Existem muitas curiosidades sobre Cusco que provavelmente você não conhece. Especialmente, se a sua viagem para lá está focada apenas em Machu Picchu. 

Sim, Cusco já foi o coração do Império Inca, todavia, ela é muito mais do que apenas a porta de entrada para Machu Picchu. 

Enquanto muitos visitantes passam por Cusco com a mente focada nas ruínas incas, a cidade em si oferece uma riqueza de histórias, cultura e experiências que valem cada minuto explorado. 

De suas ruas de pedra repletas de arquitetura colonial, a mercados vibrantes e uma gastronomia deliciosa, Cusco encanta por si só. 

E, claro, não podemos esquecer do pisco! Essa tradicional bebida peruana também faz parte da alma de Cusco, onde o pisco sour é mais do que um drink—é uma celebração da cultura local.

Então, prepare-se para descobrir as curiosidades sobre Cusco, que fazem da cidade um destino imperdível!

Para começar, que tal aprender a fazer um pisco sour, para chegar ao Peru, preparado?

O que fazer um Cusco? Começando com a gastronomia e o Pisco!

Cuzco é conhecida por sua culinária única. Os amantes da gastronomia podem deliciar-se com pratos tradicionais peruanos, como ceviche, lomo saltado e rocoto relleno, enquanto exploram os restaurantes locais em Cusco.

E já que a ideia aqui é te ajudar a criar um roteiro por Cusco, que seja perfeito, eu vou te dar, não uma, mas 5 dicas de restaurantes que achei absolutamente incríveis na cidade

Para chegar a essa lista superexclusiva eu visitei nada menos que 20 restaurantes enquanto estive por lá. E, sim, consegui chegar a uma seleção que vai surpreender!

Acesse o GUIA com os MELHORES RESTAURANTES DE CUSCO!
Guia com mais de 20 restaurantes: conheça os melhores locais para café da manhã, almoço, jantar, drinks e sobremesa de Cusco.
> Avaliações Sinceras: veja o que de fato vale a pena visitar e o que é pega turista.
> Otimize seu Tempo: tenha acesso a mapas, restaurantes, experiências e dicas de ouro.

E, é impossível falar das curiosidades sobre Cusco e não citar o pisco! Sim, eu se que falei dele logo na introdução, mas é preciso ir mais além.

Até porque o pisco sour é um tipo de drink, feito com pisco. Existem muitas outras (mesmo que não sejam tão famosas).

Dito isso, é essencial que você saiba que o pisco é a bebida mais típica do Peru, e aqui em Cusco você encontra centenas de bares que oferecem a bebida de diferentes formas. É bem parecido com o que fazemos no Brasil com a nossa cachaça. 

Durante meus dias por aqui, fiz um tour especializado em pisco, que te leva para os melhores lugares da cidade, para que você tenha diferentes experiências com a bebida

E assim como fiz com a comida, também selecionei alguns favoritos. Mas, o número 1, você pode conferir no reel abaixo.

Cusco também está perto da “capital do pão” peruana. Na verdade, a 25 km de Oropesa, que essa, sim, é a capital peruana do pão porque mais de 80% dos seus habitantes são padeiros!

Em Oropesa você poderá experimentar hurones, chutas, molletes e rejillas, parte da padaria peruana.

Passeios pela cidade e arredores

Além de boa comida e bebida, a cidade oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre. 

Desde caminhadas e trekking nos Andes até rafting e tirolesa, os aventureiros encontrarão muitas experiências emocionantes em Cusco e arredores.

Machu Picchu, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, fica a uma curta distância de Cusco e pode ser alcançada por um trem panorâmico ou por uma rota de caminhada.

Cusco também é um ponto de partida para explorar a Floresta Amazônica. Daqui é possível os embarcar em uma viagem à Amazônia, mergulhando na biodiversidade e nas maravilhas naturais da região (e, sim, eu vivi essa experiência fora do comum, mas isso é assunto para outro texto).

História do coração do Império Inca e o “umbigo” do mundo

Cusco está localizada na parte sudeste do Peru. É uma cidade que fica nas alturas dos Andes peruanos, e um destino que atrai viajantes de todo o mundo. 

Cercada pelas belas montanhas dos Andes, Cusco fica a uma altitude de 3.400 metros acima do nível do mar.

Rica em história, cultura e paisagens deslumbrantes, é muito mais do que apenas o ponto de partida para Machu Picchu

Reconhecida pela sua importância histórica e arquitetura bem preservada, Cusco foi adicionada à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983.

E, sim, a cidade foi a capital do poderoso Império Inca, mas a sua história remonta a milhares de anos.

Segundo histórias, Cusco foi fundada por Manco Capac, conhecido como o primeiro Inca, líder de uma tribo da região do Lago Titicaca. Ele teria migrado e conquistado o fértil vale de Cusco no século XII.

Já antes da chegada dos espanhóis no século XVI, a cidade era governada por líderes como Pachacuti e Huayna Capac

Naquele tempo, a cidade era o centro político, religioso e cultural do império, e sua arquitetura impressiona até hoje.

Exatamente, por isso, foi batizada com o nome “Cusco”, um termo que deriva da palavra quechua “Qosqo”, que significa “umbigo do mundo”

Isso porque, para os incas, Cusco era o centro do universo, de onde todos os caminhos irradiavam.

Ainda hoje, muitas construções que você verá enquanto passeia pelas ruas da cidade, são de antes dos espanhóis chegarem por aqui. 

E para identificá-las não é tão difícil. Primeiro, porque as construções do período espanhol são bem características, com muita pompa e circunstância. 

Já as construções incas são mais “rústicas”. Mas não confunda “rústicas” com precárias. Ao contrário! Ainda hoje a arquitetura inca é reverenciada no mundo por sua qualidade, exatidão e encaixes perfeitos. 

E uma das curiosidades sobre Cusco está no fato de que esse “encaixe” das pedras utilizadas na construção dos edifícios incas não inclui o uso de argamassa! 

Neste mesmo sentido, alguns blocos de pedra têm mais de 12 ângulos, conectados sem argamassa e sobrevivendo ao tempo.

Ainda hoje é possível ver vários exemplos, tanto nos sítios arqueológicos quanto nos edifícios espalhados pelo no centro histórico da cidade.

Basta uma simples caminhada, e um bom senso de observação, que você também vai se pegar pensando sobre como a construção de alguns locais foi possível!

Curiosidades sobre Cusco: um mergulho na cultura local

A cultura de Cusco mistura elementos de diversos momentos de sua história, sendo algo totalmente único.

Dependendo da época do ano em que você visitar a cidade, poderá viver a experiência de presenciar a festa do Inti Raymi, ou Festival do Sol, uma celebração anual que homenageia o deus sol inca, Inti

Realizada em 24 de junho, a festividade inclui cerimônias, danças e rituais tradicionais, recriando antigas tradições incas.

Entretanto, algumas experiências podem ser vividas em qualquer momento. Entre eles, provar o chá de coca, que é uma bebida tradicional em Cusco.

Conhecido por suas propriedades medicinais e capacidade de aliviar o mal da altitude, o chá de coca é amplamente consumido tanto por moradores quanto por visitantes.

O 7 é um número místico na cidade. Cusco tem 7 ruas que começam com o número sete. 
Embora não esteja claro se isso aconteceu por influência espanhola ou por causa dos Incas, o número 7 é muito importante na cultura Quechua devido aos sete seres metafísicos. Inclusive a bandeira de Cusco tem sete cores.

História de Cusco

Cusco detém o título de “Capital Histórica do Peru” por seu significado histórico e arquitetura bem preservada fazem dela um importante centro cultural e turístico.

O que hoje é bem preservado, correu muitos riscos quando a Espanha invadiu a cidade.

Afinal, depois que Francisco Pizarro entrou em Cusco em 1533, ficou em ruínas

Isso sem contar que os conquistadores construíram estruturas coloniais sobre as estruturas incas, por isso encontramos uma mistura surpreendente de arquitetura colonial e inca por toda a cidade.

A história e as curiosidades sobre Cusco, se mesclam com sua cultura e com elementos de arte, por exemplo, Cusco tem sua própria pintura da A Última Ceia que se encontra na Catedral da cidade e foi pintada pelo artista cusquenho Marcos Zapata em meados de século XVII. 

Alguns detalhes merecem sua atenção, por exemplo, o prato servido para Jesus e os apóstolos ser um Cuy Peruano, pequeno roedor cujo consumo é muito típico nas montanhas do Peru.

Outra curiosidade sobre Cusco, é o fato da cidade ter um Cristo Negro e um Cristo Branco. Como assim? Bom, fato é que os espanhóis trouxeram o catolicismo para as Américas. 

Neste cenário, para facilitar a conversão dos incas, Filipe II da Espanha ordenou a construção de um Cristo com características mais indígenas. O plano era criar um Deus com os quais eles se sentissem mais identificados. 

Os peruanos chamavam o Cristo negro de “o Senhor da boa morte” (El Señor de la buena muerte). 

Por outro lado, a 5 km de Cusco, é possível avistar a imagem do Cristo branco (El Cristo blanco). Este foi construído por Francisco Olazo Allende, em 1945, e tem 8 metros de altura, lembra o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

E por falar em semelhanças, o mapa de Cusco se parece com um puma, no entanto, essa formato não é por acaso! Ao contrário, os Incas projetaram Cusco com cuidado, com este objetivo! 

A cabeça e o coração do animal são pontos-chave da cidade porque os pumas eram animais supremos para os Incas.

Outro animal importante para os cuzqueños (quem nasceu em Cusco) são os touros, inclusive, ao caminhar pela cidade, observe os telhados das casas. Muitos deles terão uma estátua no formato do animal para atrair boa sorte e prosperidade.

Vai fazer uma viagem completa para o Peru e quer um guia completo e descomplicado para visitar a capital do país? Então, acesse agora mesmo o GUIA COMPLETO de 7 dias por Lima

Principais atrações de Cusco

Entre as principais atrações de Cusco estão: 

  • Plaza de Armas
  • Templo de Qorikancha
  • Fortaleza Sacsayhuamán
  • Mercado San Pedro:
  • Museu Inka
  • Montanha das 7 Cores
  • Laguna Humantay
  • Vale Sagrado dos Incas, e muito mais

Esses são apenas alguns exemplos das curiosidades sobre Cusco, uma cidade que possui uma rica história. 

Seja explorando os sítios arqueológicos, descobrindo as tradições locais nos mercados ou simplesmente admirando a beleza dos Andes, Cusco oferece uma experiência inesquecível para todos os viajantes que a visitam.

E se você quer viver uma experiência gastronômica inesquecível, em uma das cidades mais importantes da gastronomia atual, no mundo, acesse nosso “GUIA com os MELHORES RESTAURANTES DE CUSCO”. Aqui você vai encontrar:

  • Guia com mais de 20 restaurantes: conheça os melhores locais para café da manhã, almoço, jantar, drinks e sobremesa de Cusco
  • Avaliações Sinceras: veja o que de fato vale a pena visitar e o que é pega turista.
  • Otimize seu Tempo: tenha acesso a mapas, restaurantes, experiências e dicas de ouro.

Aproveite para conhecer mais sobre outras cidades e países da América do Sul: