Pensar em um roteiro de 2 dias no Quirguistão é um grande desafio, porque estamos falando de um dos países mais incríveis que já conheci em toda a minha vida!
A natureza, as paisagens, a cultura e os lugares transformam você como viajante e como pessoa.
Sim, o Quirguistão é tudo isso e muito mais!
A verdade é que dois dias por aqui é muito pouco! Mas, se é o tempo que você tem, vou te apresentar o que acredito que seja o melhor roteiro para as duas 48 horas.
Roteiro de 2 dias no Quirguistão
Estive no Quirguistão em 2023 e passei 10 dias no país, visitando alguns dos lugares mais espetaculares do mundo.
Em muitos momentos eu não acreditava que tudo aquilo que estava diante de mim fizesse parte do mesmo país.
Conheça a Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão, o país mais bonito da Ásia Central. De 15 a 24 de junho de 2025 – 10 dias da viagem mais épica da sua vida! |
Roteiro de 2 dias no Quirguistão: dia 1
No primeiro dia do roteiro pelo Quirguistão a minha sugestão é que você dedique sua atenção à Bishkek, a capital do país. Ao fazer um passeio pela cidade, inclua uma visita estratégica a locais como a Praça Ala-Too e o Dubovy Park.
Ainda não reservou as suas hospedagens? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens de todas as cidades em que você pretende passar a noite e reservá-las com segurança!
Bishkek
Bishkek é a capital da República do Quirguistão e fica nas encostas da cordilheira do país, a uma distância de apenas 25 km do Cazaquistão, por isso, é comum fazer uma dobradinha, visitando os dois países em uma mesma viagem.
Foi exatamente isso que fizemos: passamos 10 dias no Quirguistão e nove dias no Cazaquistão e você pode conferir tudo o que fizemos no país vizinho acessando o artigo: “Roteiro pelo Cazaquistão: 9 dias como você nunca viveu antes”.
Além do nosso guia com dicas para um roteiro pelo Cazaquistão, você pode conferir nossa viagem no video abaixo, que gravamos para nosso canal no Youtube. Tenho certeza que você vai curtir demais conhecer mais esse pais fora do comum!
E por falar em vídeo, também gravamos um mini-documentário no Quirguistão! E já que você está em um roteiro de 2 dias pelo país, acredito que vai oferecer uma excelente perspectiva sobre ele e sobre as aventuras que você pode viver por lá.
Mas, voltando a Bishkek, uma das maiores atrações da capital são os objetos encontrados em escavações feitas por lá.
Elas indicam que os primeiros sinais de assentamentos no local datam dos séculos V-IV aC! Isso mesmo, antes de Cristo!
Além disso, a cidade fez parte da importante Rota da Seda, que movimentou o comércio entre a Europa e a Ásia por séculos.
Esses elementos, entretanto, são apenas uma pequena parte da história da região, que oferece uma lista de lugares que você pode conhecer enquanto passeia pela capital, incluindo:
- a Praça Ala-Too;
- a Casa Branca;
- o Museu Histórico do Estado;
- a Estátua do Herói Manas;
- o Museu Estadual de Artes Aplicadas (dedicado ao artesanato tradicional do Quirguistão);
- o Museu Frunze House podem ser interessante para viajantes interessados em história;
- o Osh Bazaar, que abriga as tradições dos bazares orientais com fileiras coloridas de especiarias, frutas frescas e vegetais e mais.
Uma das formas de viver experiências fora do comum, seja no Quirguistão ou em outro país, é por meio do aplicativo Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e você pode comprar ingressos, tickets de entrada e ainda contratar dezenas de experiências fora do comum. Alguns passeios ainda incluem guia local e transporte. Faça o download do app e entenda como ele funciona!
Praça Ala-Too
Uma das dicas para um roteiro de 2 dias no Quirguistão é visitar a Praça Ala-Too, que reúne ao seu redor outros endereços importantes como:
- a Casa do Governo;
- o Museu Histórico do Estado;
- o Oak Park;
- o Monumento à Amizade dos Povos;
- o Museu de Esculturas ao Ar Livre e muitas outras instalações culturais e recreativas.
Os monumentos erguidos na praça remetem à memória dos heróis do povo quirguiz.
Um dos principais, é o pedestal que fica no centro da praça com a estátua de Manas, o herói do povo quirguiz, que teria unido as tribos da região, dando o primeiro passo para a formação do país.
> Ala-Too em Quirguistão significa “grande montanha”, uma referência ao terreno montanhoso e a natureza do país.
Dubovy Park
Ainda na capital, é possível conhecer o Parque Dubovy, que tem um pequeno jardim de esculturas ao ar livre.
Por ali, você também encontra artistas de rua vendendo pinturas e peças de arte.
Na teoria, o parque se chama Chingiz Aitmatov (um importante escritor da região), mas a população não se acostumou com a mudança e o nome popular permanece: Dubovy Park.
Roteiro de 2 dias no Quirguistão: Dia 2
O roteiro do segundo dia no Quirguistão inclui:
- Canyon Fairytaile
- Barskoon
- Karakol
<iframe src=”https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m40!1m12!1m3!1d1505165.980075728!2d75.16404311653947!3d42.538785107857905!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!4m25!3e0!4m5!1s0x38865b91e1f04c0b%3A0xeb5bfe3900e7ecfa!2sKarakol%2C%20Quirguist%C3%A3o!3m2!1d42.4782102!2d78.3955986!4m5!1s0x3885980c503f6a29%3A0xf269c7291e5d8f4a!2sFairytale%20canyon%20%22Skazka%22%2C%20Tosor%2C%20Quirguist%C3%A3o!3m2!1d42.1565067!2d77.3543135!4m5!1s0x3885ea5650e19b53%3A0xa06bf8444e36fa79!2sBarskoon%2C%20Quirguist%C3%A3o!3m2!1d42.1562847!2d77.6020569!4m5!1s0x389eb7dc91b3c881%3A0x492ebaf57cdee27d!2sBishkek%2C%20Quirguist%C3%A3o!3m2!1d42.8746212!2d74.5697617!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1736963548396!5m2!1spt-BR!2sbr” width=”600″ height=”450″ style=”border:0;” allowfullscreen=”” loading=”lazy” referrerpolicy=”no-referrer-when-downgrade”></iframe>
Como você pode ver pelo mapa acima, neste segundo dia, vamos pegar a estrada e conhecer uma região mais afastada da capital, mas a pouco mais de seis horas de distância.
Durante o trajeto de Bishkek à Karakol, a sugestão é que você faça duas paradas: Canyon Fairytaile e Barskoon.
Leia também: Curiosidades sobre o Quirguistão: o país que recebe mais turistas que o Brasil!
Canyon Fairytaile
O Canyon Fairytale ou Skazka Canyon fica na região do lago Issyk Kul e recebe esse nome em homenagem ao cenário que oferece, digno de contos de fadas.
Fairytale e a palavra russa “Skazka” significam “conto de fadas”.
Esse batismo está relacionado às formações de pedras, resultado da erosão milenar do gelo, em contato com água e vento.
O que a milhares de anos já foi neve, hoje é um cenário que parece um deserto, com esculturas e formações rochosas únicas em tons de vermelho e alaranjado, super especiais.
Barskoon
Barskoon é um pequeno assentamento na margem sul do Lago Issyk Kul e serve de ponto de apoio para muitos turistas como nós.
O local era uma antiga passagem da Rota da Seda, e abriga ruínas que mostram que as rotas de caravanas se dispersavam ali.
Além da história, a natureza também reina por aqui, e a Cachoeira Barskoon é uma das majestades. Entre as mais famosas do Quirguistão, sua queda é de 24 m (79 pés).
No caminho, você encontrará outras quedas d’água menores, além de atrações como as duas estátuas de Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço.
Oi? É isso mesmo! Existem duas estradas de Yuri Gagarin por aqui e a razão disso é que Gagarin se recuperou de sua viagem espacial em uma clínica de repouso próxima, com águas termais e banhos relaxantes.
Na região você também encontra muitos elementos da cultura quirguiz, desde culinária até músicas, danças, esportes e mais.
Karakol
Karakol é o ponto final desse dia de viagem.
A cidade é maior e mais movimentada, comparada às demais, além de uma opção para você conhecer mais sobre a diversidade da história, culinária e natureza da região.
Quer internet boa no Quirguistão? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais comprar o eSIMs para viagem internacional da Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o plano e pronto! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto!
Durante os tempos antigos, Karakol ficava no meio de uma extensa região chamada Turquestão, que se estendia do deserto de Gobi, na Mongólia, até o mar Cáspio (que banha o Cazaquistão).
Diz a história que em meados de 1.800, Nikolay Przhevalsky cruzou o Império Russo em busca de uma cura mágica para um czar doente e depois de passar pela cidade a batizou com o nome dele.
Por isso, até 1991, ano que pôs fim à União Soviética, Karakol era conhecida como Przhevalsk.
Sua localização entre a China e o resto da Ásia Central foi bastante estratégica por muito tempo, o que fez com que, até hoje, a cidade reúna várias etnias como: quirguiz, tártaro, russo, dungan, uigur, Kalmyk, uzbeque e muito mais.
Vale destacar que estamos perto das montanhas da cordilheira Tian Shan e do lago Issyk-Kul, ok? Então, se você quiser conhecer as montanhas, lagos e trilhas, pode partir daqui! É claro que para isso vai precisar estender o seu roteiro de 2 dias no Quirguistão! A cidade ainda funciona como suporte e ponto de descanso para quem se aventura nas montanhas, afinal, ficar um pouco na cidade, apreciar a vista e curtir a cultura e a gastronomia do lugar, pode ser uma boa pedida. |
Já imaginou fazer uma expedição pelo Quirguistão?
Se você ficou com vontade de conhecer e explicar mais o Quirguistão, mergulhando na natureza impressionante do lugar e na cultura sem igual dos povos nômades, eu tenho um convite para te fazer: uma expedição de 10 dias pelo Quirguistão, com suporte de um brasileiro e uma russa, além dos melhores guias locais.
Na nossa expedição você vai viver momentos como:
- Trilhas em paisagens deslumbrantes, a caminho de alguns dos lagos de montanha mais bonitos do mundo.
- Imersão na cultura nômade, que vai te colocar de frente com tradições como cavalgadas, caça com falcões e degustação de comidas típicas.
- Noites em Yurts, em que você vai estar dentro da natureza, em contato profundo com ela, em autênticas moradias nômades sob céus estrelados impressionantes, e muito mais.
Tudo isso, você encontra com segurança e tranquilidade, na nossa Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
E ainda vai ter muito contato com a população local, sua cultura, seu jeito de viver e ver a vida, sua maravilhosa hospitalidade e seu jeito único de nos emocionar por completo.
E aí, já está com as malas prontas? Eu sei que embarcar nessa dá um friozinho na barriga, por isso, estamos a sua disposição para tirar todas as suas dúvidas, conversar bastante e te dar toda a segurança do mundo para fazer parte dessa aventura.
Para isso, você pode entrar em contato por direct no nosso Instagram ou mandar uma mensagem por WhatsApp.
Além disso, na nossa página especial sobre a expedição, falamos mais detalhes sobre cada etapa da viagem, ok?
E se você já está pronto pra ir, é só reservar a sua vaga na Expedição ao Quirguistão!