Eu ouvi essa pergunta muitas vezes antes de embarcar para o que foi uma das melhores viagens da minha vida. Mesmo conhecendo quase 40 países, o Quirguistão está entre os meus preferidos, sem dúvida!
Bom, mas da próxima vez que você ouvir essa pergunta, eu sugiro que você mostre o vídeo abaixo. Tenho certeza que a pessoa vai entender suas razões!
Roteiro de 6 dias no Quirguistão
Uma das grandes curiosidades do Quirguistão, que me assustou muito quando eu descobri, é que ele recebe mais turistas do que o Brasil!
Em um ano, a média do país asiático é de 7 milhões de turistas, enquanto no Brasil, recebemos uma média de 6 milhões!
Ou seja, o Quirguistão parece ser desconhecido apenas pra gente! O resto do mundo já sabe que estamos falando de uma dos lugares com a natureza mais bela e intocada do planeta!
Por isso, se você quer ver de perto algumas das belezas mais surreais da sua vida, não tenha dúvidas de que está no caminho certo!
Junte-se à Expedição Fora do Comum no Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
E ainda vai ter muito contato com a população local, sua cultura, seu jeito de viver e ver a vida, sua maravilhosa hospitalidade e seu jeito único de nos emocionar por completo.
Roteiro de 6 dias no Quirguistão: Dia 1
- Bishkek
- Praça Ala-Too
- Dubovy Park
Ainda não reservou as suas hospedagens? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens de todas as cidades em que você pretende passar a noite e reservá-las com segurança!
Bishkek
Bishkek é a capital da República do Quirguistão, e fica nas encostas da cordilheira do país.
Uma das suas maiores atrações da capital são os objetos encontrados em escavações, que indicam que os primeiros sinais de assentamentos no local datam dos séculos V-IV aC! Ou seja, a importância da região é milenar, e começou muito antes de Cristo.
A cidade, inclusive, fez parte da importante Rota da Seda, que movimentou o comércio entre a Europa e a Ásia por séculos.
Esses elementos, entretanto, são apenas parte da história da região, que oferece uma lista de lugares que você pode conhecer enquanto passeia pela capital, incluindo:
- a Praça Ala-Too;
- a Casa Branca;
- o Museu Histórico do Estado;
- a Estátua do Herói Manas;
- o Museu Estadual de Artes Aplicadas;
- o Museu Frunze House;
- o Osh Bazaar e mais.
Uma das formas de viver experiências fora do comum, seja no Quirguistão ou em outro país, é por meio do aplicativo Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e você pode comprar ingressos, tickets de entrada e ainda contratar dezenas de experiências fora do comum. Alguns passeios ainda incluem guia local e transporte. Faça o download do app e entenda como ele funciona!
Leia também: “Roteiro pelo Cazaquistão: 9 dias como você nunca viveu antes”.
Vale a pena dizer que a capital fica a uma distância de apenas 25 km do Cazaquistão. Por isso, é possível – e comum – visitar os dois países em uma mesma viagem. Nós mesmos fizemos essa dobradinha em 2023!
Abaixo, você pode assistir aos dois episódios da nossa viagem: no primeiro você conhece tudo sobre o Cazaquistão e no segundo, vai ver de perto tudo o que estamos indicando para você neste roteiro de 6 dias no Quirguistão (e mais um pouco).
Acompanhe o mini-documentário no Quirguistão!
Praça Ala-Too
A Praça Ala-Too é o centro de uma região de vários prédios e monumentos importantes da cidade, por isso, caminhar até ela, é uma forma de conhecer muitos pontos turísticos importantes, em um único passeio.
No perímetro estão locais como:
- a Casa do Governo;
- o Museu Histórico do Estado;
- o Oak Park;
- o Monumento à Amizade dos Povos;
- o Museu de Esculturas ao Ar Livre e muitas outras instalações culturais e recreativas.
O nome Ala-Too, em quirguiz, significa “grande montanha”, simbolizando o terreno montanhoso e a natureza do país.
Já os monumentos erguidos na praça remetem à memória dos heróis do povo quirguiz, entre eles Manas, que segundo a lenda teria unido as tribos da região, dando o primeiro passo para a formação do país.
