Um roteiro de 4 dias em Lima oferece a oportunidade para você começar a conhecer a capital do Peru, e viver algumas das experiências mais incríveis que ela pode te oferecer, como nadar com leões-marinhos, fazer uma aula de gastronomia com uma chef renomada, mergulhar nos lugares mais importantes do centro histórico que é TODO ELE Patrimônio Mundial da Unesco!
Já ficou curioso para ver o que vem por aí? Então, vamos direto ao ponto conhecer os 18 lugares que indicamos neste roteiro de 4 dias em Lima.
Roteiro de 4 dias em Lima: o que fazer dia a dia
Confira tudo sobre o roteiro de 4 dias em Lima, com:
- Plaza San Martin
- Gran Hotel Bolivar
- Plaza de Armas (ou Plaza Mayor)
- Catedral de Lima e Museu de Arte Religiosa
- Museu Convento e catacumbas de São Francisco
- Bairro de Barranco
- Ponte dos Suspiros
- Parque del Amor
- Malecón de Miraflores
- Bairro de Miraflores
- Shopping Larcomar
- Parque Kennedy
- Nadar com Leões-Marinhos na Ilha Palomino
- Reserva natural das ilhas Guaneras
- “El Camotal”
- Ilha de San Lorenzo
- Província de El Callao
- Aula de culinária, mercado local e degustação de frutas exóticas – Haku Tours
Quer internet boa no Peru? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais pratico, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos.
Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.
Buy eSIMs for international travel – Airalo
Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉
Roteiro de 4 dias em Lima: Dia 1
- Plaza San Martin
- Gran Hotel Bolivar
- Plaza de Armas (ou Plaza Mayor)
- Catedral de Lima e Museu de Arte Religiosa
- Museu Convento e catacumbas de São Francisco
Plaza San Martin (Praça San Martin)
A Plaza San Martín é um dos espaços públicos mais representativos da cidade de Lima. Localizada no coração do Centro Histórico, a praça foi inaugurada em 27 de julho de 1921 para comemorar o centenário da independência do Peru
Construída no local onde anteriormente existia o hospital San Juan de Dios, demolido em 1850 e a estação ferroviária, demolida entre 1911 e 1918 para dar lugar à atual praça.
Atualmente, no centro do local está uma estátua equestre de José de San Martín, o libertador do Peru, e retrata o libertador durante sua travessia dos Andes.
A Plaza San Martín ainda é cercada por edifícios históricos como:
- Gran Hotel Bolívar
- Teatro Colón
- Edifício Giacoletti
- Club Nacional
Em 1988, a UNESCO declarou o Centro Histórico de Lima, incluindo a Plaza San Martín, como Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecendo sua importância histórica e cultural.
Atualmente, à primeira vista, é uma praça comum, mas conhecer sua história ajuda a entender porque ela é tão importante para a cidade.
Gran Hotel Bolivar
O Gran Hotel Bolívar é um ícone histórico e arquitetônico localizado próximo à Plaza San Martín.
Com três estrelas e em pleno funcionamento, o local tem uma rica história e significado cultural para a cidade.
Inaugurado em 1924, ou seja, com mais de 100 anos, sua construção fez parte de um programa de modernização da cidade, com o objetivo de hospedar delegações estrangeiras durante as celebrações do centenário da Batalha de Ayacucho em 1924, um evento decisivo na Guerra de Independência do Peru.
Originalmente, o edifício tinha três andares, mas em 1938 foi renovado e ampliado para cinco andares.
O local onde o hotel foi construído anteriormente abrigava uma estação ferroviária e, temporariamente, um pavilhão de exposições conhecido como “Palácio de Papelão” durante as celebrações do centenário da independência em 1921.
Ao longo dos anos, tornou-se um ponto de encontro para celebridades internacionais e figuras importantes como Ernest Hemingway, Mick Jagger e Richard Nixon.
Outro local famoso, é o seu bar, que oferece o famoso Pisco Sour.
Contudo, achei o hotel muito “pega turista” e não recomendo que você faça a visita guiada, Ela não mostra nada de diferente ou muito interessante. Além disso, para beber o pisco, existem outros bares muito melhores e mais baratos.
A dica, então, é que você dedique alguns minutos para observar a fachada enquanto se desloca para outros pontos no centro histórico.
Por falar em pisco, gravei um super bate-papo, com experimentação, com um sommelier de pisco e entendi mais sobre a bebida, sua história, a importância para o Peru e recebi dicas de como escolher um bom pisco e apreciá-lo.
Eu super recomendo que você assista antes de viajar, para chegar com mais informações sobre essa bebida tão clássica do Peru.
Ah, ainda vale dizer que no GUIA COMPLETO DE 7 dias por Lima, listei meus restaurantes e bares preferidos para beber pisco e provar algumas delícias da gastronomia da cidade, que é incrível! Além disso, no guia, você encontra tudo o que precisa para a sua viagem:
- roteiro dia a dia;
- mapas para cada dia, com cada um dos lugares visitados e sugeridos;
- dicas sobre hospedagens;
- indicações de restaurantes;
- sugestões e links de passeios que fizemos;
- guias turísticos locais de confiança, que vão facilitar sua viagem por Lima;
- passagens aéreas.
Reuni detalhes sobre a história de cada local, deixando sua experiência ainda mais rica.
Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade!
Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro Lima, você conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98.
Agora, sim, podemos seguir para o roteiro de 4 dias em Lima!
Plaza de Armas (ou Plaza Mayor)
Foi na Plaza de Armas (também chamada de Plaza Mayor), que o conquistador espanhol Francisco Pizarro fundou a cidade em 1535. Além disso, o local foi o ponto de partida para a expansão de Lima e endereço da Declaração de Independência do Peru em 1821.
Durante o período colonial, a Plaza de Armas serviu como centro da vida urbana e palco de diversos eventos importantes, incluindo:
- Touradas
- Execuções de condenados pela Inquisição Espanhola
- Declaração da Independência do Peru em 1821
- Ponto de encontro para movimentos libertários
Inicialmente chamada de Plaza de Armas, seu nome foi gradualmente substituído por Plaza Mayor durante o período colonial.
Até algumas décadas atrás, a praça era conhecida como o “quilômetro zero”, ponto a partir do qual as distâncias eram medidas para sinais de trânsito.
Outra curiosidade é que todos os dias ao meio-dia, ocorre a troca da guarda no Palácio do Governo, um evento popular entre os visitantes.
Atualmente, a Plaza Mayor é cercada por edifícios históricos e importantes, como:
- Catedral de Lima
- Palácio do Governo
- Palácio Arquiepiscopal
- Palácio Municipal
- Clube da UniãO
Catedral de Lima e Museu de Arte Religiosa
A construção da Catedral de Lima começou em 1535, mesmo ano da fundação da cidade por Francisco Pizarro. Ao longo dos séculos, a catedral passou por diversas reformas, ampliações e reconstruções devido aos danos causados por terremotos. Já a estrutura atual data principalmente do final do século XVIII.
O interior da Catedral de Lima é tão impressionante quanto seu exterior, abrigando uma vasta coleção de obras de arte religiosa e tesouros históricos, entre eles:
- Afrescos nos tetos
- Pinturas a óleo representando cenas bíblicas
- Esculturas de santos
- Relicários e objetos litúrgicos
Um dos destaques é a Capela de São João Batista, que abriga o famoso Altar de Prata, considerado um dos maiores e mais valiosos da América Latina
Dentro do complexo da Catedral, encontra-se o Museu de Arte Religiosa, que oferece uma imersão na história e na arte sacra do Peru colonial, além de uma coleção de:
- telas
- esculturas
- peças de ourivesaria
- ornamentos religiosos
Esta coleção permite que os visitantes tenham uma perspectiva única sobre a fusão entre a cultura europeia e as tradições locais.
A Catedral de Lima fica na Plaza de Armas, o que torna quase impossível não conhecê-la durante sua viagem à capital.
A construção da catedral começou em 1535, logo após a fundação de Lima.
Se você é religioso ou simplesmente gosta de visitar igrejas por conta da arquitetura, o local vale a pena demais. 😉
Museu Convento e Catacumbas de São Francisco
Fundado no século XVI, o Museu Convento e Catacumbas de São Francisco é um fascinante complexo histórico e cultural localizado no coração de Lima.
O conjunto foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, oferecendo aos visitantes uma experiência que combina arte, história e mistério.
Um dos principais atrativos do complexo são as famosas catacumbas que serviram como cemitério durante o período colonial até 1808. Os ossos permanecem por lá e estima-se que abriguem os restos mortais de mais de 25.000 pessoas!
Contudo, por muitos anos esses restos mortais ficaram desaparecidos, sendo redescobertos em 1947, e organizados por arqueólogos e antropólogos em padrões específicos.
Achei surpreendente a história do local e também a preservação das catacumbas. É bem interessante caminhar lá dentro e ver como tudo ainda está funcionando.
Roteiro de 4 dias em Lima: Dia 2
- Bairro de Barranco
- Ponte dos Suspiros
- Parque del Amor
- Malecón de Miraflores
- Bairro de Miraflores
- Shopping Larcomar
- Parque Kennedy
Bairro de Barranco
O Bairro de Barranco é um dos distritos mais charmosos e culturalmente ricos da capital peruana, com uma vibe boêmia pra ninguém botar defeito rs
Com uma origem que leva ao século XVIII, segundo a lenda, o bairro surgiu quando pescadores avistaram uma cruz luminosa em um dos barrancos da região. Inicialmente uma área de agricultura e pesca, o bairro se transformou ao longo do tempo, tornando-se um refúgio para a elite limenha no século XIX.
O distrito ainda passou por momentos marcantes em sua história, como a Guerra entre Peru e Chile, quando foi saqueado e queimado, e um terremoto em 1940 que destruiu parte de seus monumentos
Apesar desses eventos, Barranco foi reconstruído e preservou muito de seu charme original.
Atualmente, alguns pontos famosos da cidade estão por aqui, como:
- Ponte dos Suspiros (Puente de los Suspiros)
- Bajada de Baños (rua que leva à praia, repleta de restaurantes e murais coloridos)
- Plaza de Armas de Barranco
- Museu Mario Testino (MATE)
- Museu de Arte Contemporânea (MAC)
- Museu Pedro de Osma
O bairro foi um dos meus favoritos na cidade, não exatamente pelos pontos turísticos, mas pelo clima e a vibe do local.
Ponte dos Suspiros
Considerada um dos pontos mais românticos de Lima, a Ponte dos Suspiros foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1876, coincidindo com o Dia de São Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados, em grande parte do mundo.
Com o tempo, a ponte tornou-se um local turístico, por conta das lendas associadas a ela, como a que diz que um pedido feito na ponte, vai se realizar. Mas tem um detalhe: é preciso fazer o pedido, enquanto prende a respiração! o/
Sendo bem prático, achei o local totalmente superestimado e não consegui entender a fama da ponte! rs Entretanto, ao caminhar por Barranco será quase impossível não passar pelo local e perto dela existem várias outras coisas bonitas para se ver.
Parque del Amor
O Parque do Amor fica no distrito de Miraflores e foi inaugurado em 1993, também no Dia dos Namorados do Peru, 14 de fevereiro.
Foi projetado pelo escultor peruano Víctor Delfín e reúne diferentes obras de arte, tendo como peça central a escultura “O Beijo” (El Beso).
O parque tem vista para o Oceano Pacífico, e bancos ondulados decorados em mosaicos com citações famosas de artistas peruanos.
No dia 14 de fevereiro, o Parque do Amor celebra o Dia dos Namorados com shows gratuitos e dizem que existe até uma competição do beijo mais longo! o/
Malecón de Miraflores
O Malecón de Miraflores é um tipo de calçadão à beira-mar que se estende ao longo da costa de Miraflores, e reúne parques, jardins e áreas de lazer. Além de restaurantes, cafés e bares com vista para o mar.
Recomendo que durante o seu roteiro de 4 dias em Lima, você visite o local e aproveite essa energia gostosa de caminhar à beira mar, especialmente, no final de tarde. Se preferir, também é possível alugar uma bicicleta e dar um rolê pelo “calçadão”.
Para mim é uma das orlas mais bonitas que já visitei na vida, viajando para mais de 25 países! |
Bairro de Miraflores
O bairro de Miraflores fica à beira-mar e é um dos lugares mais cosmopolitas da cidade, com clima de balneário e frequentado pela elite limeña.
Na década de 1920, o bairro vivenciou um grande boom urbano, com a construção de hotéis luxuosos, parques arborizados e avenidas largas.
Atualmente, a região abriga muitos locais turísticos como:
- Malecón de Miraflores
- Parque Kennedy
- Shopping Larcomar
- Sítio arqueológico pré-colombiano Huaca Pucllana
- Museu Amano
- Circuito Larco
Para mim sem dúvidas o melhor bairro para se hospedar junto com Barranco. As opções de lazer, natureza, bares, restaurantes, cafeterias são imensas. Além de ser super bonito e seguro!
Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em hotéis pelo mundo todo, incluindo Lima! Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.
Shopping Larcomar
O Shopping Larcomar é um dos centros comerciais mais sofisticados de Lima, com lojas famosas e vistas panorâmicas para o Oceano Pacífico.
Um dos pontos altos do local é sua arquitetura, que foi criada para se integrar com a paisagem costeira. De fato, essa foi uma conquista impressionante.
Na minha opinião é um shopping comum, com lojas e restaurantes tradicionais. Entretanto, obviamente, a paisagem e vista do local são muito privilegiadas e bonitas. Ao caminhar por Miraflores certamente você vai passar pelo shopping, mas se você não é do tipo de pessoa que gosta de ir para shoppings quando viaja, o local não tem muito a oferecer. Já se você gosta de fazer compras e ir para shoppings, certamente vale uma parada.
Parque Kennedy
O Parque Kennedy, também conhecido como Parque Central de Miraflores, é palco para eventos culturais e sociais da capital.
Inaugurado em 1939, o parque recebeu o nome do presidente John F. Kennedy só em 1964, em homenagem à visita do ex-presidente americano ao Peru.
No local você ainda vai encontrar os famosos Picarones Mary (eles chamam de donuts) do Peru que apareceram como uma das melhores comidas de rua de Lima em um documentário da Netflix.
Watch Street Food: Latin America | Netflix Official Site
O local é super gostoso e aconchegante para sentar e ficar de boa. Não é nada extraordinário em termos de beleza e nem um parque surreal de grande ou com atrações. É um parque no meio da cidade que serve como passagem ou lugar para descansar um pouco.
Roteiro de 4 dias em Lima: Dia 3
- Nadar com Leões-Marinhos na Ilha Palomino
- Reserva natural das ilhas Guaneras
- “El Camotal”
- Ilha de San Lorenzo
- Isla Palomino (Mergulho com os Leões Marinhos)
- Província de El Callao
No nosso terceiro dia do roteiro de 4 dias em Lima a dica é fazer um passeio de barco, para ter um contato surreal com a natureza que, ao contrário do que muitas pessoas dizem, é sim, muito presente na capital! |
Nadar com Leões-Marinhos na Ilha Palomino
Essa é uma das atrações que eu mais recomendo para você incluir em seu roteiro de 4 dias em Lima.
Foi absolutamente MÁGICO nadar com leões marinhos, mesmo que somente por cerca de 15 minutos.
A ilha é completamente desabitada, com praias de areia branca e águas azul-turquesa, é um refúgio para aves marinhas, incluindo gaivotas, pelicanos e pinguins de Humboldt, funcionando como como um santuário para os animais.
E além da experiência, em si, o caminho de barco também foi excelente! A travessia até o ponto em que pulamos do barco é muito bonita, com uma natureza surreal!
Para pegar o barco, fomos ao porto de Callao. Muita gente fala que esse é um dos bairros mais perigosos de Lima, mas essa parte do porto é segura e super bonita. Inclusive, tem um restaurante onde almoçamos depois do passeio que é MUITO bom e super recomendo. O nome do local é Cabos.
Por falar em comida boa no Peru, eu não poderia deixar de indicar nosso vídeo em Cusco, em que seleciono os melhores restaurantes da cidade, depois de conhecer mais de 20! <3 Eu sei que Cusco não é Lima, mas se você vai fazer essa dobradinha em sua viagem, vale a pena assistir ao vídeo abaixo.
Reserva natural das ilhas Guaneras
Durante o caminho para andarmos com os leões-marinhos, nosso passeio de barco nos levou a outros lugares incríveis, entre eles, a Reserva Nacional Sistema de Islas, Islotes y Puntas Guaneras que tem como objetivo principal conservar a diversidade biológica do ecossistema marinho costeiro da Corrente de Humboldt, lar dos pinguins de Humboldt, leões marinhos, lontras e uma infinidade de aves guano.
A reserva reúne um grupo de 22 ilhas, cobrindo mais de 140.000 hectares e preservando o sistema natural com uma grande diversidade de vida marinha.
Contudo, o acesso humano é estritamente controlado e monitorado, por isso, é essencial encontrar uma operadora de turismo credenciada, que oferece excursões de barco para as ilhas. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo seu passeio.
Quer viver experiências incríveis como esta no Peru? O GetYourGuide facilita a contratação de passeios, transfers e mais. A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível. Faça a sua pesquisa e encontre a experiência que você tanto deseja.
Leia também: TOP 10 apps e sites úteis para viajantes [+8 extras]: para baixar antes de viajar!
“El Camotal”
Outro ponto interessante do passeio de barco é conhecer El Camotal (chamada por algumas pessoas de “Atlântida peruana”).
Há séculos, esta zona era conhecida por ser uma região agrícola, onde viviam cerca de dez mil habitantes. Entretanto, em outubro de 1746, ocorreu um terremoto de aproximadamente 10 graus, que soterrou grande parte de Callao, o que levou à morte de quase toda a sua população. Cerca de 200 pessoas sobreviveram.
Com o acidente, a zona de El Camotal ficou separada da costa e completamente submersa. Atualmente, os restos do local só podem ser vistos nos dias de maré baixa (especialmente no verão).
Com isso, muitas lendas passaram a ser associadas ao endereço, por exemplo, há pessoas que afirmam ter visto luzes no fundo do mar e fantasmas de antigos moradores da cidade.
Outra história comum é de que, se você regressar de sua expedição por volta das 18h, poderá ouvir sinos que surgem do fundo do mar.
Ilha de San Lorenzo
A ilha de San Lorenzo é considerada a maior do território de Chalaco, com uma área total de 162 hectares.
Aqui é possível ver praias e barcos em trabalho de pesca, várias colônias de pássaros, Guaneras e pinguins de Humboldt.
Desde 2011, San Lorenzo não está aberto ao público, sendo proibido o desembarque, e é uma zona restrita controlada pela Marinha de Guerra do Peru.
Contudo, durante o passeio de barco passamos por ela e conhecemos mais sobre sua história.
San Lorenzo também preserva artefatos de origem inca e pré-inca, tendo sido utilizada durante a Batalha de Callao como local de sepultamento.
Província de El Callao
El Callao é o principal porto marítimo do Peru e possui uma rica herança cultural, histórica e econômica.
Fundada em 1537, sua localização é muito valorizada, com acesso direto ao Oceano Pacífico. Por isso, durante a era colonial, El Callao foi um local estratégico para o comércio e a exportação de metais preciosos, especialmente ouro e prata, da América Latina para a Espanha.
Também aqui, foram travadas importantes batalhas que resultaram na Independência do Peru.
Entre os pontos turísticos que você pode conhecer enquanto visita à província estão:
- Fortaleza del Real Felipe
- Museu do Exército Peruano
- Museu Naval del Perú
- Bairro La Punta
- Centro histórico
Dica de ouro! Se você for fazer o passeio de barco, certamente vale a pena chegar antes ou ficar por ali depois do passeio, conhecendo a região e curtindo os restaurantes.
Roteiro de 4 dias em Lima: Dia 4
- Aula de culinária, mercado local e degustação de frutas exóticas – Haku Tours
Aula de culinária, mercado local e degustação de frutas exóticas – Haku Tours
Essa foi uma das melhores experiências que tive em 1 mês e meio de viagem pelo Peru! |
Se você gosta de cozinhar, mesmo que não saiba muita coisa, ou se você gosta de mercados locais, boa comida e cultura local, recomendo demais que você viva essa experiência!
Afinal, o Peru é um dos países que lidera a lista de melhores gastronomias do mundo! Então, não dá para perder essa oportunidade.
A experiência começa no Mercado Surquillo para comprar todos os ingredientes para fazer nossos pratos. O ponto alto desse passeio foi contar com a presença de uma chef de cozinha, a chef Ruth, que explicou a origem de várias verduras, frutas, ingredientes, como escolher os melhores peixes, as melhores carnes etc.
Em seguida, fomos para a cozinha da Haku Tours e lá a chef explicou como fazer cada etapa de cada prato que havíamos escolhido preparar: ceviche e lomo saltado.
Ainda tivemos uma degustação de frutas típicas da região, de batatas e molhos. Resumindo, este é um tour que entregou MUITO mais do que prometeu.
Fizemos o tour com a Haku Tours, e eles possuem vários outros tours. Sendo sincero, INDICO a empresa de olho fechado. Eles são excelentes!Recomendo falar com eles e comprar pelo Whatsapp, pois lá você pode usar meu cupom de desconto. Diga que veio pelo Pedro do Viagens Fora do Comum e eles te darão 5% off. |
Assim, fechamos nosso roteiro de 4 dias em Lima, mas antes de concluir completamente, quero te convidar para conhecer outro lugar surreal na capital: o Mercado das Bruxas! Não vou ficar contando o que é o mercado, porque acredito que não vou conseguir colocar em palavras.
Por isso, gravei um mini-documentário por lá, com a ajuda de uma super guia, que me auxiliou em tudo, inclusive na consulta que fiz com um xamã, por lá! Vale muito a pena assistir e, quem sabe, incluir em seu roteiro por Lima.
Para ter acesso a um roteiro pronto e personalizável, conheça o GUIA COMPLETO DE 7 dias por Lima!
Em um único material você encontra tudo o que precisa para a sua viagem:
- roteiro dia a dia;
- mapas para cada dia, com cada um dos lugares visitados e sugeridos;
- dicas sobre hospedagens;
- sugestões e links de passeios que fizemos;
- guias turísticos locais de confiança, que vão facilitar sua viagem por Lima;
- passagens aéreas.
Além disso, você encontra detalhes sobre a história de cada local, deixando sua experiência ainda mais rica.
Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade e seguindo nossas dicas de roteiro de 5 dias em Lima!
Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro Lima, você conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98.
Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.