Istambul é uma das cidades com a história mais rica do mundo. O local já foi Constantinopla, esteve sob domínio de romanos, gregos, otomanos e outros povos, e tem uma mistura cultural e religiosa impressionante. Além disso, está dividida em dois continentes. Com tanta coisa para conhecer, fica difícil montar um roteiro de 5 dias em Istambul. Mas, topei esse desafio, e eu sei como base o roteiro que criei para mim, quando fiquei 6 dias na cidade. 

inclusive, você pode ver de perto como foi a minha experiência por lá, em dois vídeos que gravei enquanto estava por lá. 

Assim, você pode conhecer mais sobre os lugares que vou listar abaixo e ainda tirar as suas dúvidas sobre eles serem, ou não, boas opções para a sua viagem. 

No vídeo 2 você conhece mais sobre o lado asiático de Istambul. 

Roteiro de 5 dias em Istambul

Um roteiro de 5 dias em Istambul inclui:

  1. Mesquita Azul
  2. Santa Sofia
  3. Hipódromo de Constantinopla
  4. Cisterna Basílica
  5. Bairro Balat
  6. Mesquita de Ortaköy
  7. Ponte do Bósforo
  8. Bairro de Bebek
  9. Bairro de Arnavutköy
  10. Passeio de Canoa pelo Bósforo
  11. Palácio Topkapi
  12. Parque Gülhane
  13. Bairro Cihangir
  14. Praça e Rua Taksim
  15. Grande Bazar
  16. Torre Camlica
  17. Mesquita Çamlıca
  18. Nakkaştepe Park
  19. Bairro Kuzguncuk
  20. Bairro Üsküdar
  21. Bairro Kadıköy
  22. Experiência Gastronômica
  23. Ponte Gálata
  24. Galataport
  25. Banho Turco

São 25 lugares para conhecer em um roteiro de 5 dias em Istambul. Eles estão divididos considerando elementos como:

  • proximidade;
  • horários de funcionamento;
  • tempo médio gasto em cada ponto. 

Usei como base a minha experiência, já que estive na cidade duas vezes e segui este mesmo plano de roteiro que compartilho com você.

A seguir explico mais detalhes sobre cada um dos lugares que indiquei na lista acima, incluindo um pouco da história e do que você vai encontrar por lá. Dessa forma, você terá uma mãos dicas importantes sobre cada local e vai aproveitar ainda mais sua experiência. 

Entretanto, vale a pena lembrar que você também pode editar este roteiro e torná-lo ainda mais personalizável, incluindo lugares que você deseja conhecer e excluindo outros que não tem o seu perfil.

Para isso, sugiro que você conheça o guia “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL”. Nele, reuni TUDO sobre minha viagem a Istambul, e por R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98* você encontra:

  • Lista de lugares que fui e outros locais que não visitei, mas que podem te interessar;
  • História e curiosidades de cada monumento, para que você tenha uma base de conhecimento legal, que torne sua viagem ainda mais rica;
  • Avaliações sinceras sobre o que achei de cada local e o que de fato vale a pena visitar (e o que é pega turista)
  • Mapas para otimizar cada um dos seus dias
  • Lista de restaurantes (e indicações dos meus lugares preferidos)
  • Sugestões de experiências
  • Preço, valor do ingresso, horários de funcionamento, endereços de cada local
  • Roteiro completo de 6 dias em Istambul para você aproveitar o melhor de Istambul: do clássico ao fora do comum e mais. 

O material é super completo e você ainda passa a fazer parte de um grupo exclusivo no Telegram para tirar dúvidas comigo, antes da viagem. 

Mas, agora, vamos ao nosso roteiro de 5 dias em Istambul, com uma sugestão de como dividir as atrações, dia a dia, e facilitar a sua viagem. 

Dia 1

Mesquita Azul (Sultanahmed Mosque)

A Mesquita Azul é um dos símbolos de Istambul. Construída entre 1609 e 1617 sob o reinado do sultão Ahmed I, seu nome oficial é Mesquita de Sultanahmed. 

Porém, é conhecida como Mesquita Azul devido aos mais de 20.000 azulejos de Iznik em tons de azul que decoram seu interior. 

A mesquita possui seis minaretes, algo que gerou controvérsia na época, pois apenas a Grande Mesquita de Meca possuía tantos. Para resolver o problema, foi construído um sétimo minarete em Meca. 

Com capacidade para abrigar mais de 10.000 fiéis, o espaço é uma obra-prima da arquitetura otomana.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Istambul: o que dá para conhecer? Lista com 5 endereços + mapa

Santa Sofia (Hagia Sophia)

Construída inicialmente como catedral ortodoxa em 537 d.C., a Santa Sofia foi o maior edifício cristão do mundo por quase mil anos e é um dos exemplos mais extraordinários da arquitetura bizantina.

