A Turquia é um país fascinante, repleto de história, cultura e belezas naturais que atraem viajantes de todo o mundo. Situada entre a Europa e a Ásia, o país oferece uma rica mistura de influências culturais e tradições únicas que refletem sua herança como um dos berços da civilização. Nesse cenário, as curiosidades sobre a Turquia tornam a região ainda mais interessante.

Desde as majestosas ruínas de Tróia até as vibrantes ruas de Istambul, a Turquia é um verdadeiro caldeirão de experiências e descobertas. 

Quer mergulhar mais a funda nas Curiosidades sobre a Turquia e entender mais sobre o país, antes de fazer as malas e embarcar? 

Então, continue lendo e conheças 30 curiosidades sobre este país mágico! Prepare-se para sentir aquela vontade irresistível de viajar!

30 curiosidades sobre a Turquia para embarcar preparado para conhecer o país!

Reunimos 30 curiosidades sobre a Turquia que talvez você não conheça:

  1. Um país dividido em dois continentes
  2. A capital não é Istambul
  3. Predomínio do islamismo e convívio pacifico entre religiões
  4. Hospitalidade está entre os principais costumes turcos
  5. Fronteira com 8 países
  6. A Turquia é o maior consumidor de chá do mundo
  7. Ruínas de Tróia estão localizadas aqui
  8. As Sete Igrejas do Apocalipse ficam na Turquia
  9. Reunião de elementos de múltiplas culturas
  10. Gastronomia diversa e deliciosa
  11. O olho turco é mesmo um amuleto
  12. O banho turco ainda é uma tradição
  13. Istambul é a região da antiga Constantinopla 
  14. O Grand Bazaar foi o primeiro shopping center do mundo
  15. A Arca de Noé atracou na região da Turquia
  16. A borra do café turco mostra o seu futuro
  17.  Endereço das ruínas de Éfeso
  18. A região foi lar e esteve sob o domínio de diversos povos
  19. Equilíbrio entre o moderno e a história
  20. Construção da Mesquita Azul foi cheia de polêmicas
  21. O Estreito de Bósforo conecta o Mar Negro ao Mar de Mármara
  22.  Na Turquia você encontra uma linha de metrô transcontinental
  23. Aqui é o lar da Capadócia
  24. O país abriga uma lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO
  25. O litoral da Turquia é repleto de belezas naturais, história e cultura
  26. Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo esteve aqui
  27. O país é banhado por quatro mares
  28. A Turquia é o país da tulipa (não a Holanda)
  29. Em 3 horas você pode chegar em mais de 70 países
  30. Abriga a cidade das Mesquitas

A seguir, aprofundamos as histórias por trás de cada uma das curiosidades sobre a Turquia. 

1. Um país dividido em dois continentes

A Turquia está situada entre dois continentes: a Europa e a Ásia, sendo um dos únicos países transcontinentais do mundo. A maior parte do território fica na Ásia, e uma pequena parte na Europa.

Essas duas áreas do país podem ser acessadas de diversas formas, entre elas pontes e até uma linha de “metrô” que fica sob Estreito de Bósforo, que separa os dois continentes, ligando o Mar de Mármara ao Mar Negro.

As duas regiões merecem ser vistas e apreciadas por você. E para te provar isso, eu criei dois mini-documentários sobre Istambul, a cidade que tem o maior números de opções de travessias e também a mais conhecida do país. Cada um desses vídeos foca mais em uma das regiões da cidade. Vale muito a pena conferir!

No primeiro vídeo mostramos uma Istambul totalmente fora do comum e compartilhamos nossas experiências como caminhar no telhado do Grand Bazaar e fazer canoagem no Bósforo. Focando no lado europeu da Turquia.

No segundo vídeo do minidocumentário, nos dedicamos a mostrar mais do lado asiático, onde você encontrará vários lugares fora da rota turística tradicional. 

2. A capital não é Istambul

E por falar em Istambul, é super importante que você saiba que a cidade não é a capital da Turquia! 

Por parecer estranho que a cidade mais famosa do país não seja a sua capital, mas isso acontece aqui no Brasil também. Você imagina que algum gringo conheça Brasília? rs

Então, qual é a capital da Turquia? O nome da cidade é Ancara, e foi escolhida como capital em 1923, após a fundação da República Turca.

