A vibrante capital da Geórgia, é uma cidade repleta de história, cultura e uma mistura fascinante entre o antigo e o moderno. Por isso, mesmo em pouco tempo é possível encontrar uma lista de curiosidades sobre Tbilisi que vão te fazer querer arrumar suas malas agora mesmo. E é sobre elas que vamos falar aqui!

Localizada estrategicamente entre a Europa e a Ásia, Tbilisi foi por séculos um importante centro na Rota da Seda, atraindo comerciantes, artistas e viajantes de todo o mundo. 

Hoje, a cidade encanta visitantes com suas ruas estreitas de paralelepípedos, arquitetura diversificada, natureza exuberante, fontes termais e uma atmosfera acolhedora. 

Neste artigo, você vai descobrir 33 curiosidades sobre Tbilisi que vão desde sua rica história, tradições culturais, até detalhes surpreendentes sobre a culinária, a hospitalidade georgiana e seus marcos mais importantes.

Prepare-se para se encantar com tudo o que essa cidade incrível tem a oferecer aos viajantes!

33 Curiosidades sobre Tbilisi, a Capital da Geórgia

Tbilisi, a capital da Geórgia, é um destino fascinante que mistura história, cultura e uma arquitetura que reflete sua história complexa e diversificada, aqui estão 33 curiosidades sobre Tbilisi para enriquecer sua viagem:

  1. Capital e maior cidade da Geórgia
  2. Origem do nome “Tbilisi”
  3. Uma cidade mais velha que Cristo (a.C)
  4. Lar do monumento da Stonehenge da Geórgia
  5. Uma das melhores hospitalidades do mundo
  6. Abençoada pela estátua da Mãe Geórgia
  7. Localizada na região da Eurásia
  8. O idioma oficial é único no mundo todo
  9. O Natal é celebrado no dia 7 de janeiro
  10. A região foi conquistada e sofreu influências dos maiores impérios da história
  11.  Stalin morou em Tbilisi
  12. Encontre uma mistura de arquitetura moderna e antiga
  13. Uma das melhores culinárias do mundo
  14.  Idiomas que você ouve em Tbilisi
  15. Religião na Geórgia
  16. Aqui estão as fontes termais sulfúricas
  17. Escrita única
  18. Centro da Rota da Seda
  19. Canto polifônico georgiano
  20. A modernidade representada pela Ponte da Paz
  21. Cidade velha de Tbilisi
  22.  Encontre Cidade subterrânea da Guerra Fria
  23. Era de Ouro de Tbilisi
  24.  Conheça as bebidas nacionais
  25.  Brasileiros pode ficar até 90 dias sem visto
  26. A capital é cercada por atrações naturais diversas
  27. Visite o Teatro Rustaveli
  28. Admire a coleção do Museu Nacional da Geórgia
  29. Experimente o sabor do chá georgiano
  30. Encontre a Universidade mais importante da Geórgia
  31. A arte de rua é muito forte na cidade
  32. O inglês é muito falado
  33. Tenha dinheiro em mãos

Continue lendo e conheça os detalhes de cada uma dessas curiosidades sobre Tbilisi.

1. Capital e maior cidade da Geórgia

Tbilisi é a maior cidade da Geórgia e também a sua capital, com uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

Contudo, outras cidades são extremamente interessantes para visitar, entre elas, Kakheti

  • Kazbegi ou Stepantsminda
  • Gori
  • Kutaisi e regiões próximas

Para te ajudar a organizar seus dias pelo país, criei um artigo especial: Roteiro Geórgia: 10 dias fora do comum pelo interior do país.

E, se você estiver pronto para viver essa aventura, a minha recomendação é que acesse nosso MATERIAL COMPLETO de 10 dias pela Geórgia, no qual você vai ver:

  • Minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que eu visitei e vivi. Tanto as coisas boas quanto as ruins. 
  • História e curiosidades sobre cada local. Não somente o nome e algumas fotos. Você vai ter uma verdadeira aula sobre cada lugar.
  • Roteiro separado do que fazer por dia e com um mapa pronto para abrir no Google Maps.
  • Atrações extras que eu não fiz, mas que você pode incluir na sua viagem.
  • Dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc. 
  • Acesso a um grupo no Telegram para apoio durante sua viagem.

Para compartilhar tudo isso com você, organizei  as curiosidades sobre a Geórgia e todo o meu roteiro um material incrível (sem falsa modéstia), que você pode comprar por R$99,99 (ou 12x R$9,98)

Casamento na Geórgia!

Pois é, já que tocamos no assunto de outras cidades da Geórgia, antes de continuar as curiosidades sobre Tbilisi, vale a pena dizer que em uma delas, me casei

Em minha visita em 2023, eu e minha esposa nos casamos na Geórgia e vivemos o dia mais especial das nossas vidas. Para isso, em nosso roteiro pela Geórgia, incluímos a cidade mais fácil do mundo para se casar (e fica beeeeeem longe de Las Vegas).

Ah, e o casamento é de verdade, ok? Com validade no Brasil e no mundo! 

2. Origem do nome “Tbilisi”

Seguindo as curiosidades sobre Tbilisi, o nome da capital deriva da palavra georgiana “Tbili”, que significa “quente”, e está relacionado às fontes termais naturais presentes na cidade.

3. Uma cidade mais velha que Cristo (a.C)

Tbilisi, capital da Geórgia, tem mais de 2400 anos de existência, tendo sido fundada no século V a.C e se tornando um importante centro político, econômico e cultural na região do Cáucaso.

Durante sua vida, a cidade sofreu com o domínio de vários impérios, mas se manteve em destaque na região, especialmente, durante o período mais forte da Rota da Seda.

4. Lar do monumento da Stonehenge da Geórgia

Um dos monumentos mais impressionantes de Tbilisi é o “Monumento das Crônicas da Geórgia” ou “Chronicle of Georgia”, uma estrutura gigantesca que retrata a história e a cultura georgiana.

O local também é conhecido como a Stonehenge da Geórgia

É um conjunto de colunas de bronze que teve sua construção iniciada em 1980 para comemorar os 3.000 anos de soberania georgiana e os 2.000 anos de cristianismo no país, contudo, nunca foi 100% finalizado.

São 16 pilares que chegam a 35 metros de altura, sendo a parte inferior em homenagem aos eventos bíblicos, que mostram a base religiosa do país, que foi o segundo no mundo a declarar o cristianismo como religião oficial.

Na estrutura gigantesca, você verá momentos significativos na vida de Jesus Cristo, como o Domingo de Ramos, a Última Ceia, a Ressurreição, a Anunciação de Maria e muitos outros.

Já na parte central, estão representadas histórias de reis, escritores e mártires que desempenharam papéis fundamentais na história e cultura do país. 

Por último, a parte superior representa a essência do povo georgiano, com histórias de conto de fadas locais, folclore, lendas etc.

Esse é um lugar surpreendente e único no mundo, que merece a sua visita, quando estiver por aqui. 

5. Uma das melhores hospitalidades do mundo

Tbilisi é conhecida por sua incrível receptividade e hospitalidade, de fato, todo o país tem a fama de ser um dos mais hospitaleiros. 

Os habitantes locais são famosos por receberem visitantes de braços abertos. Inclusive, existe um ditado que diz que: “Um hóspede é um presente de Deus”.

Agora, é fundamental, que você também seja um bom hóspede e siga algumas dicas para não fazer feio enquanto estiver visitando o país! Para isso, fique de olho em algumas dicas de ouro.

6. Abençoada pela estátua da Mãe Geórgia

Por falar em hospitalidade, a estátua da “Mãe Geórgia” é o principal símbolo de Tbilisi e simboliza o espírito do país: em uma mão, ela segura uma taça de vinho para dar boas-vindas aos amigos e, na outra, uma espada para os inimigos.

