É provável que você já saiba que passar apenas um dias no Quirguistão é muito pouco para conhecer tudo o que esse país incrível tem a te mostrar. Eu sou a prova viva disso! Em 2023, passei 10 dias no país e ainda sinto que tenho mais coisas a conhecer. Mas, se 24 horas é tudo o que você tem em mãos, vamos a um breve roteiro de 1 dia no Quirguistão

Roteiro de 1 dia no Quirguistão: o que conhecer no centro da capital do país?

Nosso roteiro de 1 dia no Quirguistão vai se concentrar em sua capital, e maior cidade: Bishkek, que está localizada no norte do país, próxima à fronteira com o Cazaquistão, com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

Ao longo deste dia, você poderá conhecer alguns monumentos e espaços mais turísticos da cidade, como a Praça Ala-Too, Museu Histórico do Estado e o Osh Bazaar. Continue lendo para conhecer mais sobre a capital, sua história e o que conhecer ao longo do seu roteiro de 1 dia no Quirguistão. 

Conheça a Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão, o país mais bonito da Ásia Central. 
De 15 a 24 de junho de 2025 – 10 dias a viagem mais épica da sua vida!

Bishkek

A cidade é popular por seu famoso centro histórico de mármore que inclui:

  • a Praça Ala-Too;
  • a Casa Branca;
  • o Museu Histórico do Estado;
  • a Estátua do Herói Manas.

Também é possível conhecer locais como:

  • o Museu Estadual de Artes Aplicadas (dedicado ao artesanato tradicional do Quirguistão);
  • o Museu Frunze House podem ser interessante para viajantes interessados em história;
  • o Osh Bazaar, que abriga as tradições dos bazares orientais com fileiras coloridas de especiarias, frutas frescas e vegetais e mais.

Nos arredores de Bishkek, a 40 km, o Parque Nacional Ala-Archa é um ótimo passeio de um dia pelas encostas das montanhas da Cordilheira do Quirguistão, com florestas e cachoeiras.

Outra opção é fazer um passeio a cavalo pelas montanhas de Bishkek.

Leia também: Expedição pelo Quirguistão: embarque em uma experiência única de 10 dias que vão te transformar!

Um pouco sobre a história de Bishkek

Se você é como eu e gosta de conhecer um pouco sobre a história dos lugares que vai visitar, tenho certeza que vai gostar das curiosidades sobre o Quirguistão, mais especificamente de Bishkek, que separei para você.

Segundo objetos encontrados em escavações feitas na região, os primeiros sinais de sítios povoados apareceram nos séculos V-IV aC!

Além disso, a cidade fez parte da importante Rota da Seda, que movimentou o comércio entre a Europa e a Ásia por séculos.

Mesmo com tanta história (e tempo), a capital passou por muitas mudanças, inclusive de nome.

Em 1825, a região era considerada um assentamento, sendo batizada de Pishpek, mas o local foi atacado e destruído pelas tropas russas. Mesmo assim, em 1878, Pishpek tornou-se uma cidade.

Em 1924, um projeto de reorganização fez com o que o local fosse definido como a capital e o centro administrativo do País Autônomo do Quirguistão.

Contudo, em 1926, a cidade foi mais uma vez renomeada, recebendo o nome de Frunze, em homenagem a Mikhail Vasilievich Frunze, um revolucionário, militar soviético e estadista, chefe do Exército Vermelho.

Em 1936, o Quirguistão se tornou parte da URSS e Frunze foi a capital da República Soviética do Quirguistão, status que terminou em 1991, após a Independência. Foi nesse mesmo ano que a cidade foi definitivamente rebatizada com seu nome histórico: Bishkek, que significa “um bastão com o qual o kumis (leite de égua) é sacudido”. \o/

Dica extra: Em relação a época do ano, evite ir no verão mais pesado, pois a cidade pode chegar a mais de 45º. Aí fica insuportável qualquer atividade de turismo.

Leia também: Roteiro Quirguistão: 7 dias do Norte ao Sul | Guia completo

Praça Ala-Too

Se você tem pouco tempo na cidade, visitar a Praça Ala-Too é uma forma de conhecer muitos pontos turísticos importantes, em um único passeio.

No perímetro estão locais importantes para a capital, como: 

  • Casa do Governo;
  • Museu Histórico do Estado;
  • Oak Park;
  • Monumento à Amizade dos Povos;
  • Museu de Esculturas ao Ar Livre e muitas outras instalações culturais e recreativas.

Voltando a atenção para a praça em si, ela é uma das principais atrações do país e um dos locais preferidos de todos os moradores da cidade.

A construção de todo o complexo foi concluída na década de 1970 e, desde então, esse tornou-se o local de celebrações, festivais e comícios.

Ala-Too em Quirguistão significa “grande montanha”, simbolizando o terreno montanhoso e a natureza do país.

Já os monumentos erguidos na praça são em memória dos heróis do povo quirguiz.

Um dos principais, é o pedestal que fica no centro da praça com a estátua de Manas que, segundo a lenda, é o herói do povo quirguiz do século X. Ele é um símbolo do nacionalismo e cultura do país.

Sua representação está onde, durante o domínio da URSS, ficava uma estátua de Lenin (que atualmente está no museu da Praça Velha).

Ao lado de Manas fica o mastro oficial da República do Quirguistão, e um pouco mais adiante há um monumento aos mortos em diversos conflitos da região.

Dubovy Park

Antes de finalizarmos as dicas de roteiro de 1 dia no Quirguistão, te convido a assistir o documentário que gravei durante os 10 dias que passei explorando alguns dos lugares mais incríveis do mundo!

Agora, sim, voltando ao parque possui um pequeno jardim de esculturas ao ar livre e esse clima de arte é bem característico no local.

Não é difícil encontrar um artista de rua talentosos vendendo pinturas e outros tipos de peças. Se você gosta deste clima artístico e boêmio, este é um bom lugar para fechar seu roteiro de 1 dia no Quirguistão.

Uma curiosidade é que o parque foi renomeado em homenagem ao autor Chingiz Aitmatov, um renomado escritor quirguiz e soviético, considerado um dos maiores nomes da literatura do Quirguistão, todavia, a população não se acostumou com a mudança e continuam chamando o local de Dubovy Park.

Já imaginou fazer uma expedição pelo Quirguistão? 

Eu sei que para quem está se organizando para um roteiro de 1 dia no Quirguistão, pensar em fazer uma expedição pelo país, é um salto muito grande. Entretanto, essa mudança de rumos pode te ajudar a ter uma das melhores viagens da sua vida!

O Quirguistão te dá a possibilidade de viver experiências únicas como:

  • Trilhas em paisagens deslumbrantes, a caminho de alguns dos lagos de montanha mais bonitos do mundo.
  • Imersão na cultura nômade, que vai te colocar de frente com tradições como cavalgadas, caça com falcões e degustação de comidas típicas.
  • Noites em Yurts, em que você vai estar dentro da natureza, em contato profundo com ela, em autênticas moradias nômades sob céus estrelados impressionantes.

Tudo isso, você encontra com segurança e tranquilidade, na nossa Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão! 

A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!

E ainda vai ter muito contato com a população local, sua cultura, seu jeito de viver e ver a vida, sua maravilhosa hospitalidade e seu jeito único de nos emocionar por completo.

E aí, já está com as malas prontas? Eu sei que embarcar nessa dá um friozinho na barriga, por isso, estamos a sua disposição para tirar todas as suas dúvidas, conversar bastante e te dar toda a segurança do mundo para fazer parte dessa aventura.

Para isso, você pode entrar em contato por direct no nosso Instagram ou mandar uma mensagem por WhatsApp

Além disso, na nossa página especial sobre a expedição, falamos mais detalhes sobre cada etapa da viagem, ok? 

E se você já está pronto pra ir, é só reservar a sua vaga na Expedição ao Quirguistão