de madeira coberta por feltro e podem ser montadas e desmontadas rapidamente, o que as torna ideais para um estilo de vida nômade.

A tradição de morar nessas tendas ainda é muito forte, mas a maioria dos nômades evita esse tipo de moradia no inverno. 

Conto mais sobre essas curiosidades do Cazaquistão no vídeo completo do YouTube, que indiquei acima para você e também no reels abaixo. 

Além disso, ao comprar o nosso SUPER ROTEIRO DE 9 DIAS PELO CAZAQUISTÃO, você terá acesso aos detalhes sobre como conseguimos dormir em um destes yurts. Espero de verdade que você também viva essa experiência fora do comum!

Curiosidades do Cazaquistão e a tecnologia

Diferente do que você possa imaginar após ler sobre a ligação entre os nômades e o Cazaquistão, o país tem uma relação muito grande com o desenvolvimento do mundo tecnológico. 

Prova disso é que desde 2018, o Cazaquistão se mantém no primeiro lugar em relação à produção de urânio, seguido pelo Canadá e África do Sul.

Além disso, de acordo com fontes, a nação possui a primeira instalação de lançamento espacial do mundo, construída nos anos de 1950, pela União Soviética

O país ainda é um dos principais produtores de petróleo do mundo, com grandes reservas de petróleo bruto e gás natural.

Quer internet boa em suas viagens? O melhor custo-benfício é a opção de chip virtual da Airalo! Clique aqui, escolha o país, a quantidade de internet que você deseja e faça o pagamento. Não rpecisa se chip físico e nem roaming caro! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Uma natureza exuberante

Os lagos são importantes atrações do Cazaquistão, especialmente da região de Almaty, que abriga locais como o Lago Issyk, um dos destinos naturais mais procurados da região, onde foi encontrado o Tesouro de Issyk, um conjunto de joias do século V a.C

E não é para menos! Tanto a caminhada até o lago como o local em si, é de tirar o fôlego!

Mas tem mais, afinal, por aqui você poderá conhecer o Lago Kaindy, Lago Kolsay, Lago Bestobe, Lago Tekes, Lago Tuzkol e mais!

O Parque Nacional dos Lagos Kolsay (Kolsay Lakes National Park) é um marco da preservação e conservação da natureza da região. São 72% do território sob proteção rigorosa e 13% destinado ao turismo e recreação.

Por isso, a UNESCO incluiu o parque na Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

O Get Your Guide oferece multiplos passeios para os lagos Kolsay , Kaindy e demais. Com o app 100% gratuito, você encontra tickets e experiências em dezenas de países, incluindo o Cazaquistão, com toda a seguraça!

Cazaquistão e o fim da URSS

Durante a Revolução Russa de 1917, o território do Cazaquistão tornou-se parte da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e, em 1936, foi estabelecida a República Socialista Soviética do Cazaquistão.

Hoje a nação é uma antiga república soviética, sendo reconhecida oficialmente como uma república independente.

Essa independência foi declarada com o fim da União Soviética em 1991, e Nursultan Nazarbayev tornou-se o primeiro presidente do país.

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.

E aí? Agora que você conhece as principais curiosidades do Cazaquistão, ficou curioso em conhecer mais sobre esse país ainda pouco explorado pelos brasileiros?

Então, é hora de fazer as malas e comprar as passagens. Por falar nisso, no nosso guia COMPLETO com ROTEIRO DE 9 DIAS PARA O CAZAQUISTÃO tem dicas de como usar milhas para comprar suas passagens e fazer essa viagem inesquecível. 

Além é claro de dicas de hotéis e hospedagens em geral, roteiro para cada dia de viagem, mapas, e ainda:

  • dicas e indicação do guia que fez a viagem com a gente;
  • todos os cuidados importantes para a viagem;
  • hospedagens (incluindo nossa estadia no acampamento em Bozjyra);
  • endereços;
  • horários de funcionamento;
  • links para comprar ingressos;
  • preços das entradas.

Você tem acesso a todas as curiosidades do Cazaquistão e muito mais por apenas R$ 99,99 ou em 12 x de R$ 9,98*. No vídeo abaixo, explico tudo o que você vai encontrar e como usá-lo! 😉