Um roteiro de 4 dias no Quirguistão vai te surpreender! O país está na minha lista dos mais incríveis que já visitei, e olha que tive o privilégio de conhecer quase 40 países!
Mas, se você tem dúvidas se vale a pena visitar o país e está se perguntando, “o que tem para fazer no Quirguistão”, este guia é para você. Vamos começar com um reels que resume um pouco da minha experiência por lá e te mostra o que você também pode viver!
Junte-se à Expedição Fora do Comum no Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
E ainda vai ter muito contato com a população local, sua cultura, seu jeito de viver e ver a vida, sua maravilhosa hospitalidade e seu jeito único de nos emocionar por completo.
Roteiro de 4 dias no Quirguistão
Dia 1
Para começar o roteiro de 4 dias no Quirguistão, a sugestão é que você explore a capital do país: Bishkek.
Ainda não reservou as suas hospedagens? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens de todas as cidades em que você pretende passar a noite e reservá-las com segurança!
Nas próximas linhas, você vai entender porque o Quirguistão é um país mágico!
Bishkek
Bishkek é a capital da República do Quirguistão, além de centro político, econômico e cultural do país.
A cidade fica nas encostas da cordilheira do país e a uma distância de apenas 25 km do Cazaquistão, logo, é possível visitar os dois países em uma mesma viagem.
Aproveitamos essa proximidade e, além de cruzar o Quirguistão, também passamos 9 dias no Cazaquistão e você pode conferir tudo o que fizemos por lá no nosso artigo: “Roteiro pelo Cazaquistão: 9 dias como você nunca viveu antes”. Você também pode conferir os detalhes dessa viagem, no vídeo abaixo.
Por falar em vídeos de viagem, tenho certeza que você vai entender nosso encanto pelo Quirguistão, ao assistir a nossa aventura por lá. Registramos detalhes e compartilhamos tudo com você, no vídeo abaixo,
Mas, voltando a nos concentrar em Bishkek, listamos, a seguir, alguns dos locais que você pode gostar de conhecer por lá:
- a Praça Ala-Too;
- a Casa Branca;
- o Museu Histórico do Estado;
- a Estátua do Herói Manas;
- o Museu Estadual de Artes Aplicadas (dedicado ao artesanato tradicional do Quirguistão);
- o Museu Frunze House podem ser interessante para viajantes interessados em história;
- o Osh Bazaar, que abriga as tradições dos bazares orientais com fileiras coloridas de especiarias, frutas frescas e vegetais e mais.
Uma das formas de viver experiências fora do comum, seja em um roteiro de 4 dias no Quirguistão ou em outro país, é por meio do aplicativo Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e você pode comprar ingressos, tickets de entrada e ainda contratar dezenas de experiências fora do comum. Alguns passeios ainda incluem guia local e transporte. Faça o download do app e entenda como ele funciona!
Praça Ala-Too
Entre os endereços para conhecer na capital, alguns chamaram mais a nossa atenção, entre eles, a Praça Ala-Too, que reúne ao seu entorno alguns locais importantes da cidade:
- a Casa do Governo;
- o Museu Histórico do Estado;
- o Oak Park;
- o Monumento à Amizade dos Povos;
- o Museu de Esculturas ao Ar Livre e mais.
Entre os principais monumentos da praça, está a estátua de Manas, o herói do povo quirguiz, que na tradição do país, reuniu as tribos da região, dando o primeiro passo para a formação do país.
Dubovy Park
Seguindo em nosso roteiro pelo Quirguistão, o parque Dubovy tem um pequeno jardim de esculturas ao ar livre e você encontra vários artistas de rua vendendo pinturas e ouras peças.
Uma curiosidade, é que o parque foi renomeado em homenagem ao estimado autor Chingiz Aitmatov, mas a população não se acostumou com a mudança e o nome popular permanece: Dubovy Park.
Dia 2
O segundo dia do roteiro de 4 dias no Quirguistão inclui:
- Canyon Fairytale
- Barskoon
- Karakol
Para isso, vamos pegar a estrada e conhecer a região fora da capital.
Canyon Fairytale
Na região do lago Issyk Kul, o Canyon Fairytale ou Skazka Canyon recebe esse nome em homenagem ao cenário que oferece, digno de contos de fadas.
Toda a região é formada por pedras, resultado da erosão milenar do gelo, em contato com água e vento.
O que há milhares de anos já foi neve, hoje é um cenário que parece um deserto, com esculturas e formações rochosas únicas em tons de vermelho e alaranjado.
Barskoon
Seguindo na estrada Barskoon é um pequeno assentamento na margem sul do Lago Issyk Kul e serve de ponto de apoio para muitos turistas como nós.
Antiga passagem da Rota da Seda, o local abriga ruínas que mostram que as rotas de caravanas se dispersavam ali.
Quando chegar em Barskoon, visite as cachoeiras, entre as mais famosas está a que recebe o nome da região: a Cachoeira Barskoon, com altura de 24 m (79 pés).
Enquanto você vai em direção a ela, encontrará duas estátuas de Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço.
A razão disso é que Gagarin se recuperou de sua viagem especial em uma clínica de repouso próxima, com águas termais e banhos relaxantes.
Por aqui, você encontra muitos elementos da cultura quirguiz, desde culinária até músicas, danças, esportes e mais.
Karakol
Karakol é uma cidade maior e mais movimentada, o que a torna uma opção para você conhecer ainda mais sobre a diversidade da história, culinária e natureza da região.
Durante os tempos antigos, Karakol ficava no meio de uma extensa região chamada Turquestão, que se estendia do deserto de Gobi, na Mongólia, até o mar Cáspio (que banha o Cazaquistão).
Diz a história que em meados de 1.800, Nikolay Przhevalsky cruzou o Império Russo em busca de uma cura mágica para um czar doente e depois de passar pela cidade a batizou com o nome dele.
Por isso, até 1991, ano que pôs fim à União Soviética, Karakol era conhecida como Przhevalsk.
Sua localização entre a China e o resto da Ásia Central foi bastante estratégica por muito tempo.
Até hoje, a cidade reúne várias etnias como: quirguiz, tártaro, russo, dungan, uigur, Kalmyk, uzbeque e muito mais.
Quer internet boa no Quirguistão? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais comprar o eSIMs para viagem internacional da Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o plano e pronto! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto!
Dia 3
Issuk Kul
Em uma altitude de 1.607 metros acima do nível do mar, o lago “Issyk-Kul” nunca congela, mesmo quando o inverno rigoroso chega à região. Essa é uma das razões para ele ter recebido esse nome, que significa “lago quente”, na língua quirguiz.
Mas não se engane, o lago não tem águas realmente quentes como as termais, entretanto, está longe de alcançar as baixas temperaturas dos outros lagos que visitamos até aqui.
Uma das razões para não congelar é sua extensão de 6.200 quilômetros quadrados, que o coloca na segunda posição entre os maiores lagos de montanha do mundo, atrás apenas do Lago Titicaca, na fronteira do Peru com a Bolívia.
As montanhas ao redor são um show à parte, especialmente, porque causam um belo contraste com as praias que ficam na margem sul, onde também é possível encontrar vestígios de assentamentos antigos, como petroglifos (representações gravadas pelo Homem em pedra ou em rochas), além de túmulos ancestrais.
E tem mais! Desde os tempos soviéticos (quando o Quirguistão fez parte da URSS), toda a região de Issyk-Kul era famosa por locais de tratamento com fontes termais.
Ainda hoje é possível relaxar nelas e desfrutar dos benefícios terapêuticos e relaxantes das águas quentes naturais.
Para se hospedar, a região oferece uma boa estrutura de hotéis, pousadas e pensões, além dos yurts.
E se você vai passar mais dias na região, e estender seu roteiro de 4 dias no Quirguistão, pode conhecer outros pontos como:
- Museu Cholpon-Ata;
- Museu Memorial Przhewalsky em Karakol;
- Museu de Pedra em Bokonbaevo.
Hippodrome Cholpon-Ata
O Hipódromo Equestre de Cholpon-Ata é a única arena da Ásia Central localizada às margens de um lago.
Quando os eventos não estão programados, são oferecidos passeios a cavalo e demonstrações de caça com águias.
Vale a pena dizer que o local sediou várias partidas de diversos esportes dos Jogos Mundiais Nômades! Não sabia que isso existia? Acredite, eu também só descobri aqui!
Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.
Dia 4
Chegamos ao último dia do roteiro de 4 dias no Quirguistão, e nossa sugestão é incluir:
- Altyn Arashan
- Ala-Kul Lake
Altyn Arashan
Famoso por suas belas paisagens e fontes termais, a aventura no Vale Arashan pode ser um desafio, afinal, o acesso é difícil.
Em uma altitude de 3.000 m, Altyn Arashan é habitado por nômades e animais, e possui fontes termais naturais que, segundo os moradores locais, possuem grandes propriedades curativas.
É possível, depois da longa caminhada para chegar até o topo, descansar nadando nas águas quentes naturais e relaxar em meio a um lugar quase exclusivo.
Ao longo desse trajeto, você passa por diferentes paisagens, indo do rio Arashan e suas margens cheias de pinheiros até os picos nevados, passando por uma estrada rochosa.
É provável que você veja alguns animais como cabras e cavalos, além de se deparar com algumas pegadas de ursos e leopardos da neve!
Essa diversidade está relacionada ao fato de que em 1975, o lugar virou uma reserva e os especialistas dizem haver cerca de 20 leopardos-das-neves vivendo no vale.
Ala-Kul Lake
A expectativa deste rolê era chegar ao Lago Ala Kul, situado nos alpes do Quirguistão, a 3.500 m de altitude.
Ele é famoso por sua cor turquesa e pela característica de estar rodeado por belas montanhas.
Mas, para ter acesso a tudo isso, você vai precisar encarar uma aventura de verdade: horas de estrada de chão ruim, um bom trecho a cavalo, uma longa caminhada e uma escalada. É claro que você não precisa fazer todo o trajeto, mas dessa forma, você não verá o lago.
Sendo bem sincero e compartilhando com você a minha experiência: eu não vi o lago e não fiz a escalada! rs Parei no meio do caminho!
Mas esse é um dos destinos mais comentados do país e você pode querer se aventurar nele também! E, sinceramente, tudo vira história – inclusive o fato de não chegarmos onde queríamos!
Sem dúvida, cada um desses detalhes fizeram da minha viagem pelo país algo SURREAL!
Já imaginou fazer uma expedição pelo Quirguistão?
Após conhecer este roteiro de 4 dias no Quirguistão, ficou com vontade de conhecer e explorar mais o país? Então junte-se a nossa expedição de 10 dias pelo Quirguistão, com suporte de um brasileiro e uma russa, além dos melhores guias locais.
Na nossa expedição você vai viver momentos como:
- Trilhas em paisagens deslumbrantes, a caminho de alguns dos lagos de montanha mais bonitos do mundo.
- Imersão na cultura nômade, que vai te colocar de frente com tradições como cavalgadas, caça com falcões e degustação de comidas típicas.
- Noites em Yurts, em que você vai estar dentro da natureza, em contato profundo com ela, em autênticas moradias nômades sob céus estrelados impressionantes, e muito mais.
Tudo isso, você encontra com segurança e tranquilidade, na nossa Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
Sei que embarcar nessa aventura dá um friozinho na barriga, por isso, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas, conversar bastante e te dar toda a segurança do mundo para fazer parte dessa aventura.
Para isso, você pode entrar em contato por direct no nosso Instagram ou mandar uma mensagem por WhatsApp.
Além disso, na nossa página especial sobre a expedição, falamos mais detalhes sobre cada etapa da viagem, ok?
E se você já está pronto pra ir, é só reservar a sua vaga na Expedição ao Quirguistão!