Procurando o que fazer em Tbilisi? Então bora pra um guia completo com o que há de melhor na vibrante capital da Geórgia.

Sem dúvidas, a cidade é um destino que encanta por sua mistura única de história milenar, arquitetura surpreendente e uma cena cultural efervescente. 

Caminhar por suas ruas é descobrir contrastes entre o antigo e o moderno, com atrações que vão de fortalezas históricas a parques urbanos, passando por mercados tradicionais, banhos termais e experiências gastronômicas autênticas. 

Seja para quem busca mergulhar na tradição local ou explorar joias contemporâneas, Tbilisi, e toda a Geórgia, oferece uma variedade de experiências que agradam a todos os perfis de viajantes.

O que fazer em Tbilisi? 33 passeios surpreendentes

Se está procurando o que fazer em Tbilisi, conheça 33 passeios e experiências para incluir em seu roteiro: 

  1. Torre do Relógio de Rezo Gabriadze
  2. Igreja Metekhi (Igreja da Natividade da Virgem de Metérri)
  3. Parque Rike
  4. Ponte da Paz
  5. Rio Mtkvari (Kura)
  6. Fortaleza de Narikala (e teleférico)
  7. Mother of Georgia
  8. Meidan Bazar
  9. Centro histórico de Tbilisi
  10. Conheça as joias ocultas de Nova Tíflis em um passeio a pé
  11. Praça da Liberdade
  12. Murais de Arte de Rua
  13. Praça Orbeliani
  14. Bazar Orbeliani
  15. Mercado de flores
  16. Mercado de Pulgas da Ponte Seca
  17. Avenida Agmashenebeli
  18. Fabrika
  19. Rose Garden (Ilia Garden)
  20. Airbnb Experience – A arquitetura de Tbilisi
  21. Chronicle of Georgia (Memorial da História da Geórgia)
  22. Museu de Arqueologia
  23. Estátua Saint Nino
  24. Sede do Banco da Geórgia
  25. Nutsubidze Plato (Prédio com pontes)
  26. Ponte Maghlivi
  27. Teleférico de Bagebi
  28. Palácio da Justiça (ou Casa da Justiça)
  29. Sameba Cathedral (Catedral da Santíssima Trindade)
  30. Chreli Abano – Banhos tradicionais da Geórgia
  31. Parlamento da Geórgia e Avenida Rustaveli
  32. Avenida Rustaveli
  33. Bassiani
  34. Bairro Vake
  35. Mziuri Park
  36. Turtle Lake

Meu roteiro em Tbilisi, durante os cinco dias que passei por lá, incluíram os 33 lugares que compartilhei com você acima e foi incrível. 

E por mais que pareçam muitos endereços para visitar em apenas cinco dias, fato é que muitos deles são bem próximos uns dos outros, então, seu roteiro não fica super corrido, e você consegue conhecer bastante a cidade. 

Tbilisi é a maior cidade da Geórgia e também a sua capital, com uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

Quer visitar a Geórgia de uma maneira ainda mais especial e fora do comum? Então conheça “Expedição pela Geórgia: 8 dias explorando um país surreal entre a Europa e a Ásia [SET 2025]”

Melhores pontos turísticos de Tbilisi: o que não pode faltar no roteiro?

Os melhores pontos turísticos de Tbilisi incluem: 

  1. Torre do relógio de Renzo Gabriadze
  2. Parque Rike
  3. Ponte da Paz
  4. Teleférico + Fortaleza de Narikala
  5. Mother of Geórgia
  6. Centro histórico
  7. Praça Orbeliani
  8. Bazar Orbeliani
  9. Avenida Agmashenebeli
  10. Rose Garden
  11. Chronicle of Georgia (Memorial da História da Geórgia)
  12. Sede do Banco da Geórgia (Ministério das Rodovias do edifício SSR)
  13. Nutsubidze Skybridge
  14. Palácio da Justiça
  15. Sameba Cathedral (ou Catedral da Santíssima Trindade)
  16. Parlamento da Geórgia 

A seguir, você conhece mais sobre a história de cada um deles e porque você deveria incluir cada um em seu roteiro do que fazer em Tbilisi. 

Torre do Relógio de Rezo Gabriadze

Construída em 2010 ao lado do Teatro de Marionetes, a torre é uma obra do artista Rezo Gabriadze e tem como ponto alto sua forma lúdica e artística, diferente do que se imagina para uma simples torre. 

Além da estática, entretanto, o local reúne dezenas de pessoas, em diferentes momentos do dia, para assistirem as apresentações mecânicas de marionetes, que acontecem de hora em hora. Duas vezes ao dia, ainda há um mini espetáculo chamado “O Círculo da Vida”

Voltando à arquitetura do lugar, os azulejos que você verá, foram feitos e pintados à mão pelo próprio Gabriadze, tornando a torre um símbolo artístico da cidade.