Dubovy Park
Seguindo em nosso roteiro de 6 dias no Quirguistão, indicamos que conheça o parque Dubovy, que tem um pequeno jardim de esculturas ao ar livre e um clima muito artístico e boêmio.
Não é difícil encontrar um artista de rua vendendo pinturas temáticas e outros tipos de peças de arte.
Roteiro de 6 dias o Quirguistão: dia 2
- Canyon Fairytale
- Barskoon
- Karakol
Agora é hora de expandir o nosso roteiro de 6 dias no Quirguistão, pegar um carro e cair na estrada!
Canyon Fairytale
Canyon Fairytale, ou Cânion Conto de Fadas, recebe esse nome em homenagem ao cenário, digno de histórias encantadas, que ouvimos quando crianças.
Suas formações de pedras, em tons de vermelho e alaranjado, são super especiais.
O interessante é que a milhares de anos atrás o local era bem diferente: cheio de neve e gelo.
A aparência atual é resultado da erosão milenar do gelo, em contato com água e vento.
Skazka Canyon fica perto da estrada da margem sul do lago Issyk Kul, sendo relativamente fácil de acessar a partir de Karakol (1,5 horas), Bokonbayevo (30 minutos) ou Tosor (10 minutos). Eu fui com um tour particular, mas esse local dá para chegar sozinho.
Barskoon
Seguido pela estrada, chegamos a Barskoon, um pequeno assentamento na margem sul do Lago Issyk Kul, com cerca de 9.040 pessoas.
Antiga passagem da Rota da Seda, o local abriga ruínas que mostram que as rotas de caravanas se dispersavam ali.
Quando chegar em Barskoon, não esqueça de visitar as cachoeiras, entre elas a que recebe o nome da cidade: a Cachoeira Barskoon.
Além de ser uma das mais famosas do Quirguistão, sua queda d’água atinge uma altura de 24 m (79 pés).
E uma curiosidade legal é que no começo do caminho para chegar à cachoeira, você verá duas estátuas de Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço.
A razão disso é que Gagarin se recuperou de sua viagem especial em uma clínica de repouso próxima, com águas termais e banhos relaxantes.
Karakol
Karakol é uma cidade maior e mais movimentada, se compararmos com Barskoon, o que a torna uma opção para você conhecer ainda mais sobre a diversidade da história, culinária e natureza da região.
Durante os tempos antigos, Karakol ficava no meio de uma extensa região chamada Turquestão, que se estendia do deserto de Gobi, na Mongólia, até o mar Cáspio (que banha o Cazaquistão).
Sua localização entre a China e o resto da Ásia Central foi bastante estratégica por muito tempo, o que fez com que, até hoje, a cidade reúna várias etnias como: quirguiz, tártaro, russo, dungan, uigur, Kalmyk, uzbeque e muito mais.
Quando visitamos a cidade, ficamos apenas um dia para descansar e seguir viagem. Aproveitamos mais da gastronomia local e relaxamos, para pegar a estrada novamente.
Quer internet boa no Quirguistão? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais comprar o eSIMs para viagem internacional da Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o plano e pronto! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto!
Roteiro de 6 dias no Quirguistão: dia 3
- Issuk Kul
- Hippodrome Cholpon-Ata
Issyk Kul
Em uma altitude de 1.607 metros acima do nível do mar, o lago “Issyk-Kul” nunca congela, mesmo quando o inverno rigoroso chega à região. Essa é uma das razões para ele ter recebido esse nome, que significa “lago quente”, na língua quirguiz.
Mas não, o lago não tem águas realmente quentes como as termais, entretanto, está longe de alcançar as baixas temperaturas dos outros lagos da região.
Uma das razões para não congelar é sua extensão de 6.200 quilômetros quadrados! Gigantesco!
Tanto que, atualmente, ele é considerado o segundo maior lago de montanha do mundo, atrás apenas do Lago Titicaca, na fronteira do Peru com a Bolívia.
As montanhas ao redor são um show à parte nos dias que você passa no lago.
