Fiquei 10 dias no país e posso te dizer, sem dúvidas, que o Quirguistão, uma joia escondida na Ásia Central e um dos países mais incríveis do mundo! Falo isso sem medo, depois de conhecer quase 40 países. Por isso, criei um roteiro de 3 dias no Quirguistão para que você também possa viver um pouco do que experimentei por lá!
Contudo, fica o alerta! Estamos falando de um país que merece muito mais do que apenas três dias de exploração.
Com suas paisagens deslumbrantes, que incluem montanhas majestosas, lagos cristalinos e vales verdejantes, o Quirguistão é um paraíso para os amantes da natureza.
Além disso, sua rica cultura nômade, com tradições milenares e uma hospitalidade calorosa, adiciona uma camada fascinante à experiência do viajante.
Embora três dias sejam insuficientes para absorver toda a beleza e complexidade deste país centro-asiático, é possível ter um vislumbre de suas maravilhas neste curto período.
E se você já ficou com vontade de aumentar sua temporada por lá, te convido a fazer parte da nossa Expedição Fora do Comum no Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
E ainda vai ter muito contato com a população local, sua cultura, seu jeito de viver e ver a vida, sua maravilhosa hospitalidade e seu jeito único de nos emocionar por completo.
E se você está se perguntando o que tem para fazer no país e se vale a pena fazer essa expedição, dá uma olhada no reels abaixo e sente o clima que você vai encontrar por lá!
Mas, vamos voltar agora para o nosso roteiro de 3 dias no Quirguistão!
Roteiro de 3 dias no Quirguistão
Este roteiro condensado oferecerá um gostinho do que o Quirguistão tem a oferecer, desde a agitada capital Bishkek até as margens do impressionante Lago Issyk-Kul, passando por experiências culturais únicas.
Prepare-se para uma jornada intensa, mas inesquecível, através de algumas das paisagens mais espetaculares da Ásia Central.
Mesmo com o tempo limitado, este roteiro de 3 dias no Quirguistão promete proporcionar memórias duradouras e, muito provavelmente, inspirará você a planejar uma visita mais longa no futuro para explorar tudo o que este país extraordinário tem a oferecer.
Leia também: Expedição pelo Quirguistão: embarque em uma experiência única de 10 dias que vão te transformar!
Roteiro de 3 dias no Quirguistão: Dia 1
No primeiro dia do roteiro pelo Quirguistão, nossa sugestão é que você conheça a capital Bishkek e lugares importantes da cidade, como a Praça Ala-Too e o Dubovy Park
Ainda não reservou as suas hospedagens? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens de todas as cidades em que você pretende passar a noite e reservá-las com segurança!
Bishkek
Bishkek é a capital, centro político, econômico e cultural do Quirguistão, logo, um roteiro por aqui geralmente inclui a cidade.
Localizada nas encostas da cordilheira do país e a uma distância de apenas 25 km do Cazaquistão, é possível visitar os dois países em uma mesma viagem.
Aproveitamos essa proximidade e, além de cruzar o Quirguistão, também passamos 9 dias no Cazaquistão e você pode conferir tudo o que fizemos por lá no nosso artigo: “Roteiro pelo Cazaquistão: 9 dias como você nunca viveu antes” e no vídeo abaixo que gravamos especialmente para compartilhar mais sobre este país ainda tão desconhecido pelos brasileiros!
Por falar em vídeo, também temos um minidocumentário sobre nossos dias no Quirguistão, contando mais sobre a cultura, a história e as belezas deste país!
Dito isso, voltamos para nossa sugestão de roteiro de 3 dias no Quirguistão, que começou em Bishkek, onde uma das suas maiores atrações são os objetos encontrados em escavações feitas por lá que indicam que os primeiros sinais de assentamentos no local são dos séculos V-IV aC! Ou seja, a história do país é milenar e começou muito antes de Cristo.
Além disso, ela fez parte de momentos históricos importantes como a ascensão da Rota da Seda, que movimentou o comércio entre a Europa e a Ásia por séculos e da ascensão e queda da União Soviética, já que o Quirguistão era um dos países que faziam parte da “Rússia” na época.
Para conhecer mais sobre a história de Bishkek e de todo o país, sugerimos que acesse também nosso artigo: Curiosidades sobre o Quirguistão: o país que recebe mais turistas que o Brasil!
Lugares para conhecer enquanto visita Bishkek:
- a Praça Ala-Too;
- a Casa Branca;
- o Museu Histórico do Estado;
- a Estátua do Herói Manas;
- o Museu Estadual de Artes Aplicadas (dedicado ao artesanato tradicional do Quirguistão);
- o Museu Frunze House podem ser interessante para viajantes interessados em história;
- o Osh Bazaar, que abriga as tradições dos bazares orientais com fileiras coloridas de especiarias, frutas frescas e vegetais e mais.
Nos arredores de Bishkek, a 40 km, o Parque Nacional Ala-Archa é um ótimo passeio de um dia pelas encostas das montanhas da Cordilheira do Quirguistão, com florestas e cachoeiras. |
Uma das formas de viver experiências fora do comum, seja no Quirguistão ou em outro país, é por meio do aplicativo Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e você pode comprar ingressos, tickets de entrada e ainda contratar dezenas de experiências fora do comum. Alguns passeios ainda incluem guia local e transporte. Faça o download do app e entenda como ele funciona!
Praça Ala-Too
Se você tem pouco tempo na cidade, visitar a Praça Ala-Too é uma forma de conhecer muitos pontos turísticos importantes, em um único passeio, afinal, ao seu redor estão endereços como:
- a Casa do Governo;
- o Museu Histórico do Estado;
- o Oak Park;
- o Monumento à Amizade dos Povos;
- o Museu de Esculturas ao Ar Livre e muitas outras instalações culturais e recreativas.
Os monumentos erguidos na praça são uma homenagem à memória dos heróis do povo quirguiz. Um dos principais, é o pedestal que fica no centro da praça com a estátua de Manas, o herói do povo quirguiz, que teria unido as tribos da região, dando o primeiro passo para a formação do país.
Dubovy Park
Seguindo em nosso roteiro de 3 dias no Quirguistão, mas ainda na capital, é possível conhecer o parque Dubovy, que tem um pequeno jardim de esculturas ao ar livre.
Por ali, você também encontra artistas vendendo peças de arte nas ruas, o que dá um clima mais boêmio ao local.
Roteiro de 3 dias no Quirguistão: Dia 2
O roteiro do 2º dia no Quirguistão contou com nossa visita à:
- Canyon Fairytaile
- Barskoon
- Karakol
Canyon Fairytaile
Saindo da área de Bishkek, e seguindo para a região do lago Issyk Kul, encontramos o Canyon Fairytale, ou Skazka Canyon, que traduzido seria algo como Cânion Contos de Fadas. Ele recebe esse nome devido a sua paisagem que parece saída de um conto de fadas.
Há milhares de anos, a região era coberta de neve, mas hoje, o cenário é de um tipo de deserto de pedras, com esculturas e formações rochosas únicas em tons de vermelho e alaranjado, super especiais.
Barskoon
Seguindo de carro, pare em Barskoon, um pequeno assentamento na margem sul do Lago Issyk Kul.
O que pode dar a impressão de ser um povoado com apenas algumas dezenas de pessoas, não é. Segundo a última contagem, em 2021, a população era de 9.040 pessoas.
Antiga passagem da Rota da Seda, o local abriga ruínas que mostram que as rotas de caravanas se dispersavam ali.
Quando chegar em Barskoon, visite as cachoeiras, entre elas a mais famosa: a Cachoeira Barskoon. Sua queda d’água alcança 24 m (79 pés), mas existem várias outras menores pelos redores.
Seguido caminho rumo a cachoeira, você verá duas estátuas de Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço! O que elas estão fazendo ali?
A razão disso é que Gagarin se recuperou de sua viagem espacial em uma clínica de repouso próxima, com águas termais e banhos relaxantes.
> Na região você encontra muitos elementos da cultura quirguiz, desde culinária até músicas, danças, esportes e mais.
Karakol
Para encerrar o segundo dia do roteiro de 3 dias no Quirguistão, siga até Karakol, uma cidade maior e mais movimentada do que as que vimos até agora.
A cidade fica perto das montanhas da cordilheira Tian Shan e do lago Issyk-Kul, e oferece boas opções culturais e gastronômicas.
Durante os tempos antigos, Karakol ficava no meio de uma extensa região chamada Turquestão, que se estendia do deserto de Gobi, na Mongólia, até o mar Cáspio (que banha o Cazaquistão).
Diz a história que em meados de 1.800, Nikolay Przhevalsky cruzou o Império Russo em busca de uma cura mágica para um czar doente e depois de passar pela cidade a batizou com o nome dele. Por isso, até 1991, ano que pôs fim à União Soviética, Karakol era conhecida como Przhevalsk, voltando ao nome original, com o fim da União Soviética.
Sua localização entre a China e o resto da Ásia Central foi bastante estratégica por muito tempo, o que fez com que, até hoje, a cidade reúna várias etnias como: quirguiz, tártaro, russo, dungan, uigur, Kalmyk, uzbeque e muito mais.
Quer internet boa no Quirguistão? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais comprar o eSIMs para viagem internacional da Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o plano e pronto! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto!
Roteiro de 3 dias no Quirguistão: Dia 3
Issuk Kul
Em uma altitude de 1.607 metros acima do nível do mar, o lago “Issyk-Kul” nunca congela, mesmo quando o inverno rigoroso chega à região. Essa é uma das razões para ele ter recebido esse nome, que significa “lago quente”, na língua quirguiz.
Mas não, o lago não tem águas realmente quentes como as termais, entretanto, está longe de alcançar as baixas temperaturas dos outros lagos da região.
A região do lago possui opções para quem está em busca de águas termais. Na prática, desde os tempos soviéticos (quando o Quirguistão fez parte da URSS), toda a região de Issyk-Kul é famosa por locais de tratamento com fontes termais, e ainda hoje é possível relaxar nelas e desfrutar dos benefícios terapêuticos e relaxantes das águas quentes naturais.
Mas, voltando ao lago, uma das razões para ele não congelar é sua extensão de 6.200 quilômetros quadrados! Ou seja, ele é gigantesco! Atualmente, ocupa o segundo lugar na lista de maiores lagos de montanha do mundo, atrás apenas do Lago Titicaca, na fronteira do Peru com a Bolívia. Ah, o lago tem água salgada, ok?
As montanhas ao redor são um show, especialmente, porque causam um belo contraste com as praias que ficam na margem sul.
Toda essa combinação, coloca o Quirguistão na lista de naturezas mais bonitas do mundo! Dá uma olhada no que te espera!
Para se hospedar, a região oferece uma boa estrutura de hotéis, pousadas e pensões, além dos yurts.
Hippodrome Cholpon-Ata
Para fechar com chave de ouro o seu roteiro de 3 dias no Quirguistão, visite o Hipódromo Equestre de Cholpon-Ata que é a única arena da Ásia Central localizada às margens de um lago.
Quando os eventos não estão programados, são oferecidos passeios a cavalo e demonstrações de caça com águias.
E uma curiosidade extra: o local sediou várias partidas de diversos esportes dos Jogos Mundiais Nômades! Não sabia que isso existia? Acredite, eu também só descobri aqui! Inclusive já teve brasileiro participando!
Como eu disse no início do nosso roteiro de 3 dias no Quirguistão, este é um país que parece ser vários!
Já imaginou fazer uma expedição pelo Quirguistão?
Após conhecer este roteiro de 3 dias no Quirguistão, ficou com vontade de conhecer e explorar mais o Quirguistão? Então junte-se a nossa expedição de 10 dias pelo Quirguistão, com suporte de um brasileiro e uma russa, além dos melhores guias locais.
Na nossa expedição você vai viver momentos como:
- Trilhas em paisagens deslumbrantes, a caminho de alguns dos lagos de montanha mais bonitos do mundo.
- Imersão na cultura nômade, que vai te colocar de frente com tradições como cavalgadas, caça com falcões e degustação de comidas típicas.
- Noites em Yurts, em que você vai estar dentro da natureza, em contato profundo com ela, em autênticas moradias nômades sob céus estrelados impressionantes, e muito mais.
Tudo isso, você encontra com segurança e tranquilidade, na nossa Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
Sei que embarcar nessa dá um friozinho na barriga, por isso, estamos a sua disposição para tirar todas as suas dúvidas, conversar bastante e te dar toda a segurança do mundo para fazer parte dessa aventura.
Para isso, você pode entrar em contato por direct no nosso Instagram ou mandar uma mensagem por WhatsApp.
Além disso, na nossa página especial sobre a expedição, falamos mais detalhes sobre cada etapa da viagem, ok?
E se você já está pronto pra ir, é só reservar a sua vaga na Expedição ao Quirguistão!