Ela foi transformada em mesquita em 1453, após a conquista otomana, e depois em museu em 1935. Recentemente, em 2020, voltou a ser uma mesquita.

Seu interior é um encontro fascinante entre o cristianismo e o islamismo, com mosaicos cristãos ainda presentes, mas cobertos com lençois. Então, quando você for visitar o local, fique atento a esses detalhes. Agora você já sabe porque alguns locais da mesquita, estão cobertos.

Curiosidade: A enorme cúpula da Santa Sofia, que parece flutuar sobre o edifício, foi um feito arquitetônico revolucionário em sua época.

Hipódromo de Constantinopla

O Hipódromo de Constantinopla foi o centro de atividades sociais e esportivas durante o Império Bizantino. Originalmente construído em 203 d.C. pelo imperador Septímio Severo, era usado principalmente para corridas de bigas e podia acomodar até 100.000 espectadores. 

Embora restem poucos traços visíveis do hipódromo original, ainda é possível ver monumentos históricos como o Obelisco de Teodósio e a Coluna Serpentina.

Cisterna Basílica

Também chamada de “Palácio Submerso”, a Cisterna Basílica foi construída no século VI durante o reinado de Justiniano, e funcionava como uma cisterna subterrânea usada para armazenar água para o Grande Palácio

São 336 colunas de mármore com cerca de 9 metros de altura cada uma. 

O passeio hoje acontece sobre passarelas que não tocam a água, mas antigamente, era possível atravessar o local com canoas.  

Curiosidade: No fundo da cisterna, há duas cabeças de Medusa esculpidas em pedra, cuja origem e propósito permanecem envoltos em mistério.

Bairro Balat

Balat é um bairro histórico e vibrante, conhecido por suas ruas de paralelepípedos e casas coloridas, algumas com até 200 anos de idade. 

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens em Istambul. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

Originalmente, Balat abrigava grande parte da população judaica de Istambul e até hoje mantém essa característica multicultural.

Além das sinagogas, igrejas e mesquitas, Balat é o lugar ideal para passeios a pé e explorar cafés, lojas de antiguidades e galerias de arte.

E se você gosta de caminhar pelas cidades que visita, Istambul é uma ótima opção de viagem. Isso porque a cidade possui diversos bairros com ótimos climas para caminhadas.

Cada região tem sua própria característica, o que torna a sua viagem ainda mais divertida. 

A seguir, compartilho alguns dos meus bairros preferidos, mas ao longo deste roteiro de 5 dias em Istambul, você vai conhecer mais sobre cada um deles. 

Dia 2

Mesquita de Ortaköy

A Mesquita de Ortaköy, situada às margens do estreito de Bósforo, é um dos pontos mais fotogênicos de Istambul.

Sua arquitetura barroca otomana e a proximidade com a Ponte do Bósforo fazem dela uma parada interessante para quem gosta de história e busca uma vista especial da cidade.

Construída em meados do século XIX, a mesquita era onde os sultões otomanos rezavam quando estavam hospedados no Palácio de Beilerbei, durante o verão. Durante este período, os sultões atravessavam o Bósforo de canoa para participarem das cerimônias religiosas.

Leia também: Roteiro de 2 dias em Istambul: 10 lugares para conhecer em 48h [com mapa]

Ponte do Bósforo

Ligando os lados europeu e asiático de Istambul, a Ponte do Bósforo é uma maravilha da engenharia moderna. 

Inaugurada em 1973, ela tem um papel vital no transporte entre as duas partes da cidade. 

Caminhar pela ponte ou simplesmente admirar as vistas do estreito é uma experiência imperdível.

Bairro de Bebek

Mais um bairro para quem gosta de bater perna quando visita uma cidade nova, Bebek é uma excelente opção para um roteiro de 5 dias em Istambul.

Conhecido por seu ambiente sofisticado e belas vistas do Bósforo, Bebek é um dos bairros mais chiques da cidade.

Ao caminhar pela orla, você encontrará inúmeros cafés e restaurantes. Aproveite para relaxar em um deles e experimentar um café turco tradicional.

Por falar nisso, você sabe qual é a história do café turco? Sabia que você pode aprender a fazer o seu e ainda a ler seu futuro na borra do café? Então confere o reel abaixo. 

Use o Get Your Guide para encontrar e contratar experiências como esta. Elas vão tornar o seu torneio de 5 dias em Istambul ainda mais especial. 

Bairro de Arnavutköy

Com suas casas de madeira históricas e ruas estreitas, Arnavutköy oferece um charme único. Situado ao longo do Bósforo, o bairro tem uma atmosfera tranquila, ideal para um passeio à tarde, aproveitando o cenário encantador das mansões à beira-mar e dos iates ancorados.

Quer internet boa na Turquia? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos.

