Se você está considerando fazer uma viagem para a Geórgia, precisa mergulhar nas curiosidades sobre Kakheti, cidade localizada no leste da Geórgia, que combina uma rica história, uma cultura vibrante e uma beleza natural impressionante. 

Com vestígios de habitação humana que remontam à Idade da Pedra, Kakheti é um dos lugares mais antigos habitados do mundo e com uma ampla história associada a múltiplas invasões e domínio de diferentes civilizações. 

Curiosidades sobre Kakheti: uma história que começa na Idade da Pedra

Como abrimos este guia, falar das principais curiosidades sobre Kakheti é destacar o fato da cidade estar em uma das regiões habitadas mais antigas que se tem notícia no mundo.

Por aqui, já foram encontrados vestígios de vida humana que indicam a presença de humanos na região há cerca de 3 milhões de anos!

Com isso, a região é espaço para várias pesquisas arqueológicas e etnográficas, atraindo historiadores, arqueólogos e estudiosos de outras áreas.

Uma história turbulenta

A longa história de Kakheti foi marcada por momentos de atrito, guerras e invasões. A região já fez parte da Península Ibérica independente, foi governada pelo Irã e pelos mongóis, sofreu invasões persas, fez parte da Rússia e URSS, foi dominada pelos turcos até, finalmente, tornar-se parte da Geórgia.

Todos esses traços da história podem ser vistos em alguns dos pontos históricos mais famosos da região como as fortalezas de Ujarma e Kornabuji;

Entretanto, de alguns monumentos restam apenas ruínas medievais, enquanto outros foram restaurados e há aqueles que sobreviveram ao tempo e às guerras.

Exatamente por sua história tão conturbada, a mistura da arquitetura traz referências persas, russas e nativas muito marcantes.

Mas, fique tranquilo porque, atualmente, a região vive em paz e é uma boa opção para tornar o seu roteiro pela Geórgia mais rico e completo.

Leia também: 7 melhores destinos para conhecer em 2025: NÃO compre sua passagem antes de ver esta lista!

Etnia, religião e idioma

Mesmo com tantas civilizações passando por aqui, os Kakhetians são um subgrupo etnográfico de georgianos, que se espalharam pela Geórgia, mas que se concentram, principalmente, nesta região do país.

Existem cerca de meio milhão de Kakhetians, que vivem aqui. A grande maioria dos quais fala o dialeto kakhetian.

Já em relação à religião, a grande maioria se identifica como cristãos ortodoxos, assim como grande parte do restante do país. Afinal, a Geórgia é um país de maioria cristã.

Em uma visita a Kakheti é possível encontrar muitos vestígios da difusão cristã no país, com diferentes mosteiros, que surgiram séculos atrás com a chegada dos padres assírios, que vieram espalhar a religião por aqui.

Vale a pena lembrar que a Geórgia foi o segundo país a adotar oficialmente o cristianismo, no mundo. Até hoje, a religião é um elemento importante da cultura local.

Um dos berços do vinho

A história de Kakheti está profundamente ligada à viticultura. A região é considerada um dos berços do vinho, com uma tradição de produção da bebida que remonta a cerca de 8.000 anos

Com tanto tempo na cultura da região, a produção da bebida se tornou uma prática profundamente enraizada. Com isso, o método tradicional de fermentação em qvevri, vasos de barro enterrados, foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio imaterial. 

Atualmente, os produtores de vinho de Kakheti utilizam métodos tradicionais e europeus de produção de vinho e têm uma ampla variedade de vinhos e uvas.

Além disso, a região ainda produz opções de vinho com frutas diferentes como o vinho de laranja que já foi citado até pelo jornal Washington Post.

Hoje, mais de 70% do vinho georgiano é produzido em Kakheti, que abriga mais de 80 variedades de uvas, incluindo as famosas Saperavi, Rkatsiteli e Khikhvi.

Resumindo, se você gosta de vinho, uma visita à região é uma boa oportunidade para experimentar um pouco de cada!

Por isso, um roteiro pela Geórgia deve incluir as vinícolas da região, aproveite o reels abaixo para conhecer quais são as nossas favoritas.

