Um país com pouco mais de três décadas de autonomia e, ao mesmo tempo, com uma história que remonta 2.500 anos. Essa é uma boa introdução para quem está pensando em montar um roteiro pela Geórgia e desbravar as belezas do país. 

E essa beleza não está apenas nas paisagens, mas em cada detalhe da cultura do local.

Aqui, você encontra um conjunto espetacular de aspectos étnicos, culturais e linguísticos, com múltiplas origens, incluindo romanos, persas, árabes, turcos, mongóis, otomanos e russos.

Por sua posição geográfica, no Cáucaso e no limite entre a Europa e a Ásia, ocupando uma região conhecida como Eurásia, o país foi invadidp e governado por diferentes impérios.

Apenas em 1991 conseguiu a sua independência, rompendo com a extinta União Soviética. 

Mas a história desse país começa muito antes disso e seus momentos de glória também. Durante os séculos XI e XIII, a Geórgia viveu sua Era Dourada quando foi liderada por mulheres que governavam sob o título de “Rei”.

Atualmente, visitar a Geórgia é sinônimo de encantamento. Seja com suas belezas naturais, com a hospitalidade sem igual de seu povo, com as delícias que fazem de sua gastronomia uma das melhores do mundo e, claro, com os deliciosos vinhos.

Eu confesso que sou suspeito para falar sobre esse país porque foi aqui que me casei! Isso mesmo! rsrs 💍

Em minha visita em 2023, eu e minha esposa nos casamos na Geórgia e vivemos o dia mais especial  das nossas vidas. 

E você também pode viver esse momento mágico por aqui. Como você vai ver ao longo deste roteiro pela Geórgia, aqui está a cidade mais fácil do mundo para se casar (e fica beeeeeem longe de Las Vegas).

Ah, e o casamento é de verdade, ok? Com validade no Brasil e no mundo! Veja um pouco dessa experiência fora do comum, no nosso reels! 

Roteiro Geórgia: 10 dias visitando muito mais que a capital

Nosso roteiro pela Geórgia foi dividido por regiões incluído:

  • Kakheti
  • Kazbegi ou Stepantsminda
  • Gori
  • Kutaisi e regiões próximas
  • Tbilisi

Seu roteiro vai ter muitas paradas e trocas de transporte? Conheça o Omio e encontre as passagens mais baratas de avião, trem, ônibus e/ou carro. Use a ferramenta também para gerenciar seus tickets em um único lugar e facilitar seus deslocamentos!

Como a capital, Tbilisi, é um ponto mais conhecido e, por isso, mais desejado pela maioria dos viajantes, eu preparei um artigo especial, contando detalhadamente como foram os 5 dias em que passei por lá. 

Você pode acessar nosso roteiro por Tbilisi em Roteiro por Tbilisi 5 dias: quer fugir do óbvio? Visite a Geórgia!” 

Ou seja, nosso roteiro pela Geórgia incluiu 5 dias em Tbilisi mais 10 dias pelas demais regiões

Neste artigo, vou contar sobre as regiões do interior da Geórgia, com fotos, dicas e vídeos em que compartilho um pouco do que vivemos por lá. 

Mas, se você quer se aprofundar ainda mais sobre os detalhes da viagem, a minha recomendação é que acesse nosso MATERIAL COMPLETASSO de 10 dias pela Geórgia, no qual você vai ver:

  • Minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que eu visitei e vivi. Tanto as coisas boas quanto as ruins. 
  • História e curiosidades sobre cada local. Não somente o nome e algumas fotos. Você vai ter uma verdadeira aula sobre cada lugar.
  • Roteiro separado do que fazer por dia e com um mapa pronto para abrir no Google Maps.
  • Atrações extras que eu não fiz, mas que você pode incluir na sua viagem.
  • Dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc. 
  • Acesso a um grupo no Telegram para apoio durante sua viagem.

Para compartilhar tudo isso com você, organizei o roteiro pela Geórgia em um material incrível (sem falsa modéstia), que você pode comprar por R$99,99 (ou 12x R$9,98)

E para que você não tenha dúvidas de que é isso o que você precisa para embarcar para a Geórgia e aproveitar as MELHORES coisas que tem por lá (sem perder tempo com o que não vale a pena), dá uma olhada no vídeo abaixo, em que apresento o GUIA COM ROTEIRO COMPLETO DE 10 DIAS PELA GEÓRGIA

O que fazer em Kakheti?

Na lista do que fazer em Kakheti estão:

  • conhecer as melhores vinícolas da região
  • visitar a cidade de Telavi;
  • passear por Sighnaghi, também conhecida como a Cidade do Amor;
  • conhecer as fortalezas de Ujarma e Kornabuji;
  • ver os jardins da propriedade Tsinandali Estate;
  • percorrer o complexo do Mosteiro David Gareji (Patrimônio Mundial da Unesco), além dos mosteiros de Alaverdi, Bodbe, Nekresi e outras igrejas;
  • passar um tempo no Parque Nacional da Geórgia, com cachoeiras e muita natureza preservada e mais.

