Tbilisi é uma cidade que merece semanas de exploração. No entanto, nem sempre temos o luxo do tempo a nosso favor, não é mesmo? E se você chegou até aqui, e está buscando por um roteiro de 1 dia em Tbilisi, é porque está com o tempo corrido e quer aproveitar cada minuto da sua viagem, correto? 

Embora 24 horas seja um período extremamente curto para absorver toda a riqueza cultural, histórica e gastronômica que a capital da Geórgia tem a oferecer, ainda é possível ter uma experiência incrível na cidade.

Para te provar isso, organizamos um roteiro de 1 dia em Tbilisi, com um itinerário prático e que te permite passear pela cidade, conhecendo mais sobre seu dia a dia e sua história.

Lembre-se: este roteiro de um dia é apenas um vislumbre do que Tbilisi pode oferecer. Considere-o como um aperitivo que certamente despertará seu apetite para uma futura visita mais prolongada. Então, amarre os sapatos, prepare sua câmera e mergulhe nesta aventura express por uma das cidades mais cativantes do leste europeu!

Conheça o GUIA COMPLETO DE 5 dias em Tbilisi com curiosidades, história e preços para cada um desses locais que visitamos (e que não visitamos, mas que podem te interessar). Aqui você encontra também uma lista com os restaurantes em que fomos, bares, tipos de transportes que usamos e mais. É um material com tudo o que você precisa para organizar o seu roteiro de 1 dia em Tbilisi.

Roteiro de 1 dia em Tbilisi

Caminhada guiada por Tbilissi

Esta foi a primeira experiência que vivemos na cidade: um tour guiado pela capital, para conhecer suas histórias  e pontos turísticos mais visitados. 

Sem dúvida, é uma boa indicação para quem está montando um roteiro de 1 dias em Tbilisi, porque permite que você veja muitos lugares e tenha acesso a muitas informações sobre a capital, em pouco tempo. 

Durante três horas, o nosso guia nos levou ao centro histórico e pontos turísticos importantes da capital, como:

  • As igrejas antigas de Sioni e Metekhi;
  • A grande Fortaleza de Narikala;
  • A Praça da Liberdade;
  • A Ponte da Paz;
  • O rio Mtkvari (Kura).
  • Mãe da Geórgia
  • E muito mais…

Essa é uma oportunidade de ter uma visão geral do centro histórico da cidade e aprofundar o seu conhecimento sobre a história da região.

Todos esses locais que fizemos no dia 1 você pode fazer sozinho, porém se você gosta de se aprofundar mais na história do país, na cultura e de saber as curiosidades por trás de cada local, recomendo MUITO esse tour.

Você pode usar o app gratuito do GetYourGuide para encontrar passeios nas cidades que você visitar, não apenas Tbilisi.
O aplicativo facilita a contratação de passeios, transfers e mais. A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.

O passeio dura cerca de 3 horas e, se você optar pelo roteiro em grupo, as informações serão compartilhadas em inglês. Entretanto, também é possível escolher fazer o tour de maneira privada. Nesses casos, você pode escolher outros idiomas como alemão, russo e ucraniano. Infelizmente, não há tradutor em português.

Torre do Relógio de Rezo Gabriadze

Em 2010, Rezo Gabriadze construiu uma torre de relógio ao lado do teatro de marionetes na cidade velha de Tbilisi.

O teatro havia sido inaugurado muitos anos antes, em 1981, também por Rezo Gabriadze. Com a criação da torre, ela se tornou a marca registrada do local.

Com uma arquitetura única, a torre se transformou em um ponto turístico que não passa despercebido em um passeio por aqui, contudo, a arquitetura é apenas um dos elementos que chamam a atenção.

A cada 60 minutos um “anjo” sai da porta (tipo um cuco) e toca o sino 10 vezes, com um pequeno martelo. Então, começa um pequeno teatro mecânico de marionetes dentro da torre.

Duas vezes ao dia, ao meio-dia e às 19h, você pode assistir a um tipo de mini espetáculo chamado “O Círculo da Vida”, com duas marionetes.

A torre também possui um dos menores relógios do mundo e, acredite, ele funciona!

Não visitamos o interior do teatro, mas você pode! Afinal, ele ainda funciona e realiza apresentações especiais. Se você gosta de arte, comprar um ingresso para assistir a uma sessão pode ser uma ótima alternativa para tornar o seu roteiro ainda mais especial.

Igreja Metekhi (Igreja da Natividade da Virgem de Metérri)

A Igreja Metekhi da Natividade da Virgem Maria foi construída no século V, pelo menos essa é a data indicada por grande parte dos pesquisadores.

Contudo, existem pontos de vista diferentes sobre a data de construção do templo, com alguns estudiosos apontando para o fato de que grande parte da estrutura remonta à Idade Média e foi construída entre 1278 e 1289 dC.

Independente da data de início da obra, a igreja cristã ortodoxa georgiana foi construída para se assemelhar ao templo construído sobre o túmulo da virgem Maria no Jardim Getsêmani em Jerusalém.

Contudo, no século XIII, a igreja foi queimada durante a invasão mongol. Desde então, já foi restaurada muitas vezes.

Inclusive, no início da era soviética, em 1921, o local serviu como acampamento e execuções de prisioneiros e foi um dos poucos templos religiosos que se mantiveram de pé.

Isso porque os soviéticos enfrentaram uma grande resistência dos intelectuais georgianos liderados pelo artista Dimitri Shevardnadze  em relação à destruição da igreja. 

Dessa forma, durante as décadas de 1940-60, a igreja funcionou como depósito de coleções do Museu Nacional de Arte, voltando a ser um templo de oração apenas em 1988.

Em 1961, uma estátua equestre do rei Vakhtang Gorgasali (idealizador da igreja) foi criada pelo escultor Elguja Amashukeli e erguida em frente à Igreja Metekhi.

Parque Rike

O Parque Rike é uma área verde no meio da cidade, com uma energia artística  muito forte, afinal, ao longo de sua área você verá uma série de esculturas de arte.

Outra atração interessante do parque é o teleférico de vidro que te leva, em poucos minutos, para a Fortaleza de Narikala, no alto do bairro Sololaki.

A fortaleza foi fundada no século IV e expandida nos séculos VII, XVI e XVII, antes que grande parte dela fosse destruída em uma explosão que aconteceu em 1827.

Hoje é possível visitar o local, que está restaurado, e ter uma das vistas mais famosas de Tbilisi.

Do parque você também tem fácil acesso à Ponte da Paz, pode ver o parlamento e caminhar nas margens do Rio Kura.

Outra opção é fazer um passeio de balão e ver Tbilisi do alto.

Ponte da Paz

A Ponte da Paz conecta o Parque Rike à parte “antiga” da cidade.

Sua construção aconteceu em 2010 e teve como objetivo ser um marco de paz após a guerra relâmpago de 2008, entre Geórgia e Rússia, que durou 5 dias, mas deixou muitos mortos e feridos.

A ponte também representa a modernidade da região, se tornando um verdadeiro símbolo da renovação de Tbilisi.

Toda construída em vidro e aço, com um design em forma de arco, ela fica sobre o rio Mtkvari (Kura), no centro da capital.

default

Com 156 metros de comprimento e até 10.000 lâmpadas LED embutidas, a ponte foi trazida da Itália para a Geórgia em 200 componentes desmontados.

Todos os dias, durante 90 minutos antes do pôr do sol, todas as lâmpadas são acesas. Algumas pessoas dizem que elas piscam de maneira a comunicar uma mensagem em código Morse. Mas não conseguimos confirmar.

Essa mensagem listaria os elementos químicos que compõem um corpo humano, segundo a tabela periódica de Mendeleev.

E aí, você sabe código Morse? Consegue confirmar se ela transmite mesmo essa informação?

Enquanto estiver sobre a ponte, aproveite para ver alguns dos principais pontos turísticos. Entre os que podem ser encontrados, estão:

  • Igreja Metekhi;
  • A Estátua do fundador de Tbilisi, Vakhtang Gorgasali;
  • A Fortaleza Narikala;
  • Mãe da Geórgia
  • Palácio de Justiça
  • Catedral de Sameba
  • E mais…

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em hotéis pelo mundo todo, incluindo Tbilisi! Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

Rio Mtkvari (Kura)

Com 1.515 km de extensão, o rio Mtkvari se origina na Turquia, onde é chamado de “Kura”, flui através do amplo vale entre as montanhas do Grande Cáucaso e do Cáucaso Menor e desce para o Mar Cáspio, atravessando a Geórgia e terminando no Azerbaijão.

O nome georgiano “Mtkvari” significa “água boa”, e em Megrelian – “o rio que come montanhas”. Ambos os idiomas pertencem à família linguística kartveliana, falada pelos kartvelianos, como também são conhecidos os georgianos.

Cerca de 435 km do rio corre na Geórgia e a capital Tbilisi é a maior cidade às margens dele e, segundo historiadores, existem registros de que humanos cultivam em suas margens há pelo menos 7.000 anos.

Teleférico + Fortaleza de Narikala

A Fortaleza de Narikala é um dos pontos ideias para ver Tbilisi do alto (também é possível ver a fortaleza de quase todos os pontos da cidade).

No passado a fortaleza foi a primeira defesa militar de Tbilisi e suas muralhas datam de vários períodos, sendo o mais antigo, o século IV. Entretanto, a maior parte das muralhas que vemos hoje foi construída no século VIII pelos árabes, cujo palácio ficava dentro da fortaleza.

Para chegar até lá, existem três maneiras: você pode ir a pé, de carro (até certo ponto e fazer o restante caminhando) e, por último, usando o teleférico que fica no Rike Park.

Se optar pela caminhada, a entrada na fortaleza será gratuita. Vale apena dizer que a estrada de Rike a Narikala tem apenas 686 metros.

Durante seu roteiro de 1 dia em Tbilisi, você pode usar sua visita à fortaleza para caminhar pelas muralhas, visitar a estátua da Mãe da Geórgia, e conhecer o Jardim Botânico Nacional.

Se você quer uma boa internet em Tbilisi, o melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e tem uma qualidade absurda!

Com o chip virtual, você não precisa lidar com roaming caro nem sair atrás de um cartão SIM físico.

Recomendo demais a Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o país, a quantidade de internet e fazer o pagamento.

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 

Mother of Georgia

Mother of Georgia ou, traduzindo, Mãe da Geórgia, conhecida como Kartlis Deda, é uma estátua erguida no topo da colina Sololaki ao lado da Fortaleza Narikala.

Desde 1958, a estátua está no local, tendo sido construída para comemorar o 1500º aniversário da capital. Hoje, ela é um dos símbolos da cidade.

Com 20 metros de altura, uma das curiosidades sobre a obra está no fato de que, inicialmente,  a estátua, que era de madeira, ficaria apenas por um período na paisagem da cidade, entretanto, a decisão foi posteriormente alterada, e já não se imagina a capital sem sua “mãe”.

Por conta disso, a estrutura de madeira foi coberta com alumínio (1963) para que a escultura não fosse danificada. Em 1997, a antiga estátua foi substituída por uma nova.

A Mãe da Geórgia simboliza o caráter nacional georgiano: na mão esquerda segura uma taça de vinho para saudar aqueles que vêm como amigos, e na mão direita uma espada para aqueles que chegam ao país como inimigos.

Meidan Bazar

O Meidan Bazar era conhecido como um dos principais mercados, não só na Geórgia, mas em todo o Cáucaso.

No passado, comerciantes usavam o local para negociar produtos do Oriente e a área era um importante mercado comercial na Grande Rota da Seda.

Hoje em dia, a área é um local popular para turistas, abriga comércios e muitos restaurantes.

Em 2014, o bazar foi reinaugurado, com arquitetura mais moderna e agora é possível comprar produtos georgianos, incluindo vinho, queijo e muito mais.

O Meidan Bazaar está localizado na Praça Gorgasali, no distrito de Kala, na parte antiga de Tbilisi.

O que visitar no centro histórico em um roteiro de 1 dias em Tbilisi?

Como disse acima, os principais pontos turísticos da cidade estão no centro histórico, o que inclui:

  • Ponte da Paz; criada para a travessia exclusiva de pedestres, feita de aço e vidro. É espetacularmente iluminada à noite com milhares de LEDs e liga a Cidade Velha à nova.
  • Teleférico, inaugurado em 2012, conecta o Parque Rike à Fortaleza Narikala;
  • Monumento Mãe Geórgia, onipresente na paisagem;
  • Fortaleza de Narikala, que oferece uma vista única da capital e é um dos seus cartões postais;
  • Praça da Liberdade, marca o limite da Cidade Velha.
  • Basílica Anchiskhati, é a igreja mais antiga do centro da cidade, construída no século VI pelo filho do fundador da Geórgia, Dachi.
  • Torre do Relógio: uma torre de relógio digna de contos de fadas, que fica do lado de fora do teatro de marionetes.
  • Monumento Fonte Falcão e Faisão, um marco da fundação de Tbilisi. Diz a lenda que o fundador da cidade, o rei Vakhtang Gorgasali, estava caçando na região, quando seu falcão teria capturado um faisão, mas os dois pássaros caíram em uma fonte termal e morreram. Ele ficou impressionado com as inúmeras fontes na região e fundou a cidade. Hoje, é possível visitar a fonte que exibe os lendários falcão e faisão na área de Abanotubani, no centro histórico de Tbilisi.

Além desses pontos, existem muitos outros, sendo vários deles presentes em nossa visita pela cidade e no roteiro que montamos para você.

Perdi as contas de quantos quilômetros andei pelo centro histórico. É uma parte espetacular de Tbilisi e se você ama arquitetura, cultura, história e quiser conhecer diversos bares, restaurantes e boas cafeterias, você vai amar caminhar, e se perder, por aqui.

Agora, sim, encerramos nosso roteiro de 1 dia em Tbilisi, mas a cidade tem muito mais a oferecer! Por isso, se você quer conhecer tudo o que fizemos nos dias em que ficamos na cidade, incluindo todos os passeios, preços, como chegar e, claro, a história sobre cada ponto visitado, é possível encontrar todos os detalhes no GUIA COMPLETO DE 5 dias em Tbilisi. 

No material apresentamos a história, curiosidades e preços  de todos os locais mais famosos da cidade, alternativas para adaptar o seu roteiro de 3 dias em Tbilisi e mais!

Ou seja, estou falando de um material que vai atender você em todas as situações ao longo da sua viagem. 

Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade. 

Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro para Tbilisi, você ainda conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98

Entenda tudo sobre o roteiro, no vídeo abaixo.

Leia também: