Machu Picchu é um dos lugares turísticos mais famosos da América do Sul e também não poderia ser diferente, afinal, além de Património Mundial da UNESCO, estamos falando de uma das 7 maravilhas do mundo moderno, com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Coliseu (Roma), Muralha da China, Taj Mahal, (Índia), Chichén Itzá (México) e Petra (Jordânia).
Entretanto, essa são apenas algumas das curiosidades sobre Machu Picchu que fazem do local um endereço certo para quem gosta de história.
A seguir, reunimos mais curiosidades sobre Machu Picchu para que você possa conhecer mais sobre este lugar tão especial da América Latina e se prepare para a sua viagem!
11 curiosidades sobre Machu Picchu para conhecer tudo sobre a cidade perdida dos Incas
Conheça 11 curiosidades sobre Machu Picchu antes de arrumar suas malas:
- A relação entre Machu Picchu e Cusco
- A cidade perdida dos Incas
- Diferentes formas de chegar à cidade perdida
- Maior símbolo do Império Inca
- Sua redescoberta não foi por acaso
- Endereço turístico e arqueológico importante
- Prova de uma engenharia sofisticada
- Centenas de estruturas de pedras encaixadas
- Sem certeza sobre o propósito da cidade
- 5 Locais importantes da “cidade perdida”
- Huayna Picchu
1. A relação entre Machu Picchu e Cusco
Machu Picchu fica a mais de 100 quilômetros da cidade de Cusco, contudo, devido o trajeto que precisa ser realizado, com diversas paradas para o trem, no total, toda a viagem de Cusco a Machu Picchu leva 4 horas.
Cusco é uma das cidades-base para quem sai do Brasil rumo à Machu Picchu. Entretanto, a própria cidade tem muitas atrações para quem deseja curtir mais a cultura peruana.
Inclusive, foi em Cusco que provei uma das melhores comidas da MINHA VIDA! Sério, que experiência SURREAL!
Eu sou maluco por gastronomia, e um tanto exigente, então, após ouvir tanto falar da gastronomia peruana, eu precisava provar. E para isso visitei nada menos que 20 restaurantes em Cusco e elegi os meus 5 preferidos!
Toda essa aventura, você encontra no vídeo abaixo. Além disso, você terá acesso a dicas preciosas sobre o que vale a pena e o que é pega turista.
Ah, e vale lembrar que neste vídeo, você vai me ver chorar de emoção ao provar um dos pratos! Quer saber qual é? Então, aperte o play!
Para conhecer os outros restaurantes que visitei, afinal, esses foram o TOP 5, mas existem outras excelentes opções na cidade, minha dica é que baixe o nosso guia com os melhores restaurantes de Curso, com mais de 20 locais para café da manhã, almoço, jantar, drinks e sobremesa de Cusco.
Compartilhei minhas avaliações sinceras sobre cada local, meus pratos preferidos e endereços. Para facilitar ainda mais a sua visita e o seu roteiro em Cusco, organizei os locais em um mapa.
É claro que Cusco não é só comida, então confere nosso artigo completo sobre o que fazer na cidade, clicando em: “Curiosidades sobre Cusco: o que saber antes de embarcar? Manual”.
2. A cidade perdida dos Incas
Conhecida como “cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu fica localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude.
3. Diferentes formas de chegar à cidade perdida
Para chegar de Cusco a Machu Picchu, existem diversas opções de transporte e rotas.
A maneira mais popular é ir de trem, com serviços oferecidos por empresas como PeruRail e IncaRail.
Os trens partem de duas estações principais: Poroy, localizada a cerca de 20 minutos de Cusco, e Ollantaytambo, que fica a aproximadamente 1h30 de carro de Cusco.
As viagens de trem até Aguas Calientes, a cidade-base de Machu Picchu, oferecem vistas das montanhas e do rio Urubamba, com duração de cerca de 3 a 4 horas, dependendo do ponto de partida.
Use o Booking para comparar e escolher sua opção de hospedagem em Cusco, Águas Calientes ou outra cidade do Peru. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.
Outra maneira de chegar a Machu Picchu é fazer a famosa trilha Inca. Essa rota é ideal para os aventureiros e envolve uma caminhada de 4 a 5 dias, começando nos arredores de Cusco e passando por impressionantes paisagens montanhosas e sítios arqueológicos até chegar à cidade sagrada. Você também pode fazer a trilha a partir de Água Calientes.
A trilha é regulamentada, com um número limitado de permissões por dia; por isso, é importante planejar e reservar com antecedência.
Para quem busca uma opção mais econômica e flexível, é possível combinar uma viagem de ônibus e uma caminhada.
A partir de Cusco, você pode pegar um ônibus até Hidrelétrica, uma viagem de cerca de 6 a 7 horas. De lá, é necessário caminhar por aproximadamente 2 a 3 horas ao longo dos trilhos do trem até Aguas Calientes.
Essa alternativa é mais longa, mas oferece vistas interessantes e é uma escolha popular entre mochileiros.
Está com dúvidas sobre como chegar a Machu Picchu? No Get Your Guide você encontra várias opções de agências, transfers, trens e passeios que te levam de Cusco a Machu Picchu, ou mesmo partindo de outras regiões do Peru. Contrate a opção que mais combina com você, com total segurança.
4. Maior símbolo do Império Inca
Atualmente, Machu Picchu é considerado o maior símbolo do Império Inca e é provável ter sido construída no século XV durante o auge do Império Inca, por volta de 1450, sob o reinado do imperador Pachacuti.
Contudo, a cidade foi abandonada pelos incas no século XVI durante a conquista espanhola e permaneceu desconhecida até 1911 (por isso o nome “cidade perdida dos incas”).
5. Sua redescoberta não foi por acaso
Após o abandono da cidade pelos Incas, quem encontrou Machu Picchu foi o explorador americano Hiram Bingham, que estava em uma expedição da Universidade de Yale. Sua descoberta, entretanto, não foi uma total coincidência.
Isso porque o estudioso tinha como objetivo encontrar a capital dos descendentes dos Incas, Vilcabamba (bastião da resistência contra os espanhóis 1536-1572).
Leia também: Roteiro por Lima: 7 dias cheios de gastronomia, história e cultura
6. Endereço turístico e arqueológico importante
Desde a sua descoberta, tem sido um importante local arqueológico e um destino turístico popular, atraindo aproximadamente 1,5 milhão de visitantes anualmente, segundo o órgão de turismo do país.
7. Prova de uma engenharia sofisticada
Machu Picchu é famosa por sua engenharia sofisticada, sua localização e sua arquitetura impressionante, que mostra ao mundo um pouco da engenhosidade e habilidade do povo inca, em uma época em que a tecnologia era muito rudimentar para toda a humanidade.
Uma das características que mais chamam a atenção em Machu Picchu é a perfeição das obras com pedras encaixadas milimetricamente em uma topografia desafiadora e com os poucos recursos disponíveis na época.
Justamente este trabalho desperta várias teorias, o que faz da cidade uma das sete maravilhas do mundo moderno com mais misticismo e mistérios.
Inclusive, a habilidade de engenharia e arquitetônica dos Incas pode ser vista ainda pelo Peru, especialmente em Cusco, durante os passeios pelo centro histórico.
Leia também: Curiosidades sobre o Peru: NÃO viaje sem ler isso! Um guia completo
Quer internet boa no Peru? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar aqui, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.
Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉
8. Centenas de estruturas de pedras encaixadas
A cidade é composta por cerca de 200 estruturas, incluindo palácios, templos, casas e terraços agrícolas.
As construções são feitas de pedras cuidadosamente cortadas e encaixadas, sem o uso de argamassa, mostrando um alto nível de habilidade e precisão.
9. Sem certeza sobre o propósito da cidade
Uma das características mais distintivas de Machu Picchu é a sua localização em uma área montanhosa cercada por picos imponentes.
Como falamos acima, atualmente, a cidade é o legado mais importante e bem preservado da arquitetura e da engenharia da civilização Inca, mesmo assim, não se tem certeza sobre o propósito definitivo de sua construção.
Afinal, o que os incas faziam por ali e porque escolheram este lugar para construir algo tão grandioso?
É claro que existem algumas teorias, incluindo as que consideram que o local foi criado como um grande mausoléu para Pachacútec (grande líder inca), outras afirmam que foi um importante centro administrativo e agrícola ou mesmo um ponto de ligação entre os Andes e a Amazônia peruana.
Todos esses elementos, incluindo a incerteza sobre seu objetivo, junto com a paisagem única, se tornam um convite para a imaginação e para a criação de um misticismo muito grande em torno do local, que é um dos endereços mais famosos da América do Sul.
10. Locais importantes da “cidade perdida”
Entre as diversas estruturas presentes em Machu Picchu, alguns lugares recebem destaque como:
- Intihuatana: é um dos locais mais sagrados de Machu Picchu. Intihuatana é uma pedra esculpida pelos incas que servia como um relógio solar e um local para cerimônias religiosas.
- Templo do Sol: construído em uma área elevada para observação astronômica. O Templo do Sol possui uma janela que permite a entrada de luz solar durante os solstícios e equinócios. É uma construção circular usada em cerimônias relacionadas à morte.
- Templo das Três Janelas: localizado na Praça Principal, este templo tem três grandes janelas e uma vista do vale abaixo.
- Praça Sagrada: é o centro cerimonial de Machu Picchu, onde os incas realizavam cerimônias religiosas e rituais importantes.
- Porta do Sol (Intipunku): a entrada tradicional para os viajantes que chegam a Machu Picchu pela Trilha Inca. A Porta do Sol oferece uma vista da cidade inca e das montanhas ao redor.
Entretanto, ao visitar o local, relaxe e curta todos os detalhes.
11. Huayna Picchu
Huayna Picchu é uma montanha que se eleva imponentemente acima de Machu Picchu.
É conhecida por sua trilha íngreme e desafiadora, que leva a uma vista de cima da cidade inca e das montanhas ao redor.
A trilha até o topo de Huayna Picchu requer uma boa condição física devido à sua inclinação e às escadas estreitas e íngremes.
Huayna Picchu também abriga sítios arqueológicos interessantes, como templos e terraços.
A capacidade diária de visitantes a Huayna Picchu é limitada e requer uma reserva antecipada, devido à sua popularidade e à necessidade de preservar a área.
Com essas curiosidades sobre Machu Picchu, espero que você tenha tido o empurrãozinho que precisava para comparar a sua passagem e embarcar para mais essa aventura.
Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.
Mas, lembre-se, de que Peru é muito mais do que Machu Picchu e dê uma chance para o país como um todo. Meus dias por lá foram incríveis.
Além de Cusco, fiquei 7 dias em Lima e super recomendo! Por isso, para facilitar o seu planejamento e organização da viagem mais fácil, prazerosa e segura, lembre-se de comprar o GUIA COMPLETO DE 7 dias por Lima!
Em um único material você encontra tudo o que precisa para a sua viagem:
- roteiro dia a dia;
- mapas para cada dia, com cada um dos lugares visitados e sugeridos;
- dicas sobre hospedagens;
- sugestões e links de passeios que fizemos;
- guias turísticos locais de confiança, que vão facilitar sua viagem por Lima;
- passagens aéreas.
Além disso, você encontra detalhes sobre a história de cada local, deixando sua experiência ainda mais rica.
Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade!
Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro Lima, você conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98.