Não importa o motivo, se você tem apenas dois dias na capital do Uruguai, é sua obrigação aproveitar e conhecer essa cidade linda! rs A minha missão aqui é te ajudar, e por isso, compartilhei um roteiro de 2 dias em Montevidéu, com lugares cheios de história, arte, comida boa e com a cara da cidade.

Ficou curioso? Então, continue lendo e conheça o roteiro de 2 dias em Montevidéu!

Roteiro de 2 dias em Montevidéu: 15 endereços para conhecer a capital

A seguir, conheça os locais que você pode incluir em um roteiro de 2 dias em Montevidéu: 

  1. Puerta de la Ciudadela
  2. Praça Independência
  3. Palacio Salvo
  4. Museu Torres García
  5. Museo Andes 1972
  6. Museo Gurvich
  7. Teatro Solís
  8. Escaramuza Libros
  9. Constitution Plaza ou Plaza de la Constitución
  10. Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz
  11. Cabildo de Montevidéu
  12. Plaza Zabala
  13. Palacio Taranco
  14. Mercado del Puerto
  15. Mercado Ferrando

Ah, e se você está pensando em passar mais dias em Montevidéu, mas não tem certeza se vale a pena, conto um pouco da minha experiência, no reel abaixo.

Ainda nao escolheu sua hospedagem em Montevidéu? Use o Booking para comparar as opções de hospedagens e fazer sua reserva com segurança. Em um único lugar, você tem acesso a centenas de hotéis e pode escolher o que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.  

Primeiro dia em Montevidéu

  • Puerta de la Ciudadela
  • Praça Independência
  • Palacio Salvo
  • Museu Torres García
  • Museo Andes 1972
  • Museo Gurvich
  • Teatro Solís
  • Escaramuza Libros

Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela fica no coração da Praça Independência, e é um dos pontos turísticos mais icônicos do centro histórico de Montevidéu. 

Construída originalmente pelos espanhóis em 1741 como uma fortaleza militar para proteger a cidade de invasores, a estrutura passou por várias transformações ao longo dos anos. 

Em 1877, os muros da cidade, incluindo a fortaleza, foram demolidos para permitir a expansão urbana, mas anos depois, em 1959, a Puerta foi reconstruída no mesmo local e, recentemente, restaurada, sendo reinaugurada em 2009 com aparência fiel à original.

Hoje, a Puerta de la Ciudadela divide a moderna Praça Independência do antigo bairro Ciudad Vieja, o primeiro núcleo urbano de Montevidéu, onde era a cidadela murada.

Eu diria que é impossível montar um roteiro de 2 dias em Montevidéu e não incluir a Puerta de la Ciudadela, porque se você visitar o centro histórico, é muito provável que você veja o monumento, mesmo sem querer! rs

Roteiro de 2 dias em Montevidéu

Praça Independência

Logo em frente à Puerta de la Ciudadela, está a Praça Independência, repleta de pontos turísticos, incluindo o Palácio Salvo e o monumento equestre do General José Gervasio Artigas, herói da independência do Uruguai. Artigas foi o líder republicano da Revolução de Maio, que buscava a emancipação das províncias espanholas.

Além disso, a praça abriga o Palácio Estévez, atual Museu da Casa do Governo, onde você poderá conhecer mais sobre a história política do Uruguai.

 Se quiser experimentar a vida local, sente-se em um dos bancos, tome um mate e observe a movimentação da praça.

Dica: Suba até o topo da torre do Palácio Salvo para uma vista panorâmica incrível da praça.

Palacio Salvo

Da Praça Independência, vá para o Palácio Salvo, que já foi o edifício mais alto da América do Sul entre 1928 e 1935

Construído pela família italiana Salvo, o palácio combina arquitetura cheia de simbolismos e detalhes surpreendentes, incluindo elementos que remetem à maçonaria e à alquimia

Originalmente, o local abrigava o teatro La Giralda, onde foi tocado pela primeira vez o famoso tango La Cumparsita, do compositor uruguaio Gerardo Matos Rodríguez. Inclusive, atualmente, o Palácio Salvo é sede do Museu do Tango

Uma das curiosidades de Montevidéu é que aqui o tango uruguaio é um Patrimônio Cultural do Uruguai pela UNESCO.‌

A visita guiada no palácio foi bem interessante. O guia compartilhou muitas histórias, envolvendo algumas de terror! rs Além disso, ao chegar no topo você terá uma vista incrível da Praça Independência.