Curiosidades sobre Tbilisi
Curiosidades sobre Tbilisi: “Mãe Geórgia” é o principal símbolo de Tbilisi

Ela foi posicionada neste local em 1958, ano em que Tbilisi comemorou seu 1500º aniversário. Hoje, ela é um dos símbolos da cidade.

A obra do escultor georgiano Elguja Amashukeli é uma figura feminina de 20 metros, em trajes típicos da Geórgia.

E já que estamos falando sobre hospitalidade, eu vou compartilhar com você um dos locais em que nos hospedamos por alguns dias enquanto estivemos em Tbilisi! 

Ele é um retrato do que vem acontecendo na cidade de maneira geral: uma mistura sensacional, entre o novo e o velho.

Agora me diga se você se hospedaria aqui!

Se você quer conhecer outras experiências de hotel em Tbilisi, eu recomendo fortemente que use o Booking para pesquisar, comparar suas opções e reservar suas hospedagens. Lá você vai encontrar centenas de quartos de hotel, para todos os bolsos e necessidades. Assim, você personaliza a sua viagem, do seu jeito e com toda a segurança!

Aproveite para conhecer outra opção de hospedagem em Tbilisi, no vídeo abaixo. 

7. Localizada na região da Eurásia

Apesar de estar localizada na região do Cáucaso, conhecida como Eurásia, Tbilisi faz parte, geopoliticamente, do continente europeu, marcando a posição estratégica da Geórgia entre a Europa e a Ásia.

Leia mais em: Roteiro por Tbilisi: 36 lugares para visitar em 5 dias na capital

8. O idioma oficial é único no mundo todo

O idioma oficial da Geórgia é o georgiano, que possui um alfabeto único e fonéticas próprias, sem nenhuma relação com outro idioma do mundo. 

Por isso, é comum dizer que este é um dos idiomas mais difíceis para estrangeiros aprenderem.

 A escrita georgiana, chamada “Mkhedruli”, tem formas arredondadas e é completamente distinta de qualquer outro sistema alfabético do mundo.

9. O Natal é celebrado no dia 7 de janeiro

Mais de 80% da população da Geórgia é cristã, entretanto, eles seguem o calendário Juliano, utilizado no Império Romano e criado pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria, tendo sido adotado em 45 a.C., durante o governo de Júlio César.

Dessa forma, algumas das principais datas do cristianomos são comemoradas em dias diferentes, por exemplo, em Tbilisi, o Natal acontece no dia 7 de janeiro, conforme a Igreja Ortodoxa Georgiana.

9. A região foi conquistada e sofreu influências dos maiores impérios da história

A região foi dominada por diversos impérios, como russos, otomanos, persas, romanos e mongóis, influenciando sua cultura, arquitetura e tradições, ainda hoje. 

Inclusive, a arquitetura atual da cidade possui uma forte influência russa, além de traços da cultura otomana, persa e europeia.

10. Stalin morou em Tbilisi

O famoso (e controverso) líder soviético Joseph Stalin nasceu em Gori, mas morou em Tbilisi durante sua juventude e estudou em um seminário ortodoxo na cidade. Foi na capital que ele conheceu mais sobre política até se mudar para a Rússia e se tornar um dos líderes da União Soviética.

Neste contexto, é fundamental destacar que a Geórgia, foi uma das 15 nações pertencentes à URSS, e só se tornou independente com o fim da União Soviética, em 1991.

Curiosidades sobre Tbilisi
Curiosidades sobre Tbilisi: prédio do Banco da Geórgia com arquitetura da era soviética

11. Mistura de arquitetura moderna e antiga

Tbilisi é um exemplo de uma cidade que combina arquitetura antiga com edificações modernas. Essa mistura harmoniosa resume muito bem o atual espírito das cidades georgianas.

Inclusive, como já falei acima, uma dica que te dou é que você vá além de Tbilisi, ao visitar o país. 

A capital é incrível, mas conhecer as cidades ao redor, entre elas, Tskaltubo, Kazbegi e Kakheti, vai tornar a sua experiência ainda mais incrível, e vai marcar a sua vida de uma maneira ainda mais surreal. 

