“Meu Deus, Pedro, o que você vai fazer no Quirguistão?” Essa foi uma das perguntas que eu mais ouvi enquanto organizava a minha viagem pelo país. E se você está pensando em embarcar nesta viagem fora do comum, é provável que também precise responder a mesma questão, várias vezes. A boa notícia é que uma das minhas missões aqui é te auxiliar a respondê-la, afinal, um roteiro pelo Quirguistão oferece uma lista de lugares impressionantes (alguns deles você encontra no reels abaixo).

É com essa introdução, que começo a apresentar para você nossas dicas e sugestão para um roteiro de 7 dias pelo Quirguistão, um país que parece muitos!

Como nasceu o Quirguistão?

A multiplicidade do país é marcante desde seu batismo, afinal, o nome Quirguistão significa, justamente, terra das 40 tribos. O nome faz uma analogia à união dos clãs que viviam no local e que hoje formam um único país.

Segundo a lenda, as diferentes tribos da região foram reunidas a partir da liderança do guerreiro e herói nacional chamado Manás. Seu objetivo era defender o território contra a invasão chinesa e mongol, por volta do ano 1000 d.C. Para isso, uniu as tribos, em busca de um objetivo em comum.

A história do guerreiro foi contada na Epopeia de Manas, o poema mais longo da história

Entretanto, não há nenhuma evidência histórica de que o herói realmente existiu.

Independente de real, ou não, fato é que aqui, em alguns quilômetros, você pode visitar cachoeiras, neve, bosques, lagos, montanhas e muito mais. 

Isso sem falar nos monumentos históricos, uma população incrivelmente amistosa e belezas naturais surreais.

E como uma imagem vale mais do que mil palavras, segue mais um reels especial do Quirguistão, para aquecer seus motores e partimos para mais essa aventura!

Roteiro Quirguistão: um país que parece vários! Guia de 7 dias

Antes de detalharmos o roteiro pelo Quirguistao, dia a dia, separamos ua surpresa para você! Um minidocumentário sobre a nossa viagem por lá.

Nesse vídeo, você vai ver nossa experiência neste país surreal e tudo o que vivemos por lá: incluindo os altos e baixos de uma viagem fora do comum!

Dia 1

No primeiro dia do roteiro pelo Quirguistão dedicamos nossa atenção à capital (Bishkek), incluindo locais como:

  • Bishkek
  • Praça Ala-Too
  • Dubovy Park

Ainda não reservou as suas hospedagens? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens de todas as cidades em que você você pretende passar a noite e reservá-las com segurança!

Bishkek

Bishkek é a capital da República do Quirguistão, além de centro político, econômico e cultural do país. Por isso, um roteiro pelo Quirguistão, geralmente, inclui a cidade. 

Localizada nas encostas da cordilheira do país e a uma distância de apenas 25 km do Cazaquistão, é possível visitar os dois países em uma mesma viagem. 

Aproveitamos essa proximidade e, além de cruzar o Quirguistão, também passamos 9 dias no Cazaquistão e você pode conferir tudo o que fizemos por lá no nosso artigo:Roteiro pelo Cazaquistão: 9 dias como você nunca viveu antes”. 

Além do artigo, transformamos nossa viagem em um minidocumentário, que você pode assistir logo abaixo. Como você perceberá, nos encantamos com o país e acreditamos que você também vai se apaixonar. Por isso, vale a pena assistir e conhecer mais sobre um dos meus lugares preferidos do mundo! Quem sabe ele também se torna um dos seus?

Mas, voltando a Bishkek, uma das suas maiores atrações da capital são os objetos encontrados em escavações feitas por lá. 

 Elas indicam que os primeiros sinais de assentamentos no local datam dos séculos V-IV aC!

A cidade também fez parte da importante Rota da Seda, que movimentou o comércio entre a Europa e a Ásia por séculos. 

Esses elementos, entretanto, são apenas parte da história da região, que oferece uma lista de lugares que você pode conhecer enquanto passeia pela capital, incluindo: 

  • a Praça Ala-Too;
  • a Casa Branca;
  • o Museu Histórico do Estado;
  • a Estátua do Herói Manas;
  • o Museu Estadual de Artes Aplicadas (dedicado ao artesanato tradicional do Quirguistão);
  • o Museu Frunze House podem ser interessante para viajantes interessados em história;
  • o Osh Bazaar, que abriga as tradições dos bazares orientais com fileiras coloridas de especiarias, frutas frescas e vegetais e mais.

Nos arredores de Bishkek, a 40 km, o Parque Nacional Ala-Archa é um ótimo passeio de um dia pelas encostas das montanhas da Cordilheira do Quirguistão, com florestas e cachoeiras.

Outra opção é fazer um passeio a cavalo pelas montanhas.

Uma das formas de viver experiências fora do comum, seja no Querguistão ou em outro país, é por meio do aplicativo Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e você pode comprar ingressos, tickets de entrada e ainda contratar dezenas de experiências fora do comum. Alguns passeios ainda incluem guia local e transporte. Faça o download do app e entenda como ele funciona!

Praça Ala-Too

Se você tem pouco tempo na cidade, visitar a Praça Ala-Too é uma forma de conhecer muitos pontos turísticos importantes, em um único passeio.

No perímetro estão locais como:

  • a Casa do Governo;
  • o Museu Histórico do Estado;
  • o Oak Park;
  • o Monumento à Amizade dos Povos;
  • o Museu de Esculturas ao Ar Livre e muitas outras instalações culturais e recreativas.

Ala-Too em Quirguistão significa “grande montanha”, simbolizando o terreno montanhoso e a natureza do país.

Já os monumentos erguidos na praça remetem à memória dos heróis do povo quirguiz.

Um dos principais, é o pedestal que fica no centro da praça com a estátua de Manas, o herói do povo quirguiz, que teria unido as tribos da região, dando o primeiro passo para a formação do país. 

Dubovy Park

Seguindo em nosso roteiro pelo Quirguistão, ainda na capital, é possível conhecer o parque Dubovy, que tem um pequeno jardim de esculturas ao ar livre.

Também não é difícil encontrar um artista de rua vendendo pinturas temáticas e outros tipos de peças, no local.

Uma curiosidade, é que o parque foi renomeado em homenagem ao estimado autor Chingiz Aitmatov, mas a população não se acostumou com a mudança e o nome comum permanece: Dubovy Park.

Dia 2

Nosso segundo dia de roteiro pelo Quirguistão incluiu:

  • Orto Tokoy Reservoir
  • Kok-Kiya

Orto Tokoy Reservoir

Criado em 1956, o Orto Tokoy Reservoir é o primeiro reservatório de água construído no Quirguistão.

Localizado no distrito de Kochkor, às margens do rio Chu e a uma altitude de 1.700 metros, seu comprimento chega a 18 km e a profundidade de 47 metros!

O reservatório foi construído para atender as terras agrícolas do Quirguistão e do Cazaquistão, oferecendo mais suporte à irrigação.

A principal atração do reservatório, que faz dele um ponto turístico a ser visitado, é que, em diferentes locais, a água muda de cor, indo desde o azul suave, verde-esmeralda até o quase preto.

As montanhas que cercam o reservatório tornam o cenário interessante para uma parada durante seu trajeto pela região.

Vale a pena dizer que as estradas do Quirguistão são um show à parte. Por isso, nos deslocamentos entre uma cidade e outra, lembre-se de ficar atento ao seu caminho. O Orto Tokoy Reservoir é um dos pontos mágicos, mas existem outros. 

A boa notícia é que organizei os mapas de cada dia de viagem em um roteiro pelo Quirguistão SUPER COMPLETO. Além dos mapas, o material ainda inclui:

  • Minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que eu visitei e vivi.
  • História e curiosidades sobre cada local. Não vou colocar somente o nome e algumas fotos. Você vai ter uma verdadeira aula sobre cada lugar.
  • Roteiro separado do que fazer por dia e
  • Dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc.
  • Sugestões de guias turísticos que usamos e que foram incríveis
  • Além de um grupo no Telegram para apoio durante sua viagem.

Tudo isso por R$ 99,99 ou 12x de R$ 9,98! Lembrando que você pode acessar tudo pelo celular, facilitando o acesso às informações durante sua viagem.

Para entender como funciona o guia, confira o vídeo abaixo.

Kok-Kiya

O vale de Kok-Kiya fica a uma distância de 550 km de Bishkek, junto aos vales e cânions há um rio com o mesmo nome.

Ao redor do vale estão algumas pequenas vilas, que servem como base para quem quer visitar o Kel Su Lake.

Nessas pequenas vilas os moradores vivem da criação de Iaques, espécie que parece uma mistura de touro e búfalo.

Também é possível encontrar camelos e outros animais que não fazem parte do nosso dia a dia comum no Brasil.

Mesmo com algumas pessoas vivendo no local, a sensação de isolamento é muito grande.

A paisagem, com cânions e com o rio ao fundo, dão a sensação de que Kok-Kiya é uma terra intocada.

É possível pernoitar em acampamentos de yurts, um tipo de cabana dos povos nômades da região.