O que fazer em Tbilisi

Parque Rike

Localizado no coração de Tbilisi, o Parque Rike é uma área verde moderna com esculturas de arte, cafés e restaurantes.

Além de ser um endereço para lazer, serve como ponto de partida para o teleférico que leva à Fortaleza de Narikala, que é outro dos melhores pontos turísticos de Tbilisi. 

O parque também oferece fácil acesso à Ponte da Paz, ao parlamento e às margens do Rio Kura.

Se você passar pela cidade no verão, a visita ao parque será ainda mais especial, porque ele se transforma em uma galeria de arte a céu aberto.

Ponte da Paz

A Ponte da Paz foi inaugurada em 2010 e conecta o Parque Rike à Cidade Velha. 

Com 150 metros de comprimento, é feita de aço e vidro em formato de arco, projetada pelo italiano Michele De Lucchi. 

À noite, se ilumina com um show de luzes de mais de mil lâmpadas LED, simbolizando a união entre o passado e o futuro de Tbilisi.

Outro simbolismo da ponte está relacionado a guerra relâmpago que aconteceu entre a Rússia e a Geórgia, em 2008, que durou 5 dias, mas deixou muitos mortos e feridos. Seu nome foi dado para representar, justamente, a paz do pós-guerra.

Teleférico + Fortaleza de Narikala

Um dos mais famosos e melhores pontos turísticos de Tbilisi, a dobradinha “teleférico e Fortaleza de Narikala”, tende a ser um passeio incrível na capital. 

A fortaleza foi construída no século IV e expandida ao longo dos séculos. Hoje, é símbolo de resistência e oferece vistas panorâmicas da cidade. 

Durante sua visita, você poderá caminhar pelas muralhas, visitar o Jardim Botânico Nacional e a estátua da Mãe da Geórgia.

O que fazer em Tbilisi

Mother of Georgia (Mãe da Geórgia)

A estátua Kartlis Deda foi erguida em 1958 no topo da colina Sololaki para comemorar os 1500 anos de Tbilisi

Com 20 metros de altura, simboliza o espírito georgiano: na mão esquerda, uma taça de vinho para os amigos; na direita, uma espada para os inimigos

Hoje, um dos principais símbolos da cidade, inicialmente, a estátua, ficaria apenas por um período na paisagem da cidade, entretanto, a decisão foi posteriormente alterada, e já não se imagina a capital sem sua “mãe”.Em 1997, a antiga estátua foi substituída por uma nova.

O que fazer em Tbilisi

Já que citamos a “taça de vinho para amigos”, vale a pena dizer que talvez você não saiba, mas uma das maiores características culturais deste país é a alegria em receber pessoas de fora e sua hospitalidade. Inclusive, existe um ditado na Geórgia que fala: “um hóspede ou visitante é um presente de Deus”.

Por isso, é importante ser um bom hóspede também. Neste sentido, algumas dicas que compartilho no reels abaixo, são valiosas para você que está em busca do que fazer em Tbilisi e pretende explorar esse país sensacional. 

Centro histórico

A Cidade Velha de Tbilisi tem mais de 2400 anos, reúne ruas de paralelepípedos, arquitetura variada, igrejas, museus, cafés e bares de vinho modernos.

Sem dúvida, caminhar por suas ruas deve estar em seu roteiro do que fazer em Tbilisi. 

Toda a região foi revitalizada recentemente e mistura o antigo com o novo, refletindo a história multicultural da cidade e sua importância na Rota da Seda.

Uma boa notícia é que diversos, entre os melhores pontos turísticos de Tbilisi, estão ao entorno do centro histórico, como:

  • Ponte da Paz
  • Teleférico
  • Monumento Mãe Geórgia 
  • Fortaleza de Narikala
  • Praça da Liberdade
  • Basílica Anchiskhati
  • Torre do Relógio
  • Monumento Fonte Falcão e Faisão.

Outro destaque para o centro histórico é a mistura do antigo com o novo. Você vai encontrar prédios super tradicionais na fachada, mas que são hipermodernos por dentro. 

Prova disso foi nossa hospedagem na cidade. Dá uma olhada!

Praça Orbeliani

Uma das praças mais populares, famosa pelo mercado de flores e por abrigar 13 edifícios tombados como patrimônio cultural, a Praça Orbeliani foi inaugurada em 1828, e já foi chamada de Post Square e Mercado dos Soldados. 

Hoje, é rodeada por museus, cafés e restaurantes, além de um jardim e uma fonte.

Bazar Orbeliani

Na praça, você encontra um espaço gastronômico moderno inaugurado em 2021, que ocupa o local de um tradicional bazar de 1886. 