Leia também: Curiosidades da Geórgia: uma viagem completa por esse país de tirar o fôlego

12. Uma das melhores culinárias do mundo

A gastronomia georgiana é uma das mais deliciosas do mundo e essa fama está se espalhando com velocidade!

Entre os pratos mais famosos e tradicionais do país e, claro, de sua capital é o “Khachapuri”, um tipo de pão recheado de queijo e servido com um ovo.

Além disso, você ainda vai se deliciar com o “Khinkali” (dumplings recheados) e o vinho georgiano, que tem mais de 8 mil anos! 

Então, anote aí para não esquecer de experimentar essas delícias enquanto visitar Tbilisi. 

13. Idiomas que você ouve em Tbilisi

Além do georgiano, muitos moradores de Tbilisi falam russo e inglês, especialmente nas áreas turísticas. 

14. Religião na Geórgia

Mais de 80% da população segue o cristianismo ortodoxo georgiano, sendo essa uma das tradições mais antigas da região.

15. Aqui estão as fontes termais sulfúricas

Uma das curiosidades sobre Tbilisi é que a capital é conhecida por suas fontes termais sulfúricas, localizadas, especialmente, no bairro histórico de Abanotubani. 

Inclusive,essas fontes ajudaram a batizar a cidade, já que Tbilisi tem origem na palavra “quente”. 

Também é comum ouvirmos que essas fontes termais foram um dos motivos para a fundação da cidade.

Fato é que ainda hoje é possível tomar banho nas fontes termais da cidade, em casas especializadas no tratamento. É claro que eu não ia deixar de viver essa experiência e contar para vocês. 

Aproveite para contratar suas experiências pela Geórgia usando o app Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e oferece dezenas de experiências, facilitando que você conheça esse país encantador de uma forma fora do comum. Aproveite para contratar tranfers e comprar ingressos com segurança.

16. Escrita única

A escrita georgiana “Mkhedruli” é uma das mais únicas do mundo, destacando-se por suas formas arredondadas e singularidade.

17. Centro da Rota da Seda

Tbilisi desempenhou um papel significativo como centro na antiga Rota da Seda, a rede comercial que conectava o Oriente e o Ocidente. 

Graças à sua localização estratégica, situada entre a Europa e a Ásia, a cidade tornou-se um ponto vital para o comércio, a troca cultural e o trânsito de bens e ideias entre diferentes civilizações.

Durante a era da Rota da Seda, Tbilisi servia como um local de encontro para mercadores vindos da China, Índia, Pérsia, Bizâncio e outras regiões,oferecendo não apenas um ponto de descanso e abastecimento para as caravanas, mas também um mercado diversificado onde especiarias, seda, ouro, tecidos, joias e outros produtos exóticos eram negociados.

Uma das curiosidades sobre Tbilisi está, justamente, no fato de que esta mistura de culturas que transitavam por ali influenciaram a cidade em diversos aspectos, incluindo sua arquitetura, costumes e tradições

18. Canto polifônico georgiano

A tradição do canto polifônico georgiano é um patrimônio cultural imaterial da UNESCO, parte fundamental da cultura local.

19. A modernidade representada pela Ponte da Paz

A Ponte da Paz em Tbilisi é um dos marcos mais icônicos da capital e simboliza a conexão entre o passado e o futuro da cidade. 

Inaugurada em 2010, a estrutura atravessa o rio Kura, unindo a Cidade Velha de Tbilisi com as áreas mais recentes da cidade.

A ponte tem 150 metros de comprimento e se destaca por seu design contemporâneo, assinado pelo arquiteto italiano Michele De Lucchi.

Sua estrutura é feita de aço e vidro, e a forma da ponte lembra uma onda ou um arco, com uma cobertura em vidro que reflete a luz do sol durante o dia e se ilumina à noite com um impressionante espetáculo de luzes.

A ponte possui um sistema de iluminação composto por cerca de 1.200 lâmpadas de LED.

