Istambul é uma cidade com mais de 8.500 anos de história e a única do mundo que fica em dois continentes: Europa e Ásia. Entretanto, mesmo com uma cultura diversa, proporcionada por essa mistura inusitada, ainda é muito comum que os turistas percam parte da riqueza da experiência de visitar a cidade, ficando apenas no lado europeu. Mas, eu faço parte do movimento de viajantes que querem mudar essa realidade, por isso, criei este guia com tudo sobre o lado asiático de Istambul.

Aqui, você vai conhecer o meu roteiro pelo lado asiático e ainda conhecer opções de passeios que eu não tive tempo de fazer, mas que você pode incluir em seus dias por aqui. 

Mas não para por aí, afinal, além de lugares para você conhecer, também reuni algumas das experiências incríveis que vivi do lado asiático e dicas para aproveitar ao máximo seu rolê. 

Então, vamos ao que interessa, começando nosso guia e roteiro com tudo sobre o lado asiático de Istambul. 

Uma cidade em dois continentes: um pouco de história e geografia

Antes de mais nada, vamos responder à pergunta: por que dois continentes

Istambul é dividida entre dois continentes, Europa e Ásia, devido à sua localização única ao longo do estreito de Bósforo, um canal natural que conecta o Mar Negro ao Mar de Mármara

Esse estreito serve como uma fronteira natural entre os dois continentes e foi uma rota estratégica e geograficamente importante por milhares de anos, sendo palco de civilizações, impérios e intensas rotas de comércio.

Ao longo da história, muitos impérios, incluindo o Império Bizantino e o Império Otomano, perceberam o valor estratégico e comercial de controlar ambos os lados do estreito. Afinal, isso permitia o domínio de uma passagem vital para o comércio e também uma ligação entre o Oriente e o Ocidente

Logo, a cidade de Istambul, originalmente fundada como Bizâncio, depois Constantinopla, foi estabelecida como um ponto de conexão entre esses dois mundos distintos, misturando culturas, religiões e influências europeias e asiáticas.

Hoje, essa divisão entre dois continentes é uma das características que tornam Istambul tão especial. 

Ela tem um lado europeu mais voltado ao turismo e negócios, enquanto o lado asiático preserva mais da tradição e da vida local. E é exatamente isso que faz a visita a essa parte da cidade, um dos pontos altos de sua viagem!

Afinal, o lado asiático de Istambul é uma joia menos explorada, mas cheia de cultura, história e experiências autênticas.

Conhecido por ser mais residencial e tradicional, o lado asiático é ideal para quem busca um olhar mais local sobre a vida em Istambul. E, se você é como eu, é exatamente esse tipo de experiência que você busca em uma viagem. 

Leia também: Roteiro de 5 dias em Istambul: leia antes de embarcar! Lista de clássicos e fora do comum

Tudo sobre o lado asiático de Istambul: roteiro para embarcar nessa aventura

Um roteiro pelo lado asiático de Istambul inclui locais importantes como:

  • Torre Camlica
  • Mesquita Çamlıca
  • Nakkaştepe Park
  • Bairro Üsküdar
  • Bairro Kadıköy
  • Bairro Kuzguncuk

Esse foi o trajeto que fiz quando visitei a região. Entretanto, como você verá ao longo deste guia, também vivi muitas experiências por aqui, e compartilho cada uma delas, a seguir. 

Além disso, existem outros locais que você também pode visitar, e que eu não tive tempo de conhecer. Mas, não se preocupe, porque compartilho algumas sugestões. 

Mas, antes de detalhar nosso roteiro por Istambul, no lado asiático da cidade, te convido a assistir dois vídeos em que compartilho meus dias por aqui de uma forma diferente de tudo o que você já viu por aí. 

São dois mini-documentários, em que, no primeiro, você conhecerá atividades fora do comum que fiz por lá, especialmente do lado europeu. 

Já no segundo vídeo, você vai conhecer tudo sobre o lado asiático de Istambul. Além de apresentar meus dias por aqui, você vai viver junto comigo as experiências mais legais dessa viagem, conhecer a mesquita que eu mais gostei e o bairro em que mais me diverti! 

Então, a minha sugestão é que antes de pensar em embarcar, leia este artigo e assista aos vídeos. 

Tenha certeza que, assim, você terá uma viagem muito mais especial e transformadora!

Dito isso, vamos conhecer tudo sobre o lado asiático de Istambul que você pode conhecer em um dia por aqui!

#1 Torre Camlica

Ingresso: 450 liras turcas por pessoa.

Quer comprar seus ingressos na Turquia com segurança e viver experiências incríveis no país? O app GetYourGuide facilita a contratação de passeios, transfers e mais. Incluindo o ticket para a Torre Camlica, city tour, experiências como café turco e leitura de borras e mais! Acesse e faça sua reserva sem medo de ser feliz!

A torre mais alta de Istambul, tem uma altura aproximada de 365 metros.

A plataforma superior, está em uma altitude de cerca de 236 metros, oferecendo uma vista panorâmica incrível da cidade e seus arredores.

É claro que você pode conhecer a torre sem subir nela, mas a vista vai ficar comprometida!

E quando eu falo incrível, não dá para deixar de registrar que das plataformas de observação, você poderá ter uma visão panorâmica em 360 graus, incluindo a parte europeia e asiática, o Estreito de Bósforo, os palácios, as pontes, as mesquitas e os bairros históricos. Tudo!

O design da torre é supermoderno e aerodinâmico, e lembra uma tulipa, sendo uma atração à parte!

Além de permitir ver a cidade de outro ângulo, ela é a torre de telecomunicações, para rádio e TV da cidade.

A construção começou no final de 2016 e terminou quatro anos depois, em setembro de 2020.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Istambul: o que dá para conhecer? Lista com 5 endereços + mapa

#2 Mesquita Çamlıca

Spoiler: Essa foi a minha mesquita preferida!

Sim, Istambul tem muitas mesquitas e muitas delas possuem séculos e até milênios de história (como é o caso da Santa Sofia, construída em 537 d.C). Entretanto, algumas são tão impressionantes que mesmo mais jovens, são imperdíveis. Esse é o caso da Mesquita Çamlıca.

A sua construção foi concluída apenas em 2019 (tendo sido iniciada em 2013) e o objetivo da obra foi criar uma mesquita moderna e grandiosa que refletisse a herança cultural islâmica da Turquia.

Sem dúvida, ela alcançou esse objetivo, sendo hoje a maior mesquita da Turquia!

Tudo sobre o lado asiático de Istambul
Tudo sobre o lado asiático de Istambul: a maior mesquita de Istambul

Ela tem seis minaretes (como a Mesquita Azul), que representam a unicidade de Deus no Islã.

Já o domo principal é gigantesco com um diâmetro de 34 metros (o domo principal da Mesquita Azul tem aproximadamente 23,5 metros e da Santa Sofia 31 metros), e é coberto por azulejos ornamentados.

Na área de culto, a mesquita conta com um museu de 11 mil metros quadrados e o espaço principal de oração pode acomodar até 63.000 fiéis.

Para se ter uma ideia da grandiosidade que isso representa, a Santa Sofia tem espaço para 30 mil fiéis e a Mesquita Azul para 10 mil!

Tudo sobre o lado asiático de Istambul
Tudo sobre o lado asiático de Istambul: a imensidão da área externa

Atenção: Na imagem acima, observe o tamanho das pessoas em relação à construção. 😱

É claro que todas as mesquitas possuem suas próprias características e são igualmente incríveis, mas essa comparação pode te ajudar a imaginar o tamanho do templo.

Em um passeio no Bósforo ou em várias outras partes da cidade você consegue ver a mesquita, por isso, poder visitá-la por dentro, é ainda mais sensacional.

E se da cidade você consegue ver a mesquita, da mesquita também é possível ter uma vista espetacular de Istambul e do Bósforo.

Afinal, ela está localizada no ponto mais alto da cidade, na colina de Çamlıca, daí seu nome.

Além do espaço principal de oração, a mesquita também possui:‌

  • galeria de arte de 3.500 metros quadrados;
  • biblioteca de 3.000 metros quadrados;
  • sala de conferências com capacidade para mil pessoas;
  • estacionamento para 1.500 carros.
Tudo sobre o lado asiático de Istambul
Tudo sobre o lado asiático de Istambul: por dentro da mesquita

Os números são realmente absurdos e você vai poder ver toda essa grandiosidade quando chegar ao local. De fato, você vai se sentir um pequeno pontinho no meio de uma imensidão!

> Assim como nos demais templos de Istambul, para visitar a Mesquita Çamlıca é necessário cobrir os ombros e os cabelos e retirar o sapato. As mulheres devem usar calça ou saia comprida. Já os homens devem ter o umbigo coberto, usar calça ou short que cubra o joelho.

Ponto positivo extra: A mesquita ainda não é tão famosa quanto a Mesquita Azul e a Santa Sofia, logo, você pode conhecer o lugar com mais calma, apreciando cada detalhe. Por outro lado, na Mesquita Azul e na Santa Sofia, mal conseguimos mexer!

E visitar a Mesquita Çamlica nos trouxe a oportunidade de observar o comportamento das pessoas dentro do templo e isso nos trouxe um conhecimento absurdo sobre a relação dos fiéis com o espaço sagrado deles, que é construído desde a infância. Compartilho mais sobre esse tema, no reel abaixo. Vale a pena assistir.

Use o Booking para comparar as opções de hospedagens em Istambul. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

#3 Nakkaştepe Park

Um paraíso no meio de Istambul, o Nakkastepe é um parque nacional com uma linda vista para o Bósforo, com mais de 250 mesas para piquenique, acomodando 2.500 pessoas ao mesmo tempo!

Inaugurado em 2018 em uma antiga área militar, o espaço verde é moderno e ao mesmo tempo familiar, com muitas opções de atividades ao ar livre, ideal para quem deseja passar algum tempo relaxando depois de um dia de tanto passeio.

O local é muito frequentado por turistas e locais, que aproveitam a área de piquenique para curtir os belos dias que fazem em Istambul.

Aqui, você encontra playgrounds para crianças, área fitness, espaço e estrutura para arborismo, quadra de tênis e até tirolesa!

Para complementar o visual, existe um lindo lago alimentado com pequenas quedas d’água artificiais para apreciar.

Quer internet boa na Turquia para registrar seus momentos por aqui, usar os mapas, chamar um Uber ou fazer qualquer outra coisa que você precisar? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos.  Compre o eSIMs for international travel – Airalo

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

#4 Bairro Üsküdar

Uma das melhores partes de conhecer tudo sobre o lado asiático de Istambul é passear pelos bairros incríveis da região e viver um pouco mais da cultura autêntica do local. 

Como essa região tem menos foco no turismo, é possível sentir mais o dia a dia e a cultura local.

No caso deste bairro em específico, sua história começa lá no século VII aC (isso mesmo, antes de Cristo)!

Nesse período, o local era conhecido como Crisópolis, sendo um importante e movimentado centro comercial.

No século IV aC, a cidade foi conquistada por Alexandre, o Grande, e depois se tornou parte do Império Romano.

No período bizantino, a cidade foi um importante centro religioso e lar de muitas igrejas e mosteiros.

Já no período de domínio Otomano, Üsküdar foi uma parte importante da administração e do comércio do império.

O distrito cresceu em importância e tornou-se um centro de comércio.

Durante a era otomana, Üsküdar foi o lar de muitas mesquitas, palácios e outros edifícios otomanos.

A Kız Kulesi, ou Torre da Donzela, foi construída nessa época e se tornou um símbolo do distrito.

Hoje, você encontra um bairro movimentado, com restaurantes e lojas.

#5 Bairro Kadıköy

Spoiler: De todos esses bairros do lado asiático, este é o meu preferido!

A essa altura do roteiro você nem imagina que vai encontrar um dos bairros conhecidos por estar no topo da lista de locais mais badalados de Istambul, não é mesmo?

O bairro Kadıköy está localizado no lado asiático e fica à beira-mar, abrigando um clima animado, típico da vida urbana.

Tudo sobre o lado asiático de Istambul
Tudo sobre o lado asiático de Istambul: em Kadıköy você encontra muita arte de rua

Fundado por volta de 675-685 aC, e com uma história que remonta a mais de 2.500 anos, o bairro reúne muitos lugares históricos, mas a grande população estudantil e os eventos culturais e artísticos, tornaram o ambiente mais descontraído e agitado!

Junto a isso, a vida noturna da região é uma das mais conhecidas e faladas de Istambul, especialmente quando falamos da “Bar Street”, uma rua dedicada a bares, restaurantes e boates.

Alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do bairro são:

  • Estação Ferroviária e Cais de Haydarpasa (Haydarpaşa)
  • Die estátua de touro (Boga Heykeli)
  • Mercado Kadikoy, com mercearias, peixarias, lojas de especiarias, pastelarias, cafés, pubs e restaurantes;
  • Rua Bahariye, sem trânsito, um dos pontos mais animados e famosos do bairro;
  • Sureyya Opera House (Süreyya Operasi)
  • Mesquita Osman Aga (Osman Ağa Camii)
  • Igreja Ortodoxa Grega de Ayia Efimia (em turco: Ayia Efimia Rum Ortodoks Kilisesi) e mais.

 > E se você é fã de futebol, o clube turco Fenerbahçe, muito conhecido internacionalmente, foi fundado há mais de um século, justamente no distrito de Kadıköy. No início de sua fundação, jogar futebol era proibido pelo sultão, logo os jogos eram clandestinos!

Além disso, você vai encontrar muros grafitados, mercados na rua (essa foto de capa é um cabeça de cabra que eles vendem…), especiarias, restaurantes, bares, cafeterias e MUITO, muito mais!

Leia também: Roteiro de 2 dias em Istambul: 10 lugares para conhecer em 48h [com mapa]

#6 Bairro Kuzguncuk

Kuzguncuk é um bairro próximo à Mesquita Çamlıca, por isso, em um dia você pode visitar ambos, com facilidade.

O bairro está às margens do Estreito de Bósforo e tem um ambiente que remete a sua história durante os períodos bizantino e otomano.

Durante o período otomano, o bairro era lar de uma mistura de comunidades religiosas, incluindo muçulmanos, judeus e cristãos armênios.

Essa diversidade cultural e religiosa deixou uma marca duradoura no caráter do bairro.

Hoje, você encontra uma arquitetura que mistura os estilos otomanos, neoclássico e tradicionais turcos.

Ruas estreitas, casas históricas de madeira, mansões otomanas e edifícios coloridos. Esse é o charme de Kuzguncuk.

Além de opções de restaurantes que podem te salvar quando a fome bater, o local ainda apresenta algumas atrações que vão além das suas ruazinhas.

  • Mesquita Kuzguncuk: bem pequena construída em 1683, mas é uma parte essencial da vida religiosa do bairro;
  • Sinagoga Beth Yaakov: a sinagoga do século XIX, representa a herança judaica;
  • Igreja armênia Surp Krikor Lusavoriç: a igreja armênia ortodoxa é um importante marco para a comunidade armênia em Kuzguncuk.

 Como falei, a região ainda conserva algumas de suas características históricas como reunir pessoas de múltiplas religiões e dar espaço às suas expressões.

Mesmo sentimento e análise dos outros bairros que já recomendei por aqui.

Local extremamente charmoso, bom de caminhar, seguro, bonito e uma forma diferente de conhecer a cidade. 😉

Experiências no lado asiático de Istambul

Conhecer tudo sobre o lado asiático de Istambul envolve viver algumas experiências incríveis. É claro que vou compartilhar com você os detalhes, mas antes, se você chegou aqui com aquela vontade de arrumar as malas e partir rumo a Istambul, eu tenho outra dica: conheça o guia “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL”, com TUDO sobre minha viagem a Istambul:

  • Avaliações sinceras sobre o que achei de cada local e o que de fato vale a pena visitar (e o que é pega turista)
  • Mapas para otimizar cada um dos seus dias
  • Lista de restaurantes (e indicações dos meus lugares preferidos)
  • Sugestões de experiências
  • Preço, valor do ingresso, horários de funcionamento, endereços de cada local
  • Roteiro completo de 6 dias para você aproveitar o melhor de Istambul: do clássico ao fora do comum e mais. 
Roteiro pronto de 6 dias: “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL” por apenas R$ 99.99 ou em 12 x de R$ 9,98* 

Para te explicar como o guia funciona, gravei o vídeo abaixo. Assim, antes de comprar, você pode tirar todas as suas dúvidas, ok? Mas, se quiser trocar uma ideia, deixe sua pergunta nos comentários ou envie um direct no meu Instagram @pedrolandau

Voltando ao nosso guia com tudo sobre o lado asiático de Istambul, 

Caminhada gastronômica transcontinental com passeio de balsa

> Essa foi de longe uma das experiências que mais curti fazer em Istambul.

Não gostei de todas as comidas, mas conhecer pontos diferentes da cidade, desvendar mais a cultura e provar diversos sabores que eu provavelmente jamais provaria sozinho, foi INCRÍVEL!

Você vai provar desde kebab e baklava até suco de picles!

Como o nome sugere, o tour gastronômico acontece nos dois continentes e é, provavelmente, o melhor negócio para um dia nesta cidade incrível.

Ao acessar o Get Your Guide, você encontrará muitas experiências similares. Então, antes de escolher a sua, leia a descrição e os comentários das pessoas que já fizeram a experiência. 

História e cultura do café na Turquia

Outra experiência que vai te ajudar a viver tudo sobre o lado asiático de Istambul é o tour de cafés. 

Com um passeio como este, você vai visitar as cafeterias mais tradicionais até as mais modernas e hipsters que você pode encontrar em Istambul. 

Além disso, vai experimentar sabores únicos como café de pistache e café turco, delter, coquetéis de café e muito mais.

Mas, não para por aí, porque uma das vantagens de fazer um tour como este é que, geralmente, os guias vão te contar mais sobre a história do café e das tradições que envolvem essa bebida.

Você vai descobrir, por exemplo, como o Império Otomano se tornou o único país que produzia e consumia café?

Ou como as mulheres podiam se divorciar de seus maridos devido ao café?

E ainda, como a bandeira turca afetou o que combina bem com café na Europa?

Mas existe uma curiosidade sobre isso tudo, afinal, mesmo o café turco sendo super conhecido, a bebida mais consumida pela população é o CHÁ! Para conhecer essa e outras histórias, te convido a acessar nosso artigo especial: 30 curiosidades sobre a Turquia para ler antes de embarcar! Guia obrigatório.

Café – Walter’s Coffee Roastery 

Vou dar um destaque especial para esta cafeteria no lado asiático e que visitei durante o tour do café. Além de ser temática do Breaking Bad, possui cafés ótimos! Então, fica a dica! 

Instagram deles: Instagram (@walterscoffee)

Coisas que não fiz, mas que você pode fazer no lado asiático de Istambul 

Estádio do Fenerbahçe

Se você é fã de futebol e acompanha até mesmo os campeonatos internacionais, a visita ao Estádio do Fenerbahçe, ou Estádio e Complexo Esportivo Fenerbahçe Şükrü Saracoğlu, é uma opção que pode ser incluída em seu roteiro.

Com capacidade para receber 47.834 torcedores, e localizado no lado asiático de Istambul, o estádio foi escolhido pela UEFA para sediar a final da Copa da UEFA 2008–09, Liga da Europa, disputada em 20 de maio de 2009 entre Shakhtar Donetsk e Werder Bremen, com vitória do Shakhtar.

Pertencente ao bairro Kadıköy, o espaço pode ser uma boa adição de visita para um dia de rolê pela região.

Durante a visita você também tem acesso ao museu do clube e pode fazer uma visita à arquibancada para ver o gramado.

Inaugurado em 1.908, apenas em 1.999, o local passou por uma super reforma para ficar adequado às exigências da UEFA.

O estádio está ativo e é possível assistir à uma partida de futebol em suas dependências, o que também é uma opção interessante para quem quiser conhecê-lo.

Palácio de Küçüksu

Situada na margem asiática do Bósforo, o Palácio de Küçüksu é uma antiga residência de verão da família imperial otomana.

O local era usado pelos sultões para curtas estadias durante passeios no campo e caçadas.

Finalizada em 1.857, a estrutura substituiu um palácio anterior em madeira com dois andares, que tinha sido erigido durante o reinado de Mamude I (1696–1754)

A construção é digna de filme e, de fato, esteve no filme “007 – O Mundo não é o Bastante”, de 1.999, quando o palácio foi usado como locação para a casa de Elektra King, personagem da atriz Sophie Marceau.

Desde o início da República da Turquia, o local foi transformado em um museu, exibindo móveis e artefatos do período otomano.

Atualmente, está aberto ao público e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar suas salas e jardins, bem como aprender sobre a história e a cultura do período otomano.

A localização à beira do Bósforo proporciona mais uma bela vista do estreito e das paisagens circundantes.

Se você tiver ou se já teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos, a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.

Agora, sim, você tem um guia em mãos com tudo sobre o lado asiático de Istambul e, espero, de verdade, que você tenha decidido conhecer esse lugar tão incrível. Eu tenho certeza que você não vai se arrepender!

E, para uma experiência completa na cidade, lembre-se de conhecer o guia “DESCUBRA A MAGIA DE ISTAMBUL”, ideal para tornar sua viagem exclusiva e diferente de tudo o que você está acostumado a ver por aí! 

Quer tirar dúvidas sobre sua viagem à Turquia? Então, assista ao vídeo abaixo, com uma entrevista completa com o guia que acompanhou a gente em toda a viagem pelo país. Ele é turco, mora em Istambul e fala português. Então, é uma ótima fonte de informação para tirar suas dúvidas!