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens de todas as cidades em que você você pretende passar a noite, durante sua viagem pela Geórgia. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.

Você ainda pode aprontar o fato de que existem numerosos museus na região onde são guardados objetos antigos e materiais etnográficos descobertos durante escavações arqueológicas e muito mais.

Ou seja, Kakheti é aquele tipo de lugar em que você encontra um pouco de tudo: natureza rica, paisagens incríveis, muita história, monumentos seculares (e até milenares), cultura e mais.

A região reúne montanhas, lagos, cachoeiras, lindas paisagens, mosteiros em cavernas, comida boa e a típica hospitalidade georgiana.

Como dica extra, fique de olho nas principais variedades de vinho encontradas aqui: Kakhuri Mtsvane, Saperavi, Rkatsiteli e Khikhvi.

Por falar em vinhos, vou ser sincero, em minha viagem por Kakheti me dediquei às vinícolas. rs

E o motivo é bem simples: elas são incríveis! O clima da cidade é bem no estilo de Mendoza na Argentina e é surreal de encantador. Dá uma olhada no reels abaixo para entender do que eu estou falando!

Como eu disse acima, o local é conhecido como um dos berços do vinho, afinal, a tradição de plantio das uvas e produção dos vinhos remonta a 6.000 aC! É, isso mesmo, são mais de 8.000 anos de tradição!

Isso sem contar que a região ainda produz opções de vinho com frutas diferentes como o vinho de laranja que já foi citado até pelo jornal Washington Post.

Atualmente, mais de 70% do vinho georgiano é produzido em Kakheti, tornando-a a principal região vinícola do país.

Aproximadamente 80 variedades de uvas diferentes são encontradas em Kakheti.

Resumindo, se você gosta de vinho, uma visita à região é uma boa oportunidade para experimentar um pouco de cada!

A seguir, eu organizei mais informações para que você veja meu roteiro de vinícolas pela Geórgia, na região de Kakheti.

Chubini Winery & Cabins

Chubini Winery & Cabins é um hotel e uma vinícola familiar na vila de Kakheti. Aqui eles produzem o vinho no qvevri georgiano, que é feito a partir de um processo milenar, super tradicional e autêntico.

É possível se hospedar ou apenas aproveitar um dia em uma das atrações oferecidas pelo local, como:

  • a visitação pela vinícola;
  • a degustação de vinhos;
  • curtir a gastronomia do local em um jantar ou almoço especial.

Quer internet boa na Geórgia, seja para desbravar o roteiro de vinho, publicar fotos, se comunicar com as pessoas de lá ou de longe? O melhor custo-benfício é a opção de chip virtual. Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.

Buy eSIMs for international travel – Airalo e use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Shumi Winery

Fundada em 2001, a Shumi Winery é uma produtora de vinhos georgianos de alta qualidade, que já venceu vários prêmios como o de melhor produtora da Geórgia no Grand International Wine Award MUNDUS VINI 🇩🇪.

Shumi é uma antiga palavra georgiana que significa vinho autêntico e não diluído, e é isso o que você encontra ao visitar a vinícola e provar os deliciosos vinhos do local.

Já o logotipo é um grifo que se refere a “Phaskunji”, uma criatura da mitologia georgiana. Diz a lenda que o grifo trouxe o primeiro cacho de uvas ao povo da região, e a partir dessas uvas as pessoas começaram a cultivar e produzir vinhos.

O Complexo Shumi é composto por 38 espaços diferentes, incluindo:

  • o primeiro museu do vinho na Geórgia;
  • a Enoteca;
  • o pavilhão etnográfico e muito mais.

Em 2020, Shumi foi o vencedor na categoria “A melhor localização para turismo regional e gastronômico” pelo Prêmio Nacional de Turismo BEM-VINDO À GEÓRGIA, considerado o ‘Oscar’ da indústria turística e hoteleira do país.

Em 2021, Shumi foi o vencedor na categoria THE BEST WINE TOURISM AWARD no mesmo prêmio nacional.

Orgo

Orgo é uma vinícola artesanal especializada na tradição de produção de vinho georgiano Qvevri, que tem mais de 8.000 anos e que você também pode ver em outras vinícolas que citamos até aqui.

Alguns aspectos, entretanto, fazem desse lugar especial. Por exemplo, todas as suas uvas são provenientes de vinhas com pelo menos 50 anos de idade.