Natureza de tirar o fôlego

Entre as curiosidades sobre Kakheti que talvez você não saiba é que, além da viticultura, Kakheti é conhecida por sua diversidade geográfica, que inclui montanhas, vales férteis, semi-desertos e florestas

A região é lar de vários parques nacionais, como o Parque Nacional de Lagodekhi e o Parque Nacional de Vashlovani, que oferecem paisagens naturais espetaculares e biodiversidade rica, e podem ser visitados por você durante seu tempo por aqui. 

O clima de Kakheti varia de subtropical a temperado, dependendo da altitude, tornando-a ideal para o cultivo de uvas e outras culturas agrícolas.

Leia também: Roteiro de 4 dias em Tbilisi: guia definitivo para desbravar a capital da Geórgia

Curiosidades sobre Kakheti: as cidades mais famosas 

As cidades de Telavi e Sighnaghi são destinos populares em Kakheti. 

Enquanto Telavi, a capital da região, é famosa por sua arquitetura histórica e museus; Sighnaghi, conhecida como a Cidade do Amor, é famosa por suas muralhas medievais e vistas deslumbrantes do Vale do Alazani. 

Inclusive, eu sou a prova viva que a cidade do amor é real, afinal, me casei por lá! Não acredita? 

Outros pontos turísticos incluem:

  • as fortalezas de Ujarma e Kornabuji;
  • o complexo do Mosteiro David Gareji, Patrimônio Mundial da UNESC;
  • os mosteiros de Alaverdi e Bodbe.

A Geórgia e a sua incrível culinária

Talvez você não saiba, mas uma das curiosidades da Geórgia é o fato do país ter uma das melhores gastronomias do mundo (para a minha esposa, é a melhor culinária que existe), e essa tradição se repete em Kakheti.

Aqui, os pratos são predominantemente baseado em carne e a cidade é famosa por ifguarias como:

  • mtsvadi (um tipo de churrasco);
  • chakapuli (um estufado de ervas frescas e carne de cordeiro);
  • khashlama (carne cozida). 

Além disso, a região é conhecida por seus queijos artesanais e doces tradicionais, como churchkhela e pelamushi, feitos de suco de uva.

Inclusive, a região celebra vários festivais ao longo do ano, incluindo o Rtveli, uma festa de colheita que é quase tão antiga quanto a própria Geórgia. 

Durante o Rtveli, as famílias se reúnem para celebrar a colheita das uvas, um evento que envolve música, dança e uma grande festa tradicional.

Como chegar em Kakheti?

A viagem de Tbilisi até a região de Kakheti leva cerca de 1:30 de carro.

Nossa sugestão é que, saindo da capital do país, você faça sua primeira parada em Sighnaghi (mesmo que não queira casar! rs), mas com mais 30 minutos de viagem você chega a Telavi, outra cidade da região.

Observe que existem duas maneiras de chegar a Kakheti: a rodovia Kakheti e a passagem mais pitoresca de Gombori.

É possível alugar um carro ou usar um táxi, por exemplo, para fazer esse deslocamento. Também existem opções de transfer privado e vans.

Uma região com múltiplos atrativos

Como citamos brevemente, existem inúmeros locais para visitar em Kakheti, incluindo:

  • a cidade de Telavi;
  • Sighnaghi, também conhecida como a Cidade do Amor;
  • as fortalezas de Ujarma e Kornabuji;
  • os jardins da propriedade Tsinandali Estate;
  • o complexo do Mosteiro David Gareji (Patrimônio Mundial da Unesco), além dos mosteiros de Alaverdi, Bodbe, Nekresi e outras igrejas;
  • Parque Nacional da Geórgia, com cachoeiras e muita natureza preservada;
  • numerosos museus na região onde são guardados objetos antigos e materiais etnográficos descobertos durante escavações arqueológicas e muito mais.

Ou seja, uma das curiosidades sobre Kakheti é o fato de ser aquele tipo de lugar em que você encontra um pouco de tudo: natureza rica, paisagens incríveis, muita história, monumentos seculares (e até milenares), cultura e mais.

A região reúne montanhas, lagos, cachoeiras, lindas paisagens, mosteiros em cavernas, comida boa e a típica hospitalidade georgiana.

Agora que você tem em mãos as principais curiosidades sobre Kakheti, que tal aprofundar seu conhecimento sobre a Geórgia? Com isso, você terá uma viagem ainda mais incrível para este que é um dos meus países preferidos no mundo todo!

Leia também: