Se você chegou até aqui buscando tudo sobre a Santa Sofia, é porque, provavelmente, está pensando em embarcar em uma viagem inesquecível para Istambul, acertei?
Istambul é realmente um dos lugares mais incríveis para conhecer, especialmente, se você se permitir visitar a cidade de uma maneira diferente, vivendo experiências únicas!
Ao longo deste guia, em que o tema central é a Santa Sofia, eu vou compartilhar com você algumas das experiências que vivi na cidade e que transformaram a minha viagem.
Essa experiência vai me ajudar a mostrar Istambul para você, de uma maneira que você nunca viu!
Mas, vamos começar falando sobre ela: Santa Sofia!
Tudo sobre a Santa Sofia: uma história milenar
Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia ou Ayasofya, é um dos monumentos mais icônicos de Istambul.
É uma obra-prima da arquitetura bizantina e foi construída no século VI, entre 532 e 537 d.c, somando quase 1.500 anos e uma história surreal!
Quer viver experiências incríveis na Turquia? O GetYourGuide facilita a contratação de passeios, transfers e mais. Incluindo banho turco, leitura de borra de café, e muito mais. A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.
Qual é a história da Mesquita de Santa Sofia?
Originalmente, a, hoje, mesquita, foi construída pelo imperador bizantino Justiniano I para ser uma catedral cristã e, de fato, ela cumpriu esse papel por séculos, durante os quais ocupou o lugar de maior igreja cristã do mundo. Inclusive, entre 1.204 e 1.261, Santa Sofia foi a igreja do Papa.
Entretanto, após a conquista de Constantinopla (lembra da escola?) pelos otomanos em 1.453, a igreja foi convertida em uma mesquita e permaneceu assim por quase 500 anos.
Como marco dessa transformação, o templo recebeu quatro minaretes, ou seja, torres altas e finas, que estão presentes em muitas mesquitas islâmicas no mundo todo, inclusive na Mesquita Azul e em Meca.
Contudo, em 1.935, a Santa Sofia foi transformada em um museu, aberto ao público, cumprindo essa função por 85 anos.
Em 2020, o local voltou a ser um espaço de culto muçulmano, quando o presidente turco Recep Tayyip Erdogan ordenou a conversão da antiga igreja em uma mesquita novamente.
De qualquer maneira, a boa notícia é que você ainda pode visitar o local!
Com esse contato próximo de religiões, é comum que algumas pessoas tenham receio de viajar para a Turquia. No reel abaixo, explico mais detalhes sobre o assunto e detalho sobre porque Istambul é segura!
Use o Booking para comparar e contratar as opções de hospedagens, durante sua viagem pela Turquia. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades. |
Origem do nome “Santa Sofia”
O nome “Hagia Sophia” (ou “Santa Sofia”, em português) significa literalmente “Sagrada Sabedoria”. Logo, o termo “santa” não está atrelado ao conceito católico do que é um santo, mas a ideia de sabedoria.
Ou seja, é uma referência à sabedoria divina de Deus e não à santa cristã Sofia, como alguns podem pensar.
O nome reflete a função original da catedral como um espaço sagrado dedicado à manifestação do conhecimento divino no cristianismo ortodoxo.
Após sua conversão em mesquita, o nome não mudou oficialmente, embora tenha sido adaptado ao contexto islâmico. Nos tempos modernos, o nome “Ayasofya” em turco é amplamente utilizado.
Quer internet boa na Turquia? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos.
Compre o eSIMs for international travel – Airalo
Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉
O que observar ao visitar a Santa Sofia?
Com uma história tão rica, um guia com tudo sobre a Santa Sofia não poderia deixar de fora algumas dicas do que você deve observar ao conhecer a mesquita. E não estamos falando apenas da beleza do lugar, que está evidente assim que você entra. Mas de “detalhes” que fazem toda a diferença!
Por exemplo, desde a conversão de museu para mesquita em 2020, as imagens cristãs que fazem parte do interior do templo estão proibidas! É isso mesmo! Mas, o que fazer com as imagens que estavam no local?
A solução foi “simples”, os históricos mosaicos do segundo andar e os medalhões cristãos estão cobertos por cortinas!
E, se você olhar com atenção, ainda é possível ver alguns detalhes e pinturas da época em que foi igreja cristã.
Então, fique atento: ao entrar na mesquita, os “lençóis” que estão em alguns pontos não são apenas lençóis, mas têm um propósito religioso que quando você entende, torna a visita ainda mais interessante.
Inclusive, para conhecer a história de cada um dos lugares famosos de Istambul e também daqueles mais escondidinhos e especiais, você só precisa acessar nosso guia “Descobrindo Istambul”.
O material é super completo, com tudo o que você precisa para uma viagem por Istambul, com roteiro dividido dia a dia, mapa e informações completas sobre cada lugar que indico para você visitar.
Além disso, criei uma lista de experiências que vão tornar a sua viagem mais especial e única, fugindo do roteiro padrão que você está cansado de ver por aí. Você encontra um gostinho de algumas dessas experiências nos dois reels abaixo!
E por falar em fugir, com o guia eu compartilho a minha avaliação real sobre cada lugar que visitei, e digo se vale ou não vale a pena! Assim, você foge de lugar pega turista, que só vai desgastar a sua viagem!
Tudo isso você encontra no guia completo por ISTAMBUL, por apenas R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98*!
Mesquita Azul e Santa Sofia
Entender tudo sobre a Santa Sofia também envolve uma breve “comparação” com a Mesquita Azul, afinal, as duas são muito próximas e super famosas.
Aliás, no meu roteiro de 1 dia em Istambul você vai encontrar essas duas mesquitas. Mas, atenção! Eu não recomendo você ficar um dia só em Istambul não! A cidade tem MUITA coisa para fazer e conhecer, e em um dia você mal começa!
E vale a pena destacar que Istambul não tem só mesquitas, ok? rsrsrs
Mas, voltando a falar tudo sobre a Santa Sofia, no segundo andar, se você olhar pela janela vai ter uma super vista da Mesquita Azul! #dicadeouro
Quando o assunto é vista, outra dica de ouro é subir na Torre Camilica, que oferece uma das vistas mais bonitas da cidade.
Em termos de tamanho, a Mesquita Azul é menor do que a Santa Sofia. Enquanto a primeira tem capacidade de cerca de 10.000 pessoas, a Hagia Sophia pode acomodar mais de 30.000 pessoas.
Leia também: Roteiro para Istambul: do clássico ao fora do comum em 6 dias
Dimensões da Santa Sofia
A cúpula da mesquita tem mais de 30 metros de diâmetro, formando uma das paisagens mais famosas de Istambul.
O interior de Santa Sofia também é impressionante: a sala principal tem dimensões de 70 por 74 metros.
Para ver a Santa Sofia e tudo sobre a minha viagem para Istambul, te convido a assistir aos meus dois mini-documentários na cidade.
No primeiro, compartilho minhas experiências preferidas e de um jeito que ninguém nunca te mostrou!
Já no segundo vídeo, você conhece tudo sobre o lado asiático da cidade.
Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.
Tudo sobre a Santa Sofia: como se vestir?
Finalizando nosso guia com tudo sobre a Santa Sofia, trouxe algumas dicas de como se vestir, afinal, estamos falando de um local religioso.
Para entrar na Santa Sofia, assim como no resto dos templos de Istambul, é necessário que as mulheres tenham os ombros e os cabelos cobertos e estejam de calça ou saia comprida. Todos devem tirar os sapatos antes de entrar.
Já os homens devem ter o umbigo coberto, calça ou um short que cubra o joelho.
Um detalhe importante é que na Mesquita Azul eles emprestam de graça peças para mulheres se cobrirem. Já na Santa Sofia é preciso pagar. Normalmente vai ficar entre 30-50 liras turcas.
Para encerrar nosso guia com tudo sobre a Santa Sofia te convido de novo a conhecer o guia completo por ISTAMBUL. Assim, você conhece a cidade de um jeito TOTALMENTE diferente do que você está acostumado a ver por aí, foge de lugares pega turista e vive algumas das melhores experiências da sua vida em Istambul.
Se está com dúvida assista ao vídeo abaixo e entenda como ter uma viagem surreal para Istambul!
Endereço: Praça Sultanahmet | Ingressos Hagia Sophia |