Produzir vinhos a partir de vinhas antigas é um projeto raro e difícil, afinal, durante os tempos soviéticos a maioria delas foram arrancadas e substituídas para que as novas plantações pudessem produzir mais uvas.

Mas as curiosidades não param por aí! Por exemplo, a marca é conhecida por dois nomes muito fortes: Orgo e Teleda.

Teleda é um nome antigo de Telavi, a principal cidade da região de Kakheti. Os primeiros achados arqueológicos sobre Telavi datam da Idade do Bronze. Um dos primeiros relatos de pessoas que moraram em Telavi são do século II dC, quando o nome Teleda é mencionado pela primeira vez em um documento.

Orgo é a pedra usada como fechamento do qvevri (os recipientes em que o vinho é feito) nos tempos antigos na Geórgia.

Nessa vinícola, eles ainda usam essa velha tradição na adega para alguns qvevris.

Wine Yard N1

O espaço é totalmente familiar e também permite que você experimente os vinhos qvevri georgianos produzidos por métodos tradicionais e milenares. Aqui é possível experimentar vários pratos da culinária georgiana.

Na verdade, o espaço oferece um conjunto de experiências como apresentações do folclore local, colheita das uvas etc.

Os hóspedes e visitantes podem conhecer a adega que tem sido usada por três gerações e experimentar o vinho diretamente do qvevri.

Também é possível participar do processo de destilação de Chacha, que é como se fosse a vodka da Geórgia.

Outras atividades oferecidas por aqui são:

  • fazer churchkhela e pão;
  • aulas de culinária;
  • passeios a cavalo;
  • visita a uma fazenda de trutas e pesca;
  • piquenique no vale e outras atividades agrícolas.

Temi Winery

Temi é uma empresa comunitária e social com sede na vila de Gremi. Atualmente, cerca de 70 pessoas com diferentes origens e habilidades vivem e trabalham lá.

Fundado em 1989, o espaço acolhe residentes e crianças de todas as idades como um centro comunitário inclusivo.

A comunidade tem como objetivo proporcionar as melhores oportunidades de vida e cuidados possíveis aos seus membros e desenvolver as suas atividades empreendedoras para que eles possam alcançar a independência financeira.

Estamos falando de uma comunidade inclusiva, amiga do meio ambiente e economicamente sustentável, onde as pessoas vivem e trabalham juntas.

Em outras palavras, a vida em Temi baseia-se na crença de que todos os seres humanos são iguais, que todos podem contribuir e que cada um tem o direito de atingir todo o seu potencial. <3

Para isso, a comunidade mantém uma vinícola com 22 hectares de terra e aproximadamente 7 hectares para vinhas orgânicas.

Além de ser resultado de um projeto social bem legal, o vinho de Temi ganhou prêmios em vários festivais nacionais e é membro da Natural Wine Association da Geórgia.

É possível contribuir com o projeto por meio do consumo dos produtos que a comunidade produz e vende, ou como voluntário e doador. 

A doação funciona como um financiamento, em que o capital investido é aplicado na melhoria e manutenção do projeto. No site deles, você encontra todas as informações para doação.

Tsinandali Estate (Hotel da rede Radisson)

O Tsinandali Estate é um hotel da rede Radisson localizado em Kakheti. Com uma pegada super contemporânea, oferece uma infraestrutura completa, seja nas suítes ou nas áreas de convivência. Há, por exemplo, uma piscina infinita na cobertura com vista para as montanhas do Cáucaso, que oferece uma experiência exclusiva.

Além disso, você pode curtir os restaurantes do hotel e um dia de spa para recuperar as energias dos dias de passeio.

Sanavardo Estate

O local possui 93 hectares e produz vinhos feitos com vinhas exclusivas, criando uma bebida muito harmoniosa.

Com um toque de modernidade, Sanavardo Estate também cultiva variedades de uvas internacionais, abrindo um pouco mais seu leque de opções e sabores.

Inclusive, a primeira Medalha de Ouro para um vinho durante a Era Soviética foi concedida a um Saperavi produzido especificamente aqui.

Uma curiosidade sobre a produção de vinhos do local é que todos os rótulos da bebida apresentam imagens de animais ou pássaros da flora local.

Mas não para por aí! Afinal, a vinícola também produz vinhos de laranja, muito populares na região e na Geórgia em geral.

Você pode visitar todo o espaço, tomar excelentes vinhos e curtir algumas das horas mais divertidas da sua viagem.

Sim, como você pode ver, eu aproveitei bastante o cenário de vinhos em meu roteiro pela Geórgia! #BebaComModeração

Mas além de curtir o saber o bebida, nesses passeios eu aprendi muito sobre a cultura associada a ela. Compartilhei alguns desses conhecimentos, no reels abaixo. 

O que fazer em Kazbegi (ou Stepantsminda)?