Roteiro de 2 dias em Montevidéu

Museu Torres García

O Museu Torres Garcia fica no bairro Ciudad Vieja e homenageia o pintor uruguaio Joaquín Torres-García, conhecido por suas contribuições à arte latino-americana. 

O museu, inaugurado em 1955, exibe livros e réplicas fotográficas de suas obras, uma vez que a maioria foi perdida em um incêndio em 1978 no Rio de Janeiro (o que quase causou uma crise diplomática entre Brasil e Uruguai!)

O prédio do museu, de arquitetura art déco, é uma atração em si. Contudo, se você é fã de arte e cultura, vale a pena incluir uma visitação interna em seu roteiro de 2 dias em Montevidéu.

Dica: Se arte não for seu foco principal, aprecie o prédio do lado de fora, já que ele fica próximo à Puerta de la Ciudadela.

Museo Andes 1972

Creio que em Montevidéu foi o local que mais gostei de visitar e que mais me impactou e curiosamente era um dos que eu tinha a menor expectativa. Mas, fique atento, porque, para entrar, não aceita cartão de crédito, só dinheiro! 

O Museo Andes 1972 conta a história de um dos episódios mais difíceis do Uruguai: o acidente aéreo nos Andes em 1972

No voo, 45 pessoas estavam a bordo; 32 sobreviveram à queda, mas apenas 16 foram resgatadas com vida após 72 dias

Durante esse período, os sobreviventes enfrentaram temperaturas de até -30°C, falta de comida e uma avalanche que matou alguns dos então sobreviventes.

Em um esforço desesperado, dois deles atravessaram os Andes a pé para buscar ajuda, pois as buscas haviam sido suspensas devido às condições do local.

Se você viu o filme que recentemente concorreu ao Oscar, Sociedade da Neve, o museu é exatamente sobre esse acidente.

No museu você vai conhecer mais sobre essa história por meio de vídeos, fotos, objetos e partes do avião, criando uma experiência intensa e muito emocionante.

Quer viver experiências incríveis no Uruguai? o GetYourGuide facilita a contratação de passeios, transfers e mais. A plataforma oferece uma seleção confiável de atividades com avaliações de viajantes e opções de cancelamento flexível.

Museo Gurvich

O Museu Gurvich oferece uma oportunidade de explorar o legado de José Gurvich (1927-1974), um dos mais importantes artistas plásticos do Uruguai. 

Nascido na Lituânia e radicado em Montevidéu desde os 5 anos, Gurvich foi discípulo do renomado maestro Torres-García. Com raízes judaicas e experiências em Paris, ele se destacou por seu estilo único, que mescla elementos da arte moderna e popular.

Inaugurado em 1996, o museu preserva e divulga a obra de Gurvich, e para isso cona com mais de 400 peças, incluindo pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, além de documentos e objetos pessoais. 

O local também organiza exposições temporárias de artistas contemporâneos e oferece oficinas para todas as idades. 

Embora eu não seja um grande apreciador de arte, fiquei surpreso positivamente com o museu. Para quem não tem tanto interesse, pode valer a pena apenas admirar a arquitetura do prédio, que está próximo de outras atrações. Contudo, se você aprecia arte e deseja aprender mais sobre o tema, recomendo a visita!

Teatro Solís

Inaugurado em 1856, o Teatro Solis é a principal casa de espetáculos do Uruguai, funcionando até hoje com essa função.

Para visitar, você pode optar por fazer uma visita guiada, apreciar a fachada ou assistir a um dos diversos shows que acontecem no espaço, basta acompanhar a programação no site

Se preferir, é possível conhecer o exterior do edifício ou participar de uma visita guiada, que acontece uma vez por dia.

A arquitetura da fachada do teatro é comumente comparada ao Teatro Carlo Felice de Gênova e a do Teatro Alla Scala de Milão.

Pessoalmente, achei que tanto o exterior quanto o interior merecem uma visita. Fiz um tour guiado em português e gostei muito! 

Escaramuza Libros 

Na Escaramuza, tive uma das melhores refeições da minha viagem!

Visitei o local à tarde e gostei tanto que voltei no dia seguinte para o café da manhã. No entanto, os menus são diferentes, e o café da manhã não é nada especial, por isso recomendo que você visite o espaço à tarde. 

Entretanto, além da comida, a Escaramuza é uma livraria, super bem decorada, com muito verde e atenção aos detalhes. 

Se você curte essa vibe durante suas viagens, vale a pena incluir em seu roteiro de 2 dias em Montevidéu, mas tenha em mente que os preços são mais altos do que normalmente você encontra na cidade. 

Assim, finalizamos o primeiro dia do nosso roteiro por Montevidéu e se você quer economizar tempo também no planejamento da sua viagem, tenho um convite, antes de seguirmos para o segundo dia na capital: acesse o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU, em que compartilho:

  • o que fazer dia a dia na cidade, em um roteiro para 4 dias;
  • mapas para cada um dos dias de sua viagem;
  • lista das hospedagens em que fiquei e o que achei de cada uma;
  • lista de restaurantes que visitei;
  • história e curiosidades sobre cada local. Não vou colocar somente o nome e algumas fotos. Você vai ter uma verdadeira aula sobre cada lugar.
  • roteiro separado do que fazer por dia
  • dicas úteis de hospedagem, passagem aérea, milhas etc.
  • minha opinião real e 100% transparente sobre tudo o que eu visitei e vivi, indicando o que realmente vale a pena e o que não vale!

Tudo isso, e acesso a um grupo do Telegram, para suporte à sua viagem, por R$99,99 ou 12 x R$9,98!

Eu tenho certeza que você não vai se arrepender de comprar o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU e fugir de lugares pega-turistas, aproveitando ao máximo seu tempo aqui, apenas com o que vale realmente a pena!

Segundo dia em Montevidéu

  • Constitution Plaza ou Plaza de la Constitución
  • Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz
  • Cabildo de Montevidéu
  • Plaza Zabala
  • Palacio Taranco
  • Mercado del Puerto
  • Mercado Ferrando

Teve algum problema com um ou mais de seus voos nos últimos 2 anos? Então, eu tenho uma dica especial para você: a Resolvvi vai te ajudar a ter todos os seus direitos garantidos! Você só precisa preencher um formulário online e aguardar. Em menos de 3 minutos a Resolvvi vai te dizer se você está elegível para uma indenização ou não, e vai te ajudar em todo o processo.

Constitution Plaza ou Plaza de la Constitución

Após passar pela Puerta de la Ciudadela e caminhar pela Ciudad Vieja, você encontrará a Plaza de la Constitución, também conhecida como Praça Matriz, que é a mais antiga de Montevidéu. 

Durante a dominação espanhola, foi considerada a praça mais importante da cidade, servindo de palco para celebrações civis, militares e corridas de touros.

Inclusive, foi na Praça da Constituição que, em julho de 1830, ocorreu o juramento à primeira Constituição da recém-formada República Oriental do Uruguai, tornando-a um ponto histórico significativo.

A fonte de mármore da praça, inaugurada em 1871, marcou o início dos serviços de água potável na cidade

Aos sábados a praça recebe uma feira de antiguidades, acompanhada de espetáculos artísticos, com exposições de fotografias do início do século XX. Já nos outros dias você também pode encontrar várias pessoas vendendo artes e artesanato na praça.

A verdade é que a praça não tem nada de extraordinário, mas acaba sendo um ponto de passagem, pois fica muito próxima a outros pontos turísticos, então, vale a pena ficar atento ao passar por ali, especialmente, por sua importância histórica. 

Catedral Metropolitana de Montevidéu ou Igreja Matriz

Antes da Catedral Metropolitana de Montevidéu, o local abrigava uma pequena igrejinha católica, construída na década de 1720, que serviu como base para a atual catedral. Essa construção simples do século XVIII foi sucedida pela Igreja de la Inmaculada Concepción, inaugurada em 1804, e somente em 1897 recebeu o título de catedral pelo Papa Leão XIII.

Tanto o interior quanto o exterior são muito bonitos. Ao entrar, você vai encontrar obras de arte religiosas de artistas uruguaios, como José Luis Zorrilla de Sant Martín e Juan Manuel Blanes, como se o templo fosse um museu! O altar é folheado a ouro e a nave central é muito grande. 

Para quem aprecia arquitetura e história, vale a pena visitar, pois a catedral também foi palco de eventos significativos, como o juramento da Constituição e a bênção da bandeira uruguaia. Em 1905, o local foi cenário do assassinato do presidente Juan Idiarte Borda.

Hoje, a catedral realiza missas, batismos e casamentos, e abriga os restos mortais de importantes figuras históricas, incluindo o primeiro presidente do Uruguai, Fructuoso Rivera, e o herói de guerra Juan Antonio Lavalleja.

Cabildo de Montevidéu

O Cabildo de Montevidéu é um dos monumentos políticos mais significativos da capital uruguaia.

Foi construído como sede da administração local, e inaugurado em 1812, quando a cidade ainda fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata, sob domínio espanhol.

Quatro anos depois, em 1816, o Uruguai declarou sua independência, mas o Cabildo continuou sendo um centro político vital por mais de um século.

O edifício abrigou o governo colonial, o Poder Legislativo, o Conselho Nacional de Administração e o Ministério das Relações Exteriores. 

Em 1829, foi lá que a Constituição do Uruguai foi discutida e sancionada.

Já em 1830, Fructuoso Rivera, o primeiro presidente do Uruguai, prestou juramento no Cabildo, um ritual que se manteve por 90 anos.

Desde 21 de setembro de 1958, o Cabildo é um museu que conserva o arquivo histórico da cidade, apresentando uma coleção de pinturas, desenhos, litografias, móveis e cerâmicas que refletem a história e a cultura de Montevidéu.

O edifício, também abriga uma cafeteria e frequentemente oferece apresentações culturais e musicais à noite.

Se você se interessa por história e política, o Cabildo é um ponto interessante para incluir em seu roteiro de 2 dias em Montevidéu. 

Plaza Zabala

A Praça Zabala homenageia Bruno Mauricio de Zabala, o fundador de Montevidéu. No centro da praça, existe uma estátua de Zabala, inaugurada em 1931.

A praça foi oficialmente inaugurada em 31 de dezembro de 1890, embora sua história comece em 1878, quando um forte que protegia a cidadela foi demolido a pedido do ditador coronel Lorenzo Latorre, visando a construção de um espaço público.

Uma característica interessante da Praça Zabala é sua forma oblíqua, que contrasta com as ruas retas do centro histórico. 

O local possui jardins projetados no estilo parisiense pelo arquiteto e paisagista francês Eduardo André, inspirado na Belle Époque, e é cercado por grades e portões de ferro. 

A tranquilidade da praça é acentuada pela ausência de tráfego intenso, tornando-a um espaço agradável para passeios e contemplação na Cidade Velha de Montevidéu.

Essa também ser uma praça super simples, mas eu gostei muito mais dela do que a Plaza de la Constitución. Achei mais bonita, mais calma e mais aconchegante. As estátuas e monumentos e os locais ao redor também deixam a praça ainda mais interessante para uma visita.

Palacio Taranco

O Palácio Taranco fica em frente à Plaza Zabala, e foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975.

Atualmente, o prédio abriga o Ministério da Educação e Cultura e o Museu de Artes Decorativas de Montevidéu, que tem um acervo que inclui mobiliário e obras de arte da família Taranco, como pinturas, esculturas, porcelanas e cristaleiras, que evocam a opulência de palácios de filmes.

Construído com a colaboração dos mesmos arquitetos que projetaram o Petit Palais em Paris, o Palácio Taranco foi a residência da família Taranco de 1910 até 1943, quando a viúva de Félix Ortiz vendeu o imóvel, condicionando a venda à sua transformação em museu. 

Atualmente, possui uma coleção de arqueologia clássica e exposições de peças decorativas de várias partes do mundo. O espaço também promove exposições temporárias e eventos culturais.

Mercado del Puerto

Após explorar as ruas da Cidade Velha, o Mercado del Puerto é uma opção para descansar, comer e até tomar um drink. 

O local tem diversos restaurantes e funciona como um centro gastronômico, onde você pode experimentar sabores típicos do Uruguai, como riñones (rins), molleja (moela de boi) e chinchulines (intestinos). 

Se você não é muito fã dessas iguarias, não se preocupe, porque aqui você também encontra cortes de carne nobres, como ancho e ojo de bife, além da famosa parrillada uruguaia.

Entre as bebidas típicas estão o Medio y Medio (uma mistura de espumante com vinho branco) e o Clericot (vinho branco com frutas). 

Apesar de sua popularidade, os preços são mais elevados, e, pessoalmente, o Mercado del Puerto não foi meu preferido em Montevidéu, embora esteja em uma área histórica e próximo do Mercado de los Artesanos, o que permite combinar as visitas.

Mercado Ferrando

Montevideo possui diversos mercados com espaços gastronômicos e como eu sou fã desse tipo de passeio, aproveitei ao máximo, e sugiro que você faça o mesmo em seu roteiro de 2 dias em Montevidéu. 

Spoiler: o Mercado Ferrando é meu favorito entre os quatro que visitei (junto com o Puerto, Agrícola e Williman).

O Mercado Ferrando oferece uma variedade de opções culinárias, uma mini livraria e um  espaço para comprar temperos e vinhos, tudo a preços justos. 

São diversos restaurantes e bares com opções como saladas, tacos, sorvetes, churros, comida italiana, mexicana, hambúrgueres artesanais e parrillada, entre muito mais.

Entre os pratos tradicionais do Uruguai, estão as opções como:

  • chivito (um sanduíche de carne com queijo, presunto, alface, tomate e maionese),
  • empanadas (pastéis recheados);
  • asado (churrasco uruguaio);
  • mate (a famosa bebida de erva-mate).

Além disso, há um espaço ao ar livre com árvores, música e exposições. 

Antes de encerrar, quer saber o que eu mais gostei no Uruguai? Então, assista ao reel abaixo!

Observação geral sobre o roteiro de 2 dias em Montevidéu

Esta sugestão de roteiro de 2 dias em Montevidéu foi baseada no centro histórico, ou cidade velha, da capital. 

Por isso, é possível fazer o dia 1 e o dia 2 de maneiras diferentes, porque são baseados na mesma região, ok?

Sobre o deslocamento, eu fiz tudo o que está descrito a pé e foi bem tranquilo porque tudo é muito perto, com exceção do Mercado Ferrando, que é um pouco mais afastado, mas é só pedir um Uber para se deslocar com tranquilidade.

Inclusive, uma dica importante, é que você tenha uma boa internet em Montevidéu, para que possa usar tanto o tradutor, como outros apps, entre eles Maps, Uber, Instagram, WhatsApp, por exemplo.

E para isso, o melhor custo-benefício é a opção de chip virtual. Ele é mais prático, rápido e tem uma qualidade absurda! 

Com o chip virtual, você não precisa lidar com roaming caro nem sair atrás de um cartão SIM físico. 

Recomendo demais a Airalo. Você só precisa acessar o site, escolher o país, a quantidade de internet e fazer o pagamento.

Use o cupom VIAGENSFORADOCOMUM e tenha 10% de desconto! 😉

Agora, sim, você tem um roteiro de 2 dias em Montevidéu que vai te ajudar a aproveitar ao máximo a cidade.

Mas, não esqueça de acessar o GUIA E ROTEIRO COMPLETO PARA MONTEVIDÉU. Além de usar o material para organizar o que fazer em Montevidéu a cada dia, facilitando o planejamento da viagem, você pode acessar o guia usando o seu celular, durante seus dias no Uruguai, para tirar dúvidas e aproveitar melhor a cidade. Lembre-se que o guia oferece:

  • mapas;
  • dicas de hospedagem;
  • sugestões (e opiniões) sobre restaurantes;
  • história e curiosidades sobre cada local;
  • roteiro separado do que fazer por dia;
  • dicas de passagem aérea, milhas etc.
  • minha opinião real e 100% transparente.

Tudo isso, e acesso a um grupo do Telegram, para suporte à sua viagem, por R$ 99,99 ou 12 x R$9,98! Vale a pena conhecer e entender o que é esse material, assistindo ao vídeo abaixo!