Que tal abrir esta guia de curiosidades sobre a Riviera Turca, apresentando o outro nome pelo qual ela é conhecida? A Costa Turquesa, é um dos destinos mais impressionantes da Turquia, e não é à toa que milhões de turistas se encantam com sua beleza natural e histórica a cada ano.
Com cerca de 7.200 km de costa, o país oferece paisagens deslumbrantes, com águas cristalinas do Mediterrâneo e ruínas antigas em um mesmo ambiente.
A Riviera Turca está localizada no sudoeste da Turquia e, além de suas praias, tem uma área repleta de pequenas cidades charmosas com infraestrutura turística.
Antália, a maior cidade da região, é o principal ponto de partida, mas existem muitos outros lugares que você pode conhecer por lá. Em minha visita à Riviera Turca passei por: Antália, Alaçatı e Ölüdeniz.
Lá, vivi momentos incríveis, como meu voo de parapente em Oludeniz e, claro, tive decepções, como a visita a Pamukkale.
E é claro que compartilhei tudo isso com você, em um minidocumentário sobre Pamukkale e a Riviera Turca, cheio de informações legais e importantes para quem que conhecer mais sobre a região.
Para isso, você só precisa clicar no play e curtir minha aventura pelo litoral da Turquia.
15 curiosidades sobre a Riviera Turca para conhecer antes de embarcar
1. Antália: porta de entrada
Vamos abrir nossa lista de curiosidades sobre a Riviera Turca falando sobre Antália que, além de ser a maior cidade da Riviera Turca, é um dos principais destinos turísticos do país. Com seu aeroporto internacional, é o ponto de partida perfeito para explorar a região.
Por falar em Aeroporto, se teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos, a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar até 3 minutos. Neste período, a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.
Dica dada, seguimos explorando a Antália, que além das praias, é uma das cidades mais antigas do mundo, com uma história que remonta a cerca de 2.000 anos a.C.;
Antes de fazer parte da Turquia, a cidade era uma colônia grega chamada “Attaleia”, em homenagem a seu fundador, o rei Attalos II.
Inclusive, o fundador da cidade era o rei de Pérgamo, uma antiga cidade grega rica e poderosa.
Segundo a lenda, Átalo II ordenou aos seus homens que encontrassem o paraíso na terra e depois de muito procurarem, descobriram a região de Antália.
Atualmente, a cidade é um polo turístico turco, e sua região ficou conhecida como a “Riviera Turca” devido às suas praias do Mar Mediterrâneo e clima ensolarado.
O centro histórico, na zona denominada Kaleiçi, conserva as ruas de pedra, estreitas, as casas tradicionais que misturam um pouco da arquitetura grega e turca.
Vale a pena destacar que toda a cidade velha fica entre as antigas muralhas e o portão de Adriano (Hadrian Kale Kapısı) é atualmente a principal entrada, tendo sido construído em 130 d.C para comemorar a visita do imperador Adriano à cidade.
A torre Hıdırlık foi construída no século 2d.C, inicialmente com a principal função de proteger a cidade velha. Hoje, o local é um mirante com vista para o mar.
O restauro do centro histórico de Antália recebeu o prêmio Golden Apple Tourism, dado anualmente pela organização norte-americana Apple Leisure Group, uma das principais empresas de turismo do mundo.
Por aqui, você também pode visitar as cataratas formadas pelo rio Duden. São 40 metros de altura até o mar Mediterrâneo.
Sim, existem muitas coisas para visitar na Riviera Turca e na Turquia como um todo.
Pensando nisso, criei um guia completo para Istambul e, em breve, teremos um guia completo pela Riviera Turca.
Nele, além de um roteiro completo, dia a dia e mapas que te ajudam a se locomover pela cidade, conto a história de cada lugar e destaco algumas curiosidades como a que acabei de te contar, sobre a basílica Santa Sofia.
Para mim essas informações fazem toda a diferença na experiência que vivo em cada lugar que visito.
Para ter acesso, acesse o guia “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” e compre o seu roteiro por R$99,99 ou apenas 12 x R$9,98.
2. Kaleici, a antiga cidade murada
Ainda sobre Antália, Kaleici, seu centro histórico, preserva resquícios do Império Romano, Bizantino e Otomano, com ruas estreitas e charmosas, onde o tempo parece ter parado.
3. Praia de Konyaalti
Com 9 km de extensão, a praia de Konyaalti, ainda na Antália, é uma das mais bem estruturadas da região, repleta de restaurantes, hotéis e beach clubs à beira-mar.
4. Lara Beach: Resorts de Luxo
Já em Lara Beach é você vai encontrar alguns dos resorts mais luxuosos da Turquia. Entretanto, o local também possui áreas públicas para quem prefere não se hospedar nas áreas privadas.
5. Cataratas de Duden
A impressionante catarata de Duden despenca de uma falésia de 40 metros diretamente no Mar Mediterrâneo, criando um espetáculo natural único.
As Cataratas de Düden são um conjunto de cascatas divididas em duas partes panorâmicas. A parte superior é composta por lagoas naturais que deságuam num pequeno parque na zona norte da cidade. Os jardins têm uma caverna “secreta” que fica atrás da cachoeira.
Uma das formas de fazer esse passeio e conhecer as cataratas é por meio do Get Your Guide. O aplicativo é gratuito e oferece dezenas de experiências pela Riviera Turca, inclusive de transportes e passeios. Acesse o app, faça sua pesquisa e contrate o passeio com segurança e facilidade.
6. Perge: um museu a céu aberto
É impossível falar das curiosidades sobre a Riviera Turca e não citar Perge, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Turquia, data de 1.300 a.C. e apresenta ruínas bem preservadas, como teatros e banhos romanos.
A área já foi uma antiga cidade grega na Anatólia, mas hoje é um centro de visitas e estudos arqueológicos, situado 15 km a leste da cidade de Antália.
Ao visitar o local, você encontrará uma acrópole que remonta à Idade do Bronze.
Durante o período helenístico, Perge foi uma das cidades mais ricas e belas da antiguidade, e ganhou fama pelo culto a Ártemis, cujo templo ficava em uma colina fora da cidade. Hoje, o que você pode ver, são as ruínas da antiga cidade.
7. Ölüdeniz: A Lagoa Azul
A praia de Ölüdeniz, também conhecida como Lagoa Azul, é famosa por suas águas azul-turquesa e paisagens cercadas por montanhas imponentes.
Encontre a hospedagem ideal para sua temporada na Turquia usando o Booking. Com o site você compara diversas opções de hospedagens de todas as cidades em que você pretende visitar e escolhe a que melhor atende às suas necessidades. |
Por incrível que pareça, o nome “Ölüdeniz”, em turco, significa “mar morto”, mas acredite, as águas são transparentes e azuis, bem diferente do que a gente imagina ser um mar que está morto.
Há poucos anos, Ölüdeniz era um lugar quase que exclusivo para pessoas que gostam de viagens de acampamento, com muito contato com a natureza e zero luxo.
Entretanto, hoje a praia e a região possuem resorts, restaurantes, bares e hotéis com estrutura completa para férias na praia de alto padrão.
A praia mais famosa de Ölüdeniz é conhecida como Lagoa Azul (Blue Lagoon), devido à cor das águas, que são turquesa!
A beleza e a vida marítima da região é tão marcante que o local se tornou uma reserva natural protegida, e a costa é um destino muito interessante para quem gosta de esportes radicais e de aventura.
O parapente é um dos passeios mais populares e quase obrigatórios para turistas que chegam aqui e foi justamente lá que me aventurei para ver uma das paisagens mais surreais da vida! Inclusive, em outubro existe um festival de parapente na cidade.
Mas, seguindo as curiosidades sobre a Riviera Turca, ao redor de Ölüdeniz é uma reserva natural protegida, com uma rica biodiversidade conhecida como Ölüdeniz Tabiat Parkı, que você também é possível visitar.
E se você gosta de história, a Ilha de Gemiler, bem próxima da costa, pode ser uma boa opção para você. Conhecida como “Ilha dos Mortos”. Segundo estudos arqueológicos, a ilha é a localização do túmulo original de São Nicolau, ou, para os mais íntimos, o Papai Noel! o/
8. Feithye e a busca por ostras frescas
Outra experiência muito louca que vivi pela Riviera Turca foi caçar ostras super frescas para comer durante nosso passeio de barco.
Feithye foi a minha praia favorita da região e o resultado da minha “pescaria” você assiste abaixo.
9. Caminho de Lícia
O Caminho de Lícia é uma trilha de longa distância que atravessa montanhas e o litoral, conectado Antália a Fethiye. Considerada uma das mais belas trilhas do mundo.