Especialmente, porque causam um belo contraste com as praias que ficam na margem sul, onde também é possível encontrar vestígios de assentamentos antigos, como petroglifos (representações gravadas pelo Homem em pedra ou em rochas), além de túmulos ancestrais.
E tem mais! Desde os tempos soviéticos (quando o Quirguistão fez parte da URSS), toda a região de Issyk-Kul era famosa por locais de tratamento com fontes termais.
Ainda hoje é possível relaxar nelas e desfrutar dos benefícios terapêuticos e relaxantes das águas quentes naturais.
Para se hospedar, a região oferece uma boa estrutura de hotéis, pousadas e pensões, além dos yurts.
E se você vai passar mais dias na região, pode conhecer outros pontos como:
- Museu Cholpon-Ata;
- Museu Memorial Przhewalsky em Karakol;
- Museu de Pedra em Bokonbaevo.
Hippodrome Cholpon-Ata
O Hipódromo Equestre de Cholpon-Ata é a única arena da Ásia Central localizada às margens de um lago.
Quando os eventos não estão programados, são oferecidos passeios a cavalo e demonstrações de caça com águias.
Vale a pena dizer que o local sediou várias partidas de diversos esportes dos Jogos Mundiais Nômades! Não sabia que isso existia? Acredite, eu também só descobri aqui!
Infelizmente não tivemos o prazer de vir para o Quirguistão na época das Olimpíadas, mas conseguimos aprender muito sobre eles e vivemos algumas experiências muito legais no hipódromo.
Roteiro de 6 dias no Quirguistão: dia 4
- Altyn Arashan
- Ala-Kul Lake
Altyn Arashan
Este foi um dia de perrengue e aventura, o que sempre gera história para contar! rs
Famoso por suas belas paisagens e fontes termais, a aventura no Vale Arashan pode ser um desafio, afinal, o acesso é difícil. #ficaadica
Em uma altitude de 3.000 m, Altyn Arashan é habitado por nômades e animais. Além disso, possui fontes termais naturais que, segundo os moradores locais, possuem grandes propriedades curativas.
É possível, depois da longa caminhada para chegar até o topo, descansar nadando nas águas quentes naturais e relaxar em meio a um lugar quase exclusivo.
Além disso, ao longo desse trajeto, você passa por diferentes paisagens, indo do rio Arashan e suas margens cheias de pinheiros até os picos nevados, passando por uma estrada rochosa.
É provável que você veja alguns animais como cabras e cavalos, além de se deparar com algumas pegadas de ursos e leopardos da neve!
Essa diversidade está relacionada ao fato de que em 1975, o lugar virou uma reserva e os especialistas dizem haver cerca de 20 leopardos-das-neves vivendo no vale.
Já imaginou encontrar com um deles? Demos sorte e não tivemos que viver essa aventura, não!
Ala-Kul Lake
A expectativa deste rolê era chegar ao Lago Ala Kul, situado nos alpes do Quirguistão, a 3.500 m de altitude.
Ele é famoso por sua cor turquesa e pela característica de estar rodeado por belas montanhas.
Contudo, para ver toda essa beleza, existe um preço alto a se pagar, e eu não estou falando de dinheiro!
Resumindo, nós não conseguimos chegar ao lago porque o trajeto estava muito ruim e não era mais possível passar por ele.
Além disso, são horas de estrada de chão ruim, um bom trecho a cavalo, uma longa caminhada e uma escalada (na qual não chegamos).
Foi perrengue e não fomos recompensados! rs Mas esse é um dos destinos mais comentados do país e você pode querer se aventurar nele também ao longo de seu roteiro no Quirguistão. E, sinceramente, tudo vira história – inclusive o fato de não chegarmos onde queríamos!
Roteiro de 6 dias no Quirguistão: dia 5
Seguindo nosso roteiro de 6 dias no Quirguistão, nosso quinto dia por aqui, foi dedicado ao lago Song-Kol.
Song-Kol
Song-Kol é um grande lago alpino (ou seja, formado em uma cadeia de montanhas que recebem o nome de alpes) que fica entre os vales de Sonköltoo e Moldotoo, no Tien Shan.