Atenção!

Kok-Kiya fica perto da fronteira com a China e para entrar lá é bem burocrático. Por exemplo, tivemos que enviar nossos passaportes com antecedência para os guias e eles enviaram para as autoridades locais.

Conto mais sobre como cumprir esta etapa no guia completo com roteiro pelo Quirguistão

Por falar nele, vale a pena lembrar que, ao fazer a compra do material, você tem acesso a um grupo no Telegram, em que te explico todos os detalhes sobre esse e outros cuidados importantes para a viagem, ok? 

> Acesse nosso site para comprar o GUIA COMPLETO com roteiro pelo Quirguistão.

Dia 3

Nosso 3º dia no Quirguistão foi dedicado a chegar no Kel Su Lake!

Olha, foi uma aventura, mas já adianto, valeu a pena (mesmo que nem tudo tenha saído como o esperado!) 😳

Kel Su Lake

O Quirguistão é rico em cadeias de montanhas, sendo mais de 88 ao longo do território. 

Grande parte delas forma a região de Tian Shan, onde o Kel Su Lake está localizado.

Essa cadeia de vales e montanhas dificultam o acesso à região, e essa dificuldade já foi usada a favor dos moradores locais, para proteger o território de invasores.

Com um comprimento de mais 10 km, o lago varia de extensão e profundidade conforme a quantidade de chuva e neve, que pode alongar ou reduzir o trecho de água.

Uma curiosidade está no fato de que o lago foi criado naturalmente apenas em 1980, depois que um terremoto destruiu algumas fendas nas montanhas Kakshaal Too, causando um enorme deslizamento de terra.

Com isso, uma significativa quantidade de rochas formou um tipo de represa natural, que hoje é o lago Kel Su.

Se você cumprir o nosso roteiro, a sugestão é que saia do vale Kok-Kiya e caminhe até o lago.

Atenção! A caminhada é de cerca de 6 km a 7 km, então esteja preparado!

A boa notícia é que toda a paisagem vale a pena, não apenas o lago! O que fez toda a diferença para gente, no vídeo abaixo, você entende o porquê! 🤡

Dia 4

Seguindo nosso roteiro pelo Quirguistão, nosso quarto dia por aqui, foi dedicado ao lago Song-Kol. 

Song-Kol

Song-Kol é um grande lago alpino (ou seja, formado em uma cadeia de montanhas que recebem o nome de alpes) que fica entre os vales de Sonköltoo e Moldotoo, no Tien Shan.

O lago está a 3.016 metros acima do nível do mar, em uma área de conservação. A água vem das geleiras e depois deságua no rio Son-Kul e, eventualmente, no rio Naryn.

Se você visitar a região de setembro até o final de maio, é provável ver o lago congelado. Somos no final de maio para junho e ainda vimos algumas placas de gelo e neve nas montanhas.

Uma das atividades turísticas mais comuns por aqui são os passeios a cavalo que podem durar até 10 dias!

Isso mesmo, 10 dias sobre o cavalo, com paradas estratégicas para dormir e recuperar a energia, e continuar cavalgando pela região. Entretanto, você também pode fazer um tour por um ou dois dias. 

Nós não encaramos o desafio de 10 dias sobre o cavalo, mas se você curte esse tipo de experiência, pode ser uma ótima oportunidade de fazer uma viagem totalmente fora do comum!

Outra aventura é se hospedar em yurts, e foi exatamente isso o que fizemos! 

Aproveitamos que a região ao redor do lago ainda é habitada por pastores nômades quirguizes, e nos hospedamos por lá. 

Dia 5

O roteiro do 5º dia no Quirguistão contou com nossa visita à:

  • Canyon Fairytaile
  • Barskoon
  • Karakol

Canyon Fairytaile

Ainda na região do lago Issyk Kul, o Canyon Fairytale ou Skazka Canyon recebe esse nome em homenagem ao cenário que oferece, digno de contos de fadas.

De fato, a palavra russa “Skazka”, nome original do cânion, significa “conto de fadas”.

Esse batismo está relacionado às formações de pedras, resultado da erosão milenar do gelo, em contato com água e vento.

O que a milhares de anos já foi neve, hoje é um cenário que parece um deserto, com esculturas e formações rochosas únicas em tons de vermelho e alaranjado, super especiais.

O contraste com outras paisagens que visitamos até aqui é muito grande. Se antes víamos neve, lagos e matas verdes, aqui a cena é de um lugar rochoso e seco.

Barskoon

Barskoon é um pequeno assentamento na margem sul do Lago Issyk Kul e serve de ponto de apoio para muitos turistas como nós.

O que pode dar a impressão de ser um povoado com apenas algumas dezenas de pessoas, não é. Segundo a última contagem, em 2021, a população era de 9.040 pessoas.

Antiga passagem da Rota da Seda, o local abriga ruínas que mostram que as rotas de caravanas se dispersavam ali.

Quando chegar em Barskoon, além de descansar um pouco dos dias de viagem e aventura, não esqueça de visitar as cachoeiras.

A Cachoeira Barskoon é uma das mais famosas do Quirguistão, caindo de uma altura de 24 m (79 pés), mas existem também várias outras menores ao redor.

Já no começo do caminho, você verá duas estátuas de Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço.

A razão disso é que Gagarin se recuperou de sua viagem especial em uma clínica de repouso próxima, com águas termais e banhos relaxantes.

Na região você encontra muitos elementos da cultura quirguiz, desde culinária até músicas, danças, esportes e mais.

Karakol

Karakol é uma cidade maior e mais movimentada, o que a torna uma opção para você conhecer ainda mais sobre a diversidade da história, culinária e natureza da região.

Vale lembrar que ainda estamos perto das montanhas da cordilheira Tian Shan e do lago Issyk-Kul, ok?

Então, após dias entre montanhas, lagos e trilhas, ficar um pouco na cidade, apreciar a vista e curtir a cultura e a gastronomia do lugar, pode ser uma boa pedida.

Quer internet boa no Quirguistão? O melhor custo-benfício é a opção de chip virtual. Ele é mais pratico, rápido e uma qualdiade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais comprar o eSIMs para viagem internacional da Airalo. Você só prcisa acessa o site, esolher o plano e pronto! Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Durante os tempos antigos, Karakol ficava no meio de uma extensa região chamada Turquestão, que se estendia do deserto de Gobi, na Mongólia, até o mar Cáspio (que banha o Cazaquistão).

Diz a história que em meados de 1.800, Nikolay Przhevalsky cruzou o Império Russo em busca de uma cura mágica para um czar doente e depois de passar pela cidade a batizou com o nome dele.

Por isso, até 1991, ano que pôs fim à União Soviética, Karakol era conhecida como Przhevalsk.

Sua localização entre a China e o resto da Ásia Central foi bastante estratégica por muito tempo, o que fez com que, até hoje, a cidade reúna várias etnias como: quirguiz, tártaro, russo, dungan, uigur, Kalmyk, uzbeque e muito mais.

Dia 6

Nosso sexto dia incluiu muita aventura e uma pitada de frustração:

  • Altyn Arashan
  • Ala-Kul Lake

Altyn Arashan

Famoso por suas belas paisagens e fontes termais, a aventura no Vale Arashan pode ser um desafio, afinal, o acesso é difícil. #ficaadica

Em uma altitude de 3.000 m, Altyn Arashan é habitado por nômades e animais selvagens

O local possui fontes termais naturais que, segundo os locais, possuem grandes propriedades curativas.

É possível, depois da longa caminhada para chegar até o topo, descansar nadando nas águas quentes naturais e relaxar em meio a um lugar quase exclusivo.

Ao longo desse trajeto, você passa por diferentes paisagens, indo do rio Arashan e suas margens cheias de pinheiros até os picos nevados, passando por uma estrada rochosa.

É provável que você veja alguns animais como cabras e cavalos, além de se deparar com algumas pegadas de ursos e leopardos da neve!

Essa diversidade está relacionada ao fato de que em 1975, o lugar virou uma reserva e os especialistas dizem haver cerca de 20 leopardos-das-neves vivendo no vale. 

Já imaginou encontrar com um deles? Demos sorte e não tivemos que viver essa aventura, não!

Ala-Kul Lake

A expectativa deste rolê era chegar ao Lago Ala Kul, situado nos alpes do Quirguistão, a 3.500 m de altitude.

Ele é famoso por sua cor turquesa e pela característica de estar rodeado por belas montanhas.

Contudo, para ver toda essa beleza, existe um preço alto a se pagar, e eu não estou falando de dinheiro!

Como detalho no roteiro SUPER COMPLETO pelo Quirguistão, nós não conseguimos chegar ao lago porque o trajeto estava muito ruim e não era mais possível passar por ele.

Além disso, são horas de estrada de chão ruim, um bom trecho a cavalo, uma longa caminhada e uma escalada (na qual não chegamos).

Foi perrengue e não fomos recompensados! rs Mas esse é um dos destinos mais comentados do país e você pode querer se aventurar nele também! E, sinceramente, tudo via história – inclusive o fato de não chegarmos onde queríamos!