O endereço é uma excelente parada para reabastecer as energias, comer e beber alguma coisa.

Além da gastronomia local, o espaço reúne culinárias do mundo inteiro, com mercearias, restaurantes, padarias e cafés distribuídos em dois andares, sendo um ponto de encontro para moradores e turistas.

Avenida Agmashenebeli

Uma das ruas mais interessantes e movimentadas de Tbilisi, com arquitetura dos séculos XIX e XX. Possui teatros, museus, restaurantes, bares e lojas. 

Um trecho de 2 km é exclusivo para pedestres, ideal para passeios e para sentir a essência da cidade.

Rose Garden (Jardim de Rosas)

O Jardim de Rosas é um espaço verde e tranquilo, ideal para relaxar e apreciar a natureza no centro urbano. 

O parque não tem nada de extraordinário no sentido de beleza natural. Entretanto, possui bons restaurantes e cafés em seu interior, entre eles o Slink Cafe. Então, para tomar café da manhã ou relaxar depois de uma longa caminhada, vale a pena sim!

Chronicle of Georgia (Memorial da História da Geórgia)

Chegamos a um dos meus endereços favoritos quando o assunto é o que fazer em Tbilisi. 

Conhecido como a “Stonehenge georgiana”, o monumento tem 16 colunas de até 35 metros de altura

Iniciado em 1980, cada coluna retrata trechos da história de mais de 3.000 anos de vida e 2.000 anos de cristianismo na Geórgia, com cenas bíblicas, figuras históricas e lendas locais. Fica nos arredores de Tbilisi e impressiona pelo tamanho e simbolismo.

Sede do Banco da Geórgia (Ministério das Rodovias do edifício SSR)

Talvez você ache estranho incluir uma sede de banco em uma lista do que fazer em Tbilisi, mas fatos é que estamos diante de um edifício icônico da era soviética, famoso pela arquitetura brutalista e formas geométricas arrojadas. Por isso, se você gosta de história e arquitetura, vale a pena parar por aqui. 

O projeto da obra tem como conceito a ideia de cidade espacial, que não está relacionada ao cosmos, mas ao uso inteligente do espaço. Engenheiros e arquitetos que seguem essa abordagem projetam suas estruturas para ocuparem o mínimo de espaço possível. O que é feito de maneira interessante aqui!

O que fazer em Tbilisi

Nutsubidze Skybridge

Seguindo as dicas do que fazer em Tbilisi, vamos manter o tópico arquitetura! Nutsubidze Skybridge é uma passarela suspensa que conecta edifícios residenciais no bairro de Nutsubidze, e é mais uma símbolo da arquitetura funcionalista soviética.

A obra é composta por três prédios (ou blocos) de apartamentos de concreto ligados entre si por braços de metal, que funcionam como pontes externas que conectam um bloco ao outro, permitindo a locomoção de pessoas por essas pontes.Assim, não é preciso sair de um bloco para acessar outro, basta atravessar as pontes. A ponte do primeiro edifício fica no fica no 14º andar, a do segundo prédio está no 12º andar e a do último bloco fica no 10º andar.

O que fazer em Tbilisi

Palácio da Justiça

Edifício moderno e inovador, o Palácio da Justiça se destaca pelo design arrojado, representando a nova fase arquitetônica de Tbilisi e a modernização das instituições públicas.

O edifício foi criado como um símbolo do que o governo queria promover no sentido de transparência e anticorrupção. Inclusive, este é o motivo de todas as janelas serem transparentes.

Além de tudo isso, ele é especialmente bonito a noite!

O que fazer em Tbilisi

Sameba Cathedral (Catedral da Santíssima Trindade)

A maior igreja da Geórgia e uma das maiores ortodoxas do mundo, a Catedral de Sameba e um dos principais pontos religiosos e turísticos da cidade, com arquitetura que mistura estilos tradicionais e modernos.

Vale a pena lembrar que a Geórgia foi o segundo país no mundo a adotar o cristianismo como religião oficial, no mundo.

Sobre a igreja, achei o interior comum, mas toda a parte de fora, eu achei sensacional. A arquitetura é muito bonita, a paisagem incrível, os jardins bem preservados e ainda tem uma vista panorâmica para Tbilisi. 

Na minha opinião, vale a pena incluir em sua lista do que fazer em Tbilisi!

O que fazer em Tbilisi

Parlamento da Geórgia

Localizado na Avenida Rustaveli, o prédio do Parlamento é símbolo da vida política do país e palco de eventos históricos importantes. 

Além disso, em frente ao Parlamento, há um memorial às vítimas de 9 de abril, data que marcou um dos episódios mais marcantes do parlamento. Em 9 de abril de 1989, o Exército Soviético dispersou com armas uma manifestação pacífica. O ato terminou com muitas mortes.

