Criar um roteiro de 1 dia em Montevidéu é um desafio e tanto, afinal, a cidade tem muito a apresentar para quem passa por aqui. Mas, sim, é possível e nós vamos te ajudar!

O roteiro de 1 dia por Montevidéu pode ser feito de diferentes maneiras e ainda ter algumas substituições, isso porque nos concentramos em te mostrar os pontos do centro histórico da cidade, especialmente da cidade velha. E existem muitos lugares para conhecer por lá. 

Então, você pode adaptar este roteiro, incluindo outros locais ou mesmo substituindo aqueles que não te interessam tanto.

Para facilitar seu trabalho, depois de apresentar o que fazer em um roteiro de 1 dia em Montevidéu, incluímos uma lista de locais no centro histórico que você pode usar para editar seu próprio guia e criar um roteiro de 1 dia em Montevidéu, ainda mais personalizado e com a sua cara, ok?

Roteiro de 1 dia em Montevidéu: o que conhecer em 24 horas? 

O roteiro de 1 dia em Montevideo inclui um tour pelo centro histórico da cidade, com parada estratégicas nos locais mais importantes, entre eles:

  1. Puerta de la Ciudadela
  2. Praça Independência
  3. Palacio Salvo
  4. Museu Torres Garcia
  5. Museo Andes 1972
  6. Museo Gurvich
  7. Teatro Solís

Para que você entenda como se deslocar entre eles e visualiza a distância de cada local, criei um mapa, a seguir.

Conheça o Guia COMPLETO “Descubra a Magia de Montevidéu em 4 dias fora do comum”: 

> Um roteiro completo de 4 dias para explorar o melhor de Montevidéu do clássico ao fora do comum;
> Avaliações sinceras, sobre o que de fato vale a pena visitar e o que é pega turista.mapas;
> Listas de restaurantes e avaliação;experiências fora do comum (quando e onde fazer);
> Dicas de ouro para aproveitar ao máximo seus dias por aqui. 

Ao comprar meu guia por Montevidéu, por 12x R$9,98, você tem acesso a um grupo do Telegram onde viajantes trocam ideias e você pode conversar comigo diretamente por lá. Ou enviar um e-mail para contato@viagensforadocomum.com.br

Ah, e se você está pensando em passar mais dias em Montevidéu, mas não tem certeza se vale a pena, conto um pouco da minha experiência, no reel abaixo.

1. Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela funciona como uma “portal” para o centro histórico de Montevidéu e você passará por ela algumas vezes, caso fique mais de um dia na cidade.

Construída, derrubada, reconstruída e restaurada, é um dos pontos turísticos mais marcantes do centro histórico da capital, logo, faz parte, automaticamente, de um roteiro de 1 dia em Montevideo. 

Roteiro de 1 dia em Montevidéu
Roteiro de 1 dia em Montevidéu: Puerta de La Ciudadela abre caminho para a Cidade Velha

A “porta” fica na Praça Independência, bem no centro histórico. Dessa forma, quando você vai conhecê-la, acaba aproveitando para visitar muitos outros lugares. 

Em um roteiro de 1 dia em Montevidéu a localização da sua hospedagem precisa ser estratégica! Por isso, use o Booking para comparar e encontrar as melhores opções de hospedagens perto do centro histórico. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

História da Puerta de la Ciudadela

Construída pelos espanhóis para ser uma fortaleza militar, a função inicial da Puerta de la Ciudadela era proteger a cidade de invasores portugueses e ingleses.

A construção original começou no período colonial, mais precisamente em 1741, muitos anos antes da própria Praça Independência, que foi inaugurada apenas em 1840.

Vale lembrar que Montevidéu, sob o controle da coroa espanhola, foi fundada oficialmente em 1724. Logo, foram poucos anos desde o surgimento da cidade até a criação da fortaleza.

A partir dela, toda a cidade de Montevidéu foi murada para proteger o território batizado como Ciudadela, em que aconteciam as atividades políticas, sociais e religiosas da região.

Contudo, em 1877 os muros foram demolidos devido ao crescimento populacional. A derrubada incluiu a fortaleza, que foi reconstruída somente em 1959, no local original.

Mais recentemente, o local passou por uma restauração que durou 4 anos, sendo reinaugurado em março de 2009. O trabalho manteve a textura e cor iguais às da estrutura original.

Atualmente, a Puerta de la Ciudadela marca a divisão entre a Praça Independência e o Ciudad Vieja (ou Cidade Velha), bairro mais antigo da capital do Uruguai, e que corresponde à antiga cidadela do período colonial.

Ao cruzá-la, de fato, você vai se sentir passando por um portal, que leva do novo ao antigo, ou vice-versa.

Toda a história, que começa com a fundação de Montevideo, torna esse um dos pontos turísticos mais importantes e emblemáticos da capital uruguaia, por isso ele está em seu roteiro de 1 dia em Montevidéu. 

Dica! Aproveite para caminhar pela Praça Independência e também pelo bairro Ciudad Vieja.

2. Praça Independência

A Puerta de la Ciudadela fica na Praça Independência, que também abriga outros endereços importantes da capital do Uruguai, entre eles:

  • o Palácio Salvo;
  • um mausoléu com os restos mortais do General José Gervasio Artigas;
  • um monumento equestre de 17 metros de altura e 30 toneladas em homenagem ao herói considerado um dos responsáveis pela independência do país.

Artigas foi líder da resistência republicana contra as forças armadas da Espanha, sendo o comandante emancipacionista da Revolução de Maio (1810), nome dado ao processo de independência das províncias do vice-reino do Rio da Prata, que hoje são Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

Diante de tanta história, essa estátua não pode passar despercebida em um roteiro por Montevidéu, não é mesmo?

Ainda na Praça Independência é possível visitar o Museu da Casa do Governo (Palácio Estévez), onde você conhecerá todos os detalhes sobre a história política do país por meio de objetos exclusivos e expostos no local. Você pode visitar seu interior, ou apenas observar a fachada. 

Dica extra: Para tornar tudo ainda mais especial, que tal sentar em um dos bancos da praça e tomar um mate, como um típico uruguaio?

A praça ainda tem várias lojas, supermercados, casas de câmbio, cafeterias, hotéis etc. Além de ficar perto do famoso Teatro Solís.

Para ver a Praça da Independência do alto, faça o passeio guiado ao Palácio Salvo e vá até a torre. De lá você terá uma vista impressionante. 

Roteiro de 1 dia em Montevidéu
Roteiro de 1 dia em Montevidéu: vista da Praça da Liberdade no topo do Palácio Salvo

3. Palacio Salvo

Conhecer o Palácio Salvo é como fazer uma viagem no tempo. O local já foi um teatro importante, onde existiu o tradicional café La Giralda

Segundo a história, nele foi tocado pela primeira vez La Cumparsita, a música de tango mais conhecida do mundo (sim, isso aconteceu no Uruguai e não na Argentina!)! 

A canção foi composta pelo músico uruguaio Gerardo Matos Rodríguez e foi trilha sonora do filme Perfume de Mulher,pelo qual Al Pacino ganhou o Oscar de melhor ator.

Aliás, uma das curiosidades de Montevideo é que tango uruguaio é um Patrimônio Cultural do Uruguai pela UNESCO.‌

Hoje em dia nem o teatro nem o café funcionam, mas o palácio abriga o Museu do Tango.

Atualmente, o Palácio Salvo também serve de endereço para empresas e apartamentos residenciais.

Roteiro de 1 dia em Montevidéu
Roteiro de 1 dia em Montevidéu: vista da praça para o Palácio Salvo

Lendas do Palácio

Se você optar por uma visita guiada, vai conhecer mais sobre a história do lugar, incluindo alguns contos de terror que o guia conta sobre o local.

A arquitetura cheia de simbologia, é baseada nos princípios da alquimia e da maçonaria

Já a subida é feita com trechos de elevador intercalados com caminhos que parecem labirintos.

Essa mistura torna o trajeto fácil de ser percorrido e permite que você veja todos os detalhes dessa edificação de 1925, entre eles as letras “PS”, que estão em todos os lugares como pisos e escadarias.

A construção do palácio

O Palácio Salvo é, sem dúvida, uma construção que não passa despercebida, e a primeira razão é a beleza de sua arquitetura, mas o segundo motivo é o seu tamanho!

Entre os anos de 1928 e 1935, ele foi considerado a construção mais alta da América do Sul, com 95 metros de altura (cerca de 20 andares).

O mais interessante é pensar que tudo isso foi construído como um presente à cidade, dado pela família Salvo (nome que hoje batiza o palácio).

4. Museu Torres García

O Museu Torres Garcia fica na Cidade Velha, passando pela Puerta de la Ciudadela..

Por si só, o bairro já é uma atração, mas visitar o museu vai completar o seu roteiro de 1 dia em Montevideo.

O museu foi criado em homenagem ao pintor uruguaio Torres Garcia (1874-1949) e hoje expõe obras e livros do legado do mais importante artista plástico uruguaio, considerado o criador do universalismo construtivo, doutrina estética fundamental das artes latino-americanas.

Contudo, existe uma importante curiosidade: a maior parte da exposição é de réplicas fotográficas de dezenas de telas do artista.

Mas, porque são réplicas fotográficas?

Porque quase 90% do trabalho do pintor foi perdido em um incêndio que aconteceu em uma exposição temporária no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

É isso mesmo! Em 1978, as obras que estavam expostas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foram perdidas, vítimas de um incêndio no local.

Como você pode imaginar, isso quase causou uma ruptura diplomática entre Uruguai e Brasil, solucionada posteriormente.

O Museu

Já o Museu Torres Garcia, inaugurado em 1955, só foi transferido para o endereço atual em 1990.

São cinco andares criados inicialmente para sediar o Bazar Broqua & Scholberg, importante casa de armas e variedades importadas, que esteve por lá até 1975.

Atualmente, além da mostra fixa, o museu também recebe exposições itinerantes e oferece oficinas de arte para adultos e crianças.

Quer visitar? Então faça um dos passeios guiados em inglês e português.

5. Museo Andes 1972

O Museo Andes 1972 foi criado para falar sobre um dos momentos mais difíceis do Uruguai e desperta uma avalanche de sentimentos.

Tudo isso porque conta a história de sobrevivência e perdas do acidente aéreo que aconteceu na Cordilheira do Andes em outubro de 1972.

Eram 45 pessoas que estavam no voo que caiu, 32 sobreviveram à queda, mas apenas 16 foram resgatadas com vida, somente 72 dias após o acidente.

Além da neve intensa da região, uma temperatura que chegava a -30°C, os sobreviventes ainda precisaram enfrentar uma avalanche que matou parte das pessoas que haviam sobrevivido ao acidente aéreo.

Aos que restaram, para se manterem vivos, foi necessário comer pedaços dos corpos de quem havia morrido e para superar o frio, faziam xixi uns nos outros em algumas ocasiões.

O socorro chegou após dois sobreviventes conseguirem atravessar a Cordilheira dos Andes caminhando para buscar ajuda, já que as buscas haviam sido encerradas 10 dias após a queda do avião.

Em 2023, essa história virou filme indicado ao Oscar: Sociedade da Neve. O trailer você assiste abaixo.

E no Museo Andes 1972, toda essa história é contada por vídeos, fotos, documentos, pedaços de avião, bem como outros objetos que revivem aquele momento.

É um museu muito completo e rico em informações, assim como também muito pesado emocionalmente falando. Por isso, considere se você realmente quer incluí-lo em seu roteiro de 1 dia em Montevidéu, ok?

Aliás, não existe certo ou errado em uma viagem. Existe o que combina e o que não combina com você. 

Se você se interessa por história, o museu pode ser uma excelente experiência, mas pode não ser positivo para todo mundo.

Contudo, eu adorei a visita. Ela foi realmente emocionante e, ao olhar a fachada simples, você não imagina tudo o que vai encontrar lá dentro e como essa história vai mexer com você.

6. Museo Gurvich

O Museu Gurvich reúne as obras de José Gurvich (1927 – 1974), um dos maiores nomes das artes plásticas do Uruguai.

Nascido na Lituânia, ele foi radicado no país sul-americano desde 1932, quando tinha apenas 5 anos. Durante a sua formação, foi discípulo do mestre Torres-García.

Com origem judaica e tendo vivido em Montevidéu e em Paris, Gurvich é conhecido até hoje por seu estilo único que combina elementos da arte moderna e popular.

Atualmente, podemos encontrar exemplos disso nas galerias do museu que leva o seu nome. 

Inaugurado em 1996, o local tem o objetivo de preservar e promover a obra do artista, levando-a para as novas gerações e para turistas do mundo todo.

Para isso, reúne mais de 400 obras de Gurvich, incluindo pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, além de fotografias, documentos e objetos pessoais.

Em conjunto com a coleção permanente, o museu também promove exposições temporárias de artistas contemporâneos e oferece oficinas para crianças e adultos.

Inclusive, a fundação cuida do local, propõe experiências únicas, como uma visita ao museu à noite.

Seja para fazer um tour guiado pelo centro histórico de Montevideo ou para comprar ingressos das atrações ou mesmo para contratar um serviço de translado, use o GetYourGuide. O aplicativo é gratuito e oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.

7. Teatro Solís

O Teatro Solis foi inaugurado em 1856 e até hoje é a principal casa de espetáculos do Uruguai.

Para conhecer, você pode fazer visitas guiadas, apenas apreciar o exterior e conhecer a fachada ou dar aquele upgrade na sua programação assistindo a um dos espetáculos que acontecem no endereço.

Para isso, basta acessar a programação no site do Teatro Solis que também permite a compra de ingressos.

Quer internet boa em Montevideu? O melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e uma qualidade absurda! Dê adeus a roaming caro e cartões SIM físicos. 

Recomendo demais a Airalo! Clique aqui, escolha o país, a quantidade de internet que você deseja e faça o pagamento.

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

A fachada do teatro tem semelhanças com a do Teatro Carlo Felice em Gênova, além de uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro Alla Scala de Milão.

Já o interior pode ser comparado ao Teatro Metastasio de Prato, perto de Florença.

Ou seja, as referências são incríveis e tudo isso pode ser visto, enquanto você explora o centro histórico de Montevidéu.

Fiz um tour guiado totalmente em português e foi sensacional. Super indico que você inclua o teatro em seu roteiro de 1 dia em Montevidéu. 

Dicas extras para um roteiro de 1 dias em Montevidéu

Como prometido, seguem algumas sugestões para que você possa incluir ou substituir em seu roteiro de 1 dia em Montevidéu:

  • Plaza de la Constitución
  • Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz
  • Cabildo de Montevidéu
  • Plaza Zabala
  • Palacio Taranco
  • Mercado del Puerto
  • Mercado Ferrando

Esses endereços ficam todos na cidade velha ou bem próximas a ela, o que vai manter seu roteiro de 1 dia em Montevidéu fácil de cumprir.

Mas, quer saber quais foram nossas experiências preferidas na cidade? É só dar o play no vídeo abaixo.

Espero ter te ajudado, realmente, a montar o seu roteiro de 1 dia em Montevidéu, e lembre-se de para ver mais detalhes dos nossos dias por lá, minha superdica é que você conheça o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU, em que compartilho TUDO sobre a nossa viagem, com roteiro dia a dia, e ainda:

  • mapas para cada um dos dias de sua viagem;
  • lista das hospedagens em que fiquei e o que achei de cada uma;
  • lista de restaurantes que visitei;
  • história e curiosidades sobre cada local. Não vou colocar somente o nome e algumas fotos. Você terá uma verdadeira aula sobre cada lugar.
  • roteiro separado do que fazer por dia
  • dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc.
  • minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que visitei e vivi, indicando o que realmente vale a pena e o que não vale!

Tudo isso, e acesso a um grupo do Telegram, para suporte à sua viagem, por R$99,99 ou 12 x R$9,98!

> Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi! Você só precisa preencher um formulário online que em até 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.