Quando você pensa na Amazônia, provavelmente seu cérebro te leva direto pro Brasil, certo? Bom, se prepare para expandir seus horizontes: o Peru, vizinho cheio de surpresas, abriga a segunda maior porção da Floresta Amazônica no planeta – com nada menos que 60% de seu território coberto por mata virgem, rios, tribos ancestrais e um universo de biodiversidade que faz qualquer viajante perder o fôlego. Por isso, minha missão neste artigo é te contar tudo sobre a Amazônia Peruana.

Estamos diante de uma região que é um convite irresistível à aventura, ao silêncio, ao encontro com culturas únicas e à conexão mais pura com o verde profundo da nossa Terra. Visitar a Amazônia Peruana é uma maneira única de mudar a sua vida!

Onde fica a Amazônia Peruana?

A Amazônia Peruana ocupa o leste do Peru, estendendo-se desde a Cordilheira dos Andes até as fronteiras com Brasil, Colômbia, Equador e Bolívia. Ela cobre cerca de 60% do território peruano, formando uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta.

Essa imensidão se divide em dois grandes ecossistemas principais:

  • Selva Alta: está nos contrafortes dos Andes (entre 400 e 1.000m), com clima mais ameno e muita neblina.
  • Selva Baixa: começa abaixo dos 400 m de altitude, já no “coração” amazônico úmido, quente e coberto de rios caudalosos, árvores centenárias (como a sumaúma) e animais dignos de documentário.

As cidades mais conhecidas dessa região são Iquitos (a maior cidade da Amazônia a que você só chega de barco ou avião), Puerto Maldonado (porta de entrada para as reservas Tambopata e Manu), Tarapoto (base para conhecer cachoeiras, lagos e cultura amazônica do norte) e Pucallpa (menos turística, mas autêntica e fervilhante). 

Leia também: 27 curiosidades sobre Iquitos: aqui começa a sua jornada pela Amazônia Peruana

Em meu roteiro de 4 dias na Amazônia Peruana fiquei hospedado na selva e também visitei Iquitos. Foi uma experiência surreal, que me apresentou uma cultura única e claro uma beleza sem igual. 

Compartilhei tudo sobre a Amazônia Peruana no vídeo abaixo, que mostra um pouco dos meus dias por lá! Eu tenho certeza que vai te dar vontade de arrumar as malas e partir para essa aventura.

O que fazer na Amazônia Peruana? 

Existem dezenas de atrações que você pode – e deve – incluir em seu roteiro pela Amazônia Peruana. É claro que vai depender do número de dias que você vai passar por aqui e da sua disposição para aventura! Mas, vamos ao que eu recomendo!

1. Passeio de barco pelo Rio Amazonas

É quase obrigatório! rs Como vir à Amazônia e não encarar um passeio de barco? E talvez você não saiba, mas o rio Amazonas nasce no Peru, o que torna o rolê ainda mais incrível. 

Em Iquitos ou Puerto Maldonado, suba a bordo de uma lancha ou barco e aproveite o passeio com guias que vão te dar todas as informações sobre cada “pedacinho” do rio, cada área de preservação. 

Durante o passeio de barco, você também terá a chance de ver os famosos botos cor-de-rosa, jacarés, iguanas, macacos e bandos de aves coloridas. 

Explore braços remotos, ilhas fluviais e pequenas comunidades ribeirinhas.

Tudo sobre a Amazônia Peruana

2. Reserva Nacional de Pacaya Samiria

Com mais de 2 milhões de hectares (quase um “estado do Rio de Janeiro” de floresta protegida!), este é o maior parque natural do Peru e um paraíso para “safaris” de vida selvagem. 

Espere ver botos, jacarés, bugios, araras azuis, lontras e tartarugas. Lá também é possível dormir em lodges sobre palafitas e acordar ao som dos pássaros.

3. Reserva Nacional de Tambopata

Ideal para observação de araras, papagaios, antas, capivaras, jacarés e até jaguatiricas. 

Tambopata é famosa por suas “colpas de araras”, paredões de argila colorida onde centenas de aves se reúnem ao amanhecer — espetáculo garantido!

Ecoturismo aqui significa dormir em cabanas de madeira, navegar ao luar e ouvir o som da floresta.

4. Parque Nacional do Manu

Declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, Manu é considerado um dos lugares de maior biodiversidade do planeta, com trilhas que penetram a floresta para encontros com macacos, preguiças, antas e aves raras. 

Manu possui áreas tão intocadas que algumas tribos permanecem isoladas do contato com o homem branco.

5. Visita cultural a comunidades indígenas

Segundo as últimas pesquisas nacionais, atualmente existem 55 povos indígenas ou nativos vivendo no Peru. Desse número, 51 moram na região da Amazônia e quatro na Cordilheira dos Andes, ou região altiplánica.

Entre as que vivem na Amazônia, estão os Yagua ou Ñihamwo, um povo indígena que vive no Peru e na Colômbia.

Em Iquitos eles ficam concentrados, principalmente, nas margens do rio Momón e, segundo pesquisas recentes, são mais de 11 mil pessoas, cuja língua pertence à família Peba-yagua.

Dizem que yagua viria da palavra quíchua “yawar”, que significa sangue ou cor de sangue. O povo então teria sido batizado com este nome devido sua tradição de pintar seus corpos com achiote, uma fruta típica da região.

Eu gostei do passeio, mas sendo sincero, ele tem uma pegada de turista mesmo. Mas, ainda assim, vale a pena. 

Uma dica importante é fazer um turismo responsável respeitando costumes indígenas.

Tudo sobre a Amazônia Peruana

6. Turismo de Aventura: Trilhas, Canoagem e Observação Noturna

Uma das coisas que você tem que saber ao conhecer tudo sobre a Amazônia Peruana é que o passeio diurno e noturno são completamente diferentes! Mesmo que você passe exatamente pelo mesmo caminho.

Na parte da noite, fizemos uma trilha pela selva e também canoagem silenciosa por lagos e igarapés! 

A experiência de caminhar de noite, ouvindo o coaxar dos sapos e o canto de milhares de insetos, é pura adrenalina selvagem.

Tudo sobre a Amazônia Peruana

7. Ilha dos Macacos

Um passeio à Ilha dos Macacos permite que você tenha um conto super próximo com os animais. É um passeio turístico? Sim! Entretanto, se você gosta de bicho, vale muito a pena!

Os macacos sobem em você, ficam brincando, você também pode acariciar tamanduás etc.

E pertinho da ilha dos macacos tem outro lugar incluído no mesmo passeio que podemos acariciar bicho preguiça, anaconda, papagaios etc.

Tudo sobre a Amazônia Peruana

Uma observação importante para quem quer aprender tudo sobre a Amazônia é que todos os animais da Ilha dos Macacos, com os quais você pode interagir,  foram resgatados, são bem cuidados e depois soltos novamente no seu habitat natural.

Tudo sobre a Amazônia Peruana

8. Iquitos: Cultura, História e Gastronomia

Iquitos é um mundo à parte, com arquitetura eclética, ruelas movimentadas, mercados populares como o de Belén, festas coloridas e uma culinária à base de peixes locais, frutos exóticos e pratos que você só encontra lá, como o juane e o tacacho. 

Passamos algumas horas visitando dois mercados: Mercado Belén e Nanay. Foi uma experiência ABSURDA!

É um mergulho na cultura da região que permite que a gente converse com os moradores, prove da gastronomia e derrube um monte de certezas!

Por isso, além de visitar a selva, se você está disposto a conhecer tudo sobre a Amazônia Peruana, precisa separar um dia para um passeio por aqui. 

Quer ter certeza se vale mesmo a pena? Então, é só dar o play no vídeo abaixo.

9. Pesca de piranhas

A pesca de piranhas no Rio Amazonas é uma atividade popular tanto para moradores locais quanto para turistas, especialmente porque existem várias espécies de piranhas, entre as mais comuns estão a piranha-vermelha e a piranha-preta.

De maneira geral, elas alimentam-se de peixes, insetos, crustáceos e até plantas aquáticas e são frequentemente encontradas em águas mais calmas e margens de rios, onde há vegetação abundante e esconderijos naturais.

Vale a pena destacar que você fica parado num barco por horas pescando. Quem ama esse tipo de atividade, certamente vale a experiência. Quem não tem tanta paciência ou não curte pescar, é melhor buscar outra atividade.

.

Tudo sobre a Amazônia Peruana

10. Nadar no Rio Amazonas

Para fechar com chave de ouro a nossa lista do que fazer na Amazônia Peruana, não poderíamos deixar de fora essa experiência: nadar no Rio Amazonas!

Tudo sobre a Amazônia Peruana

Sim, é possível, mas cuidado! O rio está cheio de piranhas e outros animais, logo, existem locais que são apropriados para o banhista e outros não. Por isso, só pule na água se o guia permitir!

O que conhecer na região: Principais Destinos e Atrações

Aqui vai um TOP dos lugares e experiências que você não pode perder:

Lugar/DestinoDescrição & Atividade
IquitosPorta de entrada; cultura vibrante e ponto de partida para Pacaya Samiria & cruzeiros amazônicos
Pacaya SamiriaMaior área protegida do país: safáris fluviais, observação de animais
Puerto MaldonadoCidade base para visitar Tambopata, lago Sandoval, trilhas e birdwatching
Reserva Nacional TambopataColpas de araras, ecolodges, trilhas ecológicas
Parque Nacional do ManuBiodiversidade espetacular, tribos isoladas, tours de múltiplos dias
TarapotoCachoeiras, lagunas e gastronomia amazônica
Chachapoyas / KuélapHistória antiga, muralhas impressionantes, cultura “guerreiros das nuvens”
PozuzoVilarejo austríaco-alemão com cultura peculiar, no coração da selva peruana
Parque Nacional TingomaríaCaverna das Corujas, trilhas naturais, quedas d’água
Ilha dos MacacosContato próximo com primatas e biodiversidade admirável

Curiosidades sobre a Amazônia Peruana

Seguindo nosso guia com tudo sobre a Amazônia Peruana, é hora de conhecer algumas das curiosidades mais interessantes da região, por exemplo: 

  1. Oficialmente, a nascente do Rio Amazonas está nos Andes peruanos, na região de Arequipa, e só depois desce para cortar a floresta até chegar ao Atlântico.
  2. A região abriga mais de 15% da Amazônia continental, sendo o segundo maior “dono” da floresta após o Brasil.
  3. Mais de 60% do território peruano é tomado pela floresta – e é onde vivem apenas 13% da população nacional: o vazio verde é real!
  4. Este é o lar de cerca de 1.800 espécies de aves, mais de 2.500 espécies de árvores e pelo menos 5.000 espécies de plantas.
  5. Mais de 50 povos indígenas vivem nessa região: muitos são descendentes diretos das primeiras populações amazônicas, e alguns grupos permanecem em isolamento voluntário.
  6. Você chega a cidades como Iquitos apenas de avião ou barco – não existe estrada que conecte à capital, Lima!
  7. Golfinho cor-de-rosa? Só lá! A Amazônia Peruana é um dos melhores lugares pra avistar o famoso boto cor-de-rosa ou boto-vermelho, símbolo dos mitos amazônicos.
  8. A linha do Equador cruza a floresta peruana, o que faz com que o clima seja consistentemente quente e úmido, com poucas variações sazonais.
  9. Prove o “paiche” (maior peixe de água doce do mundo), frutas exóticas e iguarias de ingredientes que só existem no bioma amazônico.
  10. O turismo é extremamente sustentável: Muitas reservas limitam o número de visitantes e cultivam relação respeitosa com comunidades nativas.

Leia também: Roteiro de 3 dias na Amazônia peruana: LEIA antes de embarcar

Tudo sobre a Amazônia Peruana: perguntas frequentes

Quando ir à Amazônia Peruana? 

A Amazônia tem clima quente e úmido praticamente o ano todo. O período com menos chuva vai de junho a novembro, mas cada época tem seu charme: o fim do ano é temporada de cheia nos rios, o que transforma o cenário florestal completamente.

É preciso tomar vacinas para visitar a Amazônia Peruana?

Quem sai do Brasil para visitar a Amazônia peruana deve tomar a vacina contra febre amarela e portar o Certificado Internacional de Vacinação. Embora o Peru não exija a vacina para todo o país, ela é altamente recomendada e pode ser exigida em regiões amazônicas

Como chegar na Amazônia Peruana?

Para chegar à Amazônia Peruana a partir do Brasil, o mais prático é voar até Lima e, de lá, pegar um voo doméstico para Iquitos ou Puerto Maldonado. Outra opção, para quem está na região Norte, é ir até Tabatinga (AM) e seguir de barco até Iquitos.

O que levar para uma viagem pela Amazônia Peruana?

Roupas leves e de manga comprida, chapéu, protetor solar, capa de chuva, botas de caminhada e muita disposição para desconectar do “mundo moderno”.

Por que a Amazônia Peruana é tão especial?

Agora que você conhece tudo sobre a Amazônia Peruana, já deve imaginar dezenas de respostas à pergunta acima, não é mesmo? 

Se a Amazônia é o pulmão do planeta, a área peruana é um de seus corações mais pulsantes. 

São milhares de espécies de fauna e flora, rios que parecem mares, vilarejos onde as tradições resistem bravamente, e uma oferta de experiências naturais e culturais que poucos imaginam.

É ali também que o viajante vivencia algo raro: a sensação de ser só mais um visitante num universo onde a natureza é (e sempre será) a verdadeira protagonista. 

Prepare-se para sentir que você é apenas um pontinha minúsculo diante das árvores gigantes, ouvir o silêncio mais verde de sua vida e entender o que significa, de verdade, a palavra “biodiversidade”.

Então, está pronto para esse mergulho na selva peruana? Viva a Amazônia com respeito, curiosidade e leve muito dessa magia no seu coração. Selva adentro, o 

Peru te espera!