O lago está a 3.016 metros acima do nível do mar, em uma área de conservação. A água vem das geleiras e depois deságua no rio Son-Kul e, eventualmente, no rio Naryn.
Se você visitar a região de setembro até o final de maio, é provável ver o lago congelado. Somos no final de maio para junho e ainda vimos algumas placas de gelo e neve nas montanhas.
Uma das atividades turísticas mais comuns por aqui são os passeios a cavalo que podem durar até 10 dias!
Isso mesmo, 10 dias sobre o cavalo, com paradas estratégicas para dormir e recuperar a energia, e continuar cavalgando pela região. Entretanto, você também pode fazer um tour por um ou dois dias.
> Nós não encaramos o desafio de 10 dias sobre o cavalo, mas se você curte esse tipo de experiência, pode ser uma ótima oportunidade de fazer uma viagem totalmente fora do comum!
Outra aventura é se hospedar em yurts, e foi exatamente isso o que fizemos!
Aproveitamos que a região ao redor do lago ainda é habitada por pastores nômades quirguizes, e nos hospedamos por lá.
Para chegar à Song-Kol saindo de Bishkek você pode pegar um ônibus, taxi ou transfer particular com guia. A viagem até Rybachye, cidade próxima ao lago, dura cerca de 5h.
Depois é preciso seguir com transfer particular ou excursão.
O local é bem charmoso, possui uma área com cadeiras para apreciar o nascer ou pôr do sol, ou simplesmente para ficar de boa bebendo um chá ou café e apreciando a vista. |
Roteiro de 6 dias no Quirguistão: dia 6
- Kel Su Lake
Kel Su Lake
Como você viu ao longo deste roteiro de 6 dias no Quirguistão, o país é rico em cadeias de montanhas, sendo mais de 88 ao longo do território.
Grande parte delas forma a região de Tian Shan, onde o Kel Su Lake está localizado.
Com um comprimento de mais 10 km, o lago varia de extensão e profundidade conforme a quantidade de chuva e neve, que pode alongar ou reduzir o trecho de água.
Uma curiosidade está no fato de que o lago foi criado naturalmente apenas em 1980, depois que um terremoto destruiu algumas fendas nas montanhas Kakshaal Too, causando um enorme deslizamento de terra.
Com isso, uma significativa quantidade de rochas formou um tipo de represa natural, que hoje é o lago Kel Su.
Atenção: devido à sua localização na fronteira com a China, você precisará de uma permissão especial para visitá-lo. |
Todos esses dias se transformaram em uma experiência sensacional! E te convido a viver tudo isso com a gente!
Já imaginou fazer uma expedição pelo Quirguistão?
Após conhecer este roteiro de 6 dias no Quirguistão, ficou com vontade de conhecer e explorar mais o país? Então junte-se a nossa expedição de 10 dias pelo Quirguistão, com suporte de um brasileiro e uma russa, além dos melhores guias locais.
Na nossa expedição você vai viver momentos como:
- Trilhas em paisagens deslumbrantes, a caminho de alguns dos lagos de montanha mais bonitos do mundo.
- Imersão na cultura nômade, que vai te colocar de frente com tradições como cavalgadas, caça com falcões e degustação de comidas típicas.
- Noites em Yurts, em que você vai estar dentro da natureza, em contato profundo com ela, em autênticas moradias nômades sob céus estrelados impressionantes, e muito mais.
Tudo isso, você encontra com segurança e tranquilidade, na nossa Expedição Fora do Comum pelo Quirguistão!
A expedição acontece de 15 a 24 de junho de 2025, e promete ser a viagem mais épica da sua vida, revelando as maravilhas naturais e culturais deste país fascinante!
Sei que embarcar nessa aventura dá um friozinho na barriga, por isso, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas, conversar bastante e te dar toda a segurança do mundo para fazer parte dessa aventura.
Para isso, você pode entrar em contato por direct no nosso Instagram ou mandar uma mensagem por WhatsApp.
Além disso, na nossa página especial sobre a expedição, falamos mais detalhes sobre cada etapa da viagem, ok?
E se você já está pronto pra ir, é só reservar a sua vaga na Expedição ao Quirguistão!