3. Predomínio do islamismo e convívio pacifico entre religiões

Em relação à religião, 98% da população da Turquia é islâmica. Inclusive a bandeira do país é representada por uma lua e uma estrela, símbolos típicos utilizados pelo islã. No entanto, o país é oficialmente laico, segundo a constituição.

Essa predominância da religião islâmica foi se consolidando ao longo dos milhares de anos de existência do país, que tem uma das histórias mais antigas e importantes do mundo. 

Podemos sentir essa “flutuação” no domínio de diferentes religiões até visitar alguns dos monumentos mais famosos de Istambul, como a Santa Sofia

A Basílica de Santa Sofia foi construída no ano de 537 e já foi uma igreja cristã (sendo a igreja do Papa), uma mesquita e museu. 

Atualmente, voltou a ser uma mesquita e uma curiosidade sobre a Turquia é que as imagens cristãs, que continuam na basílica, atualmente, estão cobertas por cortinas

Então, ao visitar o local, fique atento a este “detalhe”. Se você não sabe dessa história e curiosidades sobre a Turquia, ele pode passar despercebido. Mas se você conhece mais sobre o lugar que visita, sem dúvida, aproveita ainda mais a experiência! 

E foi pensando em te ajudar a tornar suas viagens fora do comum e mais ricas, que criei um guia completo para Istambul

Nele, além de um roteiro completo, dia a dia e mapas que te ajudam a se locomover pela cidade, conto a história de cada lugar e destaco algumas curiosidades como a que acabei de te contar, sobre a basílica Santa Sofia. 

Para mim essas informações fazem toda a diferença na experiência que vivo em cada lugar que visito. 

Mais do que ver a beleza de cada local, com as informações certas, você consegue se conectar com o lugar e com a sua história, e isso é muito valioso em uma viagem. 

Para ter acesso, acesse o guia “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” e compre o seu roteiro por R$99,99 ou apenas 12 x R$9,98. 

Compre seus ingressos para atrações, monumentos e experiências na Turquia, como a visita à Santa Sofia, usando o aplicativo Get Your Guide!

4. Hospitalidade está entre os principais costumes turcos

Outra entre as curiosidades sobre a Turquia é o fato de os turcos serem muito hospitaleiros.

É comum oferecer chá aos visitantes como um sinal de respeito e boas-vindas. Além disso, tradições familiares e o respeito aos mais velhos são altamente valorizados.

5. Fronteira com 8 países

A Turquia está localizada entre o sudeste da Europa e o oeste da Ásia, cercada por oito países

  • Grécia e Bulgária ao noroeste;
  • Geórgia ao nordeste;
  • Armênia;
  • Azerbaijão;
  • Irã ao leste;
  • Iraque e Síria ao sul.

6. A Turquia é o maior consumidor de chá do mundo

Uma das curiosidades sobre a Turquia é o fato de o país liderar o ranking mundial de consumo de chá, superando até mesmo a Inglaterra, famosa pelo tradicional chá das cinco. 

O chá é a segunda bebida mais consumida globalmente, ficando atrás apenas da água. No consumo per capita, os turcos ocupam o primeiro lugar, apreciando especialmente o chá-preto, servido em pequenos copos transparentes em formato de tulipa. 

Em média, cada pessoa consome cerca de cinco copos de chá por dia!

7. Ruínas de Tróia estão localizadas na Turquia

As famosas ruínas da lendária cidade de Tróia ficam na província de Çanakkale, no noroeste da Turquia. 

Essa antiga cidade é conhecida pela Guerra de Tróia, imortalizada no romance “Ilíada” de Homero.

Quem nunca ouviu falar de Helena de Tróia? Na cidade de Çanakkale, é possível visitar o sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia (chamada de Truva em turco). 

Lá, encontra-se também a réplica do Cavalo de Tróia, construída especialmente para o filme “Tróia”, estrelado por Brad Pitt. 

Segundo a lenda, após anos de guerra, o herói grego Odisseu elaborou o famoso Cavalo de Tróia, uma estrutura oca oferecida como presente aos troianos, escondendo em seu interior os mais corajosos guerreiros gregos. Essa estratégia permitiu a invasão da cidade e a vitória dos gregos.

8. As Sete Igrejas do Apocalipse ficam na Turquia

Você já ouviu falar sobre as Sete Igrejas do Apocalipse? Elas são mencionadas no livro bíblico de Apocalipse, e representam igrejas reais que existiam no primeiro século na região da Ásia Menor, que hoje corresponde ao oeste da Turquia. 

Segundo a crença, essas igrejas receberam mensagens reveladas a João em uma visão, e cada uma delas foi elogiada ou advertida por suas virtudes e falhas espirituais. 

As igrejas também são frequentemente interpretadas como símbolos de diferentes estados espirituais que as igrejas cristãs podem atravessar ao longo do tempo.

As sete igrejas mencionadas no Livro do Apocalipse estão localizadas na Turquia. São elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Essas igrejas tinham uma importância histórica e espiritual significativa, e as mensagens destinadas a elas são vistas como advertências e encorajamentos tanto para as comunidades daquela época quanto para a igreja em geral ao longo da história.

9. Reunião de elementos de múltiplas culturas

É impossível falar das curiosidades sobre a Turquia e não citar a cultural diversa da região. Estamos falando de uma fusão entre as influências orientais e ocidentais. 

O tapete turco, a caligrafia islâmica e a dança dos Dervixes são exemplos icônicos.

Sobre isso, vale a pena dizer que os bairros de Istambul, por exemplo, vão te mostrar muito sobre esse mix de povos e culturas que estão presentes na Turquia. Por isso, te aconselho a tirar um tempo no seu roteiro para passear pelas ruas e curtir a vibração das cidades.

10. Gastronomia diversa e deliciosa

É provável que você conheça o kebab, mas a gastronomia da Turquia vai muito além dele! 

Entre os pratos mais tradicionais do país estão: 

  • Döner Kebab: carne grelhada em um espeto vertical
  • Şiş Kebab: espetos de carne
  • Meze: uma variedade de pequenos pratos servidos como aperitivos. Inclui pastas como homus, babaganuche (pasta de berinjela) e haydari (pasta de iogurte com alho).
  • Pide: conhecida como a “pizza turca”.
  • Lahmacun: fina massa coberta com carne moída temperada e ervas, geralmente enrolada e servida com limão e hortelã.
  • Mantı: pequenos pastéis recheados com carne, servidos com iogurte e molho de pimenta.
  • Börek: massa folhada recheada, que pode ser servida com diversos tipos de recheio, como queijo, espinafre ou carne moída.
  • Köfte: Almôndegas turcas, geralmente feitas de carne bovina ou cordeiro, misturadas com ervas e especiarias.
  • Baklava: doce folhado embebido em calda de mel e recheado com nozes ou pistache, e muito mais!

E por falar em gastronomia, saiba que os turcos comem muito no café da manhã? Quer entender a razão cultural disso? Então, assista ao reel abaixo! 🤤

Dica boa! No nosso Guia “A Magia de Istambul” nós incluímos uma lista dos restaurantes que visitamos, indicando o que amamos e o que não recomendamos. A ideia é te ajudar a ter as melhores experiências gastronômicas em seus dias pela cidade. Tudo por R$99,99 ou 12x R$9,98.

11. O olho turco é mesmo um amuleto

Um dos costumes mais curiosos é o “olho turco” ou nazar boncugu, um amuleto de vidro azul usado para proteger contra o mau-olhado.

É muito comum encontrar a peça em cada esquina. 

12. O banho turco ainda é uma tradição

O hamam, ou banho turco, é uma tradição milenar que envolve uma combinação de sauna, esfoliação corporal e relaxamento. Era uma prática comum nos impérios Otomano e Bizantino, e ainda hoje pode ser feita por pessoas comuns, como eu e você. 

É claro que vivi essa experiência e você descobre se eu gostei ou não da experiência, no reels abaixo!

13. Istambul é a região da antiga Constantinopla 

Se você se lembra dos tempos de escola, deve ter alguma lembrança do nome Constantinopla! Pois é, essa cidade tão conhecida por sua história fica onde hoje é Istambul!

Constantinopla foi a capital do Império Romano do Oriente (Bizantino), contudo, em 1453, foi conquistada pelos otomanos, mudando sua identidade para um importante centro islâmico.

14. O Grand Bazaar foi o primeiro “shopping center” do mundo

Já que falamos sobre Constantinopla, vamos a mais uma das curiosidades sobre a Turquia que envolve a cidade e um dos seus maiores pontos turísticos: o Grand Bazaar.