Na lista de locais para visitar em Kazbegi (ou Stepantsminda) inclui:

  • Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti
  • Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, Goudari
  • Forte Ananuri
  • Mirante do Lago Zhinvali

Na prática, esses foram os locais que não visitamos, mas existem outros que podem fazer parte do seu roteiro pela Geórgia. 

Para conhecer detalhes sobre cada um dos pontos mais importantes dessa viagem, minha dica é que acesse (e compre) o meu guia completo da viagem de 10 dias pela Geórgia, com a história, endereços, valores para entrada e melhor forma de chegar aos locais (tanto só que eu visitei como os que eu não visitei). Junto, você encontra:

  • Minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que eu visitei e vivi. 
  • Roteiro separado do que fazer por dia 
  • Mapas prontos para abrir no Google Maps e se guiar em sua viagem
  • Dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc. 

Mas, voltando, acabamos passeando pouco pela região, porque o hotel em que ficamos era muito confortável! #quemnunca 🤣

Na verdade ele é um dos melhores do país. Para conferir a infraestrutura, vale a pena assistir ao reels abaixo. 

Entretanto, o que visitamos foi realmente surpreendente! 

Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti

Um dos pontos turísticos mais famosos de Kazbegi é a Igreja da Trindade Gergeti, construída no século XIV, durante a ascensão da Igreja Georgiana.

Algumas histórias mostram que, antigamente, sempre que a Geórgia era atacada por um inimigo, o tesouro da igreja era guardado aqui para preservá-lo, uma vez que o caminho que levava até o templo era extremamente difícil.

Hoje, há uma estrada ligando a cidade à igreja, tornando o trajeto muito mais fácil.

Como disse, a construção é de XVI, mas não há registro de uma data exata. O século foi previsto a partir da análise de fontes antigas e dos estilos arquitetônicos presentes na construção.

Seu nome é atribuído ao local onde o templo foi erguido: a aldeia de Gergeti.

Já no último terço do século XX, em 1966, a região juntou-se a Kazbegi, mas o antigo nome da igreja permaneceu inalterado.

A igreja é um excelente exemplo da arquitetura religiosa georgiana e a sua localização é realmente privilegiada.

Isolada, no topo de uma colina, com vista para o Monte Kazbeki (Mkinvartsveri ou “Montanha de Gelo”), a terceira montanha mais alta da Geórgia (depois do Monte Shkhara e Janga), ela é cercada de natureza.

O Monte Kazbek está associado à história de Amirani, a versão georgiana da lenda de Prometeu, um deus que teria sido acorrentado na montanha por Zeus, como punição por ter roubado o fogo dos deuses e tê-lo dado aos mortais.

Como muitas igrejas georgianas, a Igreja da Trindade Gergeti é cercada por um muro e tem um segundo andar sigiloso no qual padres e paroquianos teriam se escondido durante as invasões à região.

Durante os anos da Idade Média, a Cruz de St. Nino, elemento muito sagrado para os cristão da Geórgia, ficou escondida em Gergeti, embora hoje esteja na Igreja Sioni de Tbilisi.

Dentro da igreja, existem obras de arte do século XVI, incluindo representações da Mãe de Deus, de João Batista e de St. Nino.

Se você estiver pela região no dia 16 de julho poderá testemunhar a celebração de Gergetoba, na qual a igreja se enche de gente para celebrar a chegada do Ícone da Mãe de Deus da Igreja Sioni.

roteiro georgia

Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, Goudari

Seguindo pela Rodovia Militar da Geórgia, chegamos ao Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, também conhecido como Panorama Goudari.

A construção aconteceu em 1983, durante o domínio soviético na região, para comemorar os 200 anos do tratado de Georgiev, assinado em 1783. Nele, o imperador russo jurou proteger e apoiar a dinastia georgiana dos invasores estrangeiros.

O monumento é decorado com mosaicos de estilo soviético representando heróis georgianos e russos, além de outros elementos da cultura dos dois países.

Se você reparar, verá que o painel é dividido ao meio, à esquerda estão cenas da história da Geórgia e à direita, cenas da Rússia.

No centro do desenho estão uma mãe e uma criança, cuja formação étnica-cultural propositalmente não pode ser determinada.

Atrás do monumento há um tipo de “varanda” que permite que você chegue bem perto do penhasco com 600 metros de altura, oferecendo uma vista incrível para as montanhas do Cáucaso. Você pode chegar até lá, com tranquilidade, claro, se não tiver medo de altura! rs

O monumento soviético causa controvérsias devido ao cenário atual da relação política entre Geórgia e Rússia, que estão em paz, mas já não tem, exatamente, uma grande amizade.