Curiosidades sobre Tbilisi
Curiosidades sobre Tbilisi: Ponte da Paz liga o lado mais moderno à cidade antiga da capital

20. Cidade velha de Tbilisi

Recentemente, a Cidade Velha, o coração histórico de Tbilisi, foi revitalizada para combinar marcos históricos com cafés, boutiques e bares de vinho modernos.

21. Encontre uma cidade subterrânea da Guerra Fria

Sem dúvida, uma das grandes curiosidades sobre Tbilisi é a sua cidade subterrânea, uma das heranças do período soviético na Geórgia

O local envolve um sistema complexo de túneis e abrigos (bunkers) construídos pela União Soviética durante a Guerra Fria. 

Essa rede subterrânea foi desenvolvida como parte das medidas de segurança e defesa contra possíveis ataques nucleares. Tbilisi, sendo uma capital estratégica, recebeu atenção especial para garantir a proteção de civis e das autoridades.

Esses túneis e abrigos são encontrados sob as ruas e prédios de Tbilisi e, em muitos casos, são acessíveis apenas através de entradas discretas, muitas vezes escondidas em edifícios públicos ou privados. 

Projetada para ser uma cidade paralela, essa rede subterrânea incluía áreas de abrigo, sistemas de ventilação e armazenamento de suprimentos, podendo acomodar milhares de pessoas em caso de um ataque.

Hoje em dia, muitos desses túneis estão desativados e permanecem fechados ao público, sendo uma parte pouco conhecida da história de Tbilisi. 

Estima-se que, somente sob Tbilisi, haja cerca de 450 bunkers!

22. Era de Ouro de Tbilisi

A Era de Ouro de Tbilisi ocorreu entre os séculos XII e XIII, representando o auge do poder, da cultura e da influência da Geórgia medieval. 

Durante esse período, o Reino da Geórgia era uma força próspera e bem estabelecida, com Tbilisi, sua capital, atuando como um vibrante centro comercial, cultural e político. 

Essa época é marcada pela unificação da Geórgia sob o reinado de grandes monarcas, sendo a mais notável a Rainha Tamar (ou Tamara) (1184-1213), uma das figuras mais reverenciadas na história georgiana.

Durante essa era, Tbilisi também se tornou um centro de aprendizado e produção literária. 

A arquitetura da cidade floresceu, com a construção de igrejas, palácios e monumentos. Além disso, a tolerância religiosa era uma característica marcante do período, com Tbilisi abrigando várias comunidades religiosas, incluindo cristãos, muçulmanos e judeus.

No entanto, esse período de prosperidade foi interrompido no século XIII devido às invasões dos mongóis e, posteriormente, pelos otomanos e iranianos, levando ao declínio do Reino da Geórgia. 

23. Conheça as bebidas nacionais

“Chacha” é um tipo de aguardente feito à base de uva. Junto com o vinho, ela forma a dupla de bebidas nacionais mais amadas por turistas e moradores.

Inclusive, Tbilisi tem diversas vinícolas que você pode conhecer e se divertir em degustações que mostram mais do que o sabor do vinho, mas também apresentam um pouco da cultura e da relação dos locais com a bebida. 

25. Brasileiros pode ficar até 90 dias sem visto

Uma boa notícia para os brasileiros é que é possível visitar a Geórgia por até 90 dias sem a necessidade de visto. Mas, lembre-se, você precisa do seu passaporte, ok?

E lembre-se que, se você está viajando, pode viver a péssima experiência de ter algum problema com o seu voo. Dificilmente, você vai escapar impune, quando começar a viajar com mais frequência. Mas saiba que você tem direitos e que pode ir atrás deles com ajuda a Resolvvi

A Resolvvi te ajuda a ter todos os seus direitos garantidos quando houver algum problema com seu voo! Inclusive, se você passou por algum perrengue nos últimos 2 anos, pode ver se está elegível para  uma indenização. Para saber mais sobre isso, você só precisa preencher um formulário online que, em até 3 minutos, a Resolvvi vai te dizer se você está apto para uma indenização. Além disso, a empresa vai te ajudar em todo o processo.