O local foi inaugurado em 1455,  justamente após a conquista de Constantinopla pelos otomanos.

Considerado o primeiro shopping center do mundo, atualmente, possui cerca de 3600 lojas, espalhadas por 64 ruas, 21 portas de entrada e recebe aproximadamente 400.000 visitantes por dia!

E eu visitei o Grand Bazaar de uma maneira muito especial: passeando pelo telhado! rs 

Além disso, conversei com donos de lojas e tive uma experiência muito legal durante meus tempos por lá. 

E, sim, mesmo sendo super turístico, esse é um lugar que você pode vir passear e tem o “selo Pedro Landau de recomendação”!

15. A Arca de Noé atracou na região da Turquia

Segundo a tradição bíblica cristã, a Arca de Noé, aquela em que os animais foram reunidos para fugirem de um dilúvio de 40 dias, teria pousado no Monte Ararat, localizado no leste da Turquia.

16. A borra do café turco mostra o seu futuro

Essa é uma das crenças mais divertidas do país e é claro que fui conferir de perto como isso funciona. E você também pode fazer isso de uma forma muito fácil e gratuita! 

Afinal, existe um aplicativo que te ajuda a ler seu destino, depois de um bom café! Quer entender melhor? No reel abaixo, eu explico mais detalhes!

Como o café turco é uma parte importante da cultura local, fui mergulhar nessa história durante meus dias por aqui, em um tour em quatro cafeterias, sendo uma delas inspirada em Breaking Bad! É isso mesmo, a série de TV.

Eu aprendi a fazer o café e me diverti demais, em uma das experiências mais legais da viagem!

É claro que durante a sua viagem você vai querer compartilhar essas experiências com seus amigos que ficaram aqui no Brasil. Por isso, a minha dica é que você conheça e escolha a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e oferece uma qualidade absurda! Sem roaming caro e sem cartões SIM físicos

Recomendo demais a Airalo e para ter o seu basta clicar no link abaixo, escolher o país, a quantidade de internet que você deseja e fazer o pagamento.

Compre eSIMs for international travel da Airalo, use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

17. Endereço das ruínas de Éfeso

Éfeso, uma das cidades antigas mais bem preservadas do Mediterrâneo, era um centro cultural e comercial do Império Romano. Lá está localizada a Biblioteca de Celso e o Templo de Ártemis.

18. A região foi lar e esteve sob o domínio de diversos povos

A região da Turquia foi dominada por muitos povos, incluindo hititas, gregos, persas, romanos e otomanos. Isso a torna um verdadeiro cruzamento de civilizações. 

19. Equilíbrio entre o moderno e a história

Após séculos de domínio otomano, a Turquia se modernizou com a fundação da República em 1923, sob a liderança de Atatürk. 

Desde então, o país tem buscado um equilíbrio entre suas raízes islâmicas e suas aspirações mais modernas!

20. Construção da Mesquita Azul foi cheia de polêmicas

A Mesquita Azul, também conhecida como Mesquita de Sultanahmet, é um dos marcos mais icônicos de Istambul e um exemplo magnífico da arquitetura otomana. Entretanto, a sua construção não foi livre de polêmicas!

A grande questão que envolveu a construção foram os seis minaretes da Mesquita Azul

Afinal, tradicionalmente, a mesquita mais importante do Islã, a Mesquita de Masjid al-Haram em Meca, também tinha seis minaretes, e alguns viram os seis minaretes da Mesquita Azul como uma tentativa de rivalizar com o local mais sagrado do Islã. 

Para resolver a controvérsia, um sétimo minarete foi adicionado à mesquita de Meca. o/

21. O Estreito de Bósforo conecta o Mar Negro ao Mar de Mármara

O Bósforo é o estreito que separa a Europa da Ásia e conecta o Mar Negro ao Mar de Mármara, sendo uma das passagens marítimas mais importantes do mundo.

É possível atravessar o estreito de barco, canoa, metrô e usando as pontes, inclusive, por elas, é possível fazer a travessia a pé ou de carro. 

E foi exatamente no estreito que vivi uma das experiências mais incríveis do meu roteiro por Istambul: um passeio de canoa pelo Bósforo ao entardecer!

22. Na Turquia você encontra uma linha de metrô transcontinental

Na Turquia é possível cruzar da Ásia para a Europa (e vice-versa), em um metro transcontinental, há 55 metros abaixo do nível do mar!

Desde 2013, a linha integrada de metrô Marmaray, conecta estações no continente europeu e asiático.

E sim, como ele passa por baixo do Bósforo, grandes barcos, literalmente, passam em cima da sua cabeça. E, aí, teria coragem?

O que não dá para arriscar é na sua acomodação, não é mesmo? Imagina ir parar lá na Turquia e perceber que sua hospedagem não é nada do que você imaginou? Uma das formas de garantir a sua segurança com bons preços é usando o Booking para fazer suas reservas. Com o aplicativo, você compara centenas de hospedagens, em um único lugar, e escolhe o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades. 

23. Aqui é o lar da Capadócia

Como você já viu até aqui, as curiosidades sobre a Turquia vão muito além do que Istambul tem a oferecer! O país tem belezas únicas e oferece experiências inesquecíveis, como os voos de balão na região da Capadócia, passeios de triciclos, visitas a cavernas e muito mais. 

E é claro que eu não ia perder a oportunidade de conhecer a Capadócia, de um jeito bem diferente! Quer ver como foram meus dias por lá e se vale a pena mesmo conhecer essa região da Turquia? Então, confira o vídeo abaixo! 

E é claro que eu vou te ajudar a aproveitar o melhor da Capadócia também! No guia “TRANSFORME SUA VIAGEM À CAPADÓCIA EM UM MOMENTO MÁGICO” você vai encontrar:

  • um roteiro do que fazer dividido por dia de viagem;
  • mapas com indicações de locais;
  • contatos de guias que vão te ajudar com a comunicação e com os passeios mais incríveis da sua vida;
  • a história e as lendas de cada local que visitei;
  • uma lista de lugares que fui e que não fui para personalizar a sua viagem;
  • minhas análises super sinceras de cada atração e muito mais!

Além disso, no guia, compartilho os links para hotéis e hospedagens em que ficamos, restaurantes, acesso a um grupo de apoio no Telegram, para tornar a sua viagem ainda mais fácil e incrível!e muito mais! 

Lembre-se de fazer sua pesquisa pelo hotel ideal no Booking. Compare, faça a sua escolha e reserve seu hotel com muito mais segurança.

24. O país abriga uma lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO

A Turquia possui vários locais que são Patrimônios Mundiais da UNESCO, incluindo Pammukale, Göreme, e as ruínas de Hierápolis.

25. O litoral da Turquia é repleto de belezas naturais, história e cultura

Istambul, Capadócia, história, mesquitas, ruínas, esses são, geralmente, alguns dos elementos que vêm à nossa mente quando falamos sobre a Turquia, mas você sabia que o litoral do país é incrível?

A Turquia é repleta de belezas naturais, história e cultura, além de ser um destino turístico muito procurado. Aqui estão algumas curiosidades sobre a Turquia e seu litoral:

  • A costa sul da Turquia, ao longo do Mar Mediterrâneo, é conhecida como a “Costa Turquesa” devido às águas cristalinas em tons de azul-turquesa.
  • A Turquia tem uma das maiores quantidades de praias com Bandeira Azul no mundo. Isso significa que suas praias são reconhecidas internacionalmente pela qualidade da água, segurança e infraestrutura ambiental.
  • Na costa de Kekova, próximo à cidade de Demre, estão as ruínas de uma cidade submersa que data do período lício. As águas cristalinas permitem que os visitantes vejam as fundações e restos de construções antigas sob a água.
  • Göcek, na costa sudoeste, é famosa por suas belas ilhas e enseadas. A área é um destino popular para velejadores e oferece vistas deslumbrantes de ilhas e paisagens costeiras.
  • Considerada uma das praias mais belas do mundo, Ölüdeniz, próxima à cidade de Fethiye, é conhecida por sua laguna azul e águas tranquilas, perfeitas para nadar e praticar parapente.
  • Antália é o principal destino turístico da Turquia no Mediterrâneo, oferecendo uma mistura de praias de areia dourada e uma rica herança cultural. É considerada o centro da “Riviera Turca”.
  • Além de ser uma das praias mais longas da Turquia, Patara também é rica em história, sendo o local de nascimento de São Nicolau (que inspirou a figura do Papai Noel) – não, ele não nasceu no Pólo Norte! rs
  • Ao contrário das regiões mais turísticas do Mediterrâneo e Egeu, o litoral do Mar Negro é menos explorado e oferece uma paisagem mais verde e selvagem, com montanhas, florestas densas e vilarejos tradicionais.
  • Çesme, na costa do Mar Egeu, é famosa por suas águas termais e ventos ideais para esportes aquáticos, como o windsurf. É um dos destinos mais populares durante o verão turco.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre a Turquia e seu litoral. E, mais uma vez,é claro que eu não ia perder a oportunidade de conhecer essa região. E, sim, eu adorei, mas, como nada é perfeito, alguns momentos foram pura decepção! Quer entender? É só dar o play no episódio abaixo.

26. Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo esteve aqui

Bodrum é uma das cidades costeiras mais animadas da Turquia, famosa por sua vida noturna e também pela história. É o local onde se encontram as ruínas do Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

27. O país é banhado por quatro mares

Entre as curiosidades sobre a Turquia é o fato do país ser banhado por quatro mares: 

  • Mar Negro ao norte;
  • Mar Egeu ao oeste;
  • o Mar de Mármara ao noroeste;
  • o Mediterrâneo ao sul.

28. A Turquia é o país da tulipa (não a Holanda)

Embora muitas pessoas associam as tulipas à Holanda, a verdade é que a origem da flor está na Turquia. 

As tulipas são nativas da região que hoje é a Turquia, onde têm uma longa história e um profundo significado cultural.

Durante o Império Otomano, as tulipas eram um símbolo de prestígio e riqueza, e sua popularidade cresceu exponencialmente na corte otomana. 

A flor foi introduzida na Europa através da Turquia no século XVI, especialmente por iniciativa de comerciantes e diplomatas.

Assim, a Turquia, e não a Holanda, é realmente o país de origem das tulipas, e essas flores continuam a ser um importante símbolo cultural e histórico para os turcos.

29. Em 3 horas você pode chegar em mais de 70 países

Localizada estrategicamente na interseção entre a Europa e a Ásia, a Turquia é um ponto central para viagens internacionais.

A partir da Turquia, é possível chegar a mais de 70 países em até 3 horas de voo, graças à sua localização privilegiada e à vasta rede de conexões aéreas do Aeroporto de Istambul, um dos hubs de transporte mais movimentados do planeta.

E se você ama viajar, vai precisar lidar com voos atrasados. Infelizmente, essa é a realidade chata e o perrengue constante.

Mas, é possível diminuir o impacto negativo que esse tipo de situação.

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi te ajuda a ter todos os seus direitos garantidos quando você tem algum problema com o seu voo. 

Para saber se você está apto ou não a uma indenização por conta de problemas com o voo, é só entrar no site da Resolvvi, preencher um formulário online e aguardar até 3 minutos para que a Resolvvi te diga se você está elegível para uma indenização. Além disso, a ferramenta te ajuda em todo o processo. Pelo menos assim, você garante os seus direitos. 

30. Abriga a cidade das Mesquitas

Entre as curiosidades de Istambul está o fato da cidade possuir aproximadamente 4000 mesquitas! Ou seja, dá pra dizer que essa é a capital das mesquitas, né? rs

Mas, como você já viu até aqui, existe muito mais para conhecer, não apenas em Istambul, como em todo o país. 

Espero, de verdade, que esta lista de 30 curiosidades sobre a Turquia tenha te ajudado a abrir a sua cabeça para a região e incluir em seu plano de viagens. 

Não acabou! Para fechar com chave de ouro, compartilhei abaixo, dois reels, com as minhas experiências preferidas por aqui! Assim, acredito que você terá uma visão mais completa do que é possível viver na Turquia.

Lembrando que você pode ter um roteiro e um guia de curiosidades sobre a Turquia na palma da sua mão, com:

  • mapas otimizados;
  • opinião sincera de quem já visitou a cidade duas vezes;
  • histórias;
  • dicas;
  • curiosidades de Istambul;
  • informações sobre restaurantes e hotéis, e mais!

Tudo isso por apenas R$ 99 (ou 12x R$R$ 9,98 * no cartão). Compre agora mesmo o seu guia COMPLETO “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” e torne a sua viagem única, exclusiva e diferente de tudo o que você está acostumado a ver por aí!