Se você está buscando um destino que combina uma das mais ricas culturas do mundo, belezas naturais de tirar o fôlego e uma gastronomia inovadora, o Peru é uma das alternativas que você deve considerar! E se você já sabe disso, é hora de montar um roteiro por Lima. Afinal, estamos falando de uma cidade fascinante, em um país surreal! 

No meu roteiro por Lima, eu tive uma aula particular de surfe no Oceano Pacífico, aprendi a cozinhar ceviche com uma chef local, nadei com leões marinhos, visitei um Mercado de Bruxas, fiz uma busca pelo melhor pisco da cidade, conheci alguns dos bairros mais ricos, e também mais pobres, do Peru.

Foi uma viagem cheia de emoções, experimentando os pratos de uma das culinárias mais premiadas do mundo nos últimos anos, e me encantando com vistas deslumbrantes para o Oceano Pacífico e os Andes.

É claro que eu também entrei em passeios pega turista e tive experiências ruins, como toda boa viagem oferece! 🤡

E foi justamente para compartilhar tudo isso com você, e te ajudar a fazer melhores escolhas, que criei este guia contando como foram os sete dias que passei em Lima. 

Quer saber mais sobre essa experiência e ainda ganhar um desconto para vivê-la você mesmo durante a sua viagem? Então conheça o nosso GUIA COMPLETO de 7 dias por Lima.

Roteiro Lima: um resumão do nosso dia a dia

A seguir, criei um resumo do que fiz em cada um dos dias em que fiquei em Lima, mas não se preocupe. Se você continuar lendo, vai perceber que detalhei cada um dos locais que visitei e ainda fiz uma lista de destinos que não consegui incluir no meu roteiro, mas que podem chamar a sua atenção. 

A ideia é te oferecer o máximo de informação relevante, para te ajudar a criar um roteiro por Lima, que tenha tudo o que você gosta. Afinal, não há jeito certo ou errado de viajar, nem lugar obrigatório para conhecer!

Leia também: Curiosidades sobre Lima: embarque pronto para 7 dias fora do comum!

Mas, antes que você se desespere com tantos destinos, vale a pena assistir ao reel abaixo, em que falo sobre como perdi o medo de perder algo “imperdível” em uma viagem! Acho que vale a pena assistir, para acalmar esse seu coração de viajante!

Então, vamos começar o dia a dia do meu roteiro por Lima!

Dia 1

  • Mercado Surquillo
  • Aula de culinária local

Dia 2

  • Plaza San Martin
  • Gran Hotel Bolivar
  • Plaza de Armas (Plaza Mayor)
  • Catedral de Lima
  • Museu de Arte Religiosa
  • Museu Convento
  • Catacumbas de São Francisco

Dia 3

Passeio de barco que inclui: 

  • Isla Palomino (Nadar com Leões-Marinhos na Ilha Palomino)
  • Reserva natural das ilhas Guaneras
  • “El Camotal”
  • Ilha de San Lorenzo
  • Província de El Callao

Dia 4

Visita à periferia de Lima

Dia 5

  • Aula de Surfe em Miraflores
  • Tour “Rota do pisco em Lima”

Bares que visitamos:

Bar Cordano

Museu do Pisco

Bar do Hotel Maury

Bar do Hotel Bolivar

Restaurante “El Estadio”

Dia 6

  • Mercado de Bruxas
  • Passeio gastronômico no bairro artístico de Barranco

Dia 7

  • Bairro de Barranco
  • Ponte dos Suspiros
  • Parque del Amor
  • Malecón de Miraflores
  • Bairro de Miraflores
  • Shopping Larcomar
  • Parque Kennedy

Como eu disse, abaixo, vou detalhar o que são cada um desses lugares e compartilhar a minha opinião sobre o que vale e o que não vale a pena. Lembrando que não existe certo ou errado. 

Mas, se você quer um roteiro por Lima pronto, com mapas, opções de trocas, horários de funcionamento, onde comprar cada ingresso, com qual agência fechar cada pacote de passeio, o que dá para fazer sozinho e mais, aí vou te indicar o GUIA COMPLETO de 7 dias por Lima

Por apenas 10x R$9,98 você tem o planejamento da sua viagem pronto (com opções para editar). Além da história de cada local, dicas para passagens aéreas, descontos em agências de turismo e mais!

Para entender 100% de como funciona o nosso guia, eu fiz um vídeo bem explicativo, mostrando tudo sobre ele. É só clicar, assistir, tirar suas dúvidas e comprar o seu guia de 7 dias em Lima. 

Roteiro por Lima: desvendando o que cada lugar oferece

A seguir, vou compartilhar com você mais do que o meu simples roteiro por Lima, mas as minhas experiências em cada local, e a minha opinião sobre eles.

Além disso, vou aproveitar para contar um pouco sobre a história de cada endereço. Acredito que assim qualquer viagem fica mais rica e cheia de valor! Então, bora lá!

Dia 1

  • Mercado Surquillo
  • Aula de culinária local

Mercado Surquillo

Nossa visita ao Mercado Surquillo fez parte da experiência da aula de culinária, que contratamos com a Haku Tours. 

A primeira parte dessa experiência foi comprar os ingredientes das duas receitas que iríamos preparar: Ceviche e Lomo Saltado

Para isso, visitamos um dos mercados mais tradicionais de Lima, com a chef Ruth, que nos mostrou como escolher os melhores alimentos para que o resultado de cada prato ficasse perfeito.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: comprando alimentos frescos no Mercado Surquillo

Posso te dizer que passear pelo mercado com a chef Ruth foi algo especial demais. 

Ela foi explicando a origem de várias verduras, frutas, ingredientes, dando uma verdadeira aula de cultura (e culinária).

Além disso, ainda fomos provando algumas frutas e comidas típicas no mercado. Só isso já teria valido a pena.

Aula de Culinária local

Após as compras e o tour pelo mercado, seguimos para a cozinha da Haku Tours. 

Lá aprendemos como fazer cada etapa de cada prato. Foi sensacional demais poder fazer meu próprio ceviche e lomo. 

Uma experiência única, que incluiu a degustação de umas 10 frutas típicas da região e também de batatas e molhos. Entregaram MUITO mais do que prometeram.

Quer viver a mesma experiência? Tem cupom de desconto para você! 
É só clicar aqui, que você será redirecionado para o link da experiência, no site da Haku Tours.
Eles possuem vários outros tours e indico a empresa de olho fechado. Recomendo falar com eles e comprar pelo Whatsapp, pois lá você pode usar meu cupom de desconto.
Diga que veio pelo Pedro do Viagens Fora do Comum e eles te darão 5% off.

Dia 2

  • Plaza San Martin
  • Gran Hotel Bolivar
  • Plaza de Armas (Plaza Mayor)
  • Catedral de Lima
  • Museu de Arte Religiosa
  • Museu Convento
  • Catacumbas de São Francisco

O segundo dia do roteiro por Lima foi focado em conhecer os principais pontos do centro histórico da capital. É um passeio típico de turista, que visita uma cidade cheia de história. 

E, sim, eu recomendo que você faça, mesmo não sendo algo tão fora do comum, porque vai te ajudar a sentir que conheceu a cidade de verdade. Além disso, você tem muito a aprender sobre a história de Lima, do Peru e da América Latina, de uma maneira geral. 

ATENÇÃO! Eu não tive uma boa experiência com o tour que contratei no Airbnb, porque achei que faltou explicação. É claro que você pode fazer esse passeio sozinho, mas quando temos um bom guia, ele vai dando mais significado a cada praça, prédio ou monumento, contando a sua história. 

Bom, eu não tive uma boa experiência com o Airbnb, por isso, se você quiser fazer o tour guiado, acho que vale conversar com o pessoal da Haku Tours, que indiquei acima. Eles oferecem esse tipo de serviço e tenho certeza que será ótimo. Ah, vale a pena dizer que eu não ganho comissão com eles, ok? Você ganha 5% e eu fico feliz de te ajudar a fazer uma viagem mais completa.  

Leia também: Curiosidades sobre o Peru: NÃO viaje sem ler isso! Um guia completo  

Plaza San Martin

A Plaza San Martin foi inaugurada em 1921 para celebrar o centenário da independência peruana.

Nomeada em homenagem a José de San Martín, líder militar que desempenhou um papel crucial na independência da Argentina, Chile e Peru, a praça abriga uma estátua de bronze em sua homenagem e está localizada em uma área que é Patrimônio Histórico da UNESCO.

A praça é cercada por outros marcos arquitetônicos como o Gran Hotel Bolivar, e serve como ponto de partida para explorar outras atrações históricas de Lima.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: Plaza San Martin no centro histórico

Gran Hotel Bolivar

O Gran Hotel Bolívar, localizado na Plaza San Martín, é um hotel histórico, um dos mais conhecidos da cidade, e foi construído em 1924 como parte da modernização da cidade e em homenagem ao centenário da Batalha de Ayacucho

O hotel, conhecido por sua elegância e por hospedar celebridades como Ava Gardner e The Rolling Stones, ainda funciona. Aliás, é possível visitar o bar para tomar um drink.

No entanto, a experiência turística pode ser decepcionante, com um tour limitado a quadros, o saguão e histórias de antigos hóspedes, sem grande destaque. É uma típica experiência “pega turista”. 

Plaza de Armas (Plaza Mayor)

A Plaza de Armas, ou Plaza Mayor, é o berço de Lima, onde Francisco Pizarro “fundou” a cidade em 1535

Localizada no Centro Histórico, foi central na expansão da cidade e na Declaração de Independência do Peru em 1821

Durante a era colonial, a praça foi palco de eventos como touradas e execuções pela Inquisição Espanhola

Hoje, é cercada por atrações como a Catedral, o Palácio do Governo e o Complexo de San Francisco. 

É um local histórico bem preservado e seguro, e vale a pena visitar, até porque é um ponto de passagem, quase obrigatório para quem está passeando pelo centro histórico. Vale dizer que curti bastante a vibe do local.

Catedral de Lima e Museu de Arte Religiosa

A Catedral de Lima começou a ser construída em 1535, logo após a fundação da cidade por Francisco Pizarro. Inclusive, é na catedral que está o túmulo de Pizarro, e você pode visitá-lo se quiser. 

A catedral possui uma fachada com três portais decorados com esculturas e relevos e as torres ficam voltadas para a Plaza de Armas. Já no interior, você vai encontrar várias capelas cheias de detalhes

O templo também abriga o Museu de Arte Religiosa, com um acervo que detalha a história da igreja e da colonização. 

Se você curte esse tipo de passeio, eu acredito que vá gostar do local. Tem meu selo de recomendação!

Museu Convento e Catacumbas de São Francisco

O Convento e Museu das Catacumbas de São Francisco foi fundado em 1546 e faz parte do complexo San Francisco de Jesús el Grande.

Este local sofreu várias modificações após múltiplos terremotos, incluindo o devastador de 1746. 

Hoje, é famoso por sua fachada barroca, interiores decorados com azulejos sevilhanos, e, principalmente, por suas intrigantes catacumbas subterrâneas, que serviram como cemitério entre os séculos XVI e XIX. 

Eu achei a história do local surpreendente. Já as catacumbas são super preservadas

É bem interessante caminhar lá dentro e ver como tudo ainda hoje em dia está funcionando.

O museu abriga artefatos religiosos, manuscritos antigos, e oferece uma fascinante visão da história colonial de Lima.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: Catacumbas de São Francisco

Dia 3

Passeio de barco que inclui: 

  • Isla Palomino (Nadar com Leões-Marinhos na Ilha Palomino)
  • Reserva natural das ilhas Guaneras
  • “El Camotal”
  • Ilha de San Lorenzo
  • Província de El Callao

Isla Palomino (Nadar com Leões-Marinhos na Ilha Palomino)

O nosso passeio de barco tinha como destino a Isla Palomino. É uma ilha desabitada e parte do grupo da Islas Palomino, conhecida por suas praias de areia branca, águas azul-turquesa, e uma rica fauna marinha, incluindo aves como gaivotas, pelicanos e pinguins de Humboldt. 

Aqui você pode viver a experiência única de nadar com cerca de 5.000 leões marinhos, além de vistas deslumbrantes da costa de Lima e das montanhas dos Andes. 

Vou ser sincero: eu achei incrível! Foi uma experiência única nadar com os animais e eu realmente recomendo.

Foram apenas 10 ou 15 minutos com os leões-marinhos, mas cada minuto valeu a pena. 

Isso sem contar que o caminho até chegar aqui foi muito legal, além de oferecer paisagens lindas.

Essa foi a prova de que Lima oferece uma natureza maravilhosa, basta saber escolher passeios que te mostrem isso.

Na ilha, também há um farol histórico e uma passagem de água chamada Catedral das Ilhas Palomino, que completa a beleza natural e isolada do local.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: passeio de barco para nadar com leões-marinhos

Reserva natural das ilhas Guaneras

Nas costas rochosas do Peru, a Reserva Nacional Sistema de Islas, Islotes y Puntas Guaneras, criada em 2009, protege a biodiversidade do ecossistema marinho da Corrente de Humboldt. 

A reserva, que abrange 22 ilhas e mais de 140.000 hectares, e é lar de diversos animais como:

  • pinguins de Humboldt;
  • leões marinhos;
  • lontras;
  • aves guano. 

Devido à sua importância ecológica e à necessidade de proteger o guano, o acesso humano é rigorosamente controlado.

No entanto, é possível visitar as ilhas por meio de excursões de barco oferecidas por operadoras de turismo credenciadas, como nós fizemos.

“El Camotal”

El Camotal, conhecido como a “Atlântida peruana”, é uma ilha bem pequena (também conhecida como ilhéu), que submergiu após um terremoto em 1746, que devastou Callao, deixando apenas 200 sobreviventes dos 10 mil habitantes que haviam no local.

A região agrícola foi separada da costa e ficou submersa, e seus restos são visíveis apenas durante a maré baixa, principalmente no verão. 

Hoje, El Camotal é um ponto turístico popular em passeios de barco pelas Ilhas Palomino, e é um endereço cercado de lendas sobre luzes subaquáticas, fantasmas e sinos que supostamente tocam do fundo do mar.

Ilha de San Lorenzo

San Lorenzo, a maior e mais alta ilha da costa peruana, possui 162 hectares e preserva artefatos inca e pré-inca, sendo um antigo local de sepultamento usado durante a Batalha de Callao.

Desde 2011, a ilha é uma zona restrita sob controle da Marinha do Peru, que proibiu o desembarque das pessoas na ilha. Durante o passeio de barco, você apenas passa pela ilha e a observa de longe.

Além de praias e atividades de pesca, San Lorenzo abriga colônias de pássaros, Guaneras e pinguins de Humboldt. A ilha também contém mais de três mil túmulos de um cemitério pré-hispânico com os restos de soldados da Guerra do Pacífico.

Província de El Callao

A província de El Callao foi fundada em 1537, e é uma das regiões mais históricas e estratégicas do Peru, servindo como o principal porto marítimo do país. É daqui que os passeios de barco, como o que fiz, saem, e também é para aqui que eles voltam.

Durante a era colonial, foi um ponto crucial para o comércio de metais preciosos e desempenhou um papel significativo na Guerra da Independência do Peru. 

Hoje, o Porto de El Callao é o maior do país e um dos mais movimentados da América do Sul, sendo vital para o comércio internacional e a indústria. 

Entre os pontos turísticos da província estão:

  • Fortaleza del Real Felipe;
  • Museu Naval del Perú;
  • bairro de La Punta.

Além disso, El Callao abriga importantes instituições educacionais focadas em logística e comércio. 

Eu achei o porto de Callao muito bonito. Você pode aproveitar o restaurante “Cabos”, que é incrível, e conhecer alguns dos museus. Eu curti muito.

Se você for fazer o passeio de barco, certamente vale chegar antes e ficar um tempinho no porto ou ficar depois do passeio.

Dia 4

  • Visita à periferia de Lima

Eu quis visitar a periferia de Lima para conhecer mais sobre a vida na cidade, fora dos bairros mais movimentados, descolados e elitizados da cidade. Como turista, geralmente, nos atemos a esses locais, não é mesmo? E tudo bem! Mas, aqui, eu quis também viver algo diferente, e vou te dizer, foi fod@!

Tive uma visão impactante da realidade de comunidades em extrema pobreza em Lima. 

Durante a visita, é possível ver a falta de condições básicas de vida como falta de água, esgoto e saneamento básico. 

Além disso, o tour inclui a visita ao Muro da Vergonha, e esse foi outro momento muito chocante.

O local é, de fato, um muro que separa a população de dois bairros e criou um clima de segregação gigante na região.

O tour também tem um propósito social significativo. A Haku Tours investe diretamente nas comunidades visitadas, ajudando a financiar escolas, cuidados médicos e alimentos, além de promover o desenvolvimento do turismo local.

Por isso, é fundamental que você entre em contato com a agência para contratar o tour. 

Nota: Entre em contato pelo WhatsApp e diga que veio pelo Pedro do Viagens Fora do Comum e eles te darão 5% off. 

Dia 5

  • Aula de Surfe em Miraflores
  • Tour “Rota do pisco em Lima”

Aula de Surfe em Miraflores

Posso dizer que meu roteiro por Lima incluiu muitas experiências incríveis, e essa aula de surfe foi uma delas!

Mesmo que você nunca tenha surfado na vida, acredite, vai conseguir ficar em pé no primeiro dia de aula.

As aulas são particulares, então você tem um professor só para você para te ajudar em tudo que precisa. Fora isso, eles te dão roupa e todas as instruções necessárias.

Outro elemento que fez toda a diferença foi a paisagem! Estava surfando na parte de baixo do Larcomar e Miraflores, e o visual lá de baixo quando você tá pegando uma onda é absurdamente bonita!

Eu contratei a experiência no Airbnb e, dessa vez, fui muito bem atendido! Vale a pena!

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: aula de surfe no Pacífico

Tour “Rota do pisco em Lima”

Tá aí mais uma experiência que amei ter vivido em meu roteiro em Lima!

Fizemos um tour de degustação de pisco em Lima que também estava disponível no Airbnb!

Acredite, foi um dos melhores momentos da viagem. A guia Diana foi excelente, compartilhando muito sobre a história e cultura do pisco no Peru.

Roteiro Lima: a procura do pisco perfeito! 

O pisco é uma bebida destilada de uva, considerada uma das bebidas nacionais do Peru, com um teor alcoólico entre 38% e 48%. 

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: um tour em busca do pisco perfeito

A produção de pisco no Peru começou lá no período pré-colombiano, muito antes dos espanhóis chegarem por aqui. 

Lima desempenhou um papel crucial na popularização do pisco, sendo também o lar do famoso coquetel Pisco Sour. 

Durante o tour, você visitará diversos bares, desde os tradicionais até os modernos, e conhecerá diferentes maneiras de apreciar o pisco.

Para participar, use o link fornecido. Essa experiência tem o Selo Pedro Landau de Recomendação!

Mas não é só em Lima que você vai ter contato com o Pisco, em todo o país a bebida é venerada! Em Cusco, eu tive uma aula de como preparar o Pisco Sour e compartilhei o passo a passo com vocês, no reel abaixo. 

Mas, voltando à Lima, confira a lista de bares que visitamos no nosso tour do pisco:

  • Bar Cordano
  • Museu do Pisco
  • Bar do Hotel Maury
  • Bar do Hotel Bolivar
  • Restaurante “El Estadio”

Dia 6

  • Mercado de Bruxas
  • Passeio gastronômico no bairro artístico de Barranco

Mercado de Bruxas

O Mercado de Bruxas de Lima, localizado no subsolo da Estação Gamarra, é um espaço único dedicado às tradições xamânicas e práticas esotéricas

O mercado oferece uma variedade de itens, desde produtos terapêuticos e ervas medicinais até itens mais exóticos como banha de cobra e tripas de rãs, além de amuletos e velas.

É um ponto de interesse tanto para moradores locais quanto para turistas curiosos sobre magia, espiritualidade e cura. 

O mercado também conta com serviços de curandeiros, cartomantes e videntes. Mesmo que você não acredite no sobrenatural, o Mercado de Bruxas oferece uma visão fascinante de uma cultura diferente.

Eu gostei muito de visitar o local e ter a oportunidade de explorar aspectos culturais únicos e cheios de personalidade, como uma viagem ao Peru pode ser.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: Mercado das Bruxas na capital do Peru

Passeio gastronômico no bairro artístico de Barranco

Lima é conhecida como uma das capitais gastronômicas do mundo, com vários restaurantes renomados e premiados.

Embora eu estivesse animado para um tour gastronômico, especialmente após uma excelente aula de ceviche, sinto te dizer que o tour que fiz foi decepcionante. 

Os locais para comer e beber eram básicos e o tour parecia mais comercial do que uma imersão na culinária local.

Apesar disso, recomendo fazer um tour gastronômico em Lima, mas sugiro, ao invés de contratar pelo Airbnb como eu fiz, que você escolha a Haku Tours. Sei que já falei dela algumas vezes neste roteiro por Lima, mas eu realmente tive excelentes experiências com eles. Então, não vou poupar indicação. 

Existem dois tours em especial que acredito que você vá gostar:

Nestes passeios você também ganha 5% de desconto se falar com eles que conheceu a empresa pelo Pedro do Viagens Fora do Comum, ok? Vai ficar mais fácil se você reservar pelo WhatsApp.

Dica sobre Cusco!

Vou fazer uma breve pausa no roteiro de Lima, para te indicar um vídeo com os meus 5 restaurantes preferidos de Cusco! Porque, se você gosta de ideia de fazer um tour gastronômico em sua viagem, essas dicas vão ser muito úteis em seus dias pelo Peru!

Dia 7

  • Bairro de Barranco
  • Ponte dos Suspiros
  • Parque del Amor
  • Malecón de Miraflores
  • Bairro de Miraflores
  • Shopping Larcomar
  • Parque Kennedy

Bairro de Barranco

Barranco é o bairro mais famoso de Lima, conhecido por sua atmosfera vibrante e colorida, com paredes cobertas de grafites que criam uma galeria de arte ao ar livre. Além dos grafites, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Parque Municipal de Barranco.

Os amantes das artes vão à loucura!

Além disso, o bairro oferece acesso à praia de Lima, possui importantes restaurantes e uma vida noturna agitada. 

Historicamente, Barranco começou como uma vila de pescadores durante a era colonial e se tornou um refúgio para a elite limeña nos séculos XIX e XX. 

Hoje, suas ruas apresentam casas coloridas e mansões históricas convertidas em restaurantes, galerias e hotéis boutique. 

Ponte dos Suspiros

A “Puente de los Suspiros” (Ponte dos Suspiros) de 1876, que oferece vistas panorâmicas do oceano, é um dos pontos turísticos notáveis do bairro.

É um dos pontos mais românticos de Lima. A data de inauguração, coincidindo com o Dia de São Valentim, ajudou a estabelecer sua reputação romântica.

Originalmente construída para conectar duas margens, a ponte tornou-se um famoso ponto turístico no centro histórico de Lima.

A popularidade da ponte é reforçada por lendas locais, como a crença de que ela realiza desejos se a pessoa fizer um pedido enquanto atravessa e prende a respiração. Esse mito atrai muitos casais e visitantes em busca de uma experiência romântica.

À esquerda da ponte, há um Mirador com vistas panorâmicas do Oceano Pacífico e do pôr do sol, um local popular para assistir à chegada da noite. 

> Curiosidade: A ponte só recebeu o nome “Ponte dos Suspiros” após sua reconstrução após a Guerra com o Chile, quando a tradição de fazer pedidos se consolidou na cidade.

Parque del Amor

O Parque del Amor, localizado no distrito de Miraflores, foi inaugurado em 14 de fevereiro de 1993, para celebrar o Dia dos Namorados no Peru.

Projetado pelo escultor peruano Victor Delfín, o parque é dedicado ao amor e destaca a escultura central “O Beijo” (El Beso), que retrata um casal se beijando.

Situado sobre um cerro florido com vista para o Oceano Pacífico, o parque é um ótimo local para apreciar o pôr do sol. Aqui você também vai encontrar bancos decorados com mosaicos e citações de artistas peruanos.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: escultura no Parque del Amor

Malecón de Miraflores

O Malecón de Miraflores é um extenso calçadão à beira-mar que se estende ao longo da costa de Miraflores, reunindo parques, jardins e áreas de lazer, como o Parque del Amor, o Parque Salazar e o Parque Antonio Raimondi.

Aqui você vai encontrar restaurantes, cafés e bares com vista para o mar. Além de uma ciclovia para curtir um passeio de bike pela orla.

Malecón é especialmente movimentado no final da tarde, por volta do horário do pôr do sol.

Para quem gosta de uma bela orla, eu achei o Malecón de Miraflores uma ótima opção para fechar um dia de passeio. 

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: a vista do Malecón Miraflores

Bairro de Miraflores

Miraflores é um dos bairros mais procurados em roteiros por Lima, com um ar cosmopolita e histórico. 

Além de ser um local legal de caminhar, aqui você encontra pontos turísticos famosos da capital, como:

  • Malecón de Miraflores
  • Parque Kennedy
  • Larcomar
  • Huaca Pucllana
  • Museu Amano
  • Circuito Larco

Miraflores também é conhecido por eventos históricos, como a visita do Papa João Paulo II em 1985 e a descoberta de um tesouro arqueológico em 2007.

Shopping Larcomar

O Shopping Larcomar é um dos centros comerciais mais sofisticados de Lima e oferece uma das vistas panorâmicas mais legais do Oceano Pacífico.

Eu achei o shopping bastante comum em termos de lojas e restaurantes. A principal atração é a vista e a integração com a paisagem.

Para quem aprecia compras e centros comerciais, o Larcomar pode ser uma boa parada, mas não há nada de excepcional além da vista, ok?

Parque Kennedy

O Parque Kennedy é um espaço cultural e social de Lima. Doado ao município em 1922 e inaugurado em 1939, o parque foi nomeado em homenagem ao presidente americano John F. Kennedy após sua visita ao Peru em 1964.

Localizado em uma das áreas mais procuradas da cidade, o parque é um ponto de encontro popular e está cercado por restaurantes, lojas e bares.

O espaço é agradável, mas não tem atrações extraordinárias. É um espaço simples e funcional no meio da cidade. 

Ah, aqui, você pode experimentar os Picarones Mary, uma comida de rua típica de Lima.

Roteiro por Lima
Roteiro por Lima: um pouco de comida de rua

O que não fiz em Lima, mas que você pode incluir em sua agenda

Além de tudo o que vivi nesses 7 dias de roteiro por Lima, ainda existe muita coisa que ficou de fora da nossa agenda, por falta de tempo. Entretanto, talvez você queira visitá-los, seja porque vai passar mais dias do que nós na capital, ou porque deseja trocar alguma experiência que vivemos, por outra que tenha mais a sua vibe. Confira:

  • Parque de La Reserva – Circuito Mágico del Agua
  • Ruínas pré-incas (HUACA PUCLLANA)
  • Museu de Arte de Lima
  • MATE – Museu Mario Testino
  • Museu Larco
  • Palácio Arquiepiscopal (Palacio Arzobispal)
  • Parque da Muralha
  • Convento de São Domingos (Santo Domingo)
  • Parque Olivar
  • San Isidro
  • Mercado Inka
  • Museu do Ouro
  • Ruinas de Pachacámac
  • Fortaleza de Paramonga
  • Palacio de Puruchuco
  • Casa de Aliaga
  • Huaycán Pariachi
  • Cidade Sagrada de Caral
  • Fuerte del real Felipe
  • Lomas de Lúcumo
  • Lomas de Lachay
  • Lomas de Mangomarca
  • Mercado Povos Azules
  • Estación Desamparados
  • Bairro Chinês

Então, a minha dica é que você use nosso roteiro como base e inclua (ou exclua) outros pontos indicados, para que seu roteiro fique com a sua cara!

Para facilitar o seu planejamento e organização da viagem mais fácil, prazeroso e segura, lembre-se de comprar o GUIA COMPLETO DE 7 dias por Lima!

Em um único material você encontra tudo o que precisa para a sua viagem:

  • roteiro dia a dia;
  • mapas para cada dia, com cada um dos lugares visitados e sugeridos;
  • dicas sobre hospedagens;
  • sugestões e links de passeios que fizemos;
  • guias turísticos locais de confiança, que vão facilitar sua viagem por Lima;
  • passagens aéreas. 

Além disso, você encontra detalhes sobre a história de cada local, deixando sua experiência ainda mais rica.

Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando a cidade! 

Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro Lima, você conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98

Respondendo a perguntas frequentes sobre roteiro por Lima 

O que incluir em um roteiro por Lima?

Entre as opções de um roteiro por Lima, você pode incluir os seguintes destinos: 

  • Mercado Surquillo
  • Aula de culinária local
  • Plaza San Martin
  • Gran Hotel Bolivar
  • Plaza de Armas (Plaza Mayor)
  • Catedral de Lima
  • Museu de Arte Religiosa
  • Museu Convento
  • Catacumbas de São Francisco
  • Isla Palomino 
  • Reserva natural das ilhas Guaneras
  • “El Camotal”
  • Ilha de San Lorenzo
  • Província de El Callao
  • Aula de Surfe em Miraflores
  • Tour “Rota do pisco em Lima”
  • Mercado de Bruxas
  • Passeio gastronômico no bairro artístico de Barranco
  • Bairro de Barranco
  • Ponte dos Suspiros
  • Parque del Amor
  • Malecón de Miraflores
  • Bairro de Miraflores
  • Shopping Larcomar
  • Parque Kennedy

O que fazer em Lima?

Aqui estão algumas sugestões de atividades para fazer em Lima:

  • Visitar o Centro Histórico
  • Museu Larco com coleção de arte pré-colombiana do Peru.
  • Passeie pelo Malecón de Miraflores
  • Conheça o Museu de Arte de Lima (MALI) com rica coleção de arte peruana
  • Visite Huaca Pucllana, a antiga pirâmide no coração de Lima.
  • Explore Barranco, o bairro boêmio conhecido por suas galerias de arte
  • Mercado de Surquillo: Experimente e compre produtos frescos e comidas locais.

Essas atividades oferecem uma boa mistura de cultura, história, e diversão em Lima!