26. A capital é cercada por atrações naturais diversas

Tbilisi está rodeada por paisagens naturais deslumbrantes, incluindo as montanhas do Cáucaso e o rio Kura, oferecendo oportunidades para atividades ao ar livre como caminhadas e passeios de barco.

27. Visite o Teatro Rustaveli

O Teatro Rustaveli, fundado em 1887, é um dos teatros mais importantes da Geórgia e é um local central para o teatro e a cultura na cidade.

28. Admire a coleção do Museu Nacional da Geórgia

O Museu Nacional da Geórgia abriga uma vasta coleção de artefatos históricos, incluindo a famosa coleção de tesouros de ouro dos túmulos da Geórgia antiga.

29. Experimente o sabor do chá georgiano

Outra entre as curiosidades sobre Tbilisi é a sua rica tradição de cultivo de chá. Na capital, você encontrará várias casas de chá que servem infusões locais aromáticas, com sabores únicos e uma experiência muito especial. 

30. Encontre a Universidade mais importante da Geórgia

A Universidade Estatal de Tbilisi é a mais antiga da Geórgia, fundada em 1918, e desempenha um papel crucial na educação e pesquisa no país.

31. A arte de rua é muito forte na cidade

Enquanto você estiver caminhando por Tbilisi vai se deparar com vários murais de arte de rua, com grafites sobre variados assuntos, temas e com diferentes traços e características.

Vale a pena ficar de olho em cada um deles e apreciar suas representações e simbologias.

Alguns são de artistas que estão ganhando destaque no mercado, como os que participam do movimento Niko, que visa apoiar artistas locais e internacionais e juntos trazer a arte para as ruas da Geórgia.

32. O inglês é muito falado

Uma das grandes preocupações de quem viaja, é como irá se comunicar. Em Tbilissi é muito comum que as pessoas falem inglês, então, se você domina o idioma, não terá muitos problemas. 

É claro que em cidades menores e pequenos mercados, lojas ou locais menos turísticos as pessoas vão ter mais dificuldade, mas, em geral, é uma cidade que fala bem inglês.

Contudo, quando houver algum problema de comunicação, você pode recorrer à boa e velha internet, seja por meio de sistemas de tradução como se localizando com o sistema de mapa, como o Google Maps. 

Dica bônus: Quer internet boa em Tbilisi? O melhor custo-benfício é a opção de chip virtual. Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Para acessar o chip virtual, basta acessar o site da Airalo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento. Dessa forma, a internet estará disponível em segundos. É muito mais pratico e a qualidade é absurda! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

33. Tenha dinheiro em mãos

Eu sei que no Brasil estamos cada vez mais acostumados a andar sem dinheiro e pagar tudo em pix ou no cartão. Mas, em vários locais de Tbilisi, eles não aceitam cartão de crédito ou débito. E nem euro ou dólar. Só aceitam Lari, que é a moeda local.

Então, tenha sempre uma reserva de emergência em Lari com você. Isso vai te salvar de perrengues.

Fora isso, recomendo usar contas globais, como a Nomad e Wise. Abaixo o link das duas empresas para você pedir seu cartão também.

Essas 30 curiosidades sobre Tbilisi revelam um pouco sobre a complexidade e a beleza desta cidade histórica e vibrante da Geórgia. 

E para continuar sua pesquisa e planejamento de viagem, conheça nosso GUIA COMPLETO DE 5 dias em Tbilisi. Aqui apresentamos a história, curiosidades e preços para cada local que visitamos (e também dos que não visitamos).

Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade. 

Conheça os dois guias: GUIA COMPLETO DE 5 dias em Tbilisi – material exclusivo para visitar a capital
MATERIAL COMPLETASSO de 10 dias pela Geórgia – domine os caminhos de todo o país

Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro para Tbilisi ou pela Geórgia, você ainda conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98