Forte Ananuri

O Complexo Arquitetônico Ananuri é um monumento medieval localizado na Estrada Militar da Geórgia, próximo ao mirante do Lago Zhinvali.

Por isso, em uma única parada você consegue conhecer esses dois locais, enquanto vai de Tbilisi para Kazbegi (ou faz o trajeto contrário).

Construído entre os séculos XIV e XVIII, o complexo é composto pela fortaleza, o campanário e três igrejas:

  • Igreja da Virgem;
  • Igreja da Divindade;
  • Igreja “Mkurnali”.

Alguns nomes destas estruturas são bastante interessantes. A torre é chamada de Sheupovari, que significa “obstinado”, a igreja é chamada de Ghvtaeba, que significa “divindade”, e a outra igreja é chamada de Mkurnali, que significa “curador”.

Além de ser um ponto de parada com uma bela paisagem, Ananuri se destaca por sua história. 

Durante a Idade Média, sua localização era muito estratégica, servindo como área de proteção das rotas comerciais que ligavam o norte e o sul da região do Cáucaso. Isso fez com que o trajeto se mantivesse em uso até o início do século XIX.

Sua importância era tão grande que o Rei Erekle II (1720-1798) a listou entre as sete fortalezas mais fortes da Geórgia!

A confiança no local era tanta que, depois de ter sido derrotado em uma de suas batalhas, ele próprio se refugiou na fortaleza.

Em 2007, o complexo foi colocado na lista provisória para inclusão no programa de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mirante do Lago Zhinvali

O lago Zhinvali é, na verdade, um lago artificial, formado pela represa construída em 1980 pelos soviéticos.

Os soviéticos construíram a barragem para atender ao crescimento da cidade de Tbilisi, que exigia uma nova estrutura de abastecimento de água

Até hoje, o reservatório é de grande importância para a cidade, fornecendo água potável para cerca de metade da população da capital.

Mas nem tudo são flores na história dessa construção. Na época da obra existiu muita polêmica sobre a escolha do lugar como base para a barragem.

A primeira razão para isso foi a necessidade dos moradores do local se mudarem para os apartamentos “Khrushovka” fornecidos pela União Soviética.

O segundo motivo da luta pela não construção do reservatório era o fato de que o território de Zhinvali era um espaço arqueológico, uma vez que fazia parte das grandes rotas comerciais. Isso significa que ele era rico em fortalezas, torres e palácios. Embora a maioria deles tenha caído em ruínas ao longo dos séculos.

Contudo, os protestos não impediram a construção do reservatório e a área foi inundada.

Atualmente, no inverno, à medida que o nível da água cai, uma igreja que antes estava localizada em uma colina com vista para a cidade surge debaixo da água e é possível vê-la a partir do mirante.

No verão, é possível praticar rafting, caiaque, camping e passeios de bicicleta pela região.

Além dos lugares que visitei durante meus dias por lá, a região ainda oferece outras atrações extras que você pode incluir em seu roteiro pela Geórgia, entre elas:

  • Parque Nacional de Kazbegi
  • Vale Truso
  • Vale Juta
  • Glaciar Gergeti
  • Cachoeiras Gveleti 
  • Monastérios Dariali Gorge e Dariali 
  • Fortaleza Zakagori
  • Esculturas Sno Giant Head 
  • Pansheti Mineral Pools

Quanto tempo ficar por aqui?

A resposta a essa pergunta vai depender do seu plano de viagem e de quanto tempo você terá para visitar o país. De maneira geral, a minha recomendação é ficar por aqui por, pelo menos, duas noites.

A cidade em si é pequena, mas há muito para ver e fazer na região, como visitar o Vale Sno e Juta, o Vale Truso e o Desfiladeiro Dariali.

Caso a visita a esses locais seja algo que interesse você, então fique por mais tempo, entre 4 a 5 dias.

Roteiro pela Geórgia: o que fazer em Gori?

Uma das grandes razões para que a região de Gori seja famosa é o fato dela ser a cidade em que Joseph Stalin, um dos líderes mais marcantes da União Soviética, nasceu (1878).

A cidade abriga mais de um museu sobre Stalin, possui uma avenida com o nome dele e um parque.

Entretanto, a história do município é muito mais antiga do que o seu mais famoso morador.

De acordo com as crônicas georgianas, a cidade de Gori foi fundada por volta de 1.100 DC pelo rei David IV. No entanto, há muitas evidências que sugerem que já havia um assentamento aqui há mais de 2.000 anos.

A cidade sempre esteve localizada em uma região estratégica de rotas comerciais e isso determinou em grande parte a sua história.

Por muitas vezes ela foi atacada e ocupada, incluindo invasões por grupos como mongóis, otomanos, persas e russos.

Infelizmente, além das guerras, desastres ambientais também foram marcantes na sua história.