Para ter acesso à minha opinião sincera sobre todos os locais que estão aqui neste roteiro pelo Quirguistão, eu vou te convidar, de novo, a comprar o roteiro pelo Quirguistão SUPER COMPLETO. O material ainda inclui mapas, dicas valiosas e exclusivas, e suporte em um grupo no Telegram! Tudo por R$99,99 ou 12x R$9,98!

Dia 7

Issuk Kul

Em uma altitude de 1.607 metros acima do nível do mar, o lago “Issyk-Kul” nunca congela, mesmo quando o inverno rigoroso chega à região. Essa é uma das razões para ele ter recebido esse nome, que significa “lago quente”, na língua quirguiz.

Mas não, o lago não tem águas realmente quentes como as termais, entretanto, está longe de alcançar as baixas temperaturas dos outros lagos que visitamos até aqui.

Uma das razões para não congelar é sua extensão de 6.200 quilômetros quadrados! Gigantesco!

Tanto que, atualmente, ele é considerado o segundo maior lago de montanha do mundo, atrás apenas do Lago Titicaca, na fronteira do Peru com a Bolívia.

As montanhas ao redor são um show à parte nos dias que você passa no lago.

Especialmente, porque causam um belo contraste com as praias que ficam na margem sul, onde também é possível encontrar vestígios de assentamentos antigos, como petroglifos (representações gravadas pelo Homem em pedra ou em rochas), além de túmulos ancestrais.

E tem mais! Desde os tempos soviéticos (quando o Quirguistão fez parte da URSS), toda a região de Issyk-Kul era famosa por locais de tratamento com fontes termais.

Ainda hoje é possível relaxar nelas e desfrutar dos benefícios terapêuticos e relaxantes das águas quentes naturais.

Para se hospedar, a região oferece uma boa estrutura de hotéis, pousadas e pensões, além dos yurts.

E se você vai passar mais dias na região, pode conhecer outros pontos como:

  • Museu Cholpon-Ata;
  • Museu Memorial Przhewalsky em Karakol;
  • Museu de Pedra em Bokonbaevo.

Hippodrome Cholpon-Ata

O Hipódromo Equestre de Cholpon-Ata é a única arena da Ásia Central localizada às margens de um lago.

Quando os eventos não estão programados, são oferecidos passeios a cavalo e demonstrações de caça com águias.

Vale a pena dizer que o local sediou várias partidas de diversos esportes dos Jogos Mundiais Nômades! Não sabia que isso existia? Acredite, eu também só descobri aqui!

roteiro quirguistão

Organizar uma viagem como esta exige atenção a muitos detalhes, e nada pode atrapalhar, especialmente, problemas com voos e extravios de bagagem que acontecem no mundo todo.

Por isso, é fundamental que você corra atras de todos os seus direitos, caso viva algum problema como este.

Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.

O que não fiz, mas que você pode incluir em sua agenda

Além de tudo o que vivi nesses 7 dias de roteiro pelo Quirguistão, ainda existe muita coisa que ficou de fora da nossa agenda, por falta de tempo, entre elas:

  • Museu Manas – Bishkek
  • Museu Nacional do Quirguistão – Bishkek
  • Zhirgal Banya – Bishkek
  • Catedral da Ressurreição – Bishkek
  • Osh (cidade no sudeste do país)
  • Ala-Archa Gorge (desfiladeiro e parque)
  • Jeti-Oguz Canyon (Seven Bulls Rocks)
  • Jyrgalan Valley
  • Northern Issyk Kul
  • South Shore of Issuk Kul

Então, a minha dica é que você use nosso roteiro como base e inclua (ou exclua) outros pontos indicados, para que seu roteiro fique com a sua cara!

Para tornar todo esse trabalho de planejamento e organização da viagem mais fácil, prazeroso e seguro, lembre-se de comprar o GUIA COMPLETO DE 7 dias pelo Quirguistão!

Em um único material você encontra tudo o que precisa para a sua viagem, com um roteiro separado dia a dia, com mapas que te auxiliarão a se locomover, além de dicas sobre hospedagens, guias e passagens aéreas. 

Além disso, você encontra detalhes sobre a história de cada local, deixando sua experiência ainda mais rica.

Lembrando que você também pode acessar o guia, os mapas e todas as informações pelo celular, enquanto estiver explorando o país! 

Ah, vale a pena dizer que ao comprar o roteiro pelo Quirguistão, ainda conta com um grupo de apoio no Telegram, para tirar dúvidas e deixar a sua viagem mais segura e sensacional! Tudo isso por R$99,99 ou 12x R$9,98