Melhores experiências para fazer em Tbilisi

As melhores experiências para fazer em Tbilisi incluem:

  • Caminhada pelo centro histórico
  • Joias ocultas de Nova Tbilisi 
  • Murais de Arte de Rua
  • Fabrika
  • Tour pela arquitetura de Tbilisi
  • Banhos tradicionais da Geórgia
  • Noite na Bassiani

Além dos melhores pontos turísticos de Tbilisi, você também pode/deve incluir em seu roteiro pela cidade, algumas experiências que são a cara da cidade.

Joias ocultas de Nova Tbilisi

Explorar as joias ocultas de Nova Tbilisi é mergulhar em ruas e praças menos visitadas por turistas, mas muito frequentadas por moradores.

O passeio inclui locais como:

  • a Praça da Liberdade;
  • o Mercado de Flores;
  • a Praça e o Bazar Orbeliani;
  • o Mercado de Pulgas;
  • a Avenida Agmashenebeli;
  • a Wine Gallery;
  • o Fabrika;
  • o Jardim de Rosas;
  • o Teatro Marjanishvili. 

Com um guia, a experiência ganha riqueza de detalhes e histórias locais, revelando o cotidiano e a autenticidade da capital georgiana.

Murais de Arte de Rua

Tbilisi pulsa arte urbana. Ao caminhar pela cidade, você encontra murais e grafites de diferentes estilos e temas, muitos deles assinados por artistas do Movimento Niko (identificável pelo símbolo de cachorro) e por Gosh (com representações de gatos). 

Essas obras transformam muros em galerias a céu aberto, trazendo cor, crítica social e expressão artística para o cotidiano da cidade.

Existem passeios exclusivos pela cidade, que te levam às principais obras. Se você curte arte, é uma boa ideia considerar incluir este tipo de tour no que fazer em Tbilisi.

O que fazer em Tbilisi

Fabrika

O Fabrika é um centro cultural multifuncional instalado em uma antiga fábrica têxtil soviética. 

Hoje, abriga hostel, cafés, bares, estúdios de arte, lojas, espaços de coworking e eventos. 

O ambiente mistura o charme industrial com uma vibe moderna e alternativa, e é um ponto de encontro para locais e viajantes, ideal para socializar, trabalhar, criar e curtir a cena criativa de Tbilisi.

Tour pela arquitetura de Tbilisi

Um tour arquitetônico por Tbilisi revela a diversidade de estilos que marcam a cidade, alguns deles que já citamos ao longo deste guia: edifícios históricos, passando por construções da era soviética (como o antigo Palácio de Concertos e Esporte, Teatro de Ópera e Balé, Casa dos Cientistas), até exemplos contemporâneos. 

Para quem gosta de arquitetura essa é uma das melhores experiências para fazer em Tbilisi. 

O passeio destaca a mistura de influências orientais, europeias e soviéticas, que fazem da capital um verdadeiro mosaico arquitetônico.

Banhos tradicionais da Geórgia

Os banhos de enxofre são uma tradição milenar em Tbilisi. As águas sulfurosas, famosas desde a fundação da cidade, são procuradas por suas propriedades terapêuticas e relaxantes. 

Os banhos Orbeliani, por exemplo, oferecem salas privativas, sauna, massagens e o ambiente típico desses balneários históricos, proporcionando uma experiência única de bem-estar e imersão cultural.

É claro que eu vivi essa experiência e, agora, compartilho com você!

Noite na Bassiani

Bassiani é o maior e mais famoso clube de techno da Geórgia, localizado no subsolo do Estádio Nacional.

Internacionalmente reconhecido, o clube se tornou símbolo da cena eletrônica de Tbilisi e da resistência cultural local, não poderia ficar de fora de uma lista do que fazer em Tbilisi.

Com política rigorosa de entrada e ambiente underground, Bassiani é referência para amantes de música eletrônica e palco de movimentos sociais e culturais na cidade. 

O que fazer em Tbilisi e na Geórgia?

Agora que você já sabe o que fazer em Tbilisi, pode começar a organizar a sua viagem, entretanto, se quer uma dica final, lá vai: conheça todo o país!

Sim, a Geórgia é sensacional e você vai mergulhar em uma cultura muito especial, que merece ser conhecida e vivida ao máximo. 

Alguns conteúdos especiais vão te dar aquele empurrãozinho que você precisa: 

Prepare-se para viajar no guia: Expedição pela Geórgia: 8 dias explorando um país surreal entre a Europa e a Ásia [SET 2025]

Agora, sim, com este guia do que fazer em Tbilisi você está pronto para arrumar suas malas e conhecer essa cidade incrível!