O Caminho de Lícia, ou Via Lícia, é uma das trilhas de longa distância mais espetaculares do mundo, localizado na península de Teke, no sudoeste da Turquia, historicamente conhecida como Lícia.
A trilha cobre mais de 500 km e passa por montanhas e florestas exuberantes, com vista para o litoral mediterrâneo.
Este caminho recebeu seu nome da antiga civilização da Lícia, que habitou a área durante a antiguidade.
Ao longo do percurso, existem ruínas de túmulos esculpidos em rochas, antigos teatros e cidades antigas.
A trilha também passa por pequenas vilas turcas tradicionais, onde é possível mergulhar na cultura local.
No reel abaixo, conto mais sobre a via Lícia. Eu caminhei apenas alguns minutos por ela, mas no nosso vídeo no Youtube sobre o litoral da Turquia você encontra uma entrevista que fiz com um casal de brasileiros que percorreram a pé 360km pela Via Lícia e compartilharam a experiência dele com a gente.
10. Passeios de barco na Lagoa Azul
Em Ölüdeniz, passeios de barco são uma das atividades mais populares, levando os visitantes a explorar o encontro dos mares Egeu e Mediterrâneo.
11. Riqueza histórica
A Riviera Turca é repleta de ruínas de antigas civilizações, como as do Império Romano, Bizantino e Otomano, tornando a região um museu vivo a céu aberto.
12. Parque Nacional de Termessos
Próximo a Antália, o Parque Nacional de Termessos é lar de uma antiga cidade-povoado que se manteve bem preservada ao longo dos séculos.
Fundada a cerca de 1.000 metros de altitude, em um vale cercado por montanhas, Termessos era uma fortaleza natural, o que a tornou quase impenetrável.
Isso ficou claro durante a campanha de Alexandre, o Grande, em 333 a.C., quando ele, conhecido por conquistar grandes civilizações, tentou invadir Termessos, mas teve que recuar.
A localização inacessível da cidade, combinada com a habilidade dos guerreiros termessianos, impossibilitou para Alexandre conquistá-la.
Com isso, o local passou a ser conhecido como “a cidade escondida que Alexandre, o Grande, não conseguiu invadir”
13. Visita o balneário de Alaçatı
Alaçati, uma charmosa cidade costeira na Turquia, banhada pelo Mar Egeu, é conhecida por suas águas cristalinas e arquitetura influenciada pela Grécia.
Embora tenha se tornado popular entre turistas nos anos 2000, Alaçati era antes um refúgio para aposentados, graças ao seu clima calmo.
Suas praias são perfeitas para windsurfe e kitesurfe, e suas ruas estreitas com casas de mais de 150 anos nos transportam para a Grécia.
A cidade é famosa pela produção de azeite, vinhos e lavanda, além de sua culinária que mistura sabores turcos e gregos.
Curiosamente, até o século XIX, Alaçati era um pântano, drenado para combater a malária.
A cidade também abriga o Festival de Ervas de Alaçati na primavera, e está próxima das ruínas de Éfeso, um importante sítio arqueológico romano. Aos sábados, o mercado local oferece produtos orgânicos e iguarias regionais.
Quer internet boa na Turquia? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar aqui, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.
Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉
14. Cruzeiros ao longo da costa
Quase finalizando a lista de curiosidades sobre a Riviera Turca, a região de destaca como um dos destinos favoritos para cruzeiros no Mediterrâneo, com várias rotas que passam por Antália, Fethiye e outras cidades costeiras.
15. Misticismo e relaxamento
A região também oferece retiros de relaxamento, com spas e terapias que integram o melhor da cultura turca, como os famosos banhos turcos.
Agora que você conhece as curiosidades da Riviera Turca, já sabe que este é um destino superinteressante para quem quer conhecer a Turquia mais a fundo, ao mesmo tempo que relaxa em suas praias deslumbrantes e explora suas ruínas milenares.
Lembrando que você pode ter um roteiro e um guia de curiosidades sobre a Turquia na palma da sua mão, com:
- mapas otimizados;
- opinião sincera de quem já visitou a cidade duas vezes;
- histórias;
- dicas;
- curiosidades de Istambul;
- informações sobre restaurantes e hotéis, e mais!
Tudo isso por apenas R$ 99 (ou 12x R$R$ 9,98 * no cartão). Compre agora mesmo o seu guia COMPLETO “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” e torne a sua viagem única, exclusiva e diferente de tudo o que você está acostumado a ver por aí!