Compre eSIMs for international travel – Airalo

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Passeio de Canoa pelo Bósforo

Ta aí, uma das experiências que mais gostei de viver em meus dias por Istambul! Conheça outras nos reels abaixo. 

Mas,voltando a falar sobre o passeio no Bósforo, esse foi um dos momentos mais especiais em Istambul, especialmente ao pôr do sol.

Atravessar o estreito entre dois continentes é uma experiência memorável, que oferece vistas de monumentos históricos e a beleza natural que circunda a cidade.

Se vale a pena? Sim, muito!

Dia 3

Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi foi a residência oficial dos sultões otomanos por mais de 400 anos. Construído logo após a conquista de Constantinopla, o palácio é um testemunho do poder e da riqueza do Império Otomano. 

Atualmente, funciona como museu e abriga tesouros inestimáveis, como o diamante de 88 quilates que pertenceu à mãe de Napoleão e o famoso Punhal de Topkapi, a arma mais cara do mundo!

Parque Gülhane

O Parque Gülhane, localizado ao lado do Palácio Topkapi, era originalmente parte dos jardins privados dos sultões. Hoje, é um espaço público que oferece tranquilidade e belas paisagens, ideal para uma pausa entre as visitas históricas.

Bairro Cihangir

Cihangir é um dos bairros mais descolados de Istambul, frequentado por artistas, intelectuais e escritores. Suas ruas estreitas e edifícios antigos abrigam cafés boêmios e galerias de arte. 

O ambiente vibrante e criativo torna o bairro um lugar imperdível para quem quer sentir a verdadeira alma cultural da cidade.

Praça e Rua Taksim

A Praça Taksim é o coração moderno de Istambul. Ao redor dela, você encontrará a famosa Rua Istiklal, um dos centros comerciais mais movimentados da cidade, cheia de lojas, restaurantes e vida noturna.

Esta área também tem uma rica história política e cultural, sendo frequentemente o palco de grandes eventos públicos.

Grande Bazar

Este é um dos passeios clássicos de um roteiro de 5 dias em Istambul. 

Com mais de 4.000 lojas e 500 anos de história, o Grande Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo.

Você pode aproveitar para comprar lembranças, joias, especiarias e produtos de artesanato. Prepare-se para barganhar e mergulhar na atmosfera caótica e colorida do mercado.

A minha experiência aqui foi fora do comum, total! Caminhei pelo telhado do Grand Bazar e vi de cima toda a movimentação do local. Foi incrível!

Dia 4

O roteiro do 4º dia em Istambul vai te apresentar o lado asiático da cidade, com visitas a:

  • Torre Çamlıca
  • Mesquita Çamlıca
  • Nakkaştepe Millet Bahçesi
  • Bairro Kuzguncuk
  • Bairro Üsküdar
  • Bairro Kadıköy

Torre Çamlıca

A Torre Çamlıca é a mais alta de Istambul, com 365 metros, e oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e seus arredores. É claro que você pode conhecê-la sem subir, mas a vista ficará comprometida!

Na plataforma de observação, você poderá desfrutar de uma visão panorâmica em 360 graus, incluindo:

  • A parte europeia e asiática;
  • O Estreito de Bósforo;
  • Os palácios;
  • As pontes;
  • As mesquitas;
  • Os bairros históricos.

Vale destacar que o design da torre é super moderno e aerodinâmico, tornando-se uma atração à parte! Além de permitir ver a cidade de um ângulo diferente, ela também é uma torre de telecomunicações, dedicada a rádio e TV.

Leia também: Roteiro de 4 dias em Istambul: 21 lugares e experiências do clássico ao fora do comum!

Mesquita Çamlıca

A Mesquita Çamlıca é a maior da Turquia e está situada no ponto mais alto de Istambul. Com seis minaretes, um domo principal de 34 metros de diâmetro, um museu de 11 mil m² e um espaço principal de oração que acomoda até 63.000 fiéis, você se sentirá um pequeno ponto em meio a essa imensidão!

Sua construção foi finalizada em 2019, com o objetivo de criar uma mesquita moderna e grandiosa que refletisse a herança cultural islâmica da Turquia. 

Essa foi a minha mesquita preferida de Istambul, e olhe que há muitas na cidade!

Nakkaştepe Millet Bahçesi

Nakkaştepe é um parque nacional com uma linda vista para o Bósforo, contando com mais de 250 mesas para piquenique, acomodando 2.500 pessoas ao mesmo tempo! É um espaço frequentado tanto por turistas quanto por moradores, que aproveitam os belos dias de Istambul.

No parque, você encontra playgrounds para crianças, área fitness, espaço para arborismo, quadras de tênis e até uma tirolesa! Para complementar o visual, há um lindo lago alimentado por pequenas quedas d’água artificiais.

Bairro Kuzguncuk

Kuzguncuk é o bairro próximo à Mesquita Çamlıca, facilitando a visita a ambos em um único dia. 

Durante o período otomano, o bairro era lar de uma mistura de comunidades religiosas, incluindo muçulmanos, judeus e cristãos armênios, o que resultou em uma diversidade cultural e religiosa marcante.

O local ainda abriga algumas atrações interessantes, como:

  • Mesquita Kuzguncuk
  • Sinagoga Beth Yaakov
  • Igreja armênia Surp Krikor Lusavoriç

Bairro Üsküdar

Seguindo o roteiro de 5 dias em Istambul, mais um bairro para conhecer mais sobre a história da cidade e sua formação. 

A história de Üsküdar remonta ao século VII a.C., quando era conhecido como Crisópolis. No século IV a.C., a cidade foi conquistada por Alexandre, o Grande, e depois se tornou parte do Império Romano.

No período bizantino, Üsküdar foi um importante centro religioso e lar de muitas igrejas e mosteiros. Sob o domínio otomano, tornou-se uma parte vital da administração e do comércio do império.

A Kız Kulesi, ou Torre da Donzela, foi construída nessa época e se tornou um símbolo do distrito. Hoje, o bairro é movimentado, com diversos restaurantes e lojas.

Bairro Kadıköy

O bairro Kadıköy, à beira-mar, exibe um clima animado e vibrante, típico da vida urbana. Embora tenha sido fundado por volta de 675-685 a.C., acumulando mais de 2.500 anos de história, a grande população estudantil e os eventos culturais e artísticos tornaram o ambiente mais descontraído e agitado!

A vida noturna da região é uma das mais conhecidas e comentadas de Istambul, especialmente devido à “Bar Street”, uma rua repleta de bares, restaurantes e boates.

Dia 5

Ponte Gálata

A Ponte Gálata não conecta as regiões asiática e europeia; na verdade, liga duas partes europeias da cidade. Ela atravessa o Chifre de Ouro, onde estava localizado o principal porto da antiga Constantinopla.

O Corno de Ouro se estende por cerca de 7,5 km, formando uma curva em forma de chifre. 

A ponte possui dois níveis: o superior é dedicado ao transporte de trem e pedestres, enquanto o inferior abriga alguns restaurantes e cafés, onde muitos se reúnem para assistir ao pôr do sol.

Galataport

Galataport é um empreendimento que ocupa 1,2 km da costa no bairro de Karaköy, funcionando como um complexo que inclui:

  • O terminal de cruzeiros da cidade;
  • Cerca de 250 lojas e restaurantes;
  • Um hotel;
  • Um museu de arte moderna.

É o primeiro terminal subterrâneo de navios de cruzeiro do mundo, com capacidade para atender três navios e 15.000 passageiros por dia.

Banho Turco

O banho turco, ou hammam, é uma tradição cultural que nasceu no período otomano, mas que também incorpora elementos da cultura romana, bizantina e persa.

Desde o princípio, as casas de banhos turcos são frequentadas por pessoas de todas as classes sociais, entendendo-se como um ritual onde todos são tratados de maneira igualitária.

Recomendo fortemente que você vivencie esse momento em seu roteiro de 5 dias em Istambul.

Guia turístico de Istambul idela para brasileiros 

Um dos elementos que me ajudou a tornar essa viagem muito especial foi ter conhecido o Marcelo e ter o suporte dele durante todos os meus dias por Istambul. 

Além de turco, o morador de Istambul, Marcelo é casado com uma brasileira e fala português muito bem. É claro que isso vai ajudar muito a sua viagem por aqui. 

Por isso, super indico o trabalho dele, caso você esteja buscando alguém para te ajudar a explorar a cidade de uma maneira ainda mais especial. 

Mas mesmo que você não contrate o Marcelo, você pode usar as dicas dele para organizar o seu roteiro de 5 dias em Istambul. Como? Assistindo ao vídeo que gravamos com ele. Durante nossa conversa, fiz 20 perguntas mais comuns de turistas que visitam Istambul. 

Por isso, se você está pensando em organizar a sua viagem, não deixe de acompanhar essa super aula!

Para fazer sua viagem com o suporte do Marcelo, você só precisa entrar em contato com ele pelo Instagram. 😉

Lembrando que você pode ter um roteiro para Istambul na palma da sua mão, com:

  • mapas otimizados;
  • opinião sincera de quem já visitou a cidade duas vezes;
  • histórias;
  • dicas;
  • curiosidades;
  • informações sobre restaurantes e hotéis, e mais!

Por R$ 99 (ou 12x R$R$ 9,98 * no cartão) compra o seu guia COMPLETO “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” e torne a sua viagem única, exclusiva e diferente de tudo o que você está acostumado a ver por aí!

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.