O maior deles aconteceu em 1920, quando sofreu um grave terremoto, de nota 6,2 na escala Richter e levou à morte de cerca de 120 pessoas e à destruição de importantes pontos históricos.

Quando Stalin chegou ao poder na União Soviética em 1927, ele mandou reformar sua cidade natal, mas com a queda da União Soviética em 1989, ela entrou em declínio.

Já em 2008, durante a Guerra dos 5 dias, Gori foi ocupada pelo exército russo na batalha contra a Ossétia do Sul. Um cessar-fogo foi negociado após cinco dias, porém mais de 2.000 pessoas já haviam morrido.

Atualmente, uma visita a Gori abrange todos esses fatos históricos, além de monumentos que fazem parte da paisagem da cidade há séculos.

Museu Josef Stalin

Inaugurado em 1957, o complexo do museu inclui:

  • uma casa memorial;
  • a carruagem de Stalin;
  • um edifício de dois andares, onde são feitas exposições.

Em frente ao edifício está situada a estátua de Stalin, do escultor Silovan Kakabadze. Além disso, no interior da casa, existe uma estátua do rosto dele.

Segundo nosso guia, depois que Stalin faleceu fizeram algumas estátuas do rosto dele. Uma delas está no museu e outras estão espalhadas por outros locais.

Em uma visita, você vai encontrar muitas informações sobre a vida pessoal e a família dele, até dados sobre a ascensão ao poder, o período da ditadura até seu falecimento. 

Na verdade, são seis salas com uma exposição permanente contando sobre a vida e as atividades de Stalin.

Além disso, você encontra itens memoriais, presentes que ele recebeu ao longo da vida, telas, documentos fotográficos e cinematográficos.

É possível ter contato com muitas informações e registros sobre a relação de Stalin e Lenin, outro líder muito relevante para a URSS.

Uma sala separada do museu, criada em 2010, é dedicada à apresentação do período das repressões lideradas pelo líder soviético.

Vale a pena ressaltar que a maioria dos documentos, relatos e informações estão escritos em georgiano ou russo, mas há um tour em inglês gratuito.

Logo, você tem a oportunidade de conhecer ainda mais detalhadamente informações sobre a história desse nome tão importante para a Geórgia e conhecido no mundo todo.

Meu roteiro de 10 dias pela Geórgia incluiu apenas algumas horas em Gori, por isso, fomos apenas ao museu do Stalin. Contudo, a região oferece muitas outras atrações que podem chamar a sua atenção.

Logo, se você tiver mais tempo, pode conhecer outros lugares, incluindo um outro museu, mas dessa vez, não oficial, de Stalin. 

Entre os locais que podem fazer parte do seu roteiro pela Geórgia, caso passe por Gori, estão:

  • Museu não oficial de Stalin
  • Fortaleza de Gori
  • Memorial dos Heróis da Geórgia
  • Bazar Gori
  • Museu Etnográfico de Gori
  • Catedral da Virgem Maria de Gori
  • Igreja de São Jorge
  • Museu da Grande Guerra Patriótica

O que fazer em um roteiro por Kutaisi e regiões próximas?

Na lista do meu roteiro por Kutaisi, inclui os seguintes locais:

  • Cidade Termal de Tskaltubo
  • Legends SPA Tskaltubo
  • Parque Natural Prometheus
  • Spring 6
  • Sanatorium Metallurgist
  • Sanatorium Medea

Antes de conhecer cada um deles, vamos conhecer um pouco mais sobre a região? 

Kutaisi é a 2ª maior cidade da Geórgia e fica situada no coração da região do Cáucaso, combinando uma história extremamente rica e uma beleza natural única.

Sua história é muito rica, com mais de 3.000 anos, o que a coloca como a 5ª cidade mais antiga de toda a Europa

Além disso, a cidade é a capital legislativa da Geórgia, servindo como sede do Parlamento georgiano e sendo um importante centro de atividades políticas e administrativas.

A região possui uma ampla variedade de tesouros arquitetônicos, incluindo a icônica Catedral Bagrati e o Mosteiro Gelati, ambos Patrimônios Mundiais da UNESCO.

O local ainda abriga a impressionante Reserva Natural Sataplia, na qual é possível explorar as cavernas antigas e descobrir pegadas fossilizadas de dinossauros! 🦖

Não dá pra esquecer que a região é conhecida por suas fontes minerais naturais e acredita-se que elas tenham propriedades terapêuticas. Posso dizer que aproveitei bastante tudo isso e recomendo que você faça o mesmo!

Cidade Termal de Tskaltubo

Lar das famosas “Águas da Imortalidade”, Tskaltubo já foi um dos destinos mais procurados por líderes da URSS. Hoje, é um tipo de complexo de casas de tratamento semi abandonadas e casas de banho desgastadas pelo tempo.

As 25 clínicas, hotéis e casas de banho vazias dão um aspecto de cenário de filme ao local e tornam o espaço uma opção muito procurada por turistas que gostam de visitar ambientes com um ar um tanto sombrio.

Em seu auge, na década de 1950, o Parque Central Tskaltubo abrigava nove casas de banho e centros de bem-estar. Enquanto isso, 22 sanatórios e hotéis foram erguidos ao redor do parque para acomodar os hóspedes.

Para começar a entender do que eu estou falando, te convido a assistir ao reels abaixo. 

As chamadas “Águas da Imortalidade” de Tskaltubo chamaram a atenção de muitas pessoas famosas e importantes, incluindo, Joseph Stalin que supostamente visitou Tskaltubo pela primeira vez em 1931.

Segundo relatos, seu médico em Moscou prescreveu tratamento com águas termais para aliviar dores nas pernas.

Para receber a visita, três casas de SPA teriam sido erguidas do ZERO em tempo recorde, graças aos 4.000 trabalhadores recrutados para o projeto.

Entretanto, tudo começou a ruir, quando a União Soviética entrou em colapso em 1991

Em 1992-1993, Tskaltubo encontrou um novo propósito como lar temporário para pessoas que fugiam da Abcásia, região separatista da Geórgia. Segundo pesquisas, entre 9.000 e 12.000 pessoas receberam refúgio nos antigos sanatórios.

Depois disso, foram anos de quase completo abandono.

Tudo isso, entretanto, está caminhando para uma mudança significativa, já que alguns prédios foram leiloados e comprados por grupos de investidores que já iniciaram suas obras.

Aliás, já existem alguns hotéis e SPAs na região que estão funcionando e recebendo turistas.

Legends SPA Tskaltubo

Legends SPA é o único antigo sanatório de Tskaltubo que está em funcionamento e foi onde nos hospedamos para passar alguns dias visitando Kutaisi e seus arredores.

Na Geórgia, os sanatórios têm um significado um pouco diferente do que têm para nós no Brasil. Aqui, eles são espaços de tratamentos em águas termais com o propósito de relaxamento, descanso e cuidados com o corpo. Afinal, acredita-se que as águas da região tenham poder curativo.

Logo, os sanatórios funcionam como um tipo de SPA especial, que envolve também cuidados naturais com a saúde.

O Legends SPA Tskaltubo é famoso por suas fontes minerais de águas quentes, com temperatura natural que fica em torno de 35º C e desde a década de 1940, o resort tem sido muito popular.

Entretanto, o local foi totalmente reformado e inaugurado em 2011, tornando-se um complexo de 4 estrelas, com 135 quartos totalmente novos.

Acredita-se que as águas contribuem para o tratamento de muitas doenças, entre elas:

  • doença do sistema cardiovascular;
  • distúrbio do sistema locomotor;
  • distúrbio do sistema nervoso;
  • distúrbios ginecológicos;
  • doenças de pele e endócrinas;
  • perturbação do metabolismo e outros.

O SPA oferece procedimentos de bem-estar e pacotes de tratamento médico individuais, inclusive, mediante prescrição médica.

O hotel ainda dá acesso a um serviço all inclusive, que inclui alimentação, bebidas alcoólicas e não alcoólicas e atividades de entretenimento.

roteiro geórgia

Parque Natural Prometheus

O Parque Natural de Prometheus é um complexo de cavernas, sendo uma delas a Caverna Prometheus.

A caverna de 60 a 70 milhões de anos, visitada por mais de 200.000 pessoas todos os anos, só foi descoberta em 1983.

Já em 1984, iniciaram-se os trabalhos de um plano de desenvolvimento turístico e um estudo detalhado da caverna. No entanto, após o colapso da União Soviética, todas as obras foram suspensas.

Durante este tempo, um guarda chamado Giorgi Tkabladze protegeu a caverna dos vândalos sem receber qualquer remuneração (em 2010, uma estátua de Tkabladze e seu cachorro foi colocada na saída da caverna, para comemorar seu incrível trabalho).

Já em 2007, foram novamente iniciados os trabalhos de reativação da gruta, que foi oficialmente aberta à visitação em 2011 e batizada de “Caverna Prometheus”.

Seu nome tem origem na mitologia grega que narra a lenda de Prometeu, um deus acorrentado a uma rocha nas montanhas do Cáucaso por dar fogo aos humanos.

O Parque Natural Prometheus possui 22 cavernas de vários tamanhos, entretanto, apenas seis delas estão abertas aos turistas.

Há alguns anos, fragmentos de crânio e fósseis de urso das cavernas, estrelas do mar, moluscos e outros animais do período Cretáceo (há 145 milhões e 66 milhões de anos) foram encontrados dentro da caverna.

roteiro geórgia

Spring 6

Spring 6 funciona como um SPA, que disponibiliza dezenas de tratamentos, incluindo banhos termais e tratamentos com lama.

Aqui você pode receber diferentes tipos de cuidados de reabilitação, com diferentes objetivos, por exemplo, reduzir suas dores nas costas.

Mas além dos tratamentos, existe muita história por trás do Bathhouse No 6, agora chamado Spring 6.

Por exemplo, é interessante saber que esse é um dos dois spas em Tskaltubo que ainda estão em funcionamento.

Atualmente, o local oferece uma ampla variedade de tratamentos, incluindo alguns peculiares como a Espeleoterapia, um tipo de terapia respiratória que envolve a respiração dentro de uma caverna.

Segundo algumas fontes, Stalin possuía um banheiro privativo aqui. Hoje, o local pode ser visitado e é uma sala cheia de luz com uma grande banheira quadrada forrada com lindos mosaicos. 

Sanatorium Metallurgist

O sanatório Metallurgist está em “boas” condições dentro do possível para um prédio em ruínas, é claro! 😳

O nome, Sanatorium Metallurgist, ou Sanatório Metalúrgico, diz muito sobre o papel desse espaço durante seus anos de funcionamento: ele recebia os metalúrgicos da fábrica de ligas de ferro em Zestafoni e das minas em Chiatura em seus dias de descanso.

Resumindo,visitar os sanatórios abandonados foi uma experiência surreal. Apesar de bem pesada, me fez refletir bastante sobre vários aspectos da minha vida.

Sanatorium Medea

Construído entre 1954-1962, o Sanatório Medea é hoje uma grande área em ruínas que pode ser visitada por quem passa pela região.

A fachada frontal, composta por colunas e arcos curvos, é absolutamente espetacular.

O local foi originalmente chamado de Sanatório Tsekavshiri e podia atender simultaneamente 326 pessoas.

Esse número já te ajuda a ter uma ideia do tamanho do lugar.

Outra área que vale a pena visitar é a fonte do jardim da frente com suas esculturas ainda intactas.

Durante alguns anos, desde o fim da União Soviética, o Sanatório Medea foi uma das áreas ocupadas por pessoas que fugiam da Abkhazia, uma das regiões separatistas da Geórgia, e que buscavam por abrigo.

Já em 2023, o Sanatório Medea foi vendido, mas o local permanece aberto para visitação, com livre acesso de turistas.

roteiro geórgia

Para complementar seu roteiro pela Georgia, especialmente pela região de Kutaisi, é possível incluir outros destinos, entre eles:

  • Mercado de Kutaisi (Green Bazar)
  • Catedral Bagrati
  • Mosteiro Gelati e Motsameta
  • Desfiladeiro de Okatse
  • Cavernas de Calcário Sataplia
  • Sisters Ishkhneli Statue
  • Kolkheti Fountain
  • State Opera Theatre
  • The Royal District
  • White Bridge
  • Golden Marquee
  • Parque de Diversões Besik Gabashvili
  • Satsnakheli – Wine Cellar and Gallery
  • Botanical Garden
  • Kutaisi State History Museum

Vale a pena visitar a Geórgia?

Sim! Vale muito a pena! O país reúne história, belezas naturais e, claro, uma hospitalidade que não se encontra em qualquer lugar.  A cultura é apaixonante e as pessoas são incrivelmente simpáticas. Existe até um ditado na Geórgia que fala: “um hóspede ou visitante é um presente de Deus”. 

Ou seja, eles realmente se dedicam a fazer você se sentir bem, e isso inclui comida boa e bebida à vontade!

E é claro que quando estamos vivenciando outra cultura, conhecer alguns dos costumes vai fazer com que a nossa experiência seja ainda mais incrível! 

Por isso, aí vão três dicas de como se preparar para ser um turista que todo local quer ter por perto!

DICA BÔNUS: Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? A Resolvvi te ajuda a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo. Entenda mais detalhes do funcionamento, no vídeo abaixo.

E é claro que eu não posso encerrar este artigo de outra forma, a não ser te convidando a comprar o GUIA COMPLETO DE 10 dias pela Geórgia!

Em um único material você encontra a sua viagem separada dia a dia, com mapas que te ajudarão a se locomover, além de dicas sobre hospedagens, guias e passagens aéreas. 

Contei também a história de cada um dos lugares que não fui, mas que parecem ser muito interessantes. Assim, você pode ter o melhor de um guia pronto e também personalizável!

Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade. 

Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro para Geórgia, ainda conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98

Entenda como roteiro de 10 dias pela Geórgia funcional, no vídeo abaixo.