Viver as experiências que um roteiro de 4 dias na Amazônia peruana te proporciona é uma verdadeira transformação, de dentro para fora.
O contato com a natureza, o banho no rio Amazonas, o mergulho na floresta, seus sons, cores, e medos; o contato com as pessoas e com a cultura local e a vivência de tradições (como a ayahuasca), impactam a nossa percepção de mundo.
E é isso que eu espero compartilhar com você neste guia com um roteiro de 4 dias na Amazônia peruana, em que apresento um pouco das experiências que vivi por lá e que você também pode viver.
Espero que você se encante, assim como eu me encantei!
Roteiro de 4 dias na Amazônia peruana
O roteiro de 4 dias na Amazônia peruana inclui experiências fora do comum como:
- Caminhada noturna na selva
- Passeio de barco noturno pelo Rio Amazonas
- Nascer do sol no Rio Amazonas
- Ilha dos Macacos
- Visita a tribo Yaguas
- Cerimônia de Ayahuasca
- Trilha na selva Amazônica
- Tomar banho no Rio Amazonas
- Pesca de piranhas no rio Amazonas
- Mercado Belén e Nanay (Iquitos)
A seguir, organizamos essas atrações por dia para facilitar ainda mais a sua viagem. Além disso, compartilhamos dicas valiosas para tornar a sua viagem ainda mais especial.
E se você quiser aprofundar seu conhecimento sobre a região, conhecer todas as opções de passeio por lá, dicas de passagem, hospedagem, guias locais, e outros tipos de experiências que você encontra por lá, te recomendo conhecer o meu guia completo na Amazônia peruana, em que compartilho tudo sobre Iquito, incluindo:
- sugestões extras de passeios;
- dica de guias locais;
- minha opinião verdadeira sobre o que vale a pena e o que é pega turista;
- dicas de como encontrar passagens com bons preços para Iquitos;
- história e curiosidade sobre cada local e cada experiência e muito mais.
Dia 1
- Caminhada noturna na selva
- Passeio de barco noturno pelo Rio Amazonas
Caminhada noturna na selva
A aventura do primeiro dia na Amazônia peruana começou com um trajeto de barco de cerca de duas horas e meia, do centro de Iquitos até a nossa hospedagem, o hotel Maniti Lodge.
Chegando lá partimos para a caminhada noturna dentro do próprio hotel em direção ao barco para irmos para o passeio noturno.
Se você se hospedar em outro local, é provável que também terá acesso a guias locais e passeios noturnos pela selva, ok?
Você pode descobrir isso na própria hospedagem, ou já contratar um serviço como no GetYourGuide, um aplicativo que te ajuda a encontrar e contratar passeios por Iquitos.
O app facilita a contratação de passeios, transfers e mais. Incluindo passeios de barco, trilhas na selva e mais. A plataforma ainda oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.
Mas, voltando ao passeio que fizemos, no curto trajeto, entre o hotel e o barco, vimos diversos tipos de animais e escutamos sons que nunca pensei que fossem possíveis.
Confesso que fiquei com um pouco de medo, especialmente pelas aranhas, mas o Linder (nosso guia) sempre estava nos mostrando os melhores caminhos.
E segundo ele, se nós respeitamos a natureza e os animais, eles vão nos respeitar de volta nessa região e não tem muito risco.
De qualquer maneira, a minha dica é que você tenha um guia local ao seu lado para todos os passeios na região. Ele vai te ajudar a respeitar a natureza e a cultura local, evitando que você se coloque em risco, afinal, lembre-se que você está na floresta.
Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer a sua reserva em hotéis pelo mundo todo, incluindo Iquitos! Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.
É muito mágico estar dentro da floresta Amazônica e ter esse contato tão íntimo com seus habitantes naturais.
Passeio de barco noturno pelo Rio Amazonas
Ao final da caminhada pela selva, chegamos no rio e embarcamos em um pequeno barco, para um passeio de barco noturno pelo Rio Amazonas.
Foi mais ou menos uma hora de passeio dentro da floresta, usando somente uma lanterna na cabeça e a lanterna do celular.
O medo da trilha é similar dentro do barco, mas por motivos diferentes! Aqui era um medo de algum crocodilo, cobra ou outro animal entrar no barco, mas valeu a pena demais. Então fica a dica!.
Vai viajar pela Amazônia peruana? Então, leia também: 27 curiosidades sobre Iquitos: aqui começa a sua jornada pela Amazônia Peruana |
Dia 2
- Nascer do sol no Rio Amazonas
- Ilha dos Macacos
- Visita à tribo Yaguas
- Cerimônia de Ayahuasca
Nascer do sol no Rio Amazonas
Eu acho que eu nunca tinha me sentido tão parte da natureza e visto algo tão mágico quanto esse nascer do sol dentro desse infinito verde.
Sem internet, sem celular, apenas vivendo esse presente da natureza. Vale a pena acordar cedo para esse espetáculo.
Definitivamente tem o Selo Pedro Landau de Recomendação!
Leia também: Roteiro de 2 dias na Amazônia peruana: comece por aqui!
Ilha dos Macacos
Diferente de outros passeios que indico neste roteiro de 4 dias na Amazônia peruana, o tour pela Ilha dos Macacos é uma atividade mais turística e quase todo mundo que visita a Amazônia peruana faz. Mas, sinceramente, eu achei FODA!
Entretanto, vale um alerta: eu sinceramente só recomendo se você gostar de animais e quiser ver macacos, tamanduás, pássaros e outros bichos nativos de perto. Caso isso não seja interessante para você, o passeio não vai ser interessante.
Agora, se você gosta desse contato bem próximo com a natureza e quer viver a Amazônia no que ela tem para oferecer de melhor, então, estamos falando de um passeio incrível.
Aqui, você pode alimentar os macacos, eles sobem em você e ficam brincando. Além disso, você pode acariciar tamanduás e interagir com outras espécies.
E pertinho da Ilha dos Macacos tem outro lugar incluído no mesmo passeio em que podemos ficar bem perto de outras espécies como bicho preguiça, papagaios e até anaconda. E por falar nisso, vivi uma experiência única, ao locador uma anaconda nos ombros.
Esse foi um momento muito especial para mim durante este roteiro de 4 dias na Amazônia peruana, porque eu morro de medo de cobra!
Sem dúvida, a Ilha dos Macacos possibilita uma interação muito pura e completa com a fauna da Amazônia, que levam para dentro da realidade local.
Todos os animais com os quais você interage na Ilha dos Macacos foram resgatados e estão em período de recuperação no local. Eles são super bem cuidados e o objetivo é que estejam prontos para serem soltos novamente em seu habitat natural. |
Visita à tribo Yaguas
Segundo as últimas pesquisas, atualmente existem 55 povos indígenas ou nativos vivendo no Peru. Desse número, 51 moram na região da Amazônia, entre elas estão os Yagua (ou Ñihamwo).
Dizem que yagua viria da palavra quíchua “yawar”, que significa sangue ou cor de sangue. Segundo a história, os indígenas da região teriam sido batizados com este nome devido à tradição de pintar seus corpos com achiote, o nosso conhecido urucum, uma fruta com tonalidade vermelho-sangue.
Em uma visita pelo local, é comum que a comunidade mostre parte de sua cultura, com danças e apresentações.
> Minha opinião sincera: Eu achei a visita interessante, entretanto, achei o passeio turístico demais. É tudo cronometrado, com atividades específicas e em certos momentos parece justamente que é um show e não uma visita para conversar e entender a cultura das pessoas. Logo, apesar de ter curtido o momento, eu preferiria ter ido sem ser em uma espécie de tour.
Cerimônia de Ayahuasca
Spoiler: Essa foi a experiência mais transcendental que já fiz na vida. |
A Cerimônia de Ayahuasca é um ritual sagrado praticado por várias culturas indígenas da região amazônica, que acreditam que a planta é sagrada e funciona como uma ferramenta espiritual e medicinal, sendo usada em rituais de cura, comunicação com os espíritos e busca de conhecimento espiritual.
Também é considerada sagrada por algumas comunidades religiosas no Brasil e na América do Norte, incluindo o Santo Daime.
A cerimônia envolve o uso ritualístico de uma planta psicoativa batizada com o mesmo nome.
Contudo, para realizá-la é imprescindível a liderança de um xamã experiente, uma vez que os efeitos da planta podem ser diversos e duram entre 2 e 6 horas. Isso significa que, se você deseja fazer o ritual, precisa procurar um local sério e responsável.
Ainda vamos ter um episódio no nosso canal do YouTube só falando dessa cerimônia e também uma entrevista com os maiores especialistas no Brasil para tirar todas as dúvidas sobre Ayahuasca. Assim que estiver no ar, publico o vídeo por aqui!
Eu vivi uma experiência incrível, mas acredito que ela não é para todo mundo. Tenha cuidado.
De qualquer forma, eu não poderia deixar de incluir em um roteiro de 4 dias na Amazônia peruana, porque, de fato, eu tenho vontade de fazer novamente.
Leia também: Roteiro de 3 dias na Amazônia peruana: LEIA antes de embarcar
Dia 3
- Trilha na selva Amazônica
- Tomar banho no Rio Amazonas
- Pesca de piranhas no rio Amazonas
Trilha na selva Amazônica
Assim como a trilha noturna, essa também é incrível demais!
Foram mais ou menos umas duas horas e meia de trilha dentro do próprio hotel e tivemos a chance de ver as mais diversas árvores, folhas, animais, sons e paisagens. É a natureza em todo o seu esplendor.
Durante a trilha o guia ia explicando tudo, dando contexto, contando detalhes de cada coisa que íamos vendo ao longo do caminho.
É surreal o quanto a Amazônia é poderosa e oferece de tudo.
Vale muito complementar a trilha diurna com a noturna, pois são experiências completamente diferentes.
Leia também: 11 curiosidades sobre Machu Picchu e 5 lugares famosos da cidade perdida |
Tomar banho no Rio Amazonas
Depois da Ayahuasca, essa foi minha experiência favorita.
É difícil explicar, pois parece algo simples e bobo como tomar banho em um rio.
Mas quando você pula do barco e você está dentro do rio Amazonas, sozinho, no meio de uma imensidão, você tem um sentimento diferente de tudo! É uma conexão surreal com a natureza!
Sobre a segurança do “banho”, é importante saber onde você está se metendo! rs Por isso, mais uma vez, a minha dica é que você esteja acompanhado de um guia. O local em que mergulhei não oferece nenhum risco de piranha ou outros animais perigosos.
Apesar de ter algumas picadinhas de alguns peixes, não tem nenhum risco real.
Você pode ter a chance de ver botos, o que não aconteceu comigo. Vou ficar torcendo por você. |
Pesca de piranhas no rio Amazonas
A pesca de piranhas no Rio Amazonas é uma atividade popular tanto para moradores locais quanto para turistas.
Diferente do que algumas pessoas acreditam, existem várias espécies de piranhas, entre as mais comuns estão a piranha-vermelha e a piranha-preta. Logo, em um roteiro de 4 dias na Amazônia peruana é possível dedicar algum tempo para uma pesca diferente!
Eu participei da pesca, mas também achei algo extremamente turístico. De novo, gostei, mas depende muito da expectativa e do tipo de atividade que cada um gosta de fazer. Isso porque você fica parado num barco por horas pescando. Quem ama esse tipo de atividade, certamente vale a experiência.
Dia 4
Mercado Belén e Nanay (Iquitos)
Os mercados Belén e Nanay são duas das atrações mais fascinantes e autênticas de Iquitos, especialmente por oferecerem uma imersão profunda na cultura e no cotidiano da Amazônia peruana.
O Mercado Belén é um dos maiores e mais fascinantes mercados ao ar livre da Amazônia peruana. Localizado no bairro de Belén, às margens do rio Itaya em Iquitos, este mercado centenário cresceu com a cidade.
O Mercado Nanay fica próximo ao porto de Nanay, de onde partem barcos para comunidades ribeirinhas.
Nos dois mercados você vai encontrar uma incrível variedade de produtos da Amazônia, desde frutas e vegetais até ervas medicinais tradicionais.
Entre os produtos, estão os peixes frescos, incluindo espécies que só existem no rio Amazonas, além de artesanato local e produtos indígenas.
O ambiente é um pouco caótico, entretanto, se você gosta de experimentar a gastronomia local de uma forma bem verdadeira, esses dois locais são uma boa parada.
Eu achei essa experiência surreal e compartilhei ela com você em um vídeo super especial, dedicado somente aos dois mercados. Recomendo demais que você assista. É só clicar no play, a seguir!
Chegamos ao fim do nosso roteiro de 4 dias na Amazônia peruana,e se você está organizando a sua ida para lá, te recomendo demais conhecer o guia completo na Amazônia peruana, em que compartilho tudo sobre meus dias por lá, incluindo opiniões sinceras sobre o que vale e o que não vale a pena; além de:
- sugestões extras de passeios;
- dica de guias locais;
- minha opinião verdadeira sobre o que vale a pena e o que é pega turista;
- dicas de como encontrar passagens com bons preços para Iquitos;
- história e curiosidade sobre cada local e cada experiência e muito mais.
No vídeo abaixo apresento o guia e explico mais detalhes sobre tudo o que você encontra nele. Vale a pena assistir e tirar suas dúvidas